Aproveito para dar os parabéns à MJ e à linda Soraia pela adopção

, e já agora para manifestar a minha opinião de que os tópicos sobre animais para adopção não deviam ser encerrados quando a adopção se concretiza ou por outro motivo.
Só assim se pode continuar a saber notícias desses animais, o que eu julgo ser um direito dos foristas a partir do momento em que a sua história ou circunstâncias são aqui tornadas públicas. E é aqui que devemos poder continuar a fazê-lo.
A título de exemplo, foi bloqueado a pedido da autora um tópico, nas adopções, relativo a um gato e uma gata. O gato foi adoptado e a gata encontrava-se em FAT e tinha candidato a adoptante. A moderação informou que a gata voltava para casa -- deduz-se que da autora do tópico, que por motivos pessoais pretendia dar os seus gatos. Ora eu (e imagino que mais foristas) gostava de saber qual vai ser o destino desta gatinha e julgo que isso é de toda a vantagem do ponto de vista da transparência do funcionamento das coisas. O fórum e os animais para os quais se fazem ou venham a fazer apelos só têm a ganhar com isso.
Por isso acho mal que autores deste tipo de tópicos peçam o seu encerramento e até que a moderação aceda a esses pedidos, sejam da MJ ou de outra pessoa qualquer.
Se há comentários de que os autores gostam menos, tudo o que têm a fazer é reportar, se for caso disso, ou responder, ou até ignorar. A responsabilidade dos comentários fica com quem os fez.
Quanto à passagem das adopções para os adoptados, acho que deve ser o autor do tópico a pedi-la, a menos que o tópico se encontre manifestamente «abandonado».
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke