Garfield2010 Escreveu:
Não vou dizer que não me passou pela cabeça adoptar outro gato, não para substituir o Oskita, que isso é impossível. Mas para dar uma lufada de ar fresco tanto nos outos dois estarolas que estão tão tristes, principalmente o Gaffy, como para ajudar outro animal, como para alegrar os miúdos. Mas acho que não tenho espaço no meu coração. está tudo muito dolorido...
Incrível como, quando temos casa cheia, queriamos sempre poder adoptar este ou aquele, mas quando um parte, parece que não há lugar para ninguém... Nem consigo tirar as coisas dele do sitio. Apesar de saber que a manta dele só é procurada pelo Gaffy com saudades ou que ninguém mais brinca com o célebre sapinho verde que trouxe da FAT, as coisas permanecem no mesmo sítio. Se dantes parecia que faltavam camas de gato, que tinha de comprar outra OmegaPaw, que os 15 kgs de ração eram pouco... agora....
Tal como a Arguida sabe, e como qualquer pessoa que tenha perdido um animal muito amado, eu sei como está o seu coração. Eu perdi três num espaço de três meses, o Lenny, a Mimi e o Saminha, de formas diferentes, e à terceira perda acho que fiquei mesmo a bater mal. Reagi como reajo sempre, a andar para a frente (lá está, porque os que ficam precisam de mim, mas se não fosse isso, não sei...), mas foi devagarinho, e só ao fim de dois meses é que acho que voltei a ser mais ou menos eu. E digo mais ou menos porque não voltamos a ser exactamente iguais. Há uma parte do nosso coração que fica meio dolorida, meio necrosada. Acontece assim com qualquer grande golpe afectivo.
Mas o nosso coração parece abrir novos compartimentos a cada um que fica assim. Perdoe-se-me a imodéstia por dizer "nosso", mas é que nem todos os corações que recebem golpes se comportam da mesma maneira. Alguns vão-se fechando, secando. Isso ainda não me aconteceu, embora por vezes pense se não seria melhor e até o deseje.
Penso, pelo que tenho conhecido de si, que a Garfield também ainda tem (ou sempre terá) um coração assim. E acho que a Pimpinela ou qualquer outro gatinho sortudo vai ter lugar, e grande, no seu coração e na sua vida, bem como de todos aí em casa, não ocupando qualquer outro lugar, bem guardado.
E mais não digo porque acho que, embora não tenha dito, talvez já tenha dito tudo.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke