Página 1 de 1
o que os olhos não veem...o coração não sente
Enviado: sexta fev 03, 2006 3:55 pm
por alexa96
olá a todos- venho por este meio expôr uma ideia : todos sabemos mas não vemos... os cães que são abatidos nos canis... não acham que se nas nossas cidades as camâras disponibilizassem em placar publicitário as fotos das vitimas , haveria menos mortes?
Enviado: sexta fev 03, 2006 4:04 pm
por pikokas
Eu sou dessa opinião. vi num site não me lembro qual em que se via bidons de aniamais mortos (abatidos) caes e gatos e ate pensei quando faço os apelos enviar essas fotos, para sensibilizar essa pessoas do que acontece quando os animais não saiem do canil e gatil a tempo!!!!!
Enviado: sexta fev 03, 2006 4:24 pm
por LuMaria
Adoptar por impulso de momento, na maioria das vezes só contribui para que o animal volte para a rua ou para o canil outra vez. Porque não pensaram, porque não sabiam que ia dar tanto trabalho, porque suja, porque estraga.
Imagino que adoptar por pena e sob a capa da morte dê ainda piores resultados.
Enviado: sexta fev 03, 2006 5:02 pm
por elisilx
Não sei se seria solução, ou se até já existe alguma coisa destas, mas penso que a solução poderia passar por um programa de esterilização.
Actualmente, pelo que percebo, os animais ficam retidos durante um certo tempo no canil, ocupando um espaço mesmo pequeno que seja, dando despesa com alimentação, com a estrutura do canil, e até com o que usam para o abate (penso que será uma injecão letal, mas corrijam-me se estiver a dizer asneira).
Se em vez disso houvesse um programa que incluisse a vacinação, desparazitação, e esterilização, mesmo tendo depois que devolver o animal à rua, pelo menos diminuiriam as ninhadas que proliferam e que ninguém quer. É claro que a rua não é o lar ideal para animal nenhum, mas nas nossas cidades os cães e gatos que vivem na rua já fazem parte da população animal, como as aves. Mas se houvesse algum control de natalidade, haveria certamente muito menos animais para abater.
Enviado: sexta fev 03, 2006 5:10 pm
por pikokas
Sim Lumaria , tem razão no que diz, mas muita boa gente ainda julga que os animais que vão levar aos canis ficam eternamente no canil há espera de um dono..... e que o Estado os sustenta e os trata para todo o sempre.....
Enviado: sexta fev 03, 2006 5:15 pm
por imarcelo
pikokas Escreveu:
Sim Lumaria , tem razão no que diz, mas muita boa gente ainda julga que os animais que vão levar aos canis ficam eternamente no canil há espera de um dono..... e que o Estado os sustenta e os trata para todo o sempre.....
Não se pode generalizar os canis. Nem todos os tratam da mesma forma!
Ainda há dias passou uma reportagem de um canil, se não estou em erro em Castelo Branco, que é um exemplo a seguir!
Enviado: sexta fev 03, 2006 6:26 pm
por pikokas
Eu não vi a reportagem, mas vi um que foi feito de novo não sei onde, talvez até seja o mesmo, em que as jaulas dos animais são grandes, entra o sol e a luz.
Mas espere até ficarem lotados!!!!!! eu não concordo que se abatam animais saudaveis velhos ou novos, mas o que é que eles podem fazer a tanto animal!!!!!
A ideia dada da forista que lançou o topico, estou totalmente de acordo. O dinheiro que o Estado gasta a alimentar e a alojar tantos animais, pagar a funcionarios, agua e luz, seria preferivel um programa de vacinação e esterelização gratis.
Porque manter um animal vacinado e estereliza-lo não fica barato. Se fosse gratis talvez houvesse menos animais errantes a proliferar pelas ruas e mais aderencia da parte dos donos, ou não?
Conheço por fora o canil de Santa Iria de Azoia e conheço um dos veterinarios, que faz os abates nesse canil por obrigação, não por prazer...
e os funcionarios alguns ate podem ser mesmo crueis, mas alguns tem de criar uma capa protectora para lidar com todos os casos que aparecem diariamente, exactamente como os médicos e enfermeiros.
se fossem a chorar todos os casos que aparecem, (como eu, LuMaria) não faziam outra coisa....
Enviado: sexta fev 03, 2006 6:35 pm
por alexa96
Penso que esterilizar não resolve o problema uma vez que os cães "vádios" são considerádos problema de saúde pública-não são vacinados ou desparasitados e por isso podem transmitir doenças..., tambem há os que mordem e ainda a probabilidade de contribuir em acidentes da via pública.
Todos sabemos que não é fácil...arranjar donos decentes, não ver cães presos a meio metro de corrente-acho que o melhor meio, além da persistencia é a sensibilização- têm pessoas conhecidas nos meios de comunicação que estejam dispostas a ajudar?
Maria
Enviado: sexta fev 03, 2006 6:47 pm
por pikokas
Conhecer não conheço, mas se houver uma grande massa de gente a assinar ou fazer um pedido acho que valerá a pena.
Veja o caso do Midas. a persistencia num certo assunto acaba por chamar a atenção dos meios de comunicação.
Em relação aos animais abandonados, se vacinação fosse gratuita seria mais facil ter animais saudaveis.
Não criaram o chip para idenficação, criavam um chip, ou chapa pendurada ao pescoço em que se pudesse inserir as vacinas dadas ao animal e em que veterinario para o caso de animal mudar de sitio.
Mas isto é tudo utopia, havemos de morrer, nascer mais dez gerações e talvez nessa altura as coisas estejam melhores.
Enviado: sábado fev 04, 2006 2:44 am
por manchinha
Pikokas, concordo plenamente. Nao podemos ficar de braços cruzados a assistir a estes "crimes" que se fazem com os animais, que vao para abate. Eu fui ao site de camara municipal de Lisboa e enviei 1 mail para o 1º ministro (que nao me responderam) e 1 para o vereador Pedro Feist que tem a tutela do canil de Lisboa. Reclamei com as pessimas condiçoes e com a falta de humanizaçao que existe. Mandaram a resposta com o nº de minha reclamaçao para futuros contactos. Por isso acho que devemos enviar bastantes recalmaçoes para este vereador. Cada pessoa devia enviar para o vereador responsavel da sua area, mails a reclamar contra as condiçoes e regras dos canis.