Olás!
Permitam-me dar-lhes a conhecer o mail que escrevi para a sic, (fiz outro para a rtp e tvi), relativamente ao qual recebi já uma resposta da sic, que anexo igualmente.
Apaguei os nomes dos intervenientes, mas pensei que aqueles que trabalham mais directamente com as associações pudessem querer recorrer a mais um meio para tentar a adopção de animais ou ajudar animais em risco. Darei por pm o mail da pessoa que respondeu.
"Desconhecendo a pessoa ou pessoas que vão ler e dar (?) o devido encaminhamento a este mail, permitam-me fazer por este meio algumas sugestões, que se prendem quer com programas quer com eventuais reportagens/projectos a desenvolver (tipo sicesperança)...
Como puderam ver pelo assunto, falo dos animais, de quem muitos se dizem "amigos"...
Sugestões:
- criar um momento específico, diário, no programa da manhã da Fátima para divulgar um ou mais animais para adopção, tendo para tal ao dispôr inúmeras associações ou canis municipais onde centenas de cães e gatos esperam uma mão amiga (creio que qualquer dos intervenientes tem animais de estimação);
- fazer o mesmo na sicmulher, no programa Essência, por exemplo;
- fazerem uma reportagem de fundo sobre a situação dos animais nos canis municipais e associações, salientando os bons exemplos, mas também dando a conhecer os maus, permitindo ao mesmo tempo, por exemplo, uma angariação de fundos durante a emissão da mesma;
- desenvolver um projecto do género da sic esperança para ajudar os animais, distribuindo os montantes conseguidos por todas as instituições existentes no país, em proporção à sua dimensão.
É revoltante e inadmissível ver as condições em que se encontram centenas e centenas de animais no nosso país. Já nem falo dos que são abandonados à sua sorte e situações macabras que ninguém imagina sequer: cabeças de cães amontoadas (esta recentemente), gatos objecto de sessões espiritas, que depois soltam com pernas cortadas a sangue frio (também recentes devido ao solestício, acho eu...)
É vergonhoso ver como são tratados, em comparação com outros países (bons programas emitidos na sicmulher). Só mostrando as situações à população ela tem conhecimento das mesmas e poderá agir. E a televisão tem obrigação de contribuir para o desenvolvimento cívico.
Já Gandhi dizia qualquer coisa como "O nível de desenvolvimento de um povo vê-se na forma como trata os seus animais"...
Ainda temos muito que aprender... e a televisão também, nos programas que faz e transmite, com enchentes de telenovelas e futebol em horários nobres... pelo menos nas novelas de produção nacional, porque não integram no elenco animais de estimação? E transmitem valores de respeito pelos mesmos?
É o país que temos, mas acho que podiam fazer melhor, muito melhor! Basta verem os níveis de audiências dos canais por cabo e quais os programas preferidos...
Resposta:
"Antes de mais gostaríamos de lhe agradecer o seu e.mail de ontem e as suas observações que, para nós, são sempre uma mais valia com vista ao melhoramento do nosso trabalho.
No que respeita as suas observações, relativamente ao desenvolvimento dos projectos da SIC Esperança e mais especificamente os projectos ligados à temática “ Dos Animais”, devemos esclarecer o seguinte. No ano passado, a SIC Esperança desenvolveu projectos dentro dos moldes sugeridos (..) no seu e.mail e que, sempre que nos é solicitado, disponibilizamos espaço em ecrã, no espaço de Serviço Público de Televisão, para a passagem de spots de divulgação desta causa.
Esperamos ter conseguido esclarecer as suas dúvidas e ficamos à sua inteira disposição sempre que nos queira apresentar sugestões.
Sem outro assunto e agradecendo mais uma vez o seu precioso testemunho, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
(sublinhado meu)
Desculpem o tamanho do post...
A quem de direito...
Também eu acho que a televisão podia ter uma influência muito positiva na mudança de mentalidades e não faz uso desse poder. Vejamos por exemplo a ficção nacional, aproveitando os morangos que têm um impacto muito grande nos jovens, era um assunto que devería ser abordado. Não se vê um animal nas novelas, como se eles não existissem. Enfim, parece-me que devemos talvez, todos nós, solicitar que pelo menos pensem no assunto 

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
O Programa da Fatima Lopes é uma lastima no que respeita a animais.
Aquele homem Eiró deve odiar animais.
Desde ficar escandalizado porque em Inglaterra uma gata tomava Prozac até a um assunto que me chocou imenso na 6ª feira Santa~.
Resolveu essa "criatura" parodia á volta da violação de uma ovelha.
COm gargalhadas estridentes do publico em estudio.
O Som da ovelha a gemer, a duvida de que devia estar a gostar.
Deprimente!
Como dizem para se mandarem sms que passam em rodapé, mandei imediamente o meu protesto.
Claro que não passou ....
Aquele homem Eiró deve odiar animais.
Desde ficar escandalizado porque em Inglaterra uma gata tomava Prozac até a um assunto que me chocou imenso na 6ª feira Santa~.
Resolveu essa "criatura" parodia á volta da violação de uma ovelha.
COm gargalhadas estridentes do publico em estudio.
O Som da ovelha a gemer, a duvida de que devia estar a gostar.
Deprimente!
Como dizem para se mandarem sms que passam em rodapé, mandei imediamente o meu protesto.
Claro que não passou ....
A Aanifeira já foi convidada pelo portugal no coração na RTP 1 e não foi a unica eu não vi o programa estava a trabalhar, mas ajuda a divulgar e etc..
Acho que as tv. podiam ajudar mais na divulgação.
Acho que as tv. podiam ajudar mais na divulgação.

<p><strong>Visitem - </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>