Página 1 de 3
Cão abandonado numa praia - recolhido, aguarda adopção!
Enviado: sexta ago 15, 2008 10:52 pm
por snsilva
Estou no Algarve de férias, e estive ontem na praia das Furnas, junto à Figueira (entre Lagos e Sagres).
Anda por lá um cãozinho de porte pequeno, branco, peludo e muito bonito, que ao que parece está lá há pelo menos 6 dias (segundo um casal que tem lá ido todos os dias).
Foi de certeza abandonado, e quando me apercebi pus a praia em alvoroço a tentar apanhar o cão (a praia é muito isolada, o acesso é de terra batida, e longe da estrada, e vai pouca gente para lá, pelo que quando a época balnear acabar o cão não tem qualquer hipótese de sobreviver). Mas ele começou a ficar assustado, e chegou a tentar morder, de medo. Eu nem trela tinha e, depois de imenso tempo a tentar apanhá-lo acabei por ter que desistir, porque não ia mesmo conseguir e estava a assustá-lo.
Ele não tem um pingo de agressividade, adora miúdos (andou pelas famílias todas que lá estavam a pedir comida e a brincar com as crianças), é bonito, e perfeitamente adoptável. Não tenho fotografias, porque não tinha máquina comigo, mas ele é mesmo engraçado, e parece jovem.
Com calma e com uma trela, seria fácil apanhá-lo. Mas eu não vou poder ir lá nos próximos dias, por muito que me custe, e não consigo deixar de pensar nele...
Não conheço ninguém cá em baixo que possa ajudar, por isso venho pedir a quem vive por cá que organize um grupinho para lá ir. O ideal é de manhã cedo, ou ao fim da tarde, quando está lá menos gente. Ele é fácil de encontrar porque está sempre no areal.
Tenho mesmo medo que ele não se aguente, até porque não vi nenhum sítio onde ele tenha acesso a água doce, e estou de coração apertado...
Detesto chutar estas coisas para outras pessoas, mas neste caso não tenho mesmo alternativa.
Obrigada!
Enviado: sexta ago 15, 2008 11:16 pm
por elsasmc
Nós não podemos ajudar infelizmente, mas vou enviar por pm alguns contactos.
Enviado: sábado ago 16, 2008 2:35 pm
por elsasmc
Novidades? Fotos?
Enviado: domingo ago 17, 2008 5:40 pm
por elsasmc
Tenho pensado muito neste canito. Não conheço a praia, mas parece ser daquelas tipo desterro como há muitas para esses lados. Sempre chegou a contactar para onde indiquei? Voltou à praia?
Enviado: segunda ago 18, 2008 12:13 am
por snsilva
Mandei um email para lá 5 minutos depois de me mandar os contactos, mas até agora não obtive resposta.
Não consegui voltar lá (como de resto sabia que ia acontecer), por isso não tenho fotografias.
O acesso à praia não é muito difícil, embora a estrada seja de terra batida, e é relativamente movimentada (naquele dia estariam lá umas 50 pessoas). Mas é longe da estrada, por isso quando a época balnear acabar fica longe de tudo.
As pessoas vão dando alguma coisa ao cão para comer (embora seja claramente insuficiente), mas daqui a pouco tempo não vai lá ninguém, e não sei mesmo como vai ser.
Tenho passado estes dias a pensar nele, e não sei mais o que fazer...
Será que não há ninguém no Algarve que possa ajudar?? No Porto eu conseguiria muito rapidamente um grupo de pessoas para lá ir, mas cá em baixo não conheço ninguém...
Eu responsabilizo-me pela divulgação dele (assim que haja fotografias, trato dos tópicos, anúncios nos sites de adopção, etc) e posso contribuir para hotel até ele ser adoptado. Mas não consigo ir lá buscá-lo, nem tenho onde o colocar, porque estou cá de férias...
Enviado: segunda ago 18, 2008 12:22 am
por Taro
Meninas do Algarve ..atão?

Enviado: segunda ago 18, 2008 1:26 am
por elsasmc
Pois eu também não me tem saído da cabeça! Terça feira vamos lá dar um salto já que vamos levar cães para esses lados. Assim faz-se várias coisas, já que ainda é longe para se ir de propósito. Lá ver o que se pode fazer... Não conheço a praia, sei que vão lá muitos naturistas e é longe de tudo, mas com instruções havemos de lá chegar!
Enviado: segunda ago 18, 2008 2:43 am
por AnaMarisa
Sofia, já enviei pm no outro fórum acerca deste assunto.
Farei o que puder.
Beijinhos e obrigada pelo seu apelo e ajuda a este menino.
Marisa
Enviado: segunda ago 18, 2008 11:07 am
por AnaMarisa
Sofia, contactei a associação para o qual trabalho e ajudo, a AEZA e, eles responderam o seguinte:
Perante estes pedidos tão pungente e vindos através de quem vem, acho que é de esticar a nossa capacidade e aceitar, com a condição que os bichitos nos sejam trazidos e que sejam feitos esforços no sentido de conseguir adopções, apelar a donativos e só se reagir a animais que se mostrem stressados, sofredores.
Nós somos pobres, com poucos meios, com muito poucos activistas, fazemos grandes sacrifícios e o nosso canil provisório está superlotado.
Oxalá que sejam mais compassivas as pessoas privadas e que, cada vez mais,ajudem como puderem: alimentando, dando de beber, dando abrigo, alertando o SEPNA da GNR, procurando possíveis adoptantes.
A protecção dos animais deve ser uma tarefa de todos !
Saudações ecologistas e zoófilas
Vasco Reis
Já foi informada pelos meus colegas que recebeste um email também e da parte do presidente.
Espero que esta minha ajuda não tenha sido tardia mas, estava de mãos atadas com um outro caso que a AEZA acolheu e aceitou.
Fica a promessa de ajuda.
Assim que tiver novidades aviso
Beijinhos,
Marisa
Enviado: segunda ago 18, 2008 11:52 am
por elsasmc
Tinha dado os contactos da AEZA e outros por mp à snsilva há dias.
Então eles sempre vão lá ver? Não é preciso passarmos lá amanhã? Para ir em vão, poupa-se uns bons kms

Enviado: segunda ago 18, 2008 11:55 am
por elsasmc
Também podemos ir buscá-lo e levá-lo lá se for necessário, claro. Só não queria era irmos lá e já alguém ter ido buscar, porque ainda é um desviozito.
Enviado: segunda ago 18, 2008 11:57 am
por seal
Pelo que li o cão tem de ser entregue na associação, é uma das condições que está escrita no texto acima.
Enviado: segunda ago 18, 2008 11:58 am
por AnaMarisa
Oi!
Já que vão passar por perto, o ideal seria vocês passarem por lá e darem uma ajudinha à AEZA pois, como sabes, temos poucos voluntários a actuar no terreno.
Quanto mais depressa se procurar esse menino, melhor e, já que a AEZA se prontifica a acolhê-lo, acho que era o minimo que se podia fazer.
Vou passar lá perto mas, vou a consulta com o meu Tomate e, não há condições reunidas para ir procurar e trazer o bichinho antes e depois da consulta, por diversos motivos.
Também nem sei onde fica essa praia. Aquilo lá é só prainhas espalhadas, por caminhos pedestres.
Vamos reunir esforços?
P.s-O Grandanois do canil de Portimão já não está lá.
Beijinhos,
Marisa
Enviado: segunda ago 18, 2008 12:09 pm
por elsasmc
Então vamos lá procurá-lo claro

Espero que o encontremos, pois num local tão ermo sem água...
Marisa, parece que esse menino grandão tinha algo no estômago, um tumor grande creio eu...
Enviado: segunda ago 18, 2008 12:09 pm
por clarota
Vamos a ver se conseguem encontrar e apanhar este menino.
