Shira!!!Atropelada NÃO RESISTIU!!!Mais uma estrelinha
Enviado: sexta dez 19, 2008 4:15 pm
Refúgio Das Patinhas

Antes da Operação

Depois da operação



http://www.refugiodaspatinhas.org/adopcao/meninas/shira
Na CLINICAShira
Descrição
Foi atropelada e deixada na berma da estrada a sofrer com a mandíbula partida, o fémur partido e a bacia partida em duas zonas. Ainda tem hipótese de recuperar, mas para isso precisa de uma operação que lhe devolva a dignidade de viver.
História
Mais um caso a que não conseguimos virar costas, pois nenhum animal deve ficar à espera de morrer na berma de uma estrada, em sofrimento. Decidimos lá ir, nem que fosse para a levarmos a ter um fim digno. Mas esta menina tem ainda uma luz no fim do túnel.
A história da Shira começa assim:
Na manhã do dia 6 de Dezembro de 2008, recebemos um telefonema da GNR a perguntar se estavam a falar para o Refúgio das Patinhas e a dizer que precisavam da nossa ajuda/colaboração para retirar uma cadela acidentada que estava na berma de uma estrada desde o dia anterior e que já tinha passado a noite toda à chuva. Já tinham tentado contactar a Câmara e o canil, mas não tinham conseguido falar com ninguém e não havia mais nada pudessem fazer pelo animal a não ser pedir a nossa ajuda para evitar que continuasse ali à chuva e sujeito a que fosse novamente atropelado porque estava muito perto do alcatrão...
É claro que, embora dizendo que já não tínhamos espaço para mais animais e que não somos sequer uma associação, não pudemos deixar de ir ver a situação. Porque, de facto, se não fossemos lá, a menina ali ficaria (já sem falar que se fosse parar ao canil municipal naquele estado, seria horrível).
Por mais boa vontade, e até pena, que haja por parte das pessoas, nem sempre têm o "poder de acção" para estes casos, infelizmente. E é precisamente nestes casos que se deve agir de imediato, pois há ali uma vida a precisar de ajuda urgente antes que seja tarde ou tenha uma morte dolorosa.
Fomos buscá-la e pensámos mesmo que tivesse a coluna fracturada e que tivesse de ser adormecida. Mas o diagnóstico preliminar é outro: além de ter o maxilar inferior fracturado, tem a bacia partida e pelo menos uma perna também partida, além de uma infecção urinária e vários buracos/rasgos de pequena dimensão pelo corpo.
Solução: tem de ser operada com a maior brevidade possível ou, na impossibilidade de haver ajuda para as despesas, ser na mesma adormecida (pois sem a operação fica num sofrimento muito grande e sem conseguir
andar nem comer).
A Shira está internada e a ser medicada para ficar preparada para poder ser operada. Pedimos encarecidamente mais uma vez ajuda para fazer esta menina ter uma nova oportunidade. Esta operação vai devolver-lhe a vida que quase perdeu. Vai poder ficar bem.
Muitas pessoas por ela passaram e nada fizeram. Estava atropelada, à chuva, ao frio, a sofrer. Nós não conseguimos deixá-la. Mas sozinhas também não conseguimos dar-lhe mais. E estamos a sufocar a pensar em tudo. O orçamento total que temos é de 600 euros: internamento, raios-X, operação à mandíbula, operação a duas partes da bacia, operação ao fémur e possível esterilização.
Para qualquer ajuda a esta menina, podem consultar o NIB directamente na secção Como Ajudar. Pedíamos para colocarem o descritivo "Shira".
Contamos com a ajuda de todos em mais um aflitivo caso que nos deixa muito angustiadas e com a corda ao pescoço. Estamos com muito medo de não conseguirmos fazer face a tudo isto, e a vida desta menina depende de nós...
Actualização em 17 de Dezembro de 2008
A pequena Shira está internada desde a semana passada. Esteve medicada e a ser preparada para poder ser operada. No dia 16 de Dezembro (3.ª feira) realizou-se a operação. Foi uma operação muito longa e complicada, mas que correu muito bem. A esterilização não foi feita, devido ao tempo de cirurgia que foi necessário para estabilizar a bacia. Na bacia, tiveram de optar por remover a cabeça do fémur num dos lados e noutro resolveram a luxação e fixaram a bacia. Procedeu-se também à estabilização da mandíbula. Quanto à incontinência urinária, ainda continua, embora se note já que, por vezes, afasta-se do local onde está para urinar.
Hoje já está mais arrebitadazita e nota-se já uma maior mobilidade dos membros posteriores. Os veterinários estão confiantes que a recuperação será relativamente célere. É provável que daqui a 2 meses, quando recuperar desta intervenção, tenha de ser novamente operada para fazer aquilo que não deu tempo para fazer desta vez: amputar a cauda e aproveitar para esterilizar.
Mais abaixo mostramos algumas fotos novas da menina antes da operação, os raios-X já realizados e fotos do pós-operatório. Esta menina vai ter ainda uma longa e lenta recuperação (cerca de 2 meses) e vai requerer bastantes cuidados e atenção. Para já, mantém-se internada pelo menos até à próxima semana.
Além da ajuda monetária, vamos precisar muito de:
ração específica de acção esquelética: Royal Canin/Mobility Support
latas de comida bastante húmida ou paté (para misturar com a ração seca, enquanto não conseguir mastigar)
CalciDelice
Baytril 150
Rimadyl
Tramal
Lifo Scrub
toalhitas
resguardos (são mesmo indispensáveis porque, além de ter as feridas que tem, já está a ganhar escaras por se manter muito tempo na mesma posição e estar em contacto com a urina; estão a ser gastos 4 por dia)
Em relação às contas desta despesa, temos 400 euros, sendo que ainda continuamos a precisar muito de ajuda para este caso (o total é de 600 euros). Estamos muito sufocadas com tudo isto, porque esta não é a única menina que temos nem as únicas despesas. Por favor, ajudem-nos a ajudar. A todos os que já nos ajudaram, o nosso muito, muito obrigada!

Antes da Operação

Depois da operação



http://www.refugiodaspatinhas.org/adopcao/meninas/shira