Kiri-Jogado para a rua- Ass. Patas Errantes-ADOPTADO!!

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
antigona
Membro Veterano
Registado: domingo mai 04, 2008 9:10 pm

quarta fev 04, 2009 12:32 pm

Kiri - Jogado para a Rua

Imagem

Associação Patas Errantes
Data de entrada 2009-01-26
Nome Kiri
Raça Sem Raça Definida
Côr Principal Branco
Côr Secundária Creme
Pêlo Curto
Textura Liso
Padrão Malhado
Idade Jovem
Tamanho Médio
Sexo Masculino
Vacinado SIM
Desparasitado SIM
Esterilizado SIM
Apadrinhado NÃO

O Kiri apareceu no Linhó-Sintra, próximo ao Jardim Infantil.

Bem tratado, castrado, de coleira, microchipado, colando-se ás pessoas, só podia estar perdido.

Obtida a identificação da proprietária e contactada a mesma foi de imediato evidente que o Kiri não era desejado.
A sua dona não o assumiu, fugiu aos contactos.
Tratava-se de mais um caso inequivoco de abandono.

Seguidos os procedimentos legais de denúncia e alteração de propriedade o Kiri ,(novo nome que lhe démos pois nem respondia ao de registo), passou a ser mais um Patas Errantes.

É um lindo cãozinho de porte médio, jovem, com cerca de 1 ano e meio, muito afável e alegre.
Adora estar conosco e tambem brincar e correr com os seus companheiros no abrigo.

Esperamos que agora a vida lhe sorria e que o seu novo nome lhe traga uma nova e verdadeira família .

Está desparasitado, vacinado, esterilizado e microchipado.

Lurdes Oliveira
Telefone contacto 917607773
E-mail contacto [email protected]
Última edição por antigona em quarta mar 25, 2009 12:44 pm, editado 1 vez no total.
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quarta fev 04, 2009 12:39 pm

e assim andamos, os chips sao colocados pra nada :roll: ....
Lindo!!! :)
antigona
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 12:46 pm

Ponky Escreveu:e assim andamos, os chips sao colocados pra nada :roll: ....
Quando têm microchip(que não impede o bandono, claro) o que temos a fazer é denunciar imediatamente o infractor!Enquanto o maior número de donos não começar a ser penalizado, isto não pára! O sistema está no inicío, vamos ter esperança que de futuro, quando as pessoas se aperceberem que poderão ser penalizadas em caso de abandono, pensem duas vezes antes de jogar o animal na rua ao minímo obstáculo!
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta fev 04, 2009 12:48 pm

antigona Escreveu:
Quando têm microchip(que não impede o bandono, claro) o que temos a fazer é denunciar imediatamente o infractor!Enquanto o maior número de donos não começar a ser penalizado, isto não pára! O sistema está no inicío, vamos ter esperança que de futuro, quando as pessoas se aperceberem que poderão ser penalizadas em caso de abandono, pensem duas vezes antes de jogar o animal na rua ao minímo obstáculo!

Mas digam-me por favor se há mesmo penalização - é que eu já não acredito no Pai Natal, nem no Coelho da Páscoa, e começo a achar que vivo na República das Bananas!!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
antigona
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 12:58 pm

sofiaabreulopes Escreveu:
antigona Escreveu:

Mas digam-me por favor se há mesmo penalização - é que eu já não acredito no Pai Natal, nem no Coelho da Páscoa, e começo a achar que vivo na República das Bananas!!!
Sofia: Há penalização sim! !Mas essa pessoa só pode ser penalizada, se o microchip estiver com o registo efectuado!Aí não há "escapatória" possível.
Por favor, quem tenha animais para adopção , ao efectuar a mudança de proprietário do microchip(aquando da adopção) e estiver a fazê-lo através da Junta de freguesia, convêm ir confirmar se realmente o registo foi efectuado... muitas vezes fica "esquecido" na secretária...
sofiaabreulopes
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 1:04 pm

Pronto, pelo menos isso - se há penalização já começo a gostar mais desta República...
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
antigona
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 1:11 pm

sofiaabreulopes Escreveu:Pronto, pelo menos isso - se há penalização já começo a gostar mais desta República...

O mal desta Repúiblica é que por toda a gente achar que ninguém faz nada, que se acaba realmente por não fazer nada! Há leis e ninguém está acima delas! Se existem são para cumprir! abandono é punido, quando temos dados suficientes não pudemos deixar esse abandono sem punição!
sofiaabreulopes
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 1:15 pm

O problema, é que isto de ser punido por abandono está, a meu ver, um bocado mal divulgado - uma coisa desta importância é para se saber! Eu confesso, não sabia de todo!!! Não imaginava - a protecção ao animal em Portugal anda tão por baixo que tal nem me tinha passado pela cabeça!
Mas agora ainda bem que já sei!
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
antigona
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 1:36 pm

sofiaabreulopes Escreveu:O problema, é que isto de ser punido por abandono está, a meu ver, um bocado mal divulgado - uma coisa desta importância é para se saber! Eu confesso, não sabia de todo!!! Não imaginava - a protecção ao animal em Portugal anda tão por baixo que tal nem me tinha passado pela cabeça!
Mas agora ainda bem que já sei!
Curiosamente , no outro fórum fizeram-me a mesma questão: se estando o animal microchipado e descobrindo-se o dono, se havia penalização.

Está consagrado na legislação que o abandono, maus tratos, privação de alimentação ou remoção do animal para outro lugar que não o seu habitat (para rua por exemplo) etc, é "crime". Como tal, só temos de fazer a lei funcionar!Se há provas desse abandono (uma matricula de um carro e 3 testemunhas já dá para avançar com uma queixa caso se veja o animal ser abandonado). Atropelamento e não - prestação de assistência ao animal também é punivel!etc, etc

No acso de abandono dá direito a coima , com valor minimo de 500€(não quero errar), e claro, com o nome indiciado como mau adoptante.
Ponky
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 2:50 pm

e claro mais um animal par algum particular ou associação tomar conta.

Porque no momento que o animal é abandonado é porque não é desejado , o que adianta devolve-lo ao dono.

Lembro de uma historia recente.
O pintas foi encontrado com chip quando entraram em contacto com os donos foi dito que estavam a procura realmente dele e que inclusive tinham posto anuncios em varios sitios a dar recompensa ( foi confirmado os anuncios na rua), mas no entanto o discurso não era de ansiedade de ver o animal até porque combinaram "para o Fim de semana ir busca-lo", quando questionados se realmente queriam o animal disseram que sim com letras grandes.Assim foi O pintas foi levado ( sim porque ninguem foi busca-lo) a familia, mas com o recado, qualquer situação para ligarem...demorou 3 dias :roll: para chegarem a conclusao que nao o queriam e aproveitando a oportunidade de verem uma pessoa preocupada com o bem estar do animal passaram logo o nome do chip.
Agora pergunto ..Qual a razao de colocarem os anuncios a dar recompensa pelo Pintas?!
Pra mim...O receio do chip pura e simplesmente!
antigona
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 2:59 pm

Ponky Escreveu:e claro mais um animal par algum particular ou associação tomar conta.

...O receio do chip pura e simplesmente!
Ponky, quando eles são recolhidos é ao menos, pior é quando são abandonados de tal forma que quando são avistados, pode já ser tarde demais! :cry:

Temos de ser optimistas: o microchip está em implantação ainda, é muito recente. Se os donos recearem o serem descobertos através dessa identificação, pelo menos têm o cuidado de, quando o animal se torna indesejado, o entregarem a alguém que lhe poderá dar um rumo melhor que o abandono e a rua!

Todas as mudanças demoram a funcionar mas têm de funcionar! Eu acredito que sim! Se as pessoas começarem a ser penalizadas pelo abandono graças ao microchip, pode ser que isto abrande um pouco.
Pena que um dos registos esteja a ser mal feito(nas juntas de freguesia estão com atrasos) mas não pudemos encarar o microchip como algo mau.

Se não houvesse microchip o "dono" da Clara não teria sido castigado por abandonar um animal doentissímo na rua com 11 anos, por exemplo, e este,do Kiri, teria ficado incólume também!

Estes donos além de serem multados deviam também ser obrigados a trabalho civico em canis e associações... mas com o tempo, quiçá lá chegaremos!
antigona
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 3:05 pm

Ponky Escreveu:.

Porque no momento que o animal é abandonado é porque não é desejado , o que adianta devolve-lo ao dono.
A ideia não é devolvê-lo ao dono aquando da identificação do microchip: é apurar factos: o animal estava perdido? há provas de que estava perdido? Não estava, tudo bem: razões para o animal estar fora da sua habitação? etc

Na maioria dos casos, realmente, é fácil perceber se o animal é desejado ou não. se não é e está na rua por abandono então há que punir o infractor.

essa história que contaste também é possivel, não o nego, mas é raro. :? e o que importa é que se escolheu o melhor para o animal!
Ponky
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 3:14 pm

Sim o Chip é importante sem duvida nenhuma.
Mas lá esta... para isso tem que funcionar, já viste o exemplo da menina que esta no Canil de Lisboa?Retida lá 3 meses porque tem chip que ainda nao consta na base de dados?!?!Quando ve a "luz"a chegar não pode porque? porque FINALMENTE DEU ENTRADA na base de Dados, agora resta esperar mais nao sei quanto tempo para localizarem, para verem se foi perdida, etc.
Agora repara..."presa" 3 meses , possivelmente perdida ou abandonada mais 3 meses e só agora entra na base de dados?!
Por isso se optas por colocar um chip no teu animal a partida só o podes perder dentro de 6 ou mais meses de forma a estar na base de dados.

Desculpa esta "discussao" no topico deste menino lindo :oops:
Aqui realmente o que interessa é um doninho a maneira pró puto :wink:
antigona
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 4:42 pm

Ponky Escreveu:Desculpa esta "discussao" no topico deste menino lindo :oops:
Aqui realmente o que interessa é um doninho a maneira pró puto :wink:
Não faz mal Ponky, é bom que se saiba que nem sempre se faz letra morta da lei.
O microchip tem muitos benificios e o principal é controlar o abandono em Portugal, tendo em consideração que entregar um animal num canil não é considerado abandono. :? a única forma de travar este fluxo é através da esterilização com resultados a médio prazo.

Existem 2 bases de dados de identificação electrónica em portugal, uma não está a ser célere, o que pode muito bem ser o caso dessa menina que referiste.

Resta saber se está escrito na lei a existência desses 3 meses no caso do animal ter microchip, a lei pode ter sido alterada, mas só me recordo de falar no prazo legal minimo de 8 dias para que o detentor do animal o fosse buscar, :?
sofiaabreulopes
Membro Veterano

quarta fev 04, 2009 4:48 pm

Lembrem-se que os Canis Municipais dependem das Câmaras Municipais e que existe separação de Poder Local e Central. Logo esta regra dos 3 meses pode ser uma regra interna da própria CM e que deve ser cumprida
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”