3 DIAS NA VIDA DO FUDJI (adoptado por mim)

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

quinta set 03, 2009 12:55 am

Alguns provavelmente já viram o Fudji..esteve para adopção..deixou de estar.

O Fudji é um pequeno Yorkshire Terrier, surdo, com cerca de 8 anos, que não tem tido sorte na sua vida.

A sua história de vida resume-se a uma vida instável, onde já se contam duas donas, a primeira deu-o para adopção...a segunda, a adoptante, acabou com o seu sonho de uma vida calma e em família..entregou-o num canil!

Pouco ou nada se sabe do seu passado, mas algo é muito certo : um passado marcado por negligência, descuido, pois a sua saúde assim espelha.

O Fudji está ao meu cuidado desde que saiu do canil e têm sido tempos turbulentos marcados por dias de incerteza, mas lá vamos andando.
Explicar o problema do Fudji não é fácil e assim deixo o relato de 3 dias na vida do Fudji: um dia bom, um dia mau e um dia muito mau, qualquer um destes dias é acompanhado de medicação diária.

Um dia mau é aquele dia em que o Fudji acorda relativamente bem disposto até que decide ir comer. Come com apetite, mas a sua boa disposição não dura muito. As suas fezes são diarreias acompanhadas por sangue. A sua energia desaparece e recolhe por sua iniciativa à sua cama, onde dá sinais de alguma dor, onde se percebe um olhar triste, quase que como conformado.
Nestes dias maus, o Fudji passa grande parte do dia deitado a dormir, apenas se levantando para beber àgua ou fazer mais diarreias.
À noite já não quer comer pois a sua indisposição não desapareceu. Os seus momentos de descanso e alívio são apenas quando dorme em sono profundo.

Um dia muito mau..não são menos que os dias maus..
Um dia muito mau é aquele dia em que o Fudji nem se levanta, ou quando se levanta é para urinar ou fazer fezes liquídas onde o vermelho predomina.
São dias onde rejeita qualquer alimento, sendo alimentado com àgua com Redrate. Nestes dias, o desconforto é bem maior, e ele refugia-se no aconchego de um sono profundo, que pode durar muitas horas.
Em dias muito muito maus, e como se não chegasse o seu sofrimento, o seu sono é despertado por um vomitar sucessivo, sucos gástricos, que mais parecem uma clara de ovo batida.
Estes dias muito maus e muito angustiantes acabam sempre numa corrida para a médica que o assiste, onde a medicação oral é substituída pela injectável.
Um dia muito mau é um dia terrível para o Fudji...há apenas dois dias atrás o Fudji teve um dia muito muito mau.

E porque os dias maus, muito maus, e os bons são como uma lotaria, quando aparece um dia bom, é dia de festa cá em casa e cada minuto é bem aproveitado com o Fudji.
O que é um dia bom na vida do Fudji?
O dia bom na vida do Fudji pode aparecer depois de um dia mau e muito mau..aparece sem que seja esperado, mas quando aparece é um dia de sol na vida de Fudji.
Um dia bom começa com o Fudji a acordar, e lá vai ele no seu passito tão pessoal, pois ele parece que anda sempre a trote como um cavalo em exposição. Os seus passitos são firmes e estáveis e há um brilho especial nos seus olhos, que tento perceber como um sinal de bem estar naquele momento.
O Fudji vai beber àgua e comer a sua comida especialmente preparada para ele, volta em passito de corrida, e é dia de passear pela casa..não dorme as longas horas dos dias maus.
Um dia bom é aquele em que o Fudji faz umas fezes consistentes mas não muito duras, mas não há sangue, faz com alguma facilidade e lá vem ele no seu passito trote.
Um dia bom é aquele em que o Fudji desafia-me para uns breves minutos de brincadeira, e o que ele mais gosta é que lhe puxe devarinho uma pata de cada vez e logo ele rosna e tenta de forma muito delicada mordiscar os meus dedos.
Um dia bom com o Fudji é quando lhe pego ao colo e recebo umas belas lambidelas..é quando vou atrás dele e ele foge pelo corredor em plena brincadeira..essencialmente um dia bom na vida do Fudji é notar aquele brilho nos seus olhos alertas, o que não acontece na maioria dos dias maus, em que o seu olhar é cabisbaixo e triste.

Este é o Fudji...que foi entregue para adopção, que foi adoptado e por sua vez uma segunda dona o entregou em canil não olhando para trás.
Um cãozito de apenas 4 Kgs, que alguns dias após chegada a minha casa, teve de ir a consulta de urgência à meia noite, pois a temperatura tinha descido abaixo do normal e apresentava uma mancha negra no peito que lembrava sangue pisado. Após longa consulta e exames suspeitou-se de envenenamento com raticida...o tipo de raticida nunca percebi mesmo após me ter sido explicado, mas o envenenamento foi confirmado.
Envenenamento acidental ou mero descuido da dona que o largou no canil não importa, pois a preocupação foi salvar o Fudji. Não foi fácil, foram dias e noites sucessivas a vigiá-lo, a medicá-lo, não só pelas consequências do envenenamento mas porque o Fudji já encobria outros problemas bem sérios, origem dos dias maus e muito maus.

Ao longo deste tempo, com muitas despesas devido a inúmeros exames e corridas ao vet de urgência, o Fudji tem revelado um “problema” a nível gástrico? ou intestinal? crónico, situação que chegou a este estado porque nunca foi tratado, e o problema foi-se agravando sem os devidos cuidados médicos e alimentação/medicação adequada. Um termo clínico ficou gravado na minha mente..”linfoplasmacitária” que não sendo médica não o saberia explicar, mas o que sei é que a origem (se bem percebi) é de origem gástrica? Intestinal? grave e irreversível.

O Fudji é medicado diariamente, e apesar de ser uma medicação forte, retirar ou mesmo diminuir a dose é origem para recaída.Tal está mais que provado.

Para melhor conhecimento da situação que o afecta e que tem sido a origem de tantos dias maus na vida do Fudji, um exame deverá ser feito : uma endoscopia, onde serão retiradas “amostras” para biopsia.
Pelo que me foi explicado é um exame que decorre sob anestesia total e demora o seu tempo...mas é prioritário e urgente este exame (endoscopia e biopsia) ao Fudji...por todos os motivos mencionados e para se perceber a necessidade de algum reajustamento de medicação.
Pelas despesas elevadas já envolventes com o Fudji, é-me impossível suportar mais esta despesa por ser um exame dispendioso que com a biopsia incluída ronda (pelo percebido) os 265 euros.

Por ser um exame tão crucial e com algum grau de urgência numa eventual melhoria na qualidade de vida do Fudji, resta-me deixar aqui um apelo pelo Fudji..a quem o possa ajudar para a realização deste exame tão crucial para ele...a ajudar a suportar esta despesa elevada.

(Serão divulgadas fotos do Fudji)
Hoje, esta madrugada, posso dizer que passou um dia bom..como será amanhã?

Obrigado

Taro e Fudji
Última edição por Taro em sexta jul 02, 2010 11:02 pm, editado 5 vezes no total.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quinta set 03, 2009 6:28 am

Bom dia Taro , pode contar com a minha ajuda para o exame do Fudgi.

Pode mandar as fotos para mim, mas só logo ao fim do dia as posso colocar pois vou trabalhar.

Imagem

Imagem

Este é um caso grave,

AJUDAS PRECISAM-SE PARA O FUDGI
Última edição por tiabela em domingo set 06, 2009 9:12 pm, editado 1 vez no total.
maria1955
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 8:40 pm
Localização: o meu doce cocker- Zorro, a Nina, o Swing, o Rex e a Julie, um quis os outros Deus mos deu! e 2 ver

quinta set 03, 2009 8:50 pm

Força Fidji e Taro, segunda dou uma pequena ajuda, por favor manda-me NIB
vive
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 11:21 am
Localização: uma cadelinha rafeira têm má atitude tanto com cães como pessoas, mas eu a amo

quinta set 03, 2009 8:59 pm

Taro e fudgi, contem comigo tambêm!!!!

É pouca mas se todos nos juntar-mos, vai-se conseguir :wink:

Urgente é necessário ajudas :(
lili47
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2008 2:22 pm
Tucha, Kikas
gatos
Mimi, Fofinha

quinta set 03, 2009 9:06 pm

tadinho do fudji manda-me o nib, vai ser pouco mas e uma ajudinha
tiabela
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 9:18 pm

A todas vou mandar mp com o Nib da Taro
clarota
Membro Veterano
Registado: quarta abr 16, 2008 12:00 pm

quinta set 03, 2009 9:48 pm

Vou contribuir também se o nib for o mesmo que tenho não preciso, se for outro envia-me por mp .

Pobre Fudgi, tanto sofrimento para um corpo tão pequenino! :(

As melhoras.
tiabela
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 9:59 pm

Clarota mandei mp
clarota
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 10:09 pm

tiabela Escreveu:Clarota mandei mp
Eu já respondi mas deu erro ao enviar, eu não sei o que tem hoje a minha net ou então sou eu. :roll: :roll: :roll:
tiabela
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 10:13 pm

Mas eu recebi :wink:
lili47
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2008 2:22 pm
Tucha, Kikas
gatos
Mimi, Fofinha

quinta set 03, 2009 10:14 pm

Imagem
clarota Escreveu:
Eu já respondi mas deu erro ao enviar, eu não sei o que tem hoje a minha net ou então sou eu. :roll: :roll: :roll:
clarota
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 10:16 pm

lili47 Escreveu:Imagem
clarota Escreveu:
Ok Tiabela!

Líli, porta-te bem ou tiro-te os bonequitos! :lol:
tiabela
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 10:33 pm

O Fudgi hoje passou o dia internado :cry:
clarota
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 10:36 pm

tiabela Escreveu:O Fudgi hoje passou o dia internado :cry:
Que inferno! :cry:
biglady
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2008 5:16 pm

sexta set 04, 2009 12:05 pm

sao situaçoes muito complicadas,custa tanto ve-los sofrer...
força taro infelizmente nao posso ajudar,tb já nao sei para onde me virar,se é que me entendem.
mas desejo do fundo do coraçao de que consigas todas as ajudas para o menino fazer o exame e para ver se se descobre uma forma de melhorar a sua qualidade de vida
muita força com carinho para os dois,para o pequenino que agora que poderia ser feliz a saude pregou-lhe esta partida e para ti que deves estar a sofrer muito tb.
o pit bull tambem <strong>ama</strong>
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”