Tita - gata pouco sociável mas em boa recuperação e adoptada

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça nov 03, 2009 9:24 pm

Em Fevereiro de 2009 encontrei uma gata ferida mesmo ao pé da casa onde vivo. Troxe-a para casa e tratei-lhe das feridas.

Apesar de ser uma gata que não foge do contacto das pessoas, torna-se pouco sociável, atacando por vezes quem a trata.

Com as duas gatas que tenho não é nada sociável. Já se passaram quase 9 meses na minha companhia e na companhia de mais 2 gatas, e não há meio de melhorar.

Gostava imenso que as coisas melhorassem de maneira a que ela ficasse cá em casa, mas as coisas estão a ficar complicadas.

Gostaria de ter um pouco de paz, mas com a insossiabilidade da Tita é impossível. Era preciso que se conseguisse arranjar um lara para ela, de preferência onde não houvesse outros animais ou então um grande espaço onde ela pudesse andar.

Será que alguém poderia ajudar?

Tita com a ferida maior
Imagem

Já curada
Imagem

Tita
Imagem
Última edição por ambv em quarta jul 13, 2011 10:46 pm, editado 1 vez no total.
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça nov 03, 2009 10:04 pm

Quem sabe ela não tem essas reacções devido às outras gatas? Ou até mesmo por não gostar de estar dentro de casa. Embora a maioria dos gatos de rua, mesmo adultos adorem um lar nem todos são felizes assim dentro de casa. Tente perceber as reacções dela, mesmo para ficar bem entregue caso não fique com ela.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
ambv
Membro Veterano

terça nov 03, 2009 11:45 pm

tem toda a razão.

Talvez esteja habituada a ser a única da casa, isto se for gata de casa. Sinceramente não sei o que pensar. Não sei se era gata de casa ou não, se estava habituada a estar dentro e fora de casa. Só sei que gosta de estar junto das pessoas mas não é muito de mimos. É uma gata muito dona de si própria. E não é nada como as outras. Tenho a Julieta que não é muito de mimos mas não é agressiva como a Tita é. :?

No entanto tira-me do sério. E est+a-me a esgotar. :? :(

Por causa dela não pude trazer uma gatinha muito meiguinha para minha casa, e que também precisava de um lar. Neste momento não sei dela. :?:

Desculpem o desabafo, mas não sei o que fazer mais. :cry:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta nov 04, 2009 12:01 am

ai ai. Não foi por causa da Tita que não levou a gatinha, foi por ter tido medo da reacção da Tita! :) Possivelmente tem um feitiozinho mais apimentado e é mais possessiva do que as outras gatas. Parece-me que tem aí uma "generala". :) Tem duas escolhas, inteiramente suas: ou se zanga e aborrece, ou aceita a Tita como ela é: indepente, autoritária e senhora do seu nariz - ou seja, uma verdadeira felina! :). Para quê mudá-la? a sua ansiedade sente-se aqui, imagine a gatita. :D descontraia, encontre o seu lugar entre as suas gatinhas, não considere o comportamento da gata "errado". Com tranquilidade, tudo se leva... e é bastante contagiosa! ;) Ás vezes só não gostamos das coisas porque não as vemos bem; vale a pena tentar outras perspectivas. Os gatos são sábios e podemos aprender com eles: repare como ficam longamente a fitar o vazio e mudam de local para o contemplarem de outro poiso. :)

Já agora... a Tita é muito linda! :) espero que consiga "domesticar" a dona ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta nov 04, 2009 12:42 am

Chamarrita quando vi este tópico lembrei-me logo de ti, por causa da Milka e por serem ambas de Leiria :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta nov 04, 2009 12:52 am

eu tenho faro para as gatas "meliantes"... :twisted: :lol: e fascínio também ;)

nem me fales da Milka, ando a tentar encontrar uma solução e não está a ser muito fácil! :( pede desculpas por mim à FAT, por favor... e ando a ver o que posso fazer.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ambv
Membro Veterano

quinta nov 05, 2009 12:53 am

Eu sei que cada gato tem a sua personalidade e também que são eles que nos escolhem. Tenho a Julieta que não gosta de ser pegada, mas gosta de dar por vezes marradinhas. è muito independente e só gosta de fazer o que quer. Já a Tiucha é a mais dada de todas. Podemos pegá-la ao colo que ela não se importa.

No entanto a Tita é um caso sério.A dona não se deixa domesticar assim tão facilmente. Também é uma felina. Pelo menos no signo oriental sou trigre. Sou teimosa. Gosto muito de animais e prezo a sua amizade, disponibilidade e também o seu bem estar. Que também passa pelo bem estar dos donos (ou responsáveis, já que não somos donos de nada, muito menos dos animais :wink: )

Gostaria de arranjar um sítio onde a Tita pudesse ser feliz. Não gosto de a deixar fechada num quarto quando vou dormir. Mas é a única maneira de haver descanços. Senão ninguém dormia, já que a senhora Tita gosta muito de mandar nas outras como se a casa fosse dela. E as outras também já lhe fazem frente. Penso que já estão a ver o panorama.

Tenho que ir senão ainda durmo em cima do teclado. Estou super cançada e tenho que descançar.

Agradeço todo o apoio que me estão a dar
KikoRahim
Membro Veterano
Registado: segunda jul 13, 2009 7:46 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...e todos os k p.cá passaram,cá estão além de todos os k dormem na rua...

quarta nov 11, 2009 12:49 am

AMBV como vai a amiga Tita?e mais novidades?

se quizer mande por mail um desabafo pois é para isso que estamos no mundo e por vezes faz messo bem desabafar...certas situaçoes deixam-nos sem palavras e sem vontade de nada... :cry:
<p><strong>"Os animais dividem connosco o privil&eacute;gio de ter uma alma"... - Pitagoras</strong></p>
<p>Cada dia que passa na minha vida mais admiro quem tem realmente cora&ccedil;&atilde;o grande,isso s&oacute;&nbsp; &eacute; efectivamente confirmado atrav&eacute;s de gestos lindos com os amigos 4 &nbsp;patinhas:quem os ama de verdade nunca pode ser trai&ccedil;oeiro<strong>...</strong></p>
ambv
Membro Veterano

quinta nov 12, 2009 12:22 am

KikoRahim Escreveu:AMBV como vai a amiga Tita?e mais novidades?

se quizer mande por mail um desabafo pois é para isso que estamos no mundo e por vezes faz messo bem desabafar...certas situaçoes deixam-nos sem palavras e sem vontade de nada... :cry:
A Tita está um pouco mais calma. Talvez os olhos doentes a tenhz posto mais agressiva. A ferida nas costas é que não há meio de sarar. Ela continua a lamber o sitio. Mas continua a ser agressiva para a Julieta e para a Tiucha.

Tambem nao deixou de mostrar que nao quer muitos mimos. Cá me vou aguentando.

Tenho andado cansada por causa do trabalho e por isso nao tenho vindo a Arca de Noe.

Um mimo para todos os amigos humanos e bichanos e canitos
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado nov 21, 2009 12:47 am

Olá, ambv! Como vai a Tita? Espero que esteja melhorzinha e mais calma.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
ambv
Membro Veterano

sábado nov 21, 2009 6:46 pm

Agradeço a preocupação.
Para dizer a verdade está um pouco melhor. Desde que foi ao vet e lhe receitou uma pomada para os olhos, melhorou. É que tinha uma conjuntivite.

O problema é o sítio da ferida das costas que está sempre a lamber e a por em ferida. Deve-lhe causar mau estar por isso é que deve ser um pouco agressiva.

No entanto, hoje esteve ao pé da Julieta e da Tiucha um bocado descansadinha sem se atirar a elas :o
Até fiquei admirada e o meu irmão também. De resto continua na mesma

Cá para mim parece uma velhota rabujenta. :) :lol:

O que vale é que já vou brincando um pouco com isso e não lhe passo muito cartão :wink:

Não vale a pena chatearmo-nos por coisas que não podemos mudar.
Chamarrita
Membro Veterano

sábado nov 21, 2009 7:22 pm

ambv Escreveu:
No entanto, hoje esteve ao pé da Julieta e da Tiucha um bocado descansadinha sem se atirar a elas :o
Até fiquei admirada e o meu irmão também. De resto continua na mesma

Cá para mim parece uma velhota rabujenta. :) :lol:

O que vale é que já vou brincando um pouco com isso e não lhe passo muito cartão :wink:

Não vale a pena chatearmo-nos por coisas que não podemos mudar.
e um funilzito para parar de lamber até curar? há uma excelente pomada, omnimatrix. Fale com o vet e pergunte se concorda, não tem nada a perder.

a chegada do frio faz maravilhas de aproximação. ;) os meus também andam muito mais tranquilos e passam o tempo a brincar ou enroladitos uns nos outros. As inimizades hibernam e só regressam com os dias maiores e mais quentes!

(e também não vale a pena chatearmo-nos com as coisas que podemos mudar, basta mudá-las e pronto!.:))

da Nucha, ainda nem um vislumbre... :?:
ambv
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 11:50 am

Da Nucha nada mais soube. Só desejo que esteja bem.

Quanto â Tita, já teve o funil, e foi assim que eu consegui por-lhe a pomada nos olhos (de outra maneira não conseguia), mas tive que a tirar para a limpar. Quando tentei metê-la de novo, parecia uma fera :evil:

Vou ver se consigo metê-la mas não sei se ela deixará que a meta de boa vontade.

Vamoa lá ver se conseguimos :|
ambv
Membro Veterano

segunda jul 11, 2011 11:40 pm

Depois de um interregno de quase dois anos, venho aqui deixar umas notícias da menina Tita.

Depois de um começo atribulado como foi comentado no início, posso dizer que a menina Tita está muito mais calm, embora não interaja positivamente com as outras gatas residentes, a Tiucha e a Julieta. Continua a haver bufadelas e patadas, principalmente desta miúda. :roll:
+
O que vale é que a Julieta não se fica e vai ter com ela e começa a dar-lhe umas patadas como quem diz "já que és tão pespineta, ora toma lá! Isto não é teu."

Posso dizer que a Tita já cá está há mais de dois anos.

A ferida que tinha no dorso já sarou e o pelo voltou a crescer na zona :D , o que custou, mas foi.

Há uns meses atrás verifiquei agradavelmente que a menina Tita começava a brincar, coisa que nunca fez nos primeiros dois anos.

É muito cola, gosta de vir para cima de mim, mas nunca deixou de ter os seus vipes e de vez em quando lá lhe dá um ataque de mau génio.

Hoje brindou-me com uma novidade:

Pôs-se à espera da Tiucha para brincar. :o Só que a Tiucha não está pelos ajustes e não lhe fez a vontade. Lá para o fim lá entrou, pé ante pé, muito devagarinho, e a olhar para a Tita como quem diz "O que esta quer agora" É que fespeitinho é muito bom, e a Tiucha não gosta muito de se chegar a ela!

Já a Julieta faz-lhe frente.

Parece que a paz quer reinar neste reino um pouco distante...

Posso dizer que desisti da adopção desta menina. E desculpem-me este post tão longo.
ambv
Membro Veterano

segunda jul 11, 2011 11:42 pm

E já agora só uma pergunta:

Para mudar o tópico para o fórum dos gatos é só reportar a primeira mensagem e dizer que quer mudar o tópico? Ou será de outra maneira?
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”