Desculpem meter o bedelho, e digo já que também concordo que um cão quando é escolhido para "guarda", é muitas vezes desprezado, mas não posso concordar que à partida se excluam donos com base neste argumento. Passo a explicar...
A minha irmã tem uma quinta com 7.000m2, tem 5 cães, 2 gatas e 2 cavalos. As gatas não saem de casa nunca, os cães estão assim distribuídos: o velhote está em casa, toda a vida foi cão de apartamento, 2 cachorras uma com 1 ano e a outra com 7 meses, estão na zona da churrasqueira (a quinta está dividida em 2 partes, sendo a dos cavalos exclusiva para eles, e uma com cerca de 500m2 apenas para a canilada) com casotas térmicas e andam à solta. O macho, Pastor Alemão igualzinho a esta que está para adopção, e a fêmea pura rafeira e grande, está com o PA no canil uma parte do dia. Soltam-nos sempre que estão em casa, porque o PA salta o muro, enquanto não se fizer um acrescento ao muro, que é para breve, ele não pode ficar sem vigilância. Mas andam os 4 à solta, o velho é anti-social, e fazem uma guarda extraordinária à quinta, funcionam em matilha.
Ora eu não considero que este PA e a cadela sejam descriminados só porque TAMBÉM são de guarda... Eles convivem com os donos que lhes abrem a porta da cozinha para entrarem quando querem, só não vão para o resto da casa, não só para não sujar tudo, mas também por causa do velho rezingão e das gatas, brincam com os donos, passeiam com eles quando têm de ir a pé a algum lado, tipo à mercearia, ao café, etc, têm 500m2 para correr que nem doidos, dormem no canil para própria segurança, têm uma zona abrigada, com estrados altos para não estarem a dormir em contacto com o cimento, têm cobertores e várias mantas, qual é o drama de uma cadela ser adoptada nestas circunstâncias?
Eu pergunto isto porque estou a imaginar, se a minha irmã tivesse menos cães, era menina para querer adoptar esta cachorra, e certamente que iria dizer que era para "guarda", no entanto quem dera a muita gente poder dar as condições que ela dá aos animais em geral, especialmente aos cães... Seria barrada a adopção?
Por vezes, ou quase sempre, é mau generalizar...
Ah, e ir esterilizada era uma benção... menos uma despesa
Boa sorte com a cachorra e desculpem o longo post...
