Página 1 de 1

Ataques de Pânico

Enviado: quinta mar 29, 2012 10:38 pm
por Liannah
Boa noite,

Adoptei um labrador com cerca de 2 anos e está comigo à pouco mais de uma semana. Ele tem tido um comportamento exemplar, brinca connosco, alimenta-se bem, sai muito à rua, nunca foi agressivo em circunstância alguma aliás é bastante bem mandado, percebe rapidamente quando faz algo errado. O que me anda a preocupar bastante é que já por variadas vezes, quando o vamos passear, ele parece ter ataques de pânico quando vê homens em cima de motos (mesmo sem estarem a trabalhar). O meu marido tem uma moto e ele não tem medo dela, mas se o vir já com capacete um pouco à distância fica louco, não tenta morder ninguém nem é agressivo, mas ladra, rosna, salta, puxa a trela, ora se esconde atrás de mim ora tenta ir de encontro com a pessoa. Ultimamente também tem acontecido o mesmo com vultos. Ia eu com ele de noite e uma senhora vestida de preto com um capuz na cabeça por estar a chover, ele fez exactamente a mesma coisa. De nada lhe serve dizer NAO, chamar pelo nome, bater-lhe no focinho, que nada o acalma! Alguém já passou pelo mesmo? Ele terá algum trauma do passado? O que posso fazer nestas situações??

Obrigada

Enviado: sexta mar 30, 2012 8:48 am
por Argguida
Tive exactamente o mesmo problema com a minha cadela recolhida da rua há cerca de 6 anos.

Ela tinha pavor autêntico de carros parados com pessoas lá dentro e tinha exactamente esse tipo de reacções. :cry:

Hoje em dia e felizmente já é raríssimo reagir assim. Como o consegui? É tudo uma questão de tempo, paciência e persistência. :wink: De cada vez que ela era "confrontada" com situações destas, parava, falava com um tom o mais calmo possível dando-lhe festas e dizendo que era amigo. :wink:

Aliás, a Maria ainda hoje tem receio de muito movimento na rua pelo que, evito ir com ela a horas de maior confusão e nos passeios de cada vez que nos cruzamos com alguém falo sempre calmamente, dizendo NÃO LADRA e é amigo. Tem demorado mas há uma diferença ... abismal no seu comportamento. Hoje em dia já é muito raro ladrar, o que antes era muito raro estar calada. :D :D

Boa sorte ... paciência e persistência. :D

Enviado: sexta mar 30, 2012 9:41 am
por Liannah
Obrigada pelas dicas :)

Já li que não se deve "reconfortar" o cão quando ele está no meio de um desses ataques porque ele vai achar que está a agir bem face ao medo. Devemos tentar confrontá-lo com o que lhe causa esse medo e tentar fazê-lo sossegar, e mal o faça recompensá-lo só aí. O problema mesmo é conseguir controlá-lo :(

Se alguém tiver mais experiências que possa partilhar agradecia bastante!

Enviado: sábado abr 14, 2012 10:29 am
por Garfield2010
Liannah Escreveu:Obrigada pelas dicas :)

Já li que não se deve "reconfortar" o cão quando ele está no meio de um desses ataques porque ele vai achar que está a agir bem face ao medo. Devemos tentar confrontá-lo com o que lhe causa esse medo e tentar fazê-lo sossegar, e mal o faça recompensá-lo só aí. O problema mesmo é conseguir controlá-lo :(

Se alguém tiver mais experiências que possa partilhar agradecia bastante!
Eu não tenho grande experiência com cães porque sou mais dada a gatos mas, parece-me que, e com a pouca experiência que tenho com cães mais a experiência com as restantes espécies que é muito mais lógica a abordagem da Argguida do que a sua, muito sinceramente. E também não me parece que bater-lhe o acalme ou o "confrontá-lo com os seus medos". Digo eu, não sei... Mas sei que, na mesma situação, teria a postura da Argguida. Aliás, apesar de nunca ter tido cães muito tempo, abriguei alguns de rua e também fui FAT e sempre tive essa postura. Uma coisa é recompensá-lo, outra é acalmá-lo e assegurar-lhe que está tudo bem.

Enviado: segunda abr 16, 2012 1:53 pm
por cookie1
deve comentar esse comportamento com o veterinário que segue o seu cão.

ele deve ter alguma associação negativa e terá que ir minimizando essas reacções mas nunca usando da força ou viol^ncia.

eventualmente tente distraí-lo p.ex. com uma bola de tenis ou dando comandos previamente ensinados em casa e recompensando a resposta positiva aos comandos com guloseimas.

de qq forma deve falar com o veterinário.

Enviado: segunda abr 16, 2012 3:54 pm
por Liannah
Obrigada pelas opiniões. Felizmente estes episódios têm sido menos frequentes...