Xico, o laranjão: Adoptado! :))))))))

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 14, 2012 1:57 am

O Xico é um gatão amarelo lindíssimo e muito calmo. Pertencia a uma senhora de idade (82 anos) que o ia entregar no canil de Lisboa porque tem de ir viver com a filha e esta não quis receber o gato. A senhora pensava que o gato ali iria ser adoptado, assim lho disseram, e quando lá foi da primeira vez pediram-lhe que o gato fosse entregue vacinado e com uma declaração do veterinário, atestando a sua boa saúde.

Não posso deixar de frisar que o canil de Lisboa está proibido de aceitar animais entregues pelos donos a não ser em circunstâncias bem definidas (que não são o caso) e, mais uma vez, faz tábua rasa de uma decisão judicial. Está acima – ou fora – da lei. Quantos “Xicos”, cães e gatos, não têm sido entregues no canil, muitos com o fim que se sabe, em gritante desafio à legalidade e à humanidade? Mas bem sei que isto é um assunto que praticamente não interessa a muitos ou a quase todos.

Adiante. Calhou lá estar eu e uma amiga, também forista daqui, e não fomos capazes, contra o que nos aconselharia o juízo, de deixar que o Xico entrasse no canil. Com a ajuda de uma grande amiga dos animais e do seu grupo, muito sobrecarregadas e com apoios diminutos mas sempre dispostas a ajudar, o Xico está recolhido e a salvo.

A dona disse que o ia entregar ali para ser adoptado. Tinha-o tirado da rua e não o ia abandonar. Chorava. Calculo que também esteja a sofrer bastante com a situação, bem como por outras circunstâncias da sua vida, tal como o Xico, habituado a viver numa casa, com a sua dona, está a sofrer agora. Mas a senhora confiou em nós e ficou aliviada, confiando que ele ficou bem entregue, e preferindo, apesar de tudo, entregar o Xico a duas estranhas a deixá-lo no canil. Espero poder ligar-lhe um destes dias a dizer que o seu Xico está definitivamente num bom lar.

Não se podendo fazer mais por todas estas tristes circunstâncias para quem as está a viver (e são cada vez mais os que as vivem), vai-se tentar fazer o melhor possível pelo Xico, isto é, acolhê-lo, cuidá-lo e tentar arranjar-lhe um dono que o faça esquecer, pelo menos em parte, este momento menos bom da sua vida.

O Xico, que para além de ser um gatarrão lindíssimo e com bom temperamento, como já disse, está castrado e tem a primeira vacina (feita na véspera do dia em que ia ser entregue no canil, ao que parece por exigência do mesmo). Tem todo o ar de ser um gato muito saudável e a declaração médico-veterinária da clínica onde era seguido há anos nada diz em contrário. Terá cerca de seis anos e 7,200 kg… um verdadeiro Garfield.

A amiga que estava comigo está “de quatro” por ele e seria uma excelente dona, mas infelizmente não o pode acolher. Deixo para ela mais comentários sobre o breve convívio, mas marcante, com este gatinho.

Estas são as fotografias possíveis… por enquanto. O Xico acabava de passar um bom bocado na transportadora, no carro, num dia de calor, sem a sua dona, sem a sua casa, com estranhos num ambiente estranho. Triste, portanto, como tudo isto é triste. Já se é fado ou não, não sei.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por Tassebem em domingo fev 17, 2013 12:05 pm, editado 8 vezes no total.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
BetaPat
Membro Veterano
Mensagens: 1025
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

terça ago 14, 2012 8:13 am

Oh! Tass! Parece o meu Fellini...
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça ago 14, 2012 8:24 am

Coitado do Xico... :(

E coitada da senhora, cuja filha não tem sentimentos para com a mãe e que ao proibir-lhe levar o gato para sua casa cometeu um acto de maus tratos psicológicos sobre uma pessoa idosa.

Raio de mundo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça ago 14, 2012 9:15 am

Pois é ... quem ficou de quatro pelo Xico fui eu. :cry: :cry: :cry:

Eu que como sabem, sou de canitos, fiquei completamente rendida com o querido Xico. :wink: :wink:

Infelizmente e, com grande pena minha não posso ficar com ele pois, com 3 canitos sendo que duas são completamente chanfradas, a coisa não iria correr bem para o querido Xico. :cry: :cry:

Desde sábado que este miúdo não me sai do pensamento. Talvez consigam perceber o que eu sinto por ele se vos disser que a sensação é exactamente igual à que senti quando vi o meu Martolas pela 1ª vez. :cry: :cry:

O Xico para além de ser um Senhor Gato lindíssimo é exactamente aquilo que eu gostaria que um miau que eu adoptasse tivesse. É super, super calmo, ADORA festinhas ... encostava-se todo à grade da transportadora e, imaginem que até ouvi uns ronrons. É super observador e à medida que ía falando com ele, ele ía-se chegando mais para ter mais mimocas.

Não me conhecia de lado nenhum e não mostrou um pingo de agressividade. Eu que não "pesco" nada de miaus e, como estava encantada com ele, estava sempre a melgá-lo. Pois o rapaz nunca me deu "patadas" nem nunca se tentou afastar. :D :D

Tenho tanta mas tanta pena de não poder ficar contigo meu querido pois, acredita que és tal e qual o que eu idealizava se um dia viésse a ter um miau. :D :D

Um dia destes tenho de combinar com a tua protectora ir fazer-te uma visita para te dar mais uns "amassos". Xico, Xico ... estou mesmo "apaixonada" por ti meu querido. :D :D
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 16, 2012 11:27 am

Obrigada, Sarina. :) Tenho uma PM sua para responder... :oops:

É verdade, não fomos capazes de virar costas, mas isto não está fácil, qualquer uma de nós tem muitos animais, próprios e a cargo, e as adopções são muito poucas, normalmente de bebés. Poucas são as pessoas dispostas a acolher um animal adulto, e então se for sénior e doente... Por um lado, compreendo, mas por outro...

Bem, mas o Xico não é sénior nem doente, e precisa muito de uma casinha, com o conforto e o mimo a que estava habituado. Vamos torcer para que a encontre depressa.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta ago 16, 2012 1:24 pm

Vim aqui espreitar se havia notícias do Xico ... :wink: :wink: :wink:

Como é que está esta gatarrão lindíssimo??? :wink: :wink: :wink:

Beijoquinhas para ti meu lindão. :wink: :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 16, 2012 11:49 pm

O Xico está bem, a adaptar-se lentamente a esta mudança na sua vida, mas todos os dias vai havendo pequenos progressos positivos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 21, 2012 12:22 am

O Xico não está nada bem.

Estava a parecer ir adaptando-se devagarinho à sua vida nova, num espaço novo, com companheiros que são gatos bebés e um gato muito pacholas.

Mas domingo vomitou amarelo e hoje de manhã foi-lhe dado de tudo um pouco para ver se ele comia alguma coisa, incluindo latinhas das mais apetitosas. Não quis comer. Tentou-se metê-lo na transportadora para o levar ao veterinário, mas não se deixou apanhar.

Amanhã de manhã, a minha amiga que está a cuidar dele vai tentar novamente levá-lo para ser visto. Pode ser uma gastrite, mas, sendo um gato gordinho, teme-se uma lipidose hepática.

Agora está mesmo triste e prostrado, mas reage mal quando pressente alguma coisa como uma ameaça. Está muito revoltado, e agora está doente, não sei o que é que determina o quê.

É muito possível que o Xico, conseguindo-se levá-lo ao vet amanhã, seja internado para exames e tratamento. Depois disso, se ele recuperar (espero bem que sim), voltar a colocá-lo no mesmo espaço de acolhimento não é viável ou, muito provavelmente, ficará na mesma. A ideia que nos dá é que se está a deixar ir, como por vezes os gatos fazem.

Por isso, apelo a uma FAT urgentíssima. Para piorar as coisas numa altura em que está tão difícil arranjar donos ou FATs, deverá ser uma pessoa que não tenha gatos ou que possa ter o Xico separado, mas num ambiente de casa, com companhia humana e mimo, que reproduza o mais possível aquilo a que ele estava habituado em casa da ex-dona.

Por favor.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Mensagens: 1756
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Localização: Rafaela tanta saudade... no coração sempre...

terça ago 21, 2012 2:13 am

o Xico é um senhor gatão sim,sorte para ti amigo.

Pena que alguns seres vivos vejam apenas o lado material em tudo e cada vez menos haja amor,carinho e respeito por quem afinal os colocou neste mundo e a filha aceitar a mãe ... menos mal para tanto que se escuta e vê.

o pago de tudo positivo ou negativo vem de cima sempre mais tarde ou mais cedo...
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça ago 21, 2012 2:48 pm

Tassebem Escreveu:O Xico não está nada bem.

Estava a parecer ir adaptando-se devagarinho à sua vida nova, num espaço novo, com companheiros que são gatos bebés e um gato muito pacholas.

Mas domingo vomitou amarelo e hoje de manhã foi-lhe dado de tudo um pouco para ver se ele comia alguma coisa, incluindo latinhas das mais apetitosas. Não quis comer. Tentou-se metê-lo na transportadora para o levar ao veterinário, mas não se deixou apanhar.

Amanhã de manhã, a minha amiga que está a cuidar dele vai tentar novamente levá-lo para ser visto. Pode ser uma gastrite, mas, sendo um gato gordinho, teme-se uma lipidose hepática.

Agora está mesmo triste e prostrado, mas reage mal quando pressente alguma coisa como uma ameaça. Está muito revoltado, e agora está doente, não sei o que é que determina o quê.

É muito possível que o Xico, conseguindo-se levá-lo ao vet amanhã, seja internado para exames e tratamento. Depois disso, se ele recuperar (espero bem que sim), voltar a colocá-lo no mesmo espaço de acolhimento não é viável ou, muito provavelmente, ficará na mesma. A ideia que nos dá é que se está a deixar ir, como por vezes os gatos fazem.

Por isso, apelo a uma FAT urgentíssima. Para piorar as coisas numa altura em que está tão difícil arranjar donos ou FATs, deverá ser uma pessoa que não tenha gatos ou que possa ter o Xico separado, mas num ambiente de casa, com companhia humana e mimo, que reproduza o mais possível aquilo a que ele estava habituado em casa da ex-dona.

Por favor.
Por agora vai ser difícil agarrá-lo para o meter numa transportadora. :?

Já nem comento, porque é mais forte que eu e poderia comprometer este tópico se fizesse a vontade ao que me apetecia dizer..., o que fizeram ao animal e à idosa... :(
Sobre o resto, já falámos...
Desejo a melhor sorte a esse animal e às suas zeladoras a ver se conseguem levá-lo "a bom porto"... atempadamente :(

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 21, 2012 5:16 pm

Obrigada, CarlotaSMAR e Leonilde.

Fiquei com o número de telefone da ex-dona. Queria dar-lhe uma boa notícia se conseguisse bom adoptante ou, pelo menos, dizer-lhe que o Xico estava bem. Para já, não vou dizer nada.

Se o Xico ficou assim com espaço e com companhia não hostil, imagine-se o que teria acontecido no canil -- isto se não tivesse sido abatido de imediato, como pode acontecer, uma vez que estava a ser entregue pela dona. Sei que já não devia ter ilusões mas, apesar de tudo, o facto de terem pedido que o animal fosse vacinado e com uma declaração veterinária (que também não diz muito, a não ser que o Xico era seguido naquela clínica desde não sei quando), talvez quisesse dizer que o iam mesmo resguardar e colocar para adopção, talvez na sala de recobro, onde estiveram a Aimée e o Minou... Não sei. Mas, se tivesse ficado lá, já não existia com certeza.

Lá se conseguiu meter o Xico na transportadora e ficou internado esta manhã. Ainda não tenho mais notícias do estado de saúde dele.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça ago 21, 2012 6:34 pm

Estou torcendo por esse gatinho, a história tocou-me... como todas, afinal. E realmente é melhor não dizer nada à senhora que foi dona dele, só iria aumentar-lhe a amargura.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça ago 21, 2012 9:43 pm

Será que não se podia chegar à fala com essa filha desnaturada e fazer-lhe ver o mal que está a fazer?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça ago 21, 2012 10:06 pm

Isto é uma violência para o Chico e para a dona! :cry:
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
ana-carla
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm
Localização: Cães

terça ago 21, 2012 10:18 pm

Não percebo certos seres humanos ditos racionais...
que rica filha esta sra tem
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”