Apenas sei que ele no inicio da semana passada surgiu na rua onde eu estava a passar uns dias na casa de uns familiares, na localidade da Moita, e que de lá não saiu. Faz lá a sua vida.. naquela rua e nas ruas contíguas, à espera possivelmente que os seus donos voltem.
Não coloco de parte a hipótese de que esteja perdido, e é com essa esperança que abro este tópico.
Ainda coloquei a hipótese de ser mais uma dos muitos pequenos que lhe abrem a porta das casas e prédios, e ele que passeie sozinho e depois volte para casa ao final do dia… deixei passar uns dias, mas apercebi-me que ele não dorme numa casa quentinha, nem numa cama confortável… dorme num jardim da rua, no meio das ervas e dos bichos que lá habitam. Também me apercebi que quase ninguém o alimenta, apenas eu e mais alguém que vi que colocou uns “ossos” no local onde eu tinha colocado comida e água. Provavelmente ele alimenta-se dos restos colocados por alguns amigos dos animais perto dos caixotes do lixo da zona, mas certezas não as tenho.
Lá faz a sua vida, dorme num canto do jardim da rua, outras vezes enrolado nos tapetes à porta dos diferentes prédios que compõe a rua. Apesar de muitas vezes passear pelas outras ruas paralelas, é naquela que ele passa a maior parte do tempo.. é nela que dorme, é nela que passa uma boa parte da tarde a ladrar para “nada” (quem sabe se a chamar pelos seus donos), é nela que passa boa parte da tarde a descansar, no jardim, ao sol, com o olhar vazio, à espera que a sua estrela brilhe..
Se no primeiro dia que o vi a ser já "escorraçado" por alguns vizinhos, ele me deixou aproximar, mimá-lo e alimentá-lo, comendo perto de mim, dois dias passados e o pequenote já não era o mesmo. Tentava aproximar-me e ele fugia a sete pés, mesmo a uma grande distância, como se eu lhe quisesse fazer algum mal.
“Baptizei-o” de Sebastião. O Sebastião é um cão de porte muito pequeno, no máximo entre 5-8Kg, de pelagem curta, preta, amarela e branca, aparenta ser já quase sénior (pelo menos 6 anos), e possivelmente está castrado (ainda não consegui ter certezas). É um cão muito meigo, que aceita facilmente carinhos e festas, mas apenas de quem conhece, porque de quem não conhece, têm que ganhar a sua confiança (fruto de desconfianças por apesar de nenhum mal fazer, existirem sempre pessoas que o escorraçam como se de alguma doença má ele se tratasse).
Não o posso acolher de forma alguma em minha casa, e na casa onde estive de familiares também é impossível. Não consigo sequer pensar na hipótese de ir com ele ao veterinário ver se tem microchip, e depois se não tiver, voltar a largá-lo na rua, abandoná-lo de novo…

Durante esses dias vi-o ser escorraçado algumas vezes, mandado calar outras tantas, e é por isso que temo o pior… o dia em que os vizinhos se lembrem de chamar o Canil Municipal.
Alimentei-o sempre que pude, dei-lhe água e carinhos.
Foi no dia em que tive de regressar a casa que decidi que, estando ele a dormir a sua sesta da tarde ao sol, talvez estivesse calmo, e me deixa-se desta vez aproximar como “no inicio”. Assim foi.
Felizmente estava mesmo calmo, e muito devagar deixou-me aproximar, mas sem antes recuar a pensar que eu era mais uma que o ia mandar embora do local. Lá lhe mostrei que ali estava apenas para o acarinhar mais uma vez, e ele sentindo-se à vontade, mas sempre com aquele olhar triste e vazio, deixou-me fazer-lhe muitas festas, mimá-lo, e tirar-lhe as fotos que coloco a seguir.
Abandonado ou perdido, este pequenote está na rua à mercê do pior perigo que existe… o Homem.
Neste momento estou longe, mas tenho tentado manter contacto com pessoas que habitam na dita rua, e até ontem ele ainda lá estava. Ouviram-no ladrar durante a manhã, e de noite, a correr atrás de um outro habitante da rua (talvez alguém que também o veja como ele é, apenas mais uma pequeno a precisar de ajuda e de uma mão amiga…).
Apesar de longe, continuo com o pequenote na cabeça e no coração, e foi por isso que decidi colocar este tópico, para que se na remota esperança de ele estar perdido, os donos o pudessem encontrar. Ninguém da zona o conhece, por isso só existe mesmo a hipótese de ter-se perdido ou ter sido mais um abandono de Verão.
Já procurei no Encontra-me e pela internet, e apenas encontro um anúncio com foto, de um cão que é parecido ao da foto, mas que não é do que desapareceu. O mesmo desapareceu em Sintra em Março... mas mesmo assim vou contactar o anúncio, e esperar que me respondam. Não tenho muita esperança devido à distância, a serem locais em que existe um rio para atravessar, entre outras coisas. Mas tentar pelo pequeno “Sebastião” não custa.
Se ele estiver perdido, se alguém o conhecer ou se lembrar dele, contacte-me. E se ele estiver efectivamente abandonado, se alguém quiser acolher este pequenote “portátil”, já velhote, que merece e precisa da sua oportunidade, que a sua estrelinha volte a brilhar…entre em contacto comigo também.
Contactos: Nádia Cirilo, 917348884 e [email protected]
Aqui ficam as fotos do pequeno “Sebastião”