Pequenote "Sebastião", Macho, Perdido ou Abandonado? - Moita

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Responder
nadea
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm

segunda ago 24, 2009 1:30 pm

Talvez este pequenote tenha sido apenas mais um caso de abandono de Verão.. :(

Apenas sei que ele no inicio da semana passada surgiu na rua onde eu estava a passar uns dias na casa de uns familiares, na localidade da Moita, e que de lá não saiu. Faz lá a sua vida.. naquela rua e nas ruas contíguas, à espera possivelmente que os seus donos voltem.
Não coloco de parte a hipótese de que esteja perdido, e é com essa esperança que abro este tópico.
Ainda coloquei a hipótese de ser mais uma dos muitos pequenos que lhe abrem a porta das casas e prédios, e ele que passeie sozinho e depois volte para casa ao final do dia… deixei passar uns dias, mas apercebi-me que ele não dorme numa casa quentinha, nem numa cama confortável… dorme num jardim da rua, no meio das ervas e dos bichos que lá habitam. Também me apercebi que quase ninguém o alimenta, apenas eu e mais alguém que vi que colocou uns “ossos” no local onde eu tinha colocado comida e água. Provavelmente ele alimenta-se dos restos colocados por alguns amigos dos animais perto dos caixotes do lixo da zona, mas certezas não as tenho.

Lá faz a sua vida, dorme num canto do jardim da rua, outras vezes enrolado nos tapetes à porta dos diferentes prédios que compõe a rua. Apesar de muitas vezes passear pelas outras ruas paralelas, é naquela que ele passa a maior parte do tempo.. é nela que dorme, é nela que passa uma boa parte da tarde a ladrar para “nada” (quem sabe se a chamar pelos seus donos), é nela que passa boa parte da tarde a descansar, no jardim, ao sol, com o olhar vazio, à espera que a sua estrela brilhe..

Se no primeiro dia que o vi a ser já "escorraçado" por alguns vizinhos, ele me deixou aproximar, mimá-lo e alimentá-lo, comendo perto de mim, dois dias passados e o pequenote já não era o mesmo. Tentava aproximar-me e ele fugia a sete pés, mesmo a uma grande distância, como se eu lhe quisesse fazer algum mal.

“Baptizei-o” de Sebastião. O Sebastião é um cão de porte muito pequeno, no máximo entre 5-8Kg, de pelagem curta, preta, amarela e branca, aparenta ser já quase sénior (pelo menos 6 anos), e possivelmente está castrado (ainda não consegui ter certezas). É um cão muito meigo, que aceita facilmente carinhos e festas, mas apenas de quem conhece, porque de quem não conhece, têm que ganhar a sua confiança (fruto de desconfianças por apesar de nenhum mal fazer, existirem sempre pessoas que o escorraçam como se de alguma doença má ele se tratasse).

Não o posso acolher de forma alguma em minha casa, e na casa onde estive de familiares também é impossível. Não consigo sequer pensar na hipótese de ir com ele ao veterinário ver se tem microchip, e depois se não tiver, voltar a largá-lo na rua, abandoná-lo de novo… :( :cry:

Durante esses dias vi-o ser escorraçado algumas vezes, mandado calar outras tantas, e é por isso que temo o pior… o dia em que os vizinhos se lembrem de chamar o Canil Municipal.

Alimentei-o sempre que pude, dei-lhe água e carinhos.

Foi no dia em que tive de regressar a casa que decidi que, estando ele a dormir a sua sesta da tarde ao sol, talvez estivesse calmo, e me deixa-se desta vez aproximar como “no inicio”. Assim foi.
Felizmente estava mesmo calmo, e muito devagar deixou-me aproximar, mas sem antes recuar a pensar que eu era mais uma que o ia mandar embora do local. Lá lhe mostrei que ali estava apenas para o acarinhar mais uma vez, e ele sentindo-se à vontade, mas sempre com aquele olhar triste e vazio, deixou-me fazer-lhe muitas festas, mimá-lo, e tirar-lhe as fotos que coloco a seguir.

Abandonado ou perdido, este pequenote está na rua à mercê do pior perigo que existe… o Homem.

Neste momento estou longe, mas tenho tentado manter contacto com pessoas que habitam na dita rua, e até ontem ele ainda lá estava. Ouviram-no ladrar durante a manhã, e de noite, a correr atrás de um outro habitante da rua (talvez alguém que também o veja como ele é, apenas mais uma pequeno a precisar de ajuda e de uma mão amiga…).

Apesar de longe, continuo com o pequenote na cabeça e no coração, e foi por isso que decidi colocar este tópico, para que se na remota esperança de ele estar perdido, os donos o pudessem encontrar. Ninguém da zona o conhece, por isso só existe mesmo a hipótese de ter-se perdido ou ter sido mais um abandono de Verão.

Já procurei no Encontra-me e pela internet, e apenas encontro um anúncio com foto, de um cão que é parecido ao da foto, mas que não é do que desapareceu. O mesmo desapareceu em Sintra em Março... mas mesmo assim vou contactar o anúncio, e esperar que me respondam. Não tenho muita esperança devido à distância, a serem locais em que existe um rio para atravessar, entre outras coisas. Mas tentar pelo pequeno “Sebastião” não custa.

Se ele estiver perdido, se alguém o conhecer ou se lembrar dele, contacte-me. E se ele estiver efectivamente abandonado, se alguém quiser acolher este pequenote “portátil”, já velhote, que merece e precisa da sua oportunidade, que a sua estrelinha volte a brilhar…entre em contacto comigo também.

Contactos: Nádia Cirilo, 917348884 e [email protected]

Aqui ficam as fotos do pequeno “Sebastião”

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
<p>"Eu temo pela minha esp&eacute;cie quando penso que Deus &eacute; justo.."</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... /</a>&nbsp;& <a href="http://ocantinhodaspatinhas.blogspot.co ... om/</a></p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda ago 24, 2009 1:36 pm

Nadea, é tão lindooooooooooo :o
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
nadea
Membro Veterano

segunda ago 24, 2009 5:10 pm

sofiaabreulopes Escreveu:Nadea, é tão lindooooooooooo :o
É verdade Sofia.. ele é mesmo um amor de menino, lindo, lindo e muito mimoso.. parte-me o coração só de pensar que não o posso ajudar mais do que faço :( :cry:
<p>"Eu temo pela minha esp&eacute;cie quando penso que Deus &eacute; justo.."</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... /</a>&nbsp;& <a href="http://ocantinhodaspatinhas.blogspot.co ... om/</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 24, 2009 10:09 pm

Nadea, dentro do que cada um pode, no teu caso, só o facto de vires colocar este tópico, já é alguma tentativa de ajuda. :wink: Não te sintas mal porque, infelizmente nem sempre se pode ajudar a 100% e são tantos, coitados... :(

Que é lindo, é! Infeliz mas lindo :(

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nadea
Membro Veterano

terça ago 25, 2009 1:09 am

Obrigado pelas palavras Leo.. de coração!

Por mais que me custe, é a verdade... :( e por mais pequena que seja a esperança, foi agarrando-me a ela que eu e o "Sebastião" nos agarrámos comigo ao abrir este tópico.. e ela existirá até ao fim.

Se nós conseguissemos chegar a tudo.. :cry:
nadea
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 12:12 pm

Desde Domingo de noite que os meus familiares não viam este pequeno. Hoje tive de sair, e ir à Margem Sul, não pude de deixar de ir procurá-lo.. não conseguia pensar que já lá não estaria

Todos os momentos em busca dele, às voltas pelas ruas todas contíguas foram dificeis. Não estava nas ruas habituais, e talvez por isso mesmo os meus familiares não o tenham visto mais. Procurei, e já quase com a esperança esmorecida, lá o encontrámos numa outra zona, perto da outra rua, mas um pouco mais afastada.
É uma zona mais calma, em que aparentemente não o tratam mal, mas no entanto, não sei sinceramente o que é pior : não tenho anda contra as pessoas que passeiam cães na rua sem trela, mas pelo menos que quando eles vão "para cima" de outros cães, ou incomodá-los, pelo menos que os que andam sem trela respondam à chamada

Estava eu muito bem, a tentar aproximar-me do "Sebastião", sai uma Sra. com 3 cães, um de grande porte, outro de médio, e outro de mais pequeno. O mais pequeno veio direito ao "Sebastião" que estava coitadinho distraído e bem do outro lado da estrada, e estava pronto para lhe fazer frente. Coitadinho do "Sebastião".. mostrou os dentes ao outro, mas com uma atitude e posição de medo que nunca vi em nenhum cão o rabinho todo entre as pernas, e enquanto o outro não saiu de lá, não se acalmou.
Era eu a tentar afastar o outro com o que conseguia, e a dona, bem longe, voltou costas e continuou a passear os outros cães
Lá o afastei, lá o outro cão seguiu o seu caminho, e depois deste episódio, ainda consegui mimar um pouco o "Sebastião" e tirar-lhe mais umas fotos.. mas depois, o "Sebastião" sentiu mais cães e decidiu seguir o caminho por outro lado.

Decidimos não insistir mais, para não o stressar mais.. já não bastava os cães todos..
Ainda parámos de novo o carro, tirámos-lhe mais umas fotos, e o viémos embora.

Deixo aqui as fotografias de ontem do pequeno "Sebastião"

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta ago 26, 2009 2:21 pm

Ai Nadea, que nó na garganta...
Já o puseste no adopta-me??
E uma FAT????
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 3:48 pm

Nadea, esse canito não terá dono? É que está tão limpinho e com tão bom aspecto... :o
Há muita gente que os deixam andar em liberdade e eles só vão a casa quando têm fomeca. Se alguém lhes der de comer, estão dias e dias a fio sem ir a casa.
Nesta "Terrinha" é uso ver estas situações... e quando alguém de fora cá vem, pensam que andam abandonados... :|

Atenção a este facto, Nadea. Informa-te nem... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nadea
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 4:37 pm

O maior problema Sofia, prende-se com o facto de eu não poder responsabilizar-me pelo pequenote "Sebastião". Todos sabem que tenho os outros três pequenos (Lia, Shiva e Óscar), e que os consigo manter graças a vossa ajuda, das madrinhas, em termos de hotel, e quanto a outros custos e cuidados, como alimentação, cuidados médico-veterinários, entre outras coisas que eles precisam muito, O Cantinho das Patinhas tem ajudado alguma coisa porque têm existido compras, mas quando não houverem não sei como vai ser. Algumas madrinhas também tentam ajudar pontualmente, mas podem nem sempre poder fazê-lo, e também não têm essa obrigação. Todos sabem que estudo não trabalho, não tenho rendimentos próprios, e por mais que me custe, tenho que pensar primeiro nos que estão à minha responsabilidade, e precisam de mim.

Ainda agora tivémos as despesas do veterinário da Lia com as Análises à Leish e Scalibor, depois teremos de optar pelo tratamento da Leishmaniose com um novo medicamento, e que tem tido excelentes resultados, medicamento esse que é muito caro e nem sabemos se iremos ter o dinheiro para ele.
A Shiva vai precisar de uma saca de ração de gama muito alta, mesmo para começar as experiências, felizmente não é a hipoalergénica que é mesmo muito cara, mas é uma Sensitive de Salmão e Arroz, e não sei como será com o dinheiro para eles.

Manter estes três já envolveu muitos esforço financeiro da minha parte, aplicando neles practicamente quase toda a minha mesada que recebo, e tenho sempre medo de algum dia que seja necessário para uma coisa mais urgente e não ter para eles, não me posso mesmo responsabilizar por mais um pequenino.

Colocá-lo para adopção, quer seja aqui, quer seja no adopta-me, vejo-o como responsabiulizar-me por ele, assumindo que, caso ele seja adoptado eu tenha que o entregar, com tudo a que ele tem direito e com a máxima segurança possível. Era incapaz de o entregar sem ser vacinado e microchipado, já para não falar em esterilização se ele não for esterilizado, e eu não posso a nível financeiro suportar esse custo, nem o iria pedir ao adoptante. Quando me responsabilizo por um animal, esses custos recaiem sobre mim, e eu nem 5€ sinceramente tenho para dar para o pequenino :( isso custa-me muito, mas não posso tirar dos que estão à minha responsabilidade e precisam de mim.

Mas obrigado de coração pelas ideias que deste querida! As Fat's como sabemos estão todas completamente cheias.. é muito dificil, eu sei. São tantos a precisar :(

Mas continuo com esperança que a estrelinha dele possa brilhar..

Obrigado também Leo pelas indicações que deu que são tão preciosas. Efectivamente pelas fotos pode parecer que ele está bem tratado Leo, mas não está.
Ele comporta-se mesmo como se tivesse sido mais uma cão abandonado na rua. Só começou mesmo a ser mais desconfiado, e a fugir ao mínimo movimento, depois de ser enxotado pelos vizinhos na rua, foi aí que pensamos que foi abandonado.
No primeiro dia que ele apareceu por lá, e que o vi pela primeira vez a ser enxotado, ainda consegui fazer-lhe festas como vos disse, e mimá-lo um pouco. Nos dias segintes mantive-o sempre debaixo de olho, perguntei aos meus familiares se ele era de alguém, eles perguntaram também aos vizinhos, etc. e dizem que ele dali não é, e que o mais certo é ele ter sido abandonado. Nos dois dias seguintes via-o sempre ser mandado calar, quando ladrava, e ser literalmente enxotado dos locaris onde tentava descansar, apenas porque sim.
Dormiu sempre, todas as noites, perto do local onde pensamos ter sido abandonado, a maioria das vezes no jardim das primeiras fotos que aqui coloquei.
Pensei que ele também pudesse ter dono, pois bem sei o que é essa realidade do "vá vai passear sozinho..", mas quando comecei a vê-lo a dormir, todo enrroscado no jardim, ou à porta dos prédios, já de madrugada, pela noite dentro, dias a fio, percebi que ele não tinha uma casa, um abrigo, nada.

Foi a partir daí que pensei que ele é mesmo mais um abandono de Verão. Na zona perguntei e os meus familiares perguntaram, ninguém o conhece. Se no inicio ele ainda aceitava festas, mas mesmo desconfiado, aos poucos, e devido às amarguras da rua e de quem infelizmente não suporta animais, ele tornou-se desconfiado, e muito mais atento ao que o rodeia. Se alguém lhe faz um gesto, nem que seja para o chamar, ele acha que é a enxotarem-no e sai do local onde está, encaminhando-se para outro, sempre a olhar para trás. O não "largar" o locar onde o vimos pela primeira vez, tudo parece indicar para que tenha sido abandonado ali, e que estivesse à espera do regresso dos donos.. :(
Nos primeiros dias ele estava mesmo bem tratado, mas os dias vão passando, e desta última vez, já o achei mesmo com o pêlo mais baço, e mais "mal tratado" da rua :(

Mas obrigado memos por avisar Leo. Temos tido isso em conta, e é por tudo indicar o abandono que nos magoa mais. :(
nadea
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 6:31 pm

Um grupo de pessoas, amigos dos animais de outro fórum, tem estado a organizar-se para ajudar este pequenote :)

Pretendem responsabilizar-se por ele, colocá-lo em hotel, tratar das vacinas, alimentação, etc.
TSaphira Escreveu:Já respondi no mail, e confirmo aqui.

Alguém se quer juntar a nós e ser madrinha ou padrinho do Sebastião? :love: :)
Mais alguém gostava de ajudar o pequeno Sebastião? :)
nadea
Membro Veterano

sexta ago 28, 2009 10:48 pm

TSaphira Escreveu:Olá está-se a ver uma luzinha ao fundo do túnel para o pequeno Sebastião ir para um hotel. Contamos com a ajuda inestimável da Nádia, e temos um grupo de madrinhas para ajudar este lindo. :love:

Quem se quer juntar a nós e dar uma ajuda? :)
Vamos lá não se façam acanhadas ;) , nem só os gatuxos precisam de ajuda :) :love:
É isso mesmo TSaphira :)

Torçam muito por nós e pelo Sebastião :roll: : :D
nadea
Membro Veterano

domingo ago 30, 2009 1:03 pm

Olá meninas estive agora ao telefone com a Nádia, e acontece que o Sebastião tem dona.

Pois é... A Nádia encontrou-o e estava a dar-lhe o franguinho que tinha levado para ele, preparando-se para o levar, quando aparece uma senhoa a uma janela e fica a olhar para o que a Nádia estava a fazer. A Nádia entabulou conversa com ela e a senhora disse-lhe que o cão tinha dona e que a pessoa morava numas vivendas numa outra rua. A Nádia ainda argumentou que o cão muitas vezes dormia na casa da avó e não parecia ter dono, mas a outra senhora afirmou que sim senhora tinha. E claro que com isto a Nádia não o trouxe. Continuo a dar-lhe o frango e apareceram outros canitos mas que ela conhece a sabe que tem dono, e ainda tentou encontrar a dona mas não conseguiu.

Fica pois o nosso grupinho guardado para quando aparecer alguém que precise. Afinal o "Sebastiáo" é só um espirito livre .

Assim que puder a Nádia vem aqui contar as aventuras dela, mas pediu-me para entretanto eu vir aqui e dar a novidade.
Tal como a TSaphira descreveu noutro fórum os acontecimentos de ontem.. assim foi :( E se quando tive de desistir de o trazer connosco porque me tinham dito que tinha "dona", mais tarde confirmei-o com um amigos dos animais da zona, que conheço à muito, e que me ajudou já noutras situações com cães de rua, alimentando-os também, etc.

Ontem cheguei muito tarde, apenas consegui enviar email para as amigas que tentavam por tudo ajudar o Sebastião. Mas venho-vos contar a história como se passou, e como não pudemos recolher o pequeno Sebastião.. afinal de contas ele tem "dona" :(

Fui muito entusiasmada e contente, com aquele friozinho na barriga, e sendo vos sincera, só pedia a Deus o que fosse melhor para o pequeno. Acima de tudo eu tinha medo de não o conseguir apanhar, mais do que ele ter dono. Recebi a meio do caminho e do "resgate" o telefonema da Rute do hotel, também ela preocupada para saber como estava ele e se sempre íamos conseguir.

Mal chegámos ao local, ainda tivémos de dar umas boas voltas de carro. Estava desta vez um pouco mais deslocado para cima nas ruas. Encontrei-o a conviver com outro cão, que estava a ser passeado pelo dono. Nem esperei muito, sai do carro, trouxe a trela comigo, e o franguinho assado.

Chamei-o, mostrei-lhe o frango, e todo ele delirou. Estava cheio de fomeca, e comeu uns bons pedaços. Olhei em meu redor, e apercebi-me que um Sr. que estava à janela, se mantinha lá, e sempre a olhar para mim, e para o Sebastião, bem como para o nosso carro. O Sr. estava com a neta e apercebi-me que falavam sobre nós e o que estava-mos a fazer.

Eu já tinha perguntado a muitas pessoas da zona, e todas me diziam que não conheciam dono, que deveria mesmo ser abandonado, até porque pelo comportamento tudo o indicava.

Com o Sr. a seguir tudo o que estávamos a fazer, decidi que não podia ir embora com o cão sem perguntar ao Sr. se ele conhecia o cão e se tinha dono. (o Sr. viu-se mesmo que estava "em cima" de nós, até pela maneira como nos respondeu).
Cumprimentei-o educadamente, perguntei se conhecia o cão, e se ele tinha dono.
Ele logo me respondeu que sim, que o cão era duma Sra. que morava umas ruas acima, numa vivenda.
Eu arguementei que ele dormia sempre à noite de madrugada na rua da minha avó, e que por lá passou uns bons dias a ser enxotado por muitos, mas ele voltou a afirmar que sabia que ele era da dita Sra. e que a conhecia, que ele não era abandonado. Foi até um pouco rispido ele, e foi para dentro de casa.
A neta ficou na varanda, e veio logo a esposo do Sr. à varanda perguntar à neta o que se passava.

Senti um aperto, porque sabia que tendo ele dona, não o poderíamos levar. Ainda tentei perguntar à pequena se ela sabia onde morava a Sra. para eu ir lá, mas ela parece que não me ouviu e também foi para dentro.

Ainda estive ali um bom bocado, ele sempre a aceitar os meus mimos, o frango e as festas.

Outros cães se aproximaram, mais dois, devido ao cheirinho do frango, mas estes eram cães com dono, que habitualmente passeiam pelas ditas ruas, e que eu já conhecia. Todos juntos partilhavam a refeição que era para ser do Sebastião.

Eu sempre a pensar o que fazer.. mas com o coração nas mãos, tive de ter a atitude mais responsável e digna.. se ele tem dona, não poderia levar o cão dali, por mais que me custasse o que me custou.
Ainda para mais porque se o levássemos o Sr. que esteve sempre a topar-nos diria à dita "dona" e provavelmente estavamos em maus lençois.
Apesar de entretanto, depois do calor do momento já ter pensado que se ela o fize-se eu apresentava queixa dela por abandono, visto qualquer cão não poder andar sozinho na rua como o dela anda.

Mimei-o o mais que pude, e assim que a refeição acabou, ele e os outros meninos quiseram seguir os seus passeios.. não insisti mais..

Liguei logo à Teresa Lopes a caminho do hotel, a contar tudo, e a pedir que vos avisa-se. Desculpem não tê-lo feito logo, mas sabia que ia chegar muito tarde a casa, e vocês não poderiam ficar sem saber das novidades.

Depois de passear os meus pequenos, voltei à Moita, e à rua da minha avó.
Foi "ouro sobre azul" por alguns motivos.
Vi vir a descer a rua um Sr., amigo dos animais, que tenta acariar cães abandonados para perto da rua dele (umas ruas acima da minha avó), alimenta-os, tentando com isto evitar as redes do canil para esses pequenos.
Eu já o conhecia de outro caso que ele me ajudou a alimentar outros cães, e só não tinha falado com ele antes porque ele devia ter estado de férias.

Abordei-o, levava um dos cartazes que estava disposta a colocar quando o resgata-se-mos a dizer que tinhamos encontrado um cão, acima de tudo a prever que ele tivesse "dono". Mostrei-lho e perguntei se ele o conhecia. Expliquei tudo, onde dormia, o comportamento como se fosse abandonado, tudo direitinho.
E ele mesmo antes de explicar a história toda, disse-me logo que se era um que dormia ali no jardim da minha avó, que o conhecia já de algum tempo, e que tinha dono sim, não sabe se para as tais vivendas, mas que tem, porque ele já o vê andar ali há ANOS.

Fiquei estupefacta, expliquei-lhe alto e bom som das nossas intenções em ajudá-lo, e porquê (inclusivamente pelos maus tratos que ele estava a receber por parte de certos vizinhos, visto estar a esposa do Sr. que o escorraçou vezes sem conta à janela, e até olhei bem para ela para ela perceber) e ele voltou a afirma que o conhecia há algum tempo e que tem dono de certeza.
Explicou-me o que eu já sabia, que muitos vizinhos por ali é abrir a porta, e o cão que passei-e sozinho. E que apesar de admirar o nosso gesto, também concordou que tendo dono não o leva-se-mos.

Combinei com ele andar-mos (eu, sempre que possível, visto morar em Lisboa) em cima do Sebastião, e tentar-mos descobrir a dona, nem que seja para a avisar que qualquer dia apresentamos queixa contra ela, ou para ver o que ela explica de ele andar assim na rua.

Fui almoçar a casa dos meus avós com o coração muito triste.. mas com uma restia de esperança de que pelo menos, já não é só uma pessoa que dizia que ele tinha dono, inclusivamente disse-o uma pessoa que confio e que gosta de animais, e por mais que me custe, agora não podia por exemplo (que era o que tinha vontade) de ir lá de noite e trazê-lo.. não porque todos saberiam que fui eu.. já ficaram de pé atrás pelo menos o Sr. velhote da varanda, a neta e a avó. Pela conversa conheciam a dona do cão.. fiquei de pés e mãos atados :(

Às amigas que estavam reunias para ajudar o pequeno Sebastião, desculpem. Sinceras desculpas por não "termos" conseguido, mas era incapaz de trazer o cão de outrém.
Ainda para mais, colocando-vos a vós nessa "roubada".. é uma responsabilidade imensa.

Obrigado Teresa Lopes por teres vindo trazer as notícias para todas saberem o que se tinha passado e em que pé andávamos.

Obrigado a todas vós por todo o apoio, ajuda, força, etc. que deram tanto a mim como ao Sebastião enquanto pudemos.

Lamento mesmo muito não o termos podido resgatar.. mas não era capaz. Espero que compreendam.

Eu estarei cá sempre para vós, em tudo o que precisarem e eu possa ajudar. Não será por não termos conseguido que havemos de desistir.
Todas/todos nós, à nossa maneira já ajudamos muito os animais que conseguimos e podemos.. os que mais precisam. Continuemos o nosso trabalho, e que hajam mais grupos de entre ajuda como o nosso (apesar de eu saber que que no fundo não iria fazer tanto comparado com vós) para que possamos cada vez mais, ajudar mais e mais animais.

Obrigado a todos os que se importaram, ajudaram, torceram pelo pequeno "Sebastião".

Bem hajam!

Peço à moderação para, se possível, passar para os Resolvidos. Sempre que possível´e que as hajam, prometo trazer notícias deste pequeno "Sebastião".
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 9:12 pm

Olá nadea.

Não te sintas mal...porque pelo menos importaste-te com o animal, coisa que nem os seus próprios donos o fazem, infelizmente. :roll: Mas, eu parece que estava a adivinhar...né? Em meios pequenos, é o dia a dia de muitos animais...!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nadea
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 9:41 pm

leonildecarvalho Escreveu:Olá nadea.

Não te sintas mal...porque pelo menos importaste-te com o animal, coisa que nem os seus próprios donos o fazem, infelizmente. :roll: Mas, eu parece que estava a adivinhar...né? Em meios pequenos, é o dia a dia de muitos animais...!

Leo
Obrigado mais uma vez pelas palavras e pelo apoio Leo :)

É verdade.. nem mesmo os donos se importam com eles :|

O que tentarei a partir de agora é mesmo descobrir quem é a dita Sra. (ainda não sei bem como, mas dê por onde der, vou tentar). E depois vou conversar com ela, explicar-lhe que nós estivémos para o recolher porque parecia abandonado, porque dormia nas ruas mais abaixo, também vou dizer que tal como nós, também o canil o poderia ter pensado, e ser apanhado pelas redes do canil, e ainda mais, ele foi exotado por vizinhos nojentos.. quem garante que não continua a ser, ou mesmo mal tratado?

Vamos ver a resposta dela, e o que será do Sebastião.

Irei andar em cima sempre que lá for, e em contacto com o amigo dos animais que me confirmou, depois do tal Sr., que ele tem dona.

Acima de tudo, peço que ele esteja bem, e que pelo menos seja bem tratado e cuidado.

Obrigado mais uma vez! :)
reex
Membro Veterano
Registado: quinta out 25, 2007 11:12 am
Localização: tenho 2 cães apanhados da rua .e um fox terrier de 12 anos a viver no Minho com os meus pais ( memor

terça set 01, 2009 9:30 am

se calhar a dona , pos-o na rua e não o quer mais :? ou então ja não mora na tal vivenda mudou-sse e ninguem sabe e o cão ficou :(
eu trazi-o na mesma , pegava nele e ia a procura da suposta dona e perguntava se o cão era dele e se o queria :(
<p>quem salva uma vida , salva o mundo inteiro</p>
<p>portugalzoofilo.net</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”