Banco de Sangue (HVP)

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

hvporto
Membro Júnior
Registado: segunda out 12, 2009 1:12 pm

segunda out 12, 2009 1:36 pm

O Banco de Sangue Veterinário destina-se a fornecer sangue inteiro, plasma e concentrado de eritrócitos a todos os médicos veterinários de Portugal e Espanha. Além disso, oferece a possibilidade de realizar tipificação sanguínea canina (DEA 1.1) e felina (A, B e AB), sendo este serviço extensível aos proprietários interessados.

Características dos dadores

Cães

Saudável, calmo e simpático
Peso > 25 kg
Idade de 1 a 8 anos
Livre de doenças infecciosas
Devidamente vacinado e desparasitado
Não tomar qualquer medicação além dos desparasitantes
Sem história de doença grave
Não apresentar sopro cardíaco
Não ter realizado qualquer transfusão
Macho ou fêmea não gestante
Sem potencial para desenvolvimento de bacterémia: doença periodontal, lesões de pele, ferimentos ou abcessos
Sem doença sistémica

Gatos

Peso > 3,5 kg
Idade de 1 a 8 anos
Indoor 100 % e apenas alimentados com dieta comercial
Sem potencial para desenvolvimento de bacterémia: doença periodontal, lesões de pele, ferimentos, abcessos
Sem doença sistémica

Contactos:

Tv. Silva Porto nº174
4250 — 475 Porto

Telefone: (+351) 228 348 170
Fax: (+351) 228 348 171
Telemóvel: (+351) 918 417 527

E-mail: [email protected]
Última edição por hvporto em sexta out 16, 2009 8:14 am, editado 1 vez no total.
KikoRahim
Membro Veterano
Registado: segunda jul 13, 2009 7:46 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...e todos os k p.cá passaram,cá estão além de todos os k dormem na rua...

terça out 13, 2009 4:29 am

pergunto porquê a diferença que se faz como requisito na comida de cães e de gatos para poderem ser dadores?Obrigada pelo esclarecimento :arrow:

Características dos dadores

Cães

Peso > 25 kg
Idade de 1 a 8 anos
Sem potencial para desenvolvimento de bacterémia: doença periodontal, lesões de pele, ferimentos ou abcessos
Sem doença sistémica

Gatos

Peso > 3,5 kg
Idade de 1 a 8 anos
Indoor 100 % e apenas alimentados com dieta comercial
Sem potencial para desenvolvimento de bacterémia: doença periodontal, lesões de pele, ferimentos, abcessos
Sem doença sistémica
Última edição por KikoRahim em sexta out 16, 2009 1:22 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>"Os animais dividem connosco o privil&eacute;gio de ter uma alma"... - Pitagoras</strong></p>
<p>Cada dia que passa na minha vida mais admiro quem tem realmente cora&ccedil;&atilde;o grande,isso s&oacute;&nbsp; &eacute; efectivamente confirmado atrav&eacute;s de gestos lindos com os amigos 4 &nbsp;patinhas:quem os ama de verdade nunca pode ser trai&ccedil;oeiro<strong>...</strong></p>
hvporto
Membro Júnior

terça out 13, 2009 1:11 pm

Boa tarde,

A questão é muito pertinente! :)

Não é que a alimentação seja o ponto mais fulcral para ser um bom dador de sangue..

O mais importante é que tenha uma boa saúde :)

Contudo, há que ter em mente a realidade de que quanto mais saudável for a ailmentação, mais saudável se torna o animal. :)

E um dador tem que ser, mesmo, saudável!! :)

Atenciosamente,
HVP
KikoRahim
Membro Veterano
Localização: Rafaela sempre no coração...e todos os k p.cá passaram,cá estão além de todos os k dormem na rua...

terça out 13, 2009 11:05 pm

quanto a mim sim é bastante importante frisar que 1 boa alimentação quase sempre é a base de animais saudaveis e eu posso afirmar isso apesar de ter já perdido 3 mimos doces este ano, mas nada teve a ver com alimentação e sei que os meus animais quase visitam o Vet apenas para vacinas,salvo raras excepções mas como no vosso post frisaram a alimentação especifica de felinos e não de cães daí eu ter feito a pergunta e afinal não fui esclarecida acerca disso por vocês pois ando aqui pelos animais e aprecio sempre conseguir captar algo mais acerca de seres tão deliciosos :arrow:
Última edição por KikoRahim em quarta out 14, 2009 1:15 am, editado 2 vezes no total.
<p><strong>"Os animais dividem connosco o privil&eacute;gio de ter uma alma"... - Pitagoras</strong></p>
<p>Cada dia que passa na minha vida mais admiro quem tem realmente cora&ccedil;&atilde;o grande,isso s&oacute;&nbsp; &eacute; efectivamente confirmado atrav&eacute;s de gestos lindos com os amigos 4 &nbsp;patinhas:quem os ama de verdade nunca pode ser trai&ccedil;oeiro<strong>...</strong></p>
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

quarta out 14, 2009 12:12 am

Uma boa inicitiativa: dar a conhecer o único banco de sangue existente na cidade do Porto.

Eu mm já comprovei o bom serviço do banco de sangue do HVP, qdo o meu gato Pirolas teve bastante mal, tendo se salvado graças à transfusão com todos os controles necessários para q nada falhasse.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta out 14, 2009 7:16 am

http://www.hospvetmontenegro.com/store/

Curioso, sempre tive ideia de que o hospital veterinario montenegro tinha banco de sangue...ademais até fazem hemodiálise.
hvporto
Membro Júnior

quarta out 14, 2009 8:54 am

Sim, o Hospital Veterinário Montenegro também tem banco de sangue.

O Banco de Sangue do Hospital Veterinário do Porto existe desde 2002 sendo pioneiro.
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

quarta out 14, 2009 12:49 pm

Gypsfulvus Escreveu:http://www.hospvetmontenegro.com/store/

Curioso, sempre tive ideia de que o hospital veterinario montenegro tinha banco de sangue...ademais até fazem hemodiálise.
´

São diferentes maneiras de trabalhar.
Tive um gato q fez uma transfusão no HVMontenegro, em q eu mm levei um gato meu e no mm dia foi feita a transfusão.
A minha experiência anterior foi no HVP e o Pirolas teve q aguardar, pois o dador era especifico.

Ambos os bancos de sangue são credíveis, com posturas diferentes.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

quarta out 14, 2009 10:56 pm

Uma pergunta,

Em Lisboa existe algum hospital com banco de sangue? :roll:
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta out 14, 2009 11:01 pm

Taro Escreveu:Uma pergunta,

Em Lisboa existe algum hospital com banco de sangue? :roll:
Existem sim senhora, até mais do que um, que os têm pra uso nas suas instalações e pelo menos em um caso que eu conheça, que vende sangue para outras clinicas.
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

quinta out 15, 2009 12:26 am

Obrigado pela resposta, :wink:

Eu não faço a miníma ideia como é que as coisas se processam numa situação em que um animal precise de uma transfusão. Um exemplo..se eu tiver um animal que precise de uma transfusão, e se o médico vet for de uma clínica (e não hospital vet) como é o procedimento?
É o médico que requer a um banco de dados ou é o proprietário do animal que terá de fazer o pedido ao banco de sangue?
Pergunto pois recordo-me de ler ( não se se neste ou em outro site) de uma forista que pedia ajuda de um animal para uma transfusão de sangue que o seu cão precisava com urgência.

Outra questão..as clínicas vet têm recursos em termos de sangue numa eventual situação de emergência, por exemplo, um animal atropelado que exiga quase de imediato uma transfusão de sangue?
Eu como desconheço o assunto, agora fiquei com mil e uma questões :oops:

Como não sei se a clínica a que costumo ir sabe desse novo serviço pois não sei se o HVP fez algum tipo de divulgação interna (clínicas e HV), vou passar a informação.
KikoRahim
Membro Veterano

sexta out 16, 2009 1:26 am

logo que o topico teve inicio aqui escrevi colocando 1 duvida:não obtive resposta..., sabia já que o Hospital do Porto não é nem teria logica de o ser o unico a nivel de País com Banco de sangue,alem da minha duvida em aberto pergunto,seria apenas para publicitar que no Hospital Vet do Porto há banco de sangue que foi aberto o topico?

estou baralhada com a finaliidade do mesmo :arrow:
hvporto
Membro Júnior

sexta out 16, 2009 8:01 am

O objectivo do tópico é a divulgação do banco de sangue para que novos dadores se inscrevam.

Tal como nós, humanos, os animais também necessitam da ajuda dos outros para sobreviverem.

Já tivemos inúmeros casos de animais que só se salvaram graças ao nosso banco de sangue.

Quer seja aqui do hospital, quer seja em todo o país, pois o hospital também envia para clinicas e hospitais que tenham algum animal a precisar de uma transfusão sanguínea, e vice-versa.
hvporto
Membro Júnior

sexta out 16, 2009 8:07 am

Taro Escreveu:Obrigado pela resposta, :wink:

Eu não faço a miníma ideia como é que as coisas se processam numa situação em que um animal precise de uma transfusão. Um exemplo..se eu tiver um animal que precise de uma transfusão, e se o médico vet for de uma clínica (e não hospital vet) como é o procedimento?
É o médico que requer a um banco de dados ou é o proprietário do animal que terá de fazer o pedido ao banco de sangue?
Pergunto pois recordo-me de ler ( não se se neste ou em outro site) de uma forista que pedia ajuda de um animal para uma transfusão de sangue que o seu cão precisava com urgência.
Se tiver um animal que precise de uma transfusão o vet do seu animal entrará em contacto com os bancos de sangue que lhe enviarão o sangue indicado para o seu animal.

Quanto ao caso que falou sobre um pedido de sangue, é por esse motivo que divulgamos o banco de sangue, para que haja um número maior de dadores e assim, em casos urgentes, o animal não tenha que esperar tanto tempo.

Como é o caso que falou, que eu também já li, em que ainda não encontraram dador compativel para aquele pobre animal.
hvporto
Membro Júnior

sexta out 16, 2009 8:12 am

Taro Escreveu:Outra questão..as clínicas vet têm recursos em termos de sangue numa eventual situação de emergência, por exemplo, um animal atropelado que exiga quase de imediato uma transfusão de sangue?
Eu como desconheço o assunto, agora fiquei com mil e uma questões :oops:
Boa questão,

Se um animal for atropelado e necessitar de uma eventual transfusão de sangue, o vet da clínica terá que entrar de imediato em contacto para os bancos de sangue na tentative de encontrar um dador compatível, como eu já referi.

Quanto às condições dessa clínica para o processo de transfusão, isso depende muito de clinica para clinica, mas caso não haja essas condições, os animais serão encaminhados para os centros hospitalares de veterinária.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”