Encontrou-se gata pequenina em Albufeira

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta set 17, 2010 11:47 am

Uma nossa colega aqui do fórum que está de férias em Albufeira encontrou uma gatinha com 3/4 meses, com guizo e coleira, nas imediações de um hotel, e pediu-me que abrisse este tópico.

Não se sabe se se terá perdido ou se terá sido abandonada, embora as hipóteses se inclinem mais para este último caso.

É branca, com malhas tigradas cinzentas e pantufinhas iguais. É muito bonita e meiguinha.

Alguém perdeu esta gatinha ou deseja acolhê-la/adoptá-la? Não tenho fotos, pelo menos para já.

A pessoa que a encontrou regressa amanhã, pelo que teria de ser tudo bastante rápido. Diz-me ela que a administração do hotel tem por hábito mandar envenenar os gatos que por ali aparecem.

PS: Já vi no Encontra-me e não está lá nenhum apelo correspondente.
Última edição por Tassebem em domingo set 19, 2010 6:06 pm, editado 1 vez no total.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta set 17, 2010 12:23 pm

E essa pessoa não pode levá-la para cima? Cá por baixo não há FATs, bem precisava...

:(
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta set 17, 2010 12:26 pm

Embora não seja a atitude correcta, a verdade é que muitos gatos com dono são deixados em regime de semi-liberdade. É por isso bem possível que gatos encontrados na rua, sobretudo se têm coleira, sejam gatos com dono que estão simplesmente a usufruir dessa “semi-liberdade”. Muitos deles passam grande parta da vida na rua, e só vão a casa quando lhes apetece, seja para comer ou para usufruir de ambientes mais aquecidos ou de uns mimos.
Neste pressuposto, é bem melhor não recolher este tipo de animais, no pressuposto de que mais facilmente encontrarão eles sozinhos o caminho de casa e os donos se os deixarmos onde estão, do que se forem recolhidos.
Dá-me no entanto a entender a sua mensagem, sobretudo pelo problema da possibilidade de ser envenenado, que o gato se mantém no mesmo sitio onde foi visualizado pela sua amiga. Pois é bem melhor que lá se mantenha. O envenenamento, o atropelamento, as agressões provocadas por outros animais, são possibilidades e muitas vezes consequência para os gatos que vivem neste regime de “semi-liberdade”. Era bom que os donos que fazem isto pensassem nisso, mas “coitados”, os gatos não foram feitos para ficar fechados entre 4 paredes….então olha, são estas coisas o que acontece!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta set 17, 2010 12:28 pm

Pois penso que não, Elsa, caso contrário não me teria pedido para abrir o tópico. Além disso, a gatinha pode estar perdida. Eu até me inclinaria mais para essa hipótese. Ela tinha dono, pois tem guizo e coleira, e quem é que abandona uma coisa tão pequenina e meiguinha? Custa-me a crer. Por isso o ideal seria alguém das imediações recolhê-la, digo eu...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

sexta set 17, 2010 2:56 pm

A gatinha já foi recolhida, felizmente.

PauloC1, não me parece que o quadro desta bichinha seja aquele de que fala. É praticamente uma bebé, o que a impossibilita de saltar muros de quintais, etc. Mas pode ter saído por uma porta sem que os donos se tenham apercebido.

Se acontecesse comigo, eu preferia que a recolhessem a que a deixassem estar no local, sujeita a todos os perigos que descreveu. Seria bem melhor para ela.

Num gato adulto, habituado a viver em liberdade, acontece muitas vezes não se adaptarem a viver fechados numa casa. Aí também acho preferível deixar o gato ir e vir, sujeitando-se aos perigos que isso acarreta, a forçá-lo a viver uma vida infeliz trancando-o em casa. Mas com um gato pequenino isso não acontece, eles adaptam-se bem.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta set 17, 2010 3:14 pm

Bem, sendo assim temos 3 hipoteses:
1- O gato foi abandonado;
2- O gato fugiu sem os donos verem;
3- O gato está a ser criado num ambiente de semi-liberdade, como tantos o são desde sempre.

Quanto à hipótese 1, não me parece que quem abandone um animal se preocupe em deixá-lo com coleira e guizo. Na minha opinião, isso denota que o gato estava ‘marcado’ para saberem que tem dono. Por isso inclino-me mais para uma das outras duas hipóteses. Em Albufeira há muitas casas e aldeamentos onde não há sequer muros ou vedações que impeçam um gato de sair para a rua !
Sendo assim, e em qualquer das situações, não me parece que devam trazer o gato para longe do local onde o encontraram. É bem provável que os donos já estejam à procura do gato, ou que venham à procura dele quando lhe sentirem a falta, e facilitará essa procura se ele estiver por perto de onde fugiu para que o possam encontrar. Nem toda a gente tem acesso à internet, para saber depois que alguém encontrou o gato na rua e o trouxe para Lisboa!!
Se há por aí tantos gatos na rua a precisarem de ajuda, qual a aflição em arranjar FAT ou adoptante precisamente por um que denota ter donos, e que podem estar neste momento à procura dele? Em vez de se centrarem em procurar FAT ou adoptantes, deixem o gato estar onde está e centrem-se em dar pistas e ajudar na procurar dos donos.

Just my 2 cents
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta set 17, 2010 3:28 pm

Tassebem, mas deixaram posters na zona certo? E convém informar as clínicas vet caso os donos vão lá procurar.

Se conseguir foto coloque aqui por favor. Temos vários gatos adoptados em Albufeira até porque temos uma excelente FAT lá e convém verificar se nos parece um focinho familiar.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Tassebem
Membro Veterano

sexta set 17, 2010 3:38 pm

PauloC1, a aflição é não deixar um animal num local onde é indesejado, onde está sujeito a vários perigos e onde nem sequer se lhe pode dar de comer ou beber. A minha maior preocupação também seria tirá-lo dali, não ia estar a pensar na altura nos milhões que haverá para aí abandonados.
Tassebem
Membro Veterano

sexta set 17, 2010 3:40 pm

elsasmc Escreveu:Tassebem, mas deixaram posters na zona certo? E convém informar as clínicas vet caso os donos vão lá procurar.

Se conseguir foto coloque aqui por favor. Temos vários gatos adoptados em Albufeira até porque temos uma excelente FAT lá e convém verificar se nos parece um focinho familiar.
Isso não sei, Elsa, mas vou recomendar. Foto não devo arranjar, porque a pessoa não consegue enviar.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 18, 2010 9:37 pm

Por que será que cada pedido acaba sempre por desenvolver uma novela? :roll:

1º Cada um faz o que pode e a mais não é obrigado.

2º Albufeira é Enooooooooooorme e o mais interessante é que apesar dos bitaites, aquela zona (a muitos Kilómetros do Centro) tem "meia dúzia de casas", a maioria fechadas e nas habitadas, houve quem fosse perguntar sobre a situação... e ninguém havia perdido nenhum gato!

3º Com toda a certeza que quem vai de férias para um Hotel que não permite animais, NUNCA poderia assegurar a permanencia do mesmo, em segurança, a ponto de o trazer para cima como foi sugerido :roll: Aliás: é fácil dar conselhos e sugestões sem saber a fundo sobre as possibilidades de cada um!

4º Um gato bebé, se for de alguém responsável não o deixa deambular, ainda por cima por 2 dias seguidos sem o procurar!

5º Com toda a certeza que quem também vai de férias não andará com uma impressora atráz!

6º e último:

Caso encerrado!

Obrigada Tassebem.

Leonilde Carvalho
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sábado set 18, 2010 10:49 pm

:o :o :o :o :o :o 8)
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

domingo set 19, 2010 4:01 pm

Este mês, numa volta com o Manoel, encontrei uma gata adulta p/b, numas escadas completamente aterrorizada.
Esteve cá em casa na jaula, andei a ver na net, perguntei na vizinhança e nada.
Muito assanhada comigo - mordia e arranhava e ainda por cima a jaula que consegui emprestada é minúscula.
Quando já tinha a reserva duma OVH vi um anúncio na paragem das camionetas. Telefonei e as donas estavam a chegar, moram na rua de cima.
Choros, e não é que a peluda ao colo da dona mais nova ronronava e que me deixou fazer-lhe festas... :o :D
Uma janela aberta e caiu dum 2º andar - bem que falo nas redes :roll:
Infelizmente o dono é contra a OVH, a sra concorda e o marido não.
Já lhes disse que se mudarem de ideias que venham ter comigo que indicarei uma boa clínica com preços acessíveis.
Pelo menos voltou aos donos :wink:

Encontrei outra mas essa foi mesmo abandonada, confirmei com quem viu.
Apanhei-a num sábado à noite, foi esterilizada no domingo de manhã (bendita desistência) e bem adoptada domingo à tarde :D felizmente...

Que todos tivessem os donos à sua procura, infelizmente já sabemos que não é essa a realidade.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
zitapets

segunda set 20, 2010 12:28 pm

O tópico foi bloqueado, visto que o assunto já foi resolvido e a gata já foi recolhida.
Bloqueado

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”