Rottweiler doente

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Prophet
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 8:10 pm

terça out 26, 2010 8:18 pm

Desculpem o desvio do tópico, mas kalazar é a doença transmitida por uns certos mosquitos?

Se for a mesma que estou a pensar, é relativamente comum aqui na Grécia. E quando falei com o veterinário sobre isso, disseram-me que fazem sempre o despiste a essa doença em laboratórios de análise de sangue de humanos, porque os kits de despiste que os veterinários recebem das farmacêuticas não são 100% fiáveis.

Desconheço a realidade em Portugal, mas talvez seja boa ideia falar nisso ao veterinário e propor-lhe que se gaste mais uns € numa análise ao sangue mais completa.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça out 26, 2010 9:14 pm

Prophet Escreveu:Desculpem o desvio do tópico, mas kalazar é a doença transmitida por uns certos mosquitos?

Se for a mesma que estou a pensar, é relativamente comum aqui na Grécia. E quando falei com o veterinário sobre isso, disseram-me que fazem sempre o despiste a essa doença em laboratórios de análise de sangue de humanos, porque os kits de despiste que os veterinários recebem das farmacêuticas não são 100% fiáveis.

Desconheço a realidade em Portugal, mas talvez seja boa ideia falar nisso ao veterinário e propor-lhe que se gaste mais uns € numa análise ao sangue mais completa.
Sim, kalazar (ou calaazar, a palavra vem do árabe) e leishmaniose são uma e a mesma doença.

Em Portugal usam-se muito os kits, apesar de se saber que não são 100 % fiáveis, mas as pessoas mais conscientes mandam sempre fazer as análises ao sangue, com repetição alguns meses depois.

Mas o caso deste tópico não se passa em Portugal, e sim no Brasil, onde há duas espécies de mosquito vector. Neste país já se conseguiu uma vacina para a espécie não existente em Portugal, mas não sei qual a sua eficácia. Também não conheço o protocolo de despistagem usado no Brasil, mas certamente alguém aparecerá a informá-lo melhor.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça out 26, 2010 10:51 pm

A leishmania que é transmisivel ao homem é muito comum em muitos sitios, nos campos de refugiados no Paquistão e Afeganistão e Sudão tem morto e desfigurado muita gente.

Soube que cá DG Veterinária vai querer ser notificada dos casos e do protocolo que o vet. adopta. Fiquei com a ideia que era uma directiva recente, mas como passei temporadas fora, não sei.
Já me disseram que com as mudanças de clima, há receio de que chegue cá também, tal como o dengue já foi identificado na Madeira e o paludismo tem tendencia a voltar em força....
LuluB
Membro Veterano

terça out 26, 2010 11:18 pm

Já há anos que a DGV fala nisso, assim como na exigência de abater os cães portadores de leishmanias. Não sei é quando conseguirá pô-lo em prática.

Em Portugal, a leishmaniose em pessoas era ainda muito comum até à primeira metade do século passado. Ainda hoje são registados alguns casos por ano, entre 14 e 17. E ainda não há muito se falou no perigo de morte que representa para pessoas com o sistema imunitário destruído, como os doentes de Sida. E claro que é contagioso, o mosquito não diferencia o animal de sangue quente que pica.

Paludismo sempre houve, são as famosas febres terçãs e quartãs da linguagem popular.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 27, 2010 6:56 pm

Paludismo é malária e nunca foi endémico de Portugal. Com as alterações cilmáticas é muito possível que venha a ser em breve.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

moslie
Membro Veterano

quarta out 27, 2010 9:26 pm

O paludismo foi persistente por ex. na região de Alcácer do Sal na zona dos terrenos inundados dos arrozais de tal modo que foi inicialmente colonizada por escravos africanos, por serem que mais resistia (ou que não importava que morressem) com a doença.

Até aos anos 40 em muitas regiões com terrenos inundados, em Portugal era muitissimo comum o paludismo.

Toda a zona de Montijo, Alcochete, Alcácer, tem ainda hoje na população, vestigios de sangue africano precisamente porque eram preferencialmente escravos negros que eram postos a trabalhar nessas zonas.

Quanto ao cão que inspirou este tópico, a mim lembrou-me logo leish.
pablocastro
Registado: segunda out 25, 2010 3:26 pm

sábado out 30, 2010 12:31 am

LuluB Escreveu:Como é que o veterinário diagnosticou a sarna? Fez-lhe raspagem e examinou ao microscópio, ou foi só pelo aspecto? Aqui, sempre se faz raspagem à pele e exame ao microscópio.
O vet examinou somente o aspecto, pele, feridas e odor.
LuluB Escreveu:Já despistou possíveis alergias?
O antigo dono disse que tinha consultado um vet e diagnosticado alergia ao cimento (construção), na minha casa não tem construção, mas o piso (chão) é de cimento.. não sei se afetaria o animal??
LuluB Escreveu:A análise da leishmaniose será uma boa medida, sim.

Telefonei para o vet e perguntei sobre a leishmaniose... ele disse que aqui no Brasil é super controlado e que nos estados do sul, onde me encontro, faz anos que não aparecem animais com a doença e também não encontram mosquitos transmissores.. por isso não costumam testar para a Leish
LuluB Escreveu:No seu lugar, e havendo posses para isso, insistiria por fazer ao cão todo um leque de análises para determinar o que se passa.
A questão das posses é complicada.. minha filha acabou de nascer (fazem 20 dias) e tivemos muitos gastos... então estamos fazendo esse tratamento agora, com esperança do Preto melhorar... caso não aconteça, já teriam se passado alguns meses e meu financeiro estaria melhor para fazer outras análises.
Pablo
pablocastro
Registado: segunda out 25, 2010 3:26 pm

sábado out 30, 2010 12:51 am

Ah, tentei responder algumas questões mas esqueci de dar notícias.

Nos dias que tirei as fotos, ele andava muito triste.. não brincava mais de bolinha, quase não latia e ficava sempre deitado e se coçando.
Surgiram feridas no nariz, entre o fucinho e os olhos, e cairam mais pêlos. O antigo dono veio na minha casa e tentou me convencer novamente a sacrificar o Pretinho.

Mas ainda não desistimos, aplicamos mais uma injeção e felizmente percebemos melhoras.. a pele ficou mais preta e criaram cascas nas feridas... ainda apareceram algumas feridas novas, mas em menor quantidade.

As BOAS NOTÍCIAS são que ele está muito mais animado! :lol:
Latindo mais para quem passa em frente a casa, correndo pelo pátio, e ontem, quando fui trocar a água dele, ele buscou a bolinha e trouxe para eu brincar com ele... quase me emocionei :cry:

Como falei acima, ainda tem algumas feridas, mas ver ele mais feliz e ativo já demonstra melhoras... vou continuar tratando e espero notícias melhores.
Muito obrigado pela ajuda e pelas palavras de animo!
Pablo
LuluB
Membro Veterano

sábado out 30, 2010 1:47 am

Em primeiro lugar, muitos parabéns pelo nascimento da vossa filha! :D

Parece, então, que o Preto está a reagir bem ao tratamento da sarna. E que afinal será mesmo sarna o que ele tem!

Esse problema poderá ainda levar algum tempo a curar, o tratamento é trabalhoso - banhos, injecções, etc. -, mas vai ver que depois dará por bem empregues todos os esforços que agora fizerem! Terão é de ter muito cuidado para não a pegaram ao bebé.

Boa sorte e as melhoras para o Preto! Vá dando notícias, sim?
Última edição por LuluB em sábado out 30, 2010 12:12 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sábado out 30, 2010 11:37 am

Muitao parabéns pelo nascimento da filhota :D :D :D Desejo desde já muitas felicidades para todos. :D :D

Quanto ao Preto ... ainda bem que ele está mais animado e parece estar a melhorar. :D :D Quero desde já agradecer tudo quanto tem feito por ele. :D

Vá dando notícias ... :D :D
moslie
Membro Veterano

sábado out 30, 2010 2:42 pm

Talvez o coçar demasiado por causa da sarna tenha provocado uma forte infecção secundária que deu esse aspecto.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”