Reclamação do Canil Municipal de Sintra

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

luisamaria
Registado: domingo set 25, 2011 1:59 pm

segunda set 26, 2011 9:24 pm

Assunto: Reclamação sobre o Canil Municipal de Sintra
1º- Péssimo Atendimento, com funcionárias extremamente desagradáveis.
2º -Desrespeito por parte das funcionárias no que toca aos Horário para visitar os animais, assim como normas de funcionamento.
3º- Falhas graves nas normas e cuidados de saúde pública, pois não desparasitaram o animal antes dele sair.
4º Foi me apresentado um livro de reclamações num estado deplorável, cheio de bolor sem capacidade química e apresentando marcas de se encontrar neste estado á bastante tempo, logo, desrespeitando a lei.
5º Péssima politica de adopção de animais e deficiente divulgação de fotografias no site da câmara.

Segue-se exposição dos factos:
Em Março de 2010 quis visitar os cães do canil de Sintra para uma eventual adopção.
Quando lá cheguei eram por volta de 15.00 estive por volta de 20 mim á espera de conseguir falar com tratador e quando finalmente consegui, a Tratadora Sónia disse que não poderia vê-los porque estava na hora de elas comerem e ficavam muito agitados.
Ora se é horário de visitas talvez os cães não devessem comer em horário de visitas uma vez que isso impossibilita as mesmas.1ª vez não consegui ver cão nenhum.
Volto uns dias mais tarde por volta das 11h da manha, desta vez como não quis ficar de novo 20 mim á espera que o tratador que me dê atenção, perguntei a um rapaz como fazer para ver os cães? Respondeu-me para me dirigir as informações ou secretaria ao lá o que é aquilo, assim fiz.
No seu interior uma Sra no balcão, perguntei delicadamente como fazer para ver os cães? Respondeu-me de forma muitíssimo antipática
-Para ver!?
-Sim, respondi!
-Mas para ver ou para adoptar!?
-Eventualmente para adoptar…
Pergunto-vos isto é conversa que se tenha?
Por acaso ela espera que se adopte sem ver ?
O que tem ela a ver com isso? Eu tenho que me justificar? O site da câmara de Sintra diz: Venha conhecer os animais para adopção, de segunda a sexta das 10h ás 16h ( á data fechava duas horas para almoço).
-Respondeu-me , tem de falar com uma tratadora.
Perguntei :- Sim, mas onde está ela? Só vejo o rapaz que me disse para me dirigir aqui!
Respondeu-me com um grito.
- Então pergunte-lhe a ele !!
Desculpem??
Fiquei 10 segundos a olhar para ela e a contar até 10, depois expliquei-lhe.
-Você , está no seu local de trabalho, a exercer a sua função, você é paga com dinheiros públicos para prestar um serviço ao cidadão. Diga-me você onde está a tratadora porque eu não vou ficar meia hora á espera dela e muito menos a correr atrás dela! E SSF quero o livro de reclamações!
Apresentou-me então um livro no estado deplorável absolutamente nojento, cheio de bolor em que as capacidades do papel químico haviam desaparecido e curiosamente todas as reclamações anteriormente escritas no livro estavam ilegíveis.
Como infelizmente não tinha o meu telemóvel comigo tive de ir pessoalmente solicitar a Policia Municipal para que registasse o estado inaceitável daquele livro de reclamações, que como já referi apresentava marcas de se encontrar naquele estado já há bastante tempo.

Um ou dois dias mais tarde volto ao canil por volta das 11:30 dirigi-me á secretaria, disse que queria ver cães, a mesma funcionária do episódio atrás, foi chamar o tratador que, por acaso não se encontrava no local após cerca de 15minutos lá apareceu de carro e aproximou-se, quando lhe disse que queria ver cães disse-me que só poderia vê-los do lado de fora do recinto, (em que é impossível ver, visto estar demasiado longe dos animais) dentro do recinto existe um caminho destinado aos visitantes que passa junto as box`s onde estão os animais, mas esta funcionária a Sónia, recusou-se a facultar-me o acesso a tomar contacto com os animais como é meu direito dentro do horário estipulado para as visitas.
Ainda teve o desplante de insinuar que eu 6 meses antes, teria adoptado um cão e devolvido no dia seguinte quando o que se passou, foi, eu ter feito acordo de levar um cão um dia para ver como reagiam os meus gatos mas, dado que esta funcionária a Sónia cometeu a gravidade de se esquecer de desparasitar internamente o cãozinho, sabendo ela que eu estava com criança bebe de 2 anos, consequentemente, o cãozinho foi para minha casa cheio de minhocas brancas leitosas nojentas nas fezes, que sendo um cão bébé faz no chão e muitas vezes…perto de uma bebé que brinca no chão com o cãozinho...
Das três vezes que lá fui não consegui sequer visualizar os animais, não entendo que politica á adopção é esta, em que para tal somos muito mal tratados por funcionários que talvez devessem eles sim, estar fechados atrás das redes.
A próxima vez que eu me deslocar ao canil e me for negado o acesso a ver os cães solicitarei a PSP para que o meu direito seja devidamente respeitado.
Resta dizer que da reclamação que efectuei em Março 2011 nunca obtive resposta.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 27, 2011 12:05 am

Fez muito bem em reclamar.

No entanto... a parte da devolução do cachorro por não estar desparasitado... fez-me espécie, confesso. Exigiu que o animal fosse desparasitado antes de o levar para casa? Podia ter tratado disso ou pedido uns dias de alojamento até o desparasitante fazer efeito... será que a funcionária a considera um má adoptante por já ter devolvido um cachorro assim de forma tão sumária...?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

terça set 27, 2011 12:28 am

dinodane Escreveu:Fez muito bem em reclamar.

No entanto... a parte da devolução do cachorro por não estar desparasitado... fez-me espécie, confesso. Exigiu que o animal fosse desparasitado antes de o levar para casa? Podia ter tratado disso ou pedido uns dias de alojamento até o desparasitante fazer efeito... será que a funcionária a considera um má adoptante por já ter devolvido um cachorro assim de forma tão sumária...?
Pois... :roll:

Já visitei o canil de Sintra várias vezes, conheço a Sónia de que fala, outras tratadoras, a vet, o Sr. Alberto, e algumas pessoas que lá fazem voluntariado.
Nunca, em momento algum, fui mal tratada, e tenho todo o respeito pelo trabalho que lá se desenvolve.
Naturalmente que estas pessoas que gostam e lidam diáriamente com animais, tb têm sentimentos. E custa muito lutar diáriamente por eles quando outros os vêm apenas como objectos.
O canil de Sintra devia servir de exemplo a muitos canis.

Deixo vos um video:
http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article744493.ece

PS: este tópico n faz sentido, uma vez que já expôs o seu descontentamento a quem de direito.

<p>&nbsp;</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça set 27, 2011 1:04 am

Por acaso també j+á lá fui e nem esperei vi os cães e tudo

luisamaria, vá ao de Lisboa e depois venha cá dizer o que achou :lol:

Desculpe perguntar, mas devolveu o cão apenas por não terem deparazitado?
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

terça set 27, 2011 8:54 am

Tiabela e Sónia, não estou de forma alguma a contestar as v/afirmações tanto mais que nunca fui ao canil de Sintra mas, como infelizmente sabemos, é totalmente diferente ir aonde quer que seja como um "simples anónimo" do que alguém que vá acompanhado por alguém "conhecido". Isto no que se refere ao canil ou a outra situação qualquer ... infelizmente. :cry: :cry:

Já ouvi horrores do canil de Lisboa e tenho a certeza de que esses horrores correspondem à verdade e, no entanto, quando lá me desloquei com a Tassebem para tirar os gatinhos bébés que foram para a Leonilde ... só faltou mesmo foi o tapete vermelho. :D :D :D Fui tratada 5* :D :D

Tenho a certeza de que se fosse sózinha ... ou entrava e via o que queria e não queria ... ou não havia nada para ninguém. :cry: :cry:

Sinceramente que não sei se este tipo de atitudes dos funcionários do canil se deveu ao facto de considerarem a forista uma eventual má adoptante pois, apesar de nada justificar a falta de educação, reconheço que eu também não iria ser "amigável" com uma pessoa que uns meses antes tivesse levado um cachorro e o tivesse devolvido pelo facto do mesmo não ter sido desparasitado. :o :o :o
Última edição por Arguidaa em terça set 27, 2011 12:56 pm, editado 1 vez no total.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça set 27, 2011 10:14 am

No canil de Sintra estão a abandonar uma média de oitenta cães por semana.

As instalações (que estão em obras de alargamento e melhoramento) são antigas e inadequadas, pois trata-se de um antigo matadouro que foi adaptado.

O orçamento para alimentação apenas cobre uma parte dos cães que os gentis munícipes lá largam de todas as maneiras que sabem, desde irem lá pô-los "por pouco tempo", enquanto vão de férias, como se aquilo fosse hotel, até amarrarem os animais ao portão, deixarem ninhadas inteiras dentro de caixas de cartão, abandonarem-nos lá doentes e feridos a ponto de quase não ser possível salvá-los, etc., etc.

Se o livro de reclamações está em tão mau estado é com certeza por falta de uso, o que diz muito a respeito das relações canil/munícipes.

Para ser franca, para alguém já referenciado como mau adoptante até acho que foi tratada com muita tolerância. Se eu fosse tratadora desse canil e a conhecesse como má adoptante, pode ter a certeza que teria sido recebida de outra maneira e que assim que entrou teria sido mandada sair.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

terça set 27, 2011 10:21 am

Devolver um cão só porque não foi desparasitado, não me parece que seja uma ação de bom dono, portanto percebo que não lhe quisessem deixar adoptar outro cão e para ser franca não vejo grandes razões para estar tão chateada, esperar um pouco para ver os cães ? No canil de Lisboa espera muito mais tempo e na rua , enfim :wink:
tiabela
Membro Veterano

terça set 27, 2011 10:48 am

Há pessoas que têm a mania de chegar aos sitios, dizer que não gostam e pedir o livro de reclamações, é a única altura em que sentam que têm algum poder

Não estou a dizer que é o caso da forista, então querem saber o que se passou comigo?

Tive uma cliente a reclamar de uma mala que tinha comprado,Queria ou uma mala nova ou o dinheiro. Não tinha talão, até aí tudo bem, pois o sistema permitia-me is buscar o talão, pois ela tinha ficha de cliente e estava tudo registado. Ok fui buscar o talão da compra e com ele na mão perguntei-lhe pela mala?

Sentem-se para ouvir a resposta

- A mala? Não a tenho, a minha empregada deitou-a fora, eu quero que me dê uma mala nova ou dinheiro dela, tem aí o talão como prova que a comprei.

Como devem imaginar expliquei-lhe que pre4cisava da mala estragada para fazer prova perante os meus patrões da devolução do dinheiro ou de outra peça e que sem a mala não lhe poderia aceitar a reclamação.

Então não querem saber que ela pediu-me olivro reclamções e escreveu lá tudo até que mala tinha sido deitada fora.

Numa das visitas da ASAE à loja eles pedem sempre o livro de reclamções, e verifiacm as reclamções e calharam ler aquela, até deitaram as mãos à cabeça e disseram REALMENTE VOCÊS LEVAM COM CADA UMA...

A maior parte das reclamações escritas nos livros , não têm razão de ser
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça set 27, 2011 10:48 am

Arguidaa Escreveu: (...)
Já ouvi horrores do canil de Lisboa e tenho a certeza de que esses horrores correspondem à verdade e, no entanto, quando lá me desloquei com a Tassebem para tirar os gatinhos bébés que foram para a Leonilde ... só faltou mesmo foi o tapete vermelho. :D :D :D Fui tratada 5* :D :D

Tenho a certeza de que se fosse sózinha ... ou entrava e via o que queria e não queria ... ou não havia nada para ninguém. :cry: :cry:
(...)
Penso que não foi por ir comigo, Arguida. :lol: Acontece é que aquele segurança é, de facto, um senhor bem-educado e simpático, aquela tratadora idem, para além de ser prestável, e o veterinário idem (para além de ser uma adopção de que já estava à espera, pois os bebés já estavam reservados).

Em abono da verdade, não posso dizer que alguma vez tenha sido mal tratada no canil de Lisboa, embora haja funcionários menos simpáticos e disponíveis. O grande problema, ali, é o resto, ou seja, a forma como estão os animais da ala fechada e do gatil.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
tiabela
Membro Veterano

terça set 27, 2011 10:53 am

Pela forma como a forista luisamaria escreveu, penso que será mal recebida em mais sítios :lol:
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

terça set 27, 2011 11:04 am

:lol: :lol: :lol: :lol:
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça set 27, 2011 11:11 am

Só "ouvimos" uma parte da história mas a ser verdade o que a forista escreveu, (devolver um cachorro porque tinha vermes?) eu também não lhe daria mais nenhum. Os animais não estão num criador ético onde problemas desses (lombrigas :roll: ) não devem existir.
Arguidaa
Membro Veterano

terça set 27, 2011 1:22 pm

tiabela Escreveu:Há pessoas que têm a mania de chegar aos sitios, dizer que não gostam e pedir o livro de reclamações, é a única altura em que sentam que têm algum poder

Não estou a dizer que é o caso da forista, então querem saber o que se passou comigo?

Tive uma cliente a reclamar de uma mala que tinha comprado,Queria ou uma mala nova ou o dinheiro. Não tinha talão, até aí tudo bem, pois o sistema permitia-me is buscar o talão, pois ela tinha ficha de cliente e estava tudo registado. Ok fui buscar o talão da compra e com ele na mão perguntei-lhe pela mala?

Sentem-se para ouvir a resposta

- A mala? Não a tenho, a minha empregada deitou-a fora, eu quero que me dê uma mala nova ou dinheiro dela, tem aí o talão como prova que a comprei.

Como devem imaginar expliquei-lhe que pre4cisava da mala estragada para fazer prova perante os meus patrões da devolução do dinheiro ou de outra peça e que sem a mala não lhe poderia aceitar a reclamação.

Então não querem saber que ela pediu-me olivro reclamções e escreveu lá tudo até que mala tinha sido deitada fora.

Numa das visitas da ASAE à loja eles pedem sempre o livro de reclamções, e verifiacm as reclamções e calharam ler aquela, até deitaram as mãos à cabeça e disseram REALMENTE VOCÊS LEVAM COM CADA UMA...

A maior parte das reclamações escritas nos livros , não têm razão de ser
Tiabela ... desculpe mas até chorei de tanto rir. :D :D :D Realmente ... Eu decididamente não tinha perfil para lidar com público. Acabava tudo ao tabefe... :D :D :D
Arguidaa
Membro Veterano

terça set 27, 2011 1:25 pm

Tassebem Escreveu:
Arguidaa Escreveu: (...)

(...)
Penso que não foi por ir comigo, Arguida. :lol: Acontece é que aquele segurança é, de facto, um senhor bem-educado e simpático, aquela tratadora idem, para além de ser prestável, e o veterinário idem (para além de ser uma adopção de que já estava à espera, pois os bebés já estavam reservados).

Em abono da verdade, não posso dizer que alguma vez tenha sido mal tratada no canil de Lisboa, embora haja funcionários menos simpáticos e disponíveis. O grande problema, ali, é o resto, ou seja, a forma como estão os animais da ala fechada e do gatil.
Pois ... se calhar foi um conjunto de circunstâncias mas, acredito que o facto de também ir consigo, também deu uma "ajudinha". :D :D :D

Não tive a mais pequena razão de queixa ... bem pelo contrário ... aliás, tive, podiam ter servido um cafézito enquanto esperávamos (estou a brincar) :D :D :D
Arguidaa
Membro Veterano

terça set 27, 2011 1:30 pm

LuluB Escreveu:Para ser franca, para alguém já referenciado como mau adoptante até acho que foi tratada com muita tolerância. Se eu fosse tratadora desse canil e a conhecesse como má adoptante, pode ter a certeza que teria sido recebida de outra maneira e que assim que entrou teria sido mandada sair.
.

Pois, eu quando referi que não trataria a forista de forma "amigável" estava exactamente a referir-me a este aspecto. Comigo, a forista pura a simplesmente não teria sequer entrado no canil. :twisted: :twisted:

Uma pessoa que adopta e vai "devolver" porque o animal não foi desparasitado, pode ter as melhores condições do mundo mas, decididamente não tem AMOR aos animais uma vez que, os mesmos são tratados como descartáveis pelo que, a meu ver, é considerada uma má adoptante e daquele canil nem um pêlo levaria quanto mais um animal. :twisted: :twisted:
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”