Boa tarde,
A minha questão é simples e provavelmente de facil resposta para o forum, mas eu ainda não a encontrei...
Tenho um conhecido que tem cães numa quinta e tem cachorros com idade perto de um ano que nunca foram registados nem nada que se pareça, apesar do mesmo ter-me dito que os mesmos foram vacinados.
Ora eu estava interessado em adoptar um daqueles cachorros mas pelo que andei a ler o boletim sanitario deve ser requerido e o cão deve ser registado enquanto o animal tem de 3 a 6 meses de idade.
Como consigo contornar a situação? Posso ir registar o cão tendo ele mais de um ano e ninguém vai implicar comigo?
Quais são os passos a dar?
Desde já, muito obrigado pelas vossas respostas!
Obrigado pela ajuda!
Esclarecimento
Moderador: mcerqueira
Se está a falar do registo na junta de freguesia...
Os meus registei-os com 3,5 anos e ninguém disse nada
Os meus registei-os com 3,5 anos e ninguém disse nada

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Não estará a pensar no chip? É que o chip é obrigatório a partir dos três meses de idade.
Para o registar na Junta, tem de apresentar o comprovativo do número do chip e da vacina da raiva, que é obrigatória e dada por volta dos seis meses. As respectivas vinhetas são coladas pelo veterinário no boletim de vacinas, e é este que deve apresentar na altura do registo.
Se o cachorro pertencer a uma das raças constantes da lista dos cães Potencialmente Perigosos, terá de apresentar também outros documentos.
Também convém dar as vacinas habituais contra as doenças que podem atingir o cão, mas se o seu amigo diz que já lhes deu, deve ter o boletim sanitário em que elas estão registadas.
Para o registar na Junta, tem de apresentar o comprovativo do número do chip e da vacina da raiva, que é obrigatória e dada por volta dos seis meses. As respectivas vinhetas são coladas pelo veterinário no boletim de vacinas, e é este que deve apresentar na altura do registo.
Se o cachorro pertencer a uma das raças constantes da lista dos cães Potencialmente Perigosos, terá de apresentar também outros documentos.
Também convém dar as vacinas habituais contra as doenças que podem atingir o cão, mas se o seu amigo diz que já lhes deu, deve ter o boletim sanitário em que elas estão registadas.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Antes de mais, obrigado pelas respostas!
Esse meu conhecido diz não saber onde está o boletim... Cá para mim é treta e os bichos nunca foram vacinados...
Já li que para o animal ser registado na junta de freguesia, tem de ter o boletim sanitario de cães e gatos com a vacina anti-rábica válida, agora a questão é a seguite, não aparecendo esse tal boletim, quem é responsavel, ou quem pode "criar" esse boletim? Um qualquer veterinario onde o cachorro leve a vacina ati-rábica?
Em relação ao chip, sei que clinicas veterinarias o fazem, sendo comparticipados por seguros, coisa que eu pretendo fazer caso venha a adoptar o pobre desgraçado...
Obrigado!
Esse meu conhecido diz não saber onde está o boletim... Cá para mim é treta e os bichos nunca foram vacinados...

Já li que para o animal ser registado na junta de freguesia, tem de ter o boletim sanitario de cães e gatos com a vacina anti-rábica válida, agora a questão é a seguite, não aparecendo esse tal boletim, quem é responsavel, ou quem pode "criar" esse boletim? Um qualquer veterinario onde o cachorro leve a vacina ati-rábica?
Em relação ao chip, sei que clinicas veterinarias o fazem, sendo comparticipados por seguros, coisa que eu pretendo fazer caso venha a adoptar o pobre desgraçado...
Obrigado!
Se ficar com o cao e nao aparecer o boletim penso que nao haverá grande problema. Claro que o melhor era se aparece-se... Mas como se calhar nem existe.RJGG Escreveu:Antes de mais, obrigado pelas respostas!
Obrigado!
Quando for buscar o cachorro deve marcar no vet uma consulta para fazer o check up mais as vacinas e aí em principio o vet fará um novo boletim.
Vou lhe dar um exemplo:
A minha cadela foi encontrada na rua já com um ano (estimado), claro que nao trazia o boletim com ela

Como nao sabíamos se a cadela tinha sido vacinada até então, a primeira vet decidiu apebas chipa-la e dar-lhe as vacinas anuais.
No entanto no ano seguinte fomos a outra vet que disse que nestes casos preferia começar de novo o plano de vacinação como de ela fosse cachorra e foi o que acabamos por fazer... Levou as vacinas e o reforço, a partir daí já só leva o reforço anual.
O melhor é ligar já para o futuro vet do cachorro e explique-lhe a situação, ele certamente lhe dirá qual o procedimento mais correcto.
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
É como a Maraya diz: terá de levar o cão ao veterinário, este fará tudo como se fosse a primeira vez: vacina, seguindo o protocolo que achar ser o melhor e o mais indicado, pôr-lhe-á o chip e preencherá o boletim como devido. Depois, é só ir à Junta com esse documento e registar o cão em seu nome.
Este último passo é importante para si, pois garante-lhe a recuperação do cão se se perder, fugir ou for roubado.
Boa sorte na adopção, e obrigada, em nome desse cachorro, pela sua decisão.
Este último passo é importante para si, pois garante-lhe a recuperação do cão se se perder, fugir ou for roubado.
Boa sorte na adopção, e obrigada, em nome desse cachorro, pela sua decisão.

<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
o seguro de saúde tem um período de carencia e não ajuda em muiiitas coisas como vacinas, castração, etc. a partir dos 10 anos de idade, não funciona para nadaRJGG Escreveu:Novamente, muito obrigado pelas vossas respostas!
Afinal é tudo bem mais facil... Bem, agora é só questão de convencer a patroa cá de casa e depois estudar um seguro de saúde que ajude nas despesas iniciais...![]()
Obrigado! Cumprimentos
Pelo que li, no caso da MAPFRE com a rede de prestadores AnimaDomus, não existem periodos de carência nem exclusões pre existenciais e comparticipa vacinações entre outras coisas... Apesar dos valores de comparticipação não me parecerem nada do outro mundo.anja-azul Escreveu:o seguro de saúde tem um período de carencia e não ajuda em muiiitas coisas como vacinas, castração, etc. a partir dos 10 anos de idade, não funciona para nadaRJGG Escreveu:Novamente, muito obrigado pelas vossas respostas!
Afinal é tudo bem mais facil... Bem, agora é só questão de convencer a patroa cá de casa e depois estudar um seguro de saúde que ajude nas despesas iniciais...![]()
Obrigado! Cumprimentos
Alguém tem um seguro destes que me possa confirmar/elucidar?
Obrigado!