Pedido de Ajuda Urgente!! Cão muito débil!!

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

rduarte79
Membro Júnior
Registado: terça nov 06, 2012 3:23 pm

terça nov 06, 2012 3:28 pm

Deixou de beber e comer hoje, presumo por estar "preso" dentro de um apartamento.
Preciso de ajuda urgente!! O idela seria um dono que o quisesse. Precisa de espaço para andar!!!

encontrei um cão adulto e inteiro, de muito grande porte (rafeiro alentejano puro ou cruzado com esta raça) que me deu imensa pena (magro e com feridas nas patas).
Gostaria de poder ficar com ele, mas não tenho condições. Vivemos quatro pessoas num t3, no centro da cidade de Portimão
É um animal extremamente meigo com humanos, com outros cães não sei dizer.
Já o levei a uma clínica veterinária que o desparasitou interna e externamente e testou para leishemania e dirofilaria e resultou negativo. Está a antibiótico para tratar uma infecção numa ferida numa pata.
Ficaria com ele até se encontrar o dono ou novos donos, mas não poderá demorar muito tempo. Está a recusar comida e água. Penso que seja por tristeza por estar "preso" num apartamento.
É um animal que se vê que está habituado a estar em casa, mas a ter liberdade para entrar e sair quando quer. Ontem, por mais vezes que saísse, fica à porta do apartamento a ganir para ir para a rua.
Terá entre 5/7 anos (junto fotos) e alguma dificuldade de locomoção (sequela de lesão na coluna ou nas patas traseiras).
Gostaria de saber se é possível a vossa ajuda na divulgação deste patudo que precisa de um lar com quintal ou uma quinta.
Comprometo-me, enquanto estiver comigo, a pagar-lhe todos os cuidados veterinários e alimentação, para tentar que ganhe algum peso, só pedia a divulgação de alguém que o quisesses, pois penso que terá sido abandonados pelos donos. Levá-lo-ei a qualquer local no país.
Não tem chip, já foi verificado.

Grata pela atenção dispensada, apresento os melhores cumprimentos.

Atentamente

Raquel Duarte
zebrazul
Membro
Registado: quarta out 29, 2008 3:13 pm

terça nov 06, 2012 4:57 pm

coloque anúncio no site www.encontra-me.org de animal encontrado e veja ai se não existirá algum anúncio nos animais perdidos, quem sabe os donos não o procuram.
Fotografia também ajuda na procura dos donos.
Boa sorte e bem haja por o ter recolhido
rduarte79
Membro Júnior

terça nov 06, 2012 5:11 pm

Foi a primiera coisa que fiz, mesmo antes de o ter recolhido para minha casa.
falei com todas as associações e disponibilizei-me a ficar com ele em FAT até encontrar o dono ou novos donos. O problema presente é que ele está a recusar água e comida, penso que por tristeza por estar num apartamento. Só quer estar na rua e sai de 2h em 2 horas.
Está a ser seguido por uma veterinário qye já o desparasitou interna e externamente e realizou todos os exames e estavam todos normais, incluindo os testes da dirofilaria e leishmania.
Se continuar a recusar comida e água, e não encontrar uma nova FAT ou dono com espaço, terá que ser entregue ao canil ao abatido.
É uma situação muito urgente e desesperante!!!
lidialima
Membro Veterano
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

terça nov 06, 2012 5:49 pm

Será que este animal não "andaria a passear" como acontece com muitos que os donos deixam ao Deus dará e agora quer é ir para casa?
è que um animal abandonado, normalmente, gosta do aconchego de um novo lar e se ele não come nem bebe e só quer ir para a rua, alguma coisa estará a acontecer.
Por favor experimente por-lhe uma trela mais compridita e "deixar-se" ir com ele. Pode ser que ele o leve até casa...
Boa sorte para o patudo!
rduarte79
Membro Júnior

terça nov 06, 2012 6:23 pm

Este animal, pelas informações que tive, andaria há mais de uma semana a vaguear perdido pelas encostas que envolvem a aldeia onde acabou por ir dar e onde ficou porque lhe deram comida. Ninguém na zona o conhece ou se lembra se quer de alguma vez o ter visto. Estava na aldeia há já 5 dias, quando o vi pela primeira vez. Poderá ter estado a passear com os donos e perdeu-se ou foi mesmo abandonado na zona serrana. Depois de lhe ter sido dada comida na aldeia não voltou a sair até que o resgatei. Saltou para o carro assim que abri as portas traseiras e veio sempre deitado.
Não trazia coleira nem chip. Já contactei todas as associações do Algarve e Alentejo (vivo em Portimão e resgatei-o de Alferce - Monchique), bem como canis, veterinários e Municípios, dos quais espero uma resposta se foi visto nalguma campanha de vacinação. Está num estado de magreza muito grande (40 kg) e com feridas nas patas que estão a ser tratadas. Entreguei cartazes e tenho difundido pelo facebook e por tudo que me possa ocorrer.
Não sei mais que fazer.
nanda4
Membro Veterano
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

terça nov 06, 2012 10:22 pm

Eu adorava ajudar mas só me aparecem símbolos...Não consigo ler nada!!!
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
rduarte79
Membro Júnior

terça nov 06, 2012 10:28 pm

Olá, boa noite.

A mim também me aparecem símbolo nas palavras que têm acentos.
Ajuda em algo esta informação?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta nov 07, 2012 12:25 am

Para não comer e beber é porque não está bem de saúde ou está muito traumatizado com saudades.
Os animais geralmente até ficam muito contentes +por se verem em casa.
Ele podia ficar inquieto, ladrar, tentar fugir, agitar-se, mas não comer não é bom sinal.
rduarte79
Membro Júnior

quarta nov 07, 2012 2:12 pm

Saudades dos donos ou de poder entrar e sair de casa quando lhe apetecia. Não ladra, não tenta fugir. Deixa fazer tudo. É só um castigo para comer e beber água. Preciso arranjar-lhe um dono ou FAT com quintal ou jardim urgente.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta nov 08, 2012 5:07 pm

Já descartou as febres da carraça? Tira-lhes o apetite por completo.
rduarte79
Membro Júnior

quinta nov 08, 2012 5:10 pm

Boa tarde, sim, já foi ao veterinário e fez análises ao sangue e tudo estava normal. E quando sai à rua mostra alegria, o problema é o regresso e a estadia em casa.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta nov 08, 2012 5:15 pm

As análises às febres da carraça são específicas, não são as análises normais. Julgo eu :?
rduarte79
Membro Júnior

quinta nov 08, 2012 5:22 pm

Sim, são análises em que se verifica se há a presença do parasita. Mas ele não tem febre, nem anemia, nem urina castanha. Nem está cansado quando está na rua. É só mesmo quando tem que vir para casa.
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

sexta nov 09, 2012 11:49 am

É apenas uma ideia parva e descabida, mas já tentou dar-lhe comida na rua? Com ele com a trela num cantinho não muito movimentado depois de uma grande passeio? Ou cozinhar para ele frango cozido (o que provavelmente já deve ter feito)... Mas foram apenas ideias que me ocorreram...
Vá dando noticias, espero que tudo se resolva.
rduarte79
Membro Júnior

sexta nov 09, 2012 9:26 pm

Maggie, a sua ideia não é nada descabida, mas ele quando está na rua só quer andar. Sempre à procura de algo. Cada vez me convenço mais que foi abandonado. Sempre que vê um carro de porta aberta quer entrar.
Hoje, depois de muita insistência comeu um bocadinho de carne, arroz e ração embebida no molho de cozedura da carne.
É um passo, mas de qualquer modo precisa de um espaço grande para estar.
Não num apartamento.
Se alguém souber de algo, por favor diga! Levo-o a qualquer ponto do país.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”