Informação como proceder (vendedores sem escrúpulos)

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

mercon
Membro Júnior
Registado: sexta jan 13, 2006 1:10 am

domingo dez 02, 2012 3:00 pm

Boas,

Venho pedir ajuda para denunciar uns criadeiros de cães.

Ontem comprei um cachorro labrador com um mês e meio, sabia que não estava vacinado, mas os criadeiros disseram-me que tinha duas desparasitações. O criadeiro disse-me que tinha estado a comer e que agora só lhe devia dar de comer a noite. Fui comprar ração da marca Purina junior dei-lhe, mas o cão não comeu. Esteve sempre deitado mostrando pouca vitalidade, tinha diarreia e apenas bebia agua.

Pensamos que estava a estranhar o ambiente e a sentir a falta da mãe e dos irmãos.

Hoje de manhã fui ver e o animal ainda não tinha comido nem a ração, nem o arroz com pedaços de carne que lhe tinha deixado. Então pensei em lhe dar leite, também não bebeu, achei estranho e telefonei para o criadeiro e expliquei-lhe que o animal a 24h não comia (visto ele ter-me dito que o cão tinha acabado de comer quando o fui buscar).

Ele respondeu-me que tinha estado a dar de comer aos irmãos e que estavam bem, não tinham diarreia e que comiam bem, mas que em todo o caso eu que fosse a farmácia comprar um antibiótico que ele costuma usar. Antibiotico que eu nunca cheguei a comprar porque aconteceu isto:

Qual é o meu espanto quando passado umas horas o animal vomita apenas liquido e uma lombriga quase com um palmo.

Ao ver isto vi logo qual era o problema do animal e vi que me tinham enganado ao dizerem-me que tinha tido duas desparasitações. Mais uma vez ligo para os criadeiros para lhes dizer o que tinha acontecido mas não me atendiam o telefone, então telefono para o veterinario explico a situação e ele diz-me que para o animal ter uma lombriga desse tamanho é porque o animal já esta doente a mais de 24h e disse-me como devia de fazer para tentar combater as lombrigas.

Depois de falar com o veterinário ligo novamente para os criadeiros, expliquei a situação e disse que me tinham vendido o animal doente e que já tinha falado com o veterinário e este já me tinha dito o que fazer. Também disse que não me importava de ficar com o animal mas todas as despesas que eu ia ter com o tratamento do animal deviam ser pagas por eles ou então que me devolvessem dinheiro que eu dei pelo animal, que eu pagava as despesas, qual é o meu espanto quando recebo como resposta que venderam-me o animal saudável que se estava doente tinha sido na minha casa (24h depois do eu o ter ido buscar!) e desligaram-me o telefone na cara.

Volto a ligar mas para o marido da criadeira, atende ela novamente, eu volto a explicar que queria resolver a situação da melhor maneira para todos, inclusive para o animal, mas que assim estava dificil... proposta da senhora:

- você trás-me o cão que eu trato dele cá na minha casa e se ele morrer na próxima ninhada dou-lhe outro, agora dinheiro não lhe dou.

- Fazemos assim eu trato do cão e você paga as despesas todas.

- Já lhe disse que não lhe dou dinheiro nenhum, agora o que mais faltava era você ir ao veterinário que quer e eu pagar.

- Mas quem é que lhe disse que eu vou ao veterinário que quero, pode ser um escolhido por si.

- Não. Se você quiser trás-me o cão que eu trato dele cá em casa.

E depois disto volta a desligar-me o telefone na cara.

Como devo proceder para denunciar este caso?

Isto são pessoas que apenas querem dinheiro a custa dos animais não lhe dando condições nem se importam se morrem ou não.

Sei que estas pessoas são criadores de pastores alemães e que tem alguns registados no club português de canicultura. Posso fazer queixa ao club português de canicultura?
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

domingo dez 02, 2012 3:07 pm

O problema está em quem compra e alimenta este comércio de animais feito por pessoas que só pensam em ganhar dinheiro.
Quem quer comprar um cão, a meu ver, deve 1º pedir a lista ao CPC, depois ir ver as ninhadas e os pais, pedir referências se possível sobre o criador e só depois avançar para a compra.
Pelo menos foi assim que pensei e o fiz qdo recentemente decidi comprar um cão.

Por vezes vaí-se atrás do barato mas como diz o ditado "o barato sai caro".
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo dez 02, 2012 3:11 pm

já devia saber que ao comprar um animal com um mês e meio, que não estava a lidar com criadores honestos e responsáveis!

esqueça, esses criadeiros não lhe vão dar nada. trate do cachorro o mais rapidamente possivel, no vet!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo dez 02, 2012 3:13 pm

Quanto pagou se não é indiscrição ?
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

domingo dez 02, 2012 3:13 pm

Penso que um criador "não pode" deixar sair o cão com menos de 2 meses.
Mas enfim...quem só quer vender despacha-o cedo para não ter despesa com ele.

E eu no seu caso expunha o caso ao CPC.
AQuartelmar
Membro Veterano

domingo dez 02, 2012 3:17 pm

Mas vai fazer queixa de quê ?

Acho que nas coisas podem resolver-se a bem. Não devia ter ido logo "a matar". Vá com calma.
mercon
Membro Júnior

domingo dez 02, 2012 5:49 pm

O cão vai amanhã ao veterinário e hoje já tomou uma protecção para o estômago e um medicamento para a lombriga. A minha prioridade neste momento é salvar o cão, o animal não tem culpa dos maus criadores.

O que eu quero evitar é que aconteça o mesmo a outras pessoas, dai estar a pedir ajuda para denunciar este caso.
AQuartelmar Escreveu:Mas vai fazer queixa de quê ?

Acho que nas coisas podem resolver-se a bem. Não devia ter ido logo "a matar". Vá com calma.
Você leu com atenção o que eu escrevi?

Onde é que eu entrei "a matar"!?

Venderam-me um cão doente e você pergunta "vai fazer queixa de quê?"

NOTA: Não quero estar aqui arranjar uma discussão consigo sobre este assunto, neste momento tenho mais com que me preocupar do que com o seu comentário.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

domingo dez 02, 2012 6:28 pm

As melhoras para o patudo .... :?
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo dez 02, 2012 7:47 pm

o criador apresentou-lhe algum tipo de contrato de compra e venda?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
AQuartelmar
Membro Veterano

domingo dez 02, 2012 7:56 pm

Com essa atitude dá para perceber porque entrou em conflito... :lol:

O cão está parasitado não é uma doença, ponto um.

E nem lhe vou perguntar novamente de que é que vai acusar os vendedores, já que isso para si é secundário. Está de cabeça quente, bata aí na parede.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 02, 2012 7:58 pm

Vai fazer queixa ao CPC?

Mas desde quando o CPC é entidade reguladora de alguma coisa?
Aposto que o cachorro nem sequer tem pedigree... a queixa no CPC é quando se está perante falsificações do pedigree ou trafulhices no registo das ninhadas, deve estar a confundir o Clube com a ASAE ou coisa que o valha.

O cão tem registo no LOP?
Ficou com algum recibo comprovativo da compra?
Porque carga de água comprou um cachorro de 6 semanas? Pedigree júnior? Isso é ração do piorio...
O que eu quero evitar é que aconteça o mesmo a outras pessoas, dai estar a pedir ajuda para denunciar este caso.
Junte-se ao clube então já que passamos aqui a vida a advertir para o que se deve exigir na compra de um cão de raça, como distinguir um criador de um criadeiro, o que é a criação ética, o que é um pedigree, que um cão de criação ética não custa 100 euros, que não se devem comprar sem ver mãe e ninhada, nem a lojas nem a intermediários ou através de foto, e mesmo assim todos os dias temos cá pessoas como o senhor. Espero que o animal se safe sem mazelas de maior.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 02, 2012 8:02 pm

ana-carla Escreveu:Penso que um criador "não pode" deixar sair o cão com menos de 2 meses.
Mas enfim...quem só quer vender despacha-o cedo para não ter despesa com ele.

E eu no seu caso expunha o caso ao CPC.
Não pode? Ai não que não pode... há quem os despache às 5 semanas, assim que começam a comer para não dar mais despesa e trabalho, só por aí se vê a espécie de reprodutor de cães que é.

Mais uma vez, o CPC é um clube que gere o Livro Português de Origens, não é nenhuma entidade supervisora da compra e venda de cães. Não é nem a ASAE nem a Direcção Geral de Veterinária.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AQuartelmar
Membro Veterano

domingo dez 02, 2012 8:23 pm

http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/estatutos.pdf
http://www.cpc.pt/cpc/relatorios/RELATO ... S_2011.pdf
~
Leia isto se quiser e continue a ser mal educado se não quiser ler.
mercon
Membro Júnior

domingo dez 02, 2012 11:17 pm

Obrigado a todos os que responderam.

Pelo que percebi há pouco que possa fazer para denunciar este caso.

Em todo o caso deixo aqui a informação que o criadeiro por volta das 19h ligou-me e mostrou-se interessado em resolver a situação. Chegamos a um acordo que vai depender do que o veterinário me disser amanhã.
AQuartelmar Escreveu:http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/estatutos.pdf
http://www.cpc.pt/cpc/relatorios/RELATO ... S_2011.pdf
~
Leia isto se quiser e continue a ser mal educado se não quiser ler.
Nunca fui mal educado nem consigo, nem com ninguém.

Apenas me pareceu que você não percebeu o motivo deste tópico. Provavelmente você ao ler as minhas frases estava entoa-las com o tom agressivo e irritado (problema de quando se esta na internet) coisa que nunca aconteceu durante a minha conversa com o criadeiro, nunca me irritei e nunca tive um tom agressivo, apenas lhe expliquei que o animal tinha vomitado uma lombriga e que não estava a comer e queria resolver a situação da melhor maneira para os três. Tanto assim foi que acabamos por nos entendermos, apenas foi preciso vontade da parte dos criadeiros.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda dez 03, 2012 5:58 pm

Não devia ter comprado um cão sem antes se informar BEM de todos os detalhes que há a ter em conta. E um dos principais é logo o mais óbvio:

Cuidado com criadores que deixam sair animais antes das 9 semanas. É muito mau sinal.

Você compra um cão com mês e meio. Tem LOP? Tem garantia de que os pais fizeram despiste de displasia? E de que o animal fez a desparasitação ?

Se não tem nada disso, está á espera de quê??? Há milagres por acaso????

Quano é que deu pelo cão?
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”