Boa noite,sasquatch Escreveu:Há uma ideia muito corriqueira que é a de que vai-se a um canil salva-se um animal, faz-se uma boa acção fantástica e pronto, é tudo maravilhoso.
Ora isto não é assim. Mas não é mesmo e quem lida com cães sabe isso muito bem.
Os cães, mesmo os que estão fechados em boxes anos a fio, ou apanhados da rua, não percebem logo a sorte que tiveram. Por vezes não percebem nunca.
Estão com tecto, cama, mesa e roupa lavada e por vezes não reagem com a "gratidão" que os donos esperavam....
Esta forista não tem experiência com animais, parece achar que é simplesmente trazer um cão de pequeno porte para casa, meter na cozinha 9 horas e ao fim do dia o bicho vai estar reconhecidissimo e feliz quando a vir.
Parece-me muito mais sensato e prudente fazê-la perceber que não é tão fácil como isso, especialmente com animais de que não sabemos o passado, que estão stressadissimos e em condições extremas.
Pode ser preciso bastante tempo e paciência para ensinar a não fazer as necessidades em casa, a não ladrar, a saber andar à trela, etc.
Tudo isto implica tempo e convivência. Que não é fácil de obter quando se tem apenas escassas horas de manhã e ao fim do dia.
Porque não procurar um animal em FAT, de que já se saibam os hábitos e o comportamento?
E trazer para casa nas férias, com tempo para se habituarem ambos às novidades.
a forista pelo que diz ponderou na adopção que ia fazer e verificou que tinha establidade financeira para garantir uma vida feliz à patuda que pretendia adoptar.
Se a dita associação informa que não preenche os requisitos básicos para proporcionar a um animal uma vida feliz então lamento muitos de nós andamos provavelmente aqui a maltratar os animais.
No dia 17 de Novembro veio para casa um novo membro da familia...O Boxie que é um Boxer e como todos sabemos é um animal de grande porte.
Neste momento está a ressonar no sofá depois de mais de 1 hora de passeios e brincadeiras. Outras tantas tem durante o dia.
Então amanhã quando eu fôr trabalhar (porque não sou rica) o meu pimpolho vai ficar em casa sozinho cerca de 8horas. É um cão feliz, brincalhão, meiguinho e traquinas e eu apenas me posso considerar uma péssima dona porque o vou deixar confinado entre a cozinha e o hall de entrada. Mesmo que esteja quentinho, bem alimentado, seguido em bons veterinários, com uma boa ração e que após o meu longo dia trabalho tenha uma boa dose de passeio e imensa brincadeira só posso pensar que sou má....muito bera mesmo para o meu cão.
Aconselho a forista a procurar uma associação que se preocupe MESMO com o bem estar dos animais ou então que lhe dê justificações plausíveis para a não considerarem uma boa adoptante.