pedido de divulgação

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ilovemycats
Membro Júnior
Registado: segunda fev 23, 2009 9:29 pm

sexta mar 08, 2013 5:13 pm

Caros, foi-me transmitido o seguinte:
A Câmara Municipal de Setubal decidiu começar a apanhar gatos de colónias identificadas e já esterilizados para levar para O CANIL DE ABATE.
Trata-se de animais tratados e esterilizados sem apoios públicos.
Não constituem perigo para a saude pública.
Alguém tem forma de chamar a comunicação social ou alguma entidade que ajude?
Este decisão foi uma decisão unilateral da Câmara não tendo existido qualquer queixa da população.
Estes animais saudáveis e adoptáveis encontram-se agora em perigo eminente de abate.
POR FAVOR DIVULGUÉM
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

sábado mar 09, 2013 8:49 am

Reproduzo post do Pedro de Cas na sua página no FB:

"Esta manha de sexta feira fui ao canil de setubal, onde encontrei uma gata de uma das minhas colonias esterilizadas. No dia anterior falaram-me que andaram a capturar gatos bem perto da colonia, presumi que a gata andasse por la e tivesse sido capturada em conjunto com os outros.
Da parte da tarde regressei ao canil e foi nesse instante que vi que estavam la outros 2 gatos da mesma colonia. Ao preencher as fichas de saida dos animais, confirmei a morada onde foram capturados. Coincide com o local exacto da colonia esterilizada.
Esta colonia tinha 9 elementos, 4 dos quais ja retirei para adopcao no mes passado. Agora so restam 5, 1 macho e 4 femeas, a ultima foi esterilizada duas semanas atras.
A unica explicacao que o canil me deu foi que receberam uma queixa e dai foram la para capturar todos os gatos.
O macho, muito meigo, devem te-lo tentado apanhar a mao, deram-lhe um puxao na pata, conseguiu fugir mas ficou a coxear. Levei-o ao veterinario, fez um raio-x, tem os tendoes da pata inflamados e uma falange de um dos dedos deslocada. Sempre que assenta a pata no chao ao caminhar, coxeia com dores. A conta dele ficou em 52 euros.
Esta colonia esta esterilizada, tratada, bem alimentada, vivem pessoas junto a ela que tambem a alimentam, limpam o terreno onde se encontra. Os gatos sao, na sua maioria, meigos. Estao completamente saudaveis.
Relembro que e uma colonia esterilizada.
No canil nao fazem distincao. Capturam tudo o que apanham pela frente, misturam na mesma jaula machos e femeas, independentemente do local onde foram apanhados. Ha colonias FIV, colonias FELV, colonias FIV e FELV e colonias negativas a ambas as doencas. Quando chegam ao canil ficam todos juntos, o que propicia a transmissao de doencas entre eles. A juntar a isto, chegam gatos feridos de tanto se debaterem nas armadilhas.
Nao e justo que eu ande a esterilizar os animais, a leva-los ao veterinario para os tratar sempre que aparecem doentes, a fazer de tudo para que se mantenham saudaveis, a limpar as colonias, para depois vir o canil por tras e destruir tudo em poucos segundos.
Contactei o PAN, que se disponibilizou a vir a Setubal conversar comigo e levar o caso a comunicacao social.
Contactei a ANIMAL, que me pediu para lhes enviar um e-mail descritivo do que se passa, coisa que irei fazer de seguida.
Contactei a Animais de Rua, que me confirmou a inexistencia de legislacao que proteja colonias esterilizadas. Parafraseando, podemos esteriliza-los que, se o canil quiser de seguida captura-los e abate-los, pode faze-lo.
Nao sei que mais fazer. Ao fim-de-semana o canil esta fechado. As capturas recomecam na segunda-feira.
Nao sei o que fazer para os impedir de capturar esta e outras colonias, de os abater de imediato se o gatil estiver cheio, de os enfiarem la dentro e la permanecerem ate serem abatidos.
Sei que na segunda-feira vou para a colonia de manha bem cedo e la ficarei ate que o canil apareca. O que acontecera depois nao sei."
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado mar 09, 2013 2:00 pm

Espero que possa haver uma boa solução para esses pobres animais que não tem culpa da vida que teem que viver :(
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”