RUCO FUI ABATIDO "TINHA ESGANA"

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

vitorc
Membro Veterano
Registado: sábado nov 05, 2005 1:35 am

quinta ago 28, 2008 10:21 am

Bom dia,

Eu sou um voluntário da ABRA.
O Ruco foi abatido porque estava na ultima fase da Esgana, doença terrivel e dolorosa. :cry:

Deixem-me explicar em que consiste a ABRA:

A ABRA (Associação Bracarense Amigos dos Animais) tem como objectivo primordial minimizar o sofrimento dos animais que se encontram no canil municipal de Braga.

Estes reagem de forma diversa à entrada no canil; uns perdem pêlo, outros ficam extremamente assustados, há aqueles que se auto-mutilam, há outros que perdem a vontade de comer e ficam apáticos…

Dignidade é a palavra encontrada pela ABRA para definir a sua função no canil de Braga.

Todos os dias uma equipa de voluntários da ABRA abdica do seu tempo livre e desloca-se ao canil, passeia e enche de mimos os animais que lá estão, garante que todos eles têm comida e água e que nos dias frios têm um agasalho na sua cama para dormirem mais quentinhos. Aqueles que têm doenças tratáveis são levados às clínicas veterinárias e são acompanhados no seu tratamento. A principal preocupação da ABRA é proporcionar aos animais que estão no canil aquela atenção e carinho que muitos nunca tiveram, e independentemente da raça, tamanho e feitio, todos são iguais.

Com isto tornamos possível que eles voltem a sentir alegria e confiança naqueles seres que reconhecem como semelhantes aos seus antigos donos.

Depois vem o segundo grande objectivo da ABRA: usando de todos os meios ao seu alcance tenta arranjar-lhes um novo dono. Daqueles que se possa confiar e seja para a vida toda.
cavimarisol
Membro
Registado: terça abr 10, 2007 4:34 pm

quinta ago 28, 2008 10:33 am

bom dia Victor ,
obrigada ,pelo esclarecimento ...é diferente ser abatido um animal porque está em sofrimento e não existe nada a fazer , e logo é um acto , que por muito que custe , é em seu favor , é a pensar no seu bem estar 8apesar de parecer incongruente ) ; do que ser abatido indiscriminadamente sem qualquer critério de abate , ainda assim :cry: é com pena que vejo este menino partir .
clarota
Membro Veterano
Registado: quarta abr 16, 2008 12:00 pm

quinta ago 28, 2008 10:55 am

vitorc, obrigada pelo esclarecimento! :wink:
Ficamos sempre destroçados quando algum animal é adormecido! :cry:
frias77
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2007 3:25 pm

quinta ago 28, 2008 11:10 am

Obrigada pelo esclarecimento. Custa sempre ver um animal partir mas quando estão doentes e que nada se pode fazer entende-se o adormecimento.
tenchi
Membro Veterano
Registado: segunda jun 27, 2005 11:25 am

quinta ago 28, 2008 12:19 pm

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
viscoso
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 10:10 pm
Localização: dudu cocker spaniel inglês ,Tita Maria (SRD ),Rex x de pastor alemão e Juane iguana verde

quinta ago 28, 2008 1:38 pm

BOA TARDE VICTOR

OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTO É TOTALMENTE DIFERENTE QUANDO O MOTIVO DO ABATE É UMA DOENÇA COMO A ESGANA PORÉM ACHO QUE DEVIA HAVER DA PARTE DA ABRA UM ESCLARECIMENTO QUANTO ÁS CAUSAS DE ABATE. PORQUE O RUCO FOI ABATIDO E NO FORUM NÃO CONSTA NADA SOBRE ELE E APESAR DO RESPONSÁVEL DO FORUM TER AS INFORMAÇÕES POSTERIORMENTE AO OCORRIDO E DE PROVAVELMENTE AINDA NÃO TER TIDO TEMPO DE COLOCAR A INFORMAÇÃO A BRUMA TAMBÉM FOI ABATIDA 1 DIA ANTES E NÃO VI LÁ NADA NO FORUM SOBRE ELA A NÃO SER QUE FOI ABATIDA .SE ME PERMITA OUTRA OPINIÃO OS ANIMAIS QUE ESTÃO PARA ADOPÇÃO DEVERIA CONSTAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ELES. ASSIM COMO NO CASO DA CREOLA QUE FOI REGADA COM CRIOLINA E AO ABRIGO DA LEI A PESSOA QUE COMETE TAIS ACTOS DEVE SER PUNIDA .NO MESMO FORUM NÃO VEJO LÁ NADA A DIZER QUE ESSA MESMA PESSOA FOI RESPONSABILIZADA,DÁ A SENSAÇÃO QUE SE PODEM COMETER TODOS OS CRIMES CONTRA OS ANIMAIS QUE NINGUÉM É RESPONSABILIZADO NO CASO DA CREOLA AO QUE SEI FOI ENTREGUE PELA PRÓPRIA DONA LOGO DEVERIA SER IDENTIFICADA .DESCULPE ESTE MEU DESABAFO OU A MINHA IGNORÂNCIA MAS É ISTO QUE EU SINTO . :?
<p class="author"><a href="http://www.abra.org.pt/forum/viewtopic. ... 475#p32475"> </a></p>
amigos de 4 patas para adop&ccedil;&atilde;o http://www.slide.com/r/SjKs-Boq6z9qpivA ... bedded_url
<p><strong></strong></p>
raquelp
Membro Veterano
Registado: quarta ago 27, 2008 11:03 pm

quinta ago 28, 2008 2:27 pm

Boa tarde,
Sou voluntária na ABRA tb.
Só queria esclarecer uma coisa. Somos voluntários, todos nós ou trabalhamos ou estudamos. Dedicamos uma parte do nosso tempo à ABRA para ajudar os meninos do canil. Paralelamente a isto, fazemos uma boa divulgação no nosso site que nos ajuda em mto. A maioria das adopções são feitas através dele. No máximo em 2/3 dias temos os meninos novos que entram no canil actualizados com fotos. O fórum é tb actualizado dentro dos possíveis, temos voluntários repartidos por efectuar as diversas tarefas mas, como devem compreender, não nos é sempre possível actualizar diariamente. Já muito fazemos nós, acreditem.
Quanto aos abates...é uma questão complicada. No momento que um animal desaparece da página é pq foi abatido. Logo que possível é actualizado no fórum. Na maioria das vezes o animal é abatido pq o canil encheu. Esta é a realidade. Não podemos fugir a isto. É bom que toda a gente saiba que o canil é de ABATE e a entidade responsável por ele é a AGERE. Imaginem se não estivessemos lá como seria...
Claro que as opções de escolha para abate são mto difíceis para quem as faz. Seja por estar doente, por ser velhote, por ter poucas probabilidades de ser adoptado...(nunca abatemos bebés por o canil estar cheio, é bom que se diga) Coloquem-se nesta posição: Existem 22 boxes, onde temos que deixar no mínimo 4 livres diariamente para as recolhas que a AGERE faz e entregas dos donos. Estão no máximo 2 animais por box, mtas apenas com 1 pq são animais de porte grande. Claro que qd são bebés levam mais...
Agora abram este link
http://www.abra.org.pt/html/index.php?p ... %20target=

e escolham alguns meninos para serem os próximos a serem abatidos.
Fácil?

Imaginem se não estivessemos no canil. Seria tudo ao molho e fé em Deus. Pequenos juntos com grandes. Machos com fêmeas. Bébes com adultos e por aí fora...e os abates como seriam?

Pensem nisto e não julguem quem faz estas opções pq de modo algum são feitas de uma forma confortável.

Um obrigada a todos e em especial à Marlene pela divulgação que tem feito a estes meninos.

raquel
N&atilde;o compre, adopte e salve uma vida. -> <a href="http://www.abra.org.pt">www.abra.org.pt</a>
vitorc
Membro Veterano

quinta ago 28, 2008 2:56 pm

viscoso Escreveu:BOA TARDE VICTOR

ASSIM COMO NO CASO DA CREOLA QUE FOI REGADA COM CRIOLINA E AO ABRIGO DA LEI A PESSOA QUE COMETE TAIS ACTOS DEVE SER PUNIDA .NO MESMO FORUM NÃO VEJO LÁ NADA A DIZER QUE ESSA MESMA PESSOA FOI RESPONSABILIZADA,DÁ A SENSAÇÃO QUE SE PODEM COMETER TODOS OS CRIMES CONTRA OS ANIMAIS QUE NINGUÉM É RESPONSABILIZADO NO CASO DA CREOLA AO QUE SEI FOI ENTREGUE PELA PRÓPRIA DONA LOGO DEVERIA SER IDENTIFICADA .DESCULPE ESTE MEU DESABAFO OU A MINHA IGNORÂNCIA MAS É ISTO QUE EU SINTO . :?
Só para esclarecer este ponto. Se leu no nosso forum vem lá esta afirmação de uma voluntária da Abra, que estava por dentro do que aconteceu à Creola:
Escreveu:Foi entregue pela dona, como tinha pulgas a dona achou por bem dar-lhe um banho com Creolina (daí o nome) e com remedio de matar formigas a gata nao reagiu bem, e levou-a de imediato ao canil ainda com ambos os produtos no pelo, mal xegou foi logo ao banho para retirar o resto do produto mas pensava-se que o pelo lhe ia cair todo mas felizmente nao.
A Creola não foi regada com creolina! A dona fez uma burrice de todo o tamanho ao seguir o conselho que lhe deram de dar banho à gata com creolina para matar as pulgas mas não tinha a intenção de lhe fazer mal! Era só perigosamente ignorante!
Soneca2008
Membro
Registado: segunda jun 09, 2008 5:19 pm

quinta ago 28, 2008 2:57 pm

Agradeço a explicação. De facto, deve custar imenso fazer uma escolha de animais para serem adormecidos. Dou-vos os parabéns pelo vosso trabalho em tentarem minimizar o sofrimento dos animais que estão no canil. É uma realidade cruel.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta ago 28, 2008 3:05 pm

Um grande bem haja à ABRA por todo o trabalho, são pessoas fantásticas de certeza, e que têm a coragem de fazer o que eu propria duvido que seria. No entanto já aprendi que há circusntancias que nos fazem andar...
itarroso
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 9:33 am

quinta ago 28, 2008 3:05 pm

Acho que a Raquel resumiu muito bem... se a ABRA não estivesse todos os dias (e mesmo TODOS, desde há 3 anos e meio, nunca falhámos um dia no canil) o abate seria muito pior... não seria tomado em conta o facto de alguns animais terem interessados ou mesmo dono, por exemplo... se nós não passássemos lá tanto tempo o vet municipal não conseguiria saber tanto acerca dos cães, e portanto haveria se calhar mais abates do que há hoje em dia. Mesmo assim, haverá sempre abate de cães saudáveis e/ou de fácil adopção, porque é um canil municipal de abate e continua a haver muito abandono.
Compete-nos a nós todos, voluntários e não só, divulgar, sensibilizar as pessoas para que alguma coisa possa ser mudada. Se há situações a precisar de denúncia, qualquer pessoa pode fazê-lo, nós como ABRA não temos mais nem menos autoridade para denunciar casos de abandono ou maus-tratos.

Quanto aos voluntários da ABRA, não somos super-homens nem super-mulheres, todos temos trabalho, ou estudo, família, os nossos próprios animais de estimação para cuidar, e damos tudo o que podemos (às vezes, com contrapartidas para a nossa vida pessoal e/ou profissional) para tratar dos animais e da sua divulgação. Somos poucos e por vezes não conseguimos divulgar todos os animais no próprio dia, ou dar resposta instantânea às pessoas, mas toda a gente sabe onde nos encontrar: no canil, todos os dias, porque isso nunca falha.
frias77
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2007 3:25 pm

quinta ago 28, 2008 4:17 pm

Acho o trabalho da ABRA e de outras associações, e de pessoas em particular que não tem qq ligação a qq associação, magnifico!!! Às vezes fico a pensar que são mesmo super-homens e super-mulheres pois não sei onde vão buscar tanta coragem, disponibilidade e dedicação para ajudar estes amiguitos de 4 patas. Muito obrigado a todos!!!!
viscoso
Membro Veterano
Localização: dudu cocker spaniel inglês ,Tita Maria (SRD ),Rex x de pastor alemão e Juane iguana verde

quinta ago 28, 2008 9:10 pm

vitorc escreveu:
Só para esclarecer este ponto. Se leu no nosso forum vem lá esta afirmação de uma voluntária da Abra, que estava por dentro do que aconteceu à Creola:

escreveu:
Foi entregue pela dona, como tinha pulgas a dona achou por bem dar-lhe um banho com Creolina (daí o nome) e com remedio de matar formigas a gata nao reagiu bem, e levou-a de imediato ao canil ainda com ambos os produtos no pelo, mal xegou foi logo ao banho para retirar o resto do produto mas pensava-se que o pelo lhe ia cair todo mas felizmente nao.

A Creola não foi regada com creolina! A dona fez uma burrice de todo o tamanho ao seguir o conselho que lhe deram de dar banho à gata com creolina para matar as pulgas mas não tinha a intenção de lhe fazer mal! Era só perigosamente ignorante!

desculpe a minha frontalidade mas ainda acredita no pai natal?!o crime não é o mesmo?!o sofrimento da gatinha foi menor porque lhe deu banho de criolina ? a intenção dela não foi fazer mal ?!! se não foi das duas uma -ou é menor
o que não me parece que seja o caso se não não poderia entregá-la no canil
ou atrasada mental
também não me parece senão não a levaria ao canil
perigosamente ignorante também não me parece porque ainda deitou remédio de matar formigas
se isto não foi intencional eu sou o pai natal
quanto ao denunciar um crime pode crer que sou a primeira pessoa a faze-lo quando tenho conhecimento ,porque se essa aberração viesse ter comigo e dizer-me tal coisa havia de responder na justiça.
viscoso
Membro Veterano

quinta ago 28, 2008 9:21 pm

tenho aqui o artigo da lei transcrevo parte do mesmo:tnLei n.° 92/95 12 de Setembro\r\nProtecção aos animais\r\nA Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.°, alínea d), e 169.°, n.° 3, da Constituição, o seguinte:\r\n \r\nCAPÍTULO I\r\nPrincípios gerais de Protecção \r\n \r\nArtigo 1.°\r\nMedidas gerais de protecção \r\n1-São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal.\r\n2-Os animais doentes, feridos ou em perigo devem, na medida do possível, ser socorridos.\r\n3-São também proibidos os actos consistentes em:\r\na) Exigir a um animal em casos que não sejam de emergência, esforços ou actuações que, em virtude da sua condição, ele seja obviamente incapaz de realizar ou que estejam obviamente para além das suas possibilidades;\r\nb) Utilizar chicotes com nós, aguilhões com mais de 5 mm, ou outros instrumentos perfurantes na condução de animais, com excepção dos usados na arte equestre e nas touradas autorizadas por lei;\r\nc) Adquirir ou dispor de um animal enfraquecido, doente, gasto ou idoso, que tenha vivido num ambiente doméstico, numa instalação comercial ou industrial ou outra, sob protecção e cuidados humanos, para qualquer fim que não seja o do seu tratamento e recuperação ou, no caso disso, a administração de uma morte imediata e condigna;\r\nd) Abandonar intencionalmente na via pública animais que tenham sido mantidos sob cuidado e protecção humanas, num ambiente domestico ou numa instalação comercial ou industrial;\r\ne) Utilizar animais para fins didácticos, de treino, filmagens, exibições, publicidade ou actividades semelhantes, na medida em que daí resultem para eles dor ou sofrimentos consideráveis, salvo experiência científica de comprovada necessidade;....
vitorc
Membro Veterano

quinta ago 28, 2008 9:40 pm

Quanto às opiniões que inseriu no post, acredite que aquilo que dissemos é a verdade, a Sra era uma perfeita ignorante.
Se não acredita e não aceita esta nossa postura, lamento mas não posso fazer nada.

Não sei se sabe mas os animais têm a personalidade juridica de um objecto, valem tanto como o relógio que tenho no pulso, por isso de nada vale fazer leis se os animais de estimação são reconhecidos como 'coisas' na sua essencia.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”