Entregas de cães pelos canis para adopção

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda mar 22, 2010 2:40 pm

LuMaria Escreveu:
Vais dizer-me que não conhece as pessoas que lá vão na base do sempre?
Provavelmente conhecem.
Mas ... e pergunto-me:
Será que os tiram de lá de dentro ? Ou será que muitos nem sequer chegam a entrar lá dentro? É que a ideia que tenho é que os cães são "resgatados" à entrada. E já deu para ver aqui , em vários tópicos , que a situação foi essa.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda mar 22, 2010 5:15 pm

nicasxi Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Vais dizer-me que não conhece as pessoas que lá vão na base do sempre?
Provavelmente conhecem.
Mas ... e pergunto-me:
Será que os tiram de lá de dentro ? Ou será que muitos nem sequer chegam a entrar lá dentro? É que a ideia que tenho é que os cães são "resgatados" à entrada. E já deu para ver aqui , em vários tópicos , que a situação foi essa.
No meu caso, foram todos tirados da Ala Fechada, mas se por acaso lá estivesse e visse irem entregar um cão que me fizesse um click, resgatá-lo-ia à entrada do canil. Sim faria isso.
biglady
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2008 5:16 pm

segunda mar 22, 2010 7:22 pm

eu quando vou ao canil resgatar algum animal,os vets sabem que o estou a retirar para reabilitar e arranjar-lhes lar.
quando lhes arranjamos dono o novo dono regista-o e faz-se a mudança do nome do chip envia-se todos os dados para o canil,eles confirmam e a partir de aí podemos retirar outro.é assim que funciona penso que nao tem nada de ilegal.
uma vez retirei um animal,de um canil que estava num estado lastimavel e que um vet municipal me disse :-se nao o retirasse este nao teria chance ,vai-lhe dar trabalho
perguntei-lhe:-se me diz isso,porque nao o adormeceu já?(estava lá á mais de um mes)
-porque tinha esperança que alguma de vós o levasse...foi a resposta que me deu.
esse animal é um animal idoso que recuperou e ainda a semana passada a dona me enviou fotos do seu passeio pela praia...
eu nao retiro compulsivamente mas ao longo dos anos já retirei varios e vou mantendo o contacto com a maioria deles.
o pit bull tambem <strong>ama</strong>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda mar 22, 2010 7:35 pm

Os números do abandono, infelizmente são estes:

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... seccao=Sul

Talvez por causa da crise - económica ou de valores - são cada vez mais os animais que habitam este canil. Em 2009, foram recolhidos em casa, a pedido dos donos, 186 cães e 23 gatos.

No mesmo período, o canil recebeu - a maioria da mão dos donos - 951 cães e 447 gatos. Pelas capturas nocturnas chegaram 57 cães e 247 gatos. Muitos dos felinos foram depois recolocados na rua, após esterilização.
Embora se possa exigir o melhor dos funcionamentos da parte do canil, não nos podemos esquecer que é impossível não praticar eutanásia em alguns, desde que feita com o máximo de dignidade. Não há capacidade para todos e por isso é muito importante uma boa política de esterilização e consciencialização (através de campanhas nos media) de que ter um animal não é o mesmo que ter um brinquedo. O problema neste país é não haver fiscalização suficiente, que faça cumprir as leis.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mar 22, 2010 7:44 pm

O problema neste país é não haver fiscalização suficiente, que faça cumprir as leis.
Nem mais. Infelizmente é apenas um deles, porque nestas coisas as pessoas deviam ter a cultura e o bom senso que nem tivesse de chegar à necessidade de obrigar a cumprir por 'fiscalização'.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda mar 22, 2010 8:57 pm

No dia em que os canis municipais forem decentes, boas instalações, bom serviço vet., animais mantidos com dignidade, e o mais importante, não sobrelotados, bem, imaginemos que sim, esse dia chegar....quem agora retira animais compulsivamente, das duas uma; ou vira a compulsão para outra área, ou mesmo com tudo como deve ser, continua a bater com a cabeça na parede e a insistir que aquilo está mau....Duvidam? Comportamentos obsessivos são muito difíceis de contornar.

Ler aquela lista fez-me imensa impressão. Há vidas muito tristes. E não estou a pensar só nos cães.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda mar 22, 2010 9:56 pm

Apesar de não concordar como ja mostrei, com estas salvações em massa, não posso culpar assim os canis, nem quem apesar de errado o faz numa de salvar mais uma vida...acredito que seja dificil lidar com a realidade e não virar compulsivo (não misturar isto com o negocio dos tais hoteis ) isto só muda quando comprar um cão for um acto responsavel e para toda a vida para o bem e para o mal, quando os abandonos forem punidos, quando a criadeirice deixar de existir por negocio ou porque queremos apenas um descendente do nosso rafeiro e achar que a cadelinha precisa de parir para se sentir feliz.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda mar 22, 2010 10:17 pm

Continuo a dizer:
Não é culpa dos canis as pessoas não reconhecerem os próprios limites.
Não é culpa dos canis esta doentia "competição" de "boas ações".
Não é culpa dos canis estas "peregrinações" sistemáticas aos seus portões.
Não é culpa dos canis estes vazios na vida , que procuram alento no reconhecimento de pessoas que só conhecem virtualmente.
E não é culpa dos cães irem parar aos canis e apanharem pessoas destas pela frente.... quando o fim do sofrimento já estava tão perto... :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mar 23, 2010 4:07 pm

Tenham paciência mas tenho uma péssima opinião do canil de Lisboa.

Algumas pessoas que lá foram disseram-me que foram recebidas a contra gosto.
O canil de Lisboa deixa sair cadelas sem as esterilizar.
O canil de Lisboa não permite fotografias para divulgar os animais.
Alguém que me explique o porquê disto.

Como canil da capital devia dar o exemplo.
E o exemplo que dá é o pior.

Basta ver que a CML interrompeu a recolha de gatos na cidade porque, aquando da visita dos vereadores da mesma CML, viram gatos mortos - que por ali estavam...
O canil de Lisboa é um campo de concentração e extermínio.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça mar 23, 2010 4:40 pm

:o
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mar 24, 2010 4:58 pm

aisd Escreveu:Tenham paciência mas tenho uma péssima opinião do canil de Lisboa.

Algumas pessoas que lá foram disseram-me que foram recebidas a contra gosto.
O canil de Lisboa deixa sair cadelas sem as esterilizar.
O canil de Lisboa não permite fotografias para divulgar os animais.
Alguém que me explique o porquê disto.

Como canil da capital devia dar o exemplo.
E o exemplo que dá é o pior.

Basta ver que a CML interrompeu a recolha de gatos na cidade porque, aquando da visita dos vereadores da mesma CML, viram gatos mortos - que por ali estavam...
O canil de Lisboa é um campo de concentração e extermínio.
Interrompeu?
E não tenho conhecimento de que os vereadores tenham visto gatos mortos (outras pessoas disseram-me que tinham visto, mas os vereadores não), mas lá que ficaram pessimamente impressionados e até chocados com o que viram, isso sei que ficaram.

Será por terem sido aprovadas no Orçamento Participativo de 2010 as obras do canil e por a Assembleia Municipal ter aprovado as recomendações da esterilização e da suspensão de captura de gatos que saíram recentemente, pelo menos, dois artigos muito «cor-de-rosa» sobre o canil/gatil de Lisboa?

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1519820

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... seccao=Sul
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mar 24, 2010 5:02 pm

nicasxi Escreveu:Continuo a dizer:
Não é culpa dos canis estes vazios na vida , que procuram alento no reconhecimento de pessoas que só conhecem virtualmente.
E não é culpa dos cães irem parar aos canis e apanharem pessoas destas pela frente.... quando o fim do sofrimento já estava tão perto... :roll:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mar 24, 2010 5:05 pm

Charlie2 Escreveu:
Mas há muitas coisas em que os canis têm culpa.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mar 24, 2010 5:10 pm

Tassebem Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
não são os canis, é mesmo a falta de legislação.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta mar 24, 2010 5:19 pm

Charlie2 Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
não são os canis, é mesmo a falta de legislação.
Claro que a legislação faz falta. Mas é culpa da pessoa responsável pelo canil sim. O veterinário municipal.

Muitos veterinários que estão à frente de canis , não fazem mais porque simplesmente não querem ou não estão para isso.
Muitos deles nem os ferimentos tratam, têm medo de cães e só lá aparecem para dar a injecção.
Olhe que falo com conhecimento de causa :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”