SANJI..............................ABATIDO :(

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta set 02, 2010 12:51 pm

Taro Escreveu:Se bem me recordo no tópico da labradora apenas se lê : " Assunto resolvido". :?
Exactamente :D :D :D E em tempo record :D :D :D Parabéns :D :D :D

O caso da Estrelita também está resolvido e ele foi chamado aqui. Já agora por falar em "desvios" aos tópicos :D :D :D apesar da Estrelita ser uma menina que precisava IMENSO de ajuda, tal não "inibiu" duas madrinhas de "porem uma máquina de lavar roupa a fazer" ... de facto a lamentar. Mas enfim ... :cry: :cry: :cry:
tENaTEC
Membro Veterano
Registado: quinta dez 11, 2008 3:39 pm
Localização: Os meus e todos os que, de uma maneira ou de outra, se vão cruzando no meu caminho

quinta set 02, 2010 12:54 pm

anjjazul Escreveu:tudo isto pode ser muito controverso mas eu seria incapaz de acarinhar e tratar um animal, sabendo que a sua vida estaria por um fio. não sei se isto se pode chamar ajuda ou criar mais sofrimento num animal. acarinha-se, dá-se esperança e depois...pumba. não. comigo isso não funciona.
de facto, não se podem salvar todos, mas devem haver outras alternativas
O animal não tem a perspectiva exacta do que lhe está a acontecer. Ao ser acarinhado, bem tratado, passeado está perante uma situação mais ou menos amena. Ele é mais ou menos feliz, de acordo com o seu temperamento. Alguns, infelizmente, há com a tristeza incrustrada nos olhos de tal forma que lhes paralisa os movimentos. O trabalho do voluntário não é trair o animal, mas sim aliviar a sobrecarga negativa de que a situação se reveste. Nem estes últimos são postos de lado. Muito pelo contrário. Há voluntários que se sentam ao lado deles o tempo todo a tentar convencê-los a sair e ao fim de algum tempo conseguem-no. Digo-vos eu, que já assisti. É um trabalho sofrido, pois sabe-se de antemão que pode ser a última vez que estão a acariciar aquele animal (cada voluntário faz um turno semanal). Por isso tem muito mais valor. E claro que não é para todos.
Só os animais conseguem conhecer o que o próprio Homem não consegue: o ser humano.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quinta set 02, 2010 1:33 pm

Taro Escreveu:Não sou voluntária, mas uma coisa é garantida, do que conheço de canis, quem lá trabalha e ajuda merece respeito, pois ter uma vida profissional e depois abdicar do seu tempo livre para ajudar no canil..é sim um enorme gesto de boa vontade e solidariedade.
Mas em qualquer altura quem nunca o fez pode passar a fazer - é só uma questão de prioridades...
e de dores nas costas e na cabeça - isto para quem é mais para o alto, é melhor levar um capacete ou fica com o cucuruto aos altos e aos baixos...

mas tb não adianta escrever isto, pois não?
quem não gosta de sujar as mãos nunca lá irá aparecer
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

quinta set 02, 2010 1:44 pm

Pequebrado Escreveu:
Taro Escreveu:Não sou voluntária, mas uma coisa é garantida, do que conheço de canis, quem lá trabalha e ajuda merece respeito, pois ter uma vida profissional e depois abdicar do seu tempo livre para ajudar no canil..é sim um enorme gesto de boa vontade e solidariedade.
Mas em qualquer altura quem nunca o fez pode passar a fazer - é só uma questão de prioridades...
e de dores nas costas e na cabeça - isto para quem é mais para o alto, é melhor levar um capacete ou fica com o cucuruto aos altos e aos baixos...

mas tb não adianta escrever isto, pois não?
quem não gosta de sujar as mãos nunca lá irá aparecer
Não sou voluntária, mas faço o que posso (no tempo livre que disponho) por aqueles que resgato de canis o que de forma nenhuma invalida o respeito, que tenho por aqueles que auxiliam nas associações. :wink:
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

quinta set 02, 2010 1:53 pm

Arguida Escreveu:
Taro Escreveu:Se bem me recordo no tópico da labradora apenas se lê : " Assunto resolvido". :?
Exactamente :D :D :D E em tempo record :D :D :D Parabéns :D :D :D

O caso da Estrelita também está resolvido e ele foi chamado aqui. Já agora por falar em "desvios" aos tópicos :D :D :D apesar da Estrelita ser uma menina que precisava IMENSO de ajuda, tal não "inibiu" duas madrinhas de "porem uma máquina de lavar roupa a fazer" ... de facto a lamentar. Mas enfim ... :cry: :cry: :cry:
Arguida, apenas se lê assunto resolvido, não falo como ficou resolvido. Não percebo essa do tempo record :roll:

O nome da estrelita foi chamado aqui como mero exemplo, sem interferência nenhuma no seu tópico original, e sem qualquer intuito de prejudicar a cadela, muito longe das minhas intenções.

Quanto ao resto, "da máquina de lavar roupa", não sei a que te referes :roll:
Arguida
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 3:32 pm

"Arguida, apenas se lê assunto resolvido, não falo como ficou resolvido. Não percebo essa do tempo record

O nome da estrelita foi chamado aqui como mero exemplo, sem interferência nenhuma no seu tópico original, e sem qualquer intuito de prejudicar a cadela, muito longe das minhas intenções.

Quanto ao resto, "da máquina de lavar roupa", não sei a que te referes"

Taro ... peço então desculpa pois pelo RESOLVIDO deduzi que a cadelinha já tinha arranjado dono o que tinha sido fantástico em tão pouco tempo. Disse-o sem cinismos pois sabes bem que não o sou ... não faz parte do meu "leque de defeitos" :D :D :D.

Quanto à Estrelita eu percebi a tua intenção que foi para dar um exemplo e não fiquei minimamente melindrada com isso :D :D Lerdinha mas não tanto :D :D

Quanto ao resto "da máquina de lavar roupa" não era para ti ... era antes um desabafo, pois lamentavelmente duas madrinhas não tivéram qualquer pudor em servirem-se do tópico dela para ajustarem contas comigo". É isto amar os animais? Enfim ... 400 afilhados ... mas se for preciso vai-se ao tópico dum ... em vez de se ir à lavandaria ou pegar num telefone ... :evil: :evil: :evil:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 02, 2010 3:53 pm

Tenatec, obrigada pelos esclarecimentos.

Eu sou fervorosamente pró-esterilização em larga escala (até não me incomodava nada que ela fosse obrigatória, com excepção para criadores devidamente legalizados e fiscalizados) e faço o que está ao meu pouco alcance para que ela se torne uma realidade, um dia, neste país.

Por enquanto, a realidade que temos é triste, mas é esta: um grande número de animais que nascem devido à incúria e negligência dos donos e/ou do Estado e, em consequência, um grande número de animais errantes ou abandonados pelos donos.

E outra parte dessa realidade triste são os canis, na sua grande maioria, de abate.

Já deixei neste tópico a pergunta por que é que alguns canis conseguem não ser de abate. A resposta deve ser, penso eu, política: porque nesses concelhos essa é a vontade da autarquia e encontram-se outras formas de resolver a questão sem passar pela morte dos animais.

Mas o canil de Braga, como muitos outros, é de abate, e há que atentar na situação dos animais que lá dão entrada apavorados ou doentes, porque é de lei que os animais capturados só podem ser abatidos ao fim de 8 dias. Assim sendo, acho que é da mais elementar humanidade que esses animais sejam acarinhados e tratados, seja por pessoal do canil, seja por voluntários. A estes últimos, que o fazem por devoção, tenho de tirar o chapéu com uma profunda vénia, pois é realmente necessário um perfil especial e muito estômago para o fazer.

O facto de os animais, provavelmente, virem a ser abatidos, não lhes retira o direito de serem tratados com dignidade e humanidade. No caso, não considero esbanjamento de recursos.

Agora, deviam ser abatidos depois? Nem os doentes tratáveis nem nenhuns, mas isso é outra história...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 02, 2010 3:59 pm

Quanto à questão de serem os voluntários da ABRA a resolverem quem vive e quem morre, depreendo que isso resulte de algum protocolo assinado entre a associação e o canil.

Não vou falar dos critérios de decisão, não os conheço, mas não posso estar de acordo se é verdade que sejam abatidos animais em que há interessados. Esses animais deviam ser poupados até se verificar se os interessados seriam adoptantes responsáveis ou não, independentemente da zona do país onde se encontrassem. Até porque me lembro pelo menos de um caso em que um animal foi para longe de Braga. Se tudo isto é realmente assim, por que não se dá uma segunda oportunidade a esses animais?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Arguida
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 4:11 pm

Tassebem Escreveu:Quanto à questão de serem os voluntários da ABRA a resolverem quem vive e quem morre, depreendo que isso resulte de algum protocolo assinado entre a associação e o canil.

Não vou falar dos critérios de decisão, não os conheço, mas não posso estar de acordo se é verdade que sejam abatidos animais em que há interessados. Esses animais deviam ser poupados até se verificar se os interessados seriam adoptantes responsáveis ou não, independentemente da zona do país onde se encontrassem. Até porque me lembro pelo menos de um caso em que um animal foi para longe de Braga. Se tudo isto é realmente assim, por que não se dá uma segunda oportunidade a esses animais?
Pois Tassebem ... o que eu coloquei a bold seria o ideal ... infelizmente nem sempre assim aconteceu :cry: :cry: :cry:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta set 02, 2010 4:15 pm

a mim não me entra na cabeça um animal ser retirado da rua e ser posto lá novamente. nem ser acarinhado e darem-lhe espetança, e ser abatido. é cruel demais
anjjazul
Tassebem
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 4:21 pm

anjja, é muito cruel, sim. É cruel para todos e nenhum devia ter de ser abatido (salvo os animais com problemas não tratáveis). Mas não seria mais cruel não o tratarem nem acarinharem e deixarem-no a sofrer e desprezado durante aqueles 8 dias?
Arguida
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 4:34 pm

Tassebem Escreveu:anjja, é muito cruel, sim. É cruel para todos e nenhum devia ter de ser abatido (salvo os animais com problemas não tratáveis). Mas não seria mais cruel não o tratarem nem acarinharem e deixarem-no a sofrer e desprezado durante aqueles 8 dias?
Tassebem claro que seria mais cruel e claro que todos entendemos que infelizmente alguns têm de ser abatidos para existir lugar para novas entradas de animais :cry: :cry: :cry:

O que não se compreende é que havendo animais com a mesma "antiguidade" que este canito, tenham decidido abater este que até tinha sido tratado. :cry: :cry: :cry: É realmente incompreensível ... assim como é incompreensível que animais com eventuais oportunidades de terem uma 2ª hipótese de arranjarem um lar ... sejam abatidos. :cry: :cry: E infelizmente, situações destas não se passaram nem uma nem duas vezes. :cry: :cry:

Enfim ... mais uma vez não menosprezando o trabalho desenvolvido pelos voluntários, trabalho esse que, mais uma vez afirmo não teria coragem de o fazer ... muitas coisas poderiam ser mudadas ... assim houvesse vontade para tal, a bem dos animais que são os menos culpados. :cry: :cry:
Tassebem
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 4:50 pm

Arguida Escreveu: O que não se compreende é que havendo animais com a mesma "antiguidade" que este canito, tenham decidido abater este que até tinha sido tratado. :cry: :cry: :cry: É realmente incompreensível ... assim como é incompreensível que animais com eventuais oportunidades de terem uma 2ª hipótese de arranjarem um lar ... sejam abatidos. :cry: :cry: E infelizmente, situações destas não se passaram nem uma nem duas vezes. :cry: :cry:
Arguida, pode ter havido outros factores que nós desconhecemos (pode ter sido detectada no Sanji alguma doença grave, por exemplo)... Não sei, gostaria de acreditar que essa decisão não tenha sido tomada de ânimo leve e que tudo tenha sido e seja sempre bem ponderado. Custa-me a crer que pessoas que são capazes de fazer o trabalho que fazem os voluntários da ABRA tomem decisões arbitrárias. Realmente fala-se de vários casos pouco compreensíveis, pelo menos para quem está por fora, mas sobre isso deixo que se pronuncie quem tem mais conhecimento de causa.
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

quinta set 02, 2010 4:52 pm

Tassebem

Claro que seria muito pior, se não fossem tratados, aí julgo que estamos todas de acordo, mas quem conhece a realidade dos canis e associações sabe que não é em 8 dias que se consegue arranjar donos......

Se existe C. Municipais que ajudam as associações, ou têm canis municipais, o porquê da politica não serem iguais em todos?
Não posso estar de acordo que sejam abatidos cães sem estarem com alguma doença incurável, isso não é gostar de animais, isso é ser assassinos de cães, fico revoltada e julgo que não podemos ficar indiferentes, e que morram cães todos os dias...... existe aqui na Arca, muitos tópicos de cães, e quando diz abatido eu sei logo que é da ABRA, porque será?
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
tENaTEC
Membro Veterano
Registado: quinta dez 11, 2008 3:39 pm
Localização: Os meus e todos os que, de uma maneira ou de outra, se vão cruzando no meu caminho

quinta set 02, 2010 4:59 pm

ludovina Escreveu:Tassebem

Claro que seria muito pior, se não fossem tratados, aí julgo que estamos todas de acordo, mas quem conhece a realidade dos canis e associações sabe que não é em 8 dias que se consegue arranjar donos......

Se existe C. Municipais que ajudam as associações, ou têm canis municipais, o porquê da politica não serem iguais em todos?
Não posso estar de acordo que sejam abatidos cães sem estarem com alguma doença incurável, isso não é gostar de animais, isso é ser assassinos de cães, fico revoltada e julgo que não podemos ficar indiferentes, e que morram cães todos os dias...... existe aqui na Arca, muitos tópicos de cães, e quando diz abatido eu sei logo que é da ABRA, porque será?
Se calhar por ser um dos tais de abate dos mais divulgados, em que quem abriu o tópico se dá ao trabalho de dar as boas e as más notícias...
S&oacute; os animais conseguem conhecer o que o pr&oacute;prio Homem n&atilde;o consegue: o ser humano.
Bloqueado

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”