quinta jul 14, 2011 3:17 pm
Mariana, o teu pai não é pet-hoarder. Para se considerar "acumulador", tem de haver um espaço fechado onde acumular e de onde NÃO SE PERMITE que saiam, sob o risco de "perderem" os animais.
Este conceito que o Terugkeren aqui apresentou é uma "evolução" do distúrbio: permita-me o autor do tópico que lhe chame "pet hoarder digital", uma vez que os meios de divulgação e acção acontecem essencialmente nos fóruns e redes sociais. Pessoas que resgatam animais a todo o custo, contando com ajudas externas que ninguém garantiu, enfiando os animais em garagens, sótãos, casas de banho, quartos, FATs, hoteis e FARs, e que PEDEM, PEDEM, PEDEM. Euros, espaços, madrinhas, borlas. E nem me refiro a associações, sejam ou não legalmente constituiídas, mas muitas vezes particulares que, não conseguindo salvarem-se a si próprios, insistem em "salvar" animais. O maior número de vítimas está nos cães, já que a lei não permite que andem soltos na rua e obriga a licenciamento, vacina anti-rábica, chip e outros procedimentos, além de serem naturalmente mais "dados" ao ser humano, ao qual se submetem com adoração.
Já os gatos... pobres daqueles que, sendo jovens e saudáveis, são meigos. E os outros têm de se ameigar à força!
Ainda aqueles que tiveram um lar, que foram amados e por algum motivo um dia perderam tudo, nunca aprenderam a viver na rua, os que têm problemas de saúde ou handicaps que obriguem à permanência entre 4 paredes, acho muito bem que sejam tirados da rua, que sejam procurados lares. Mas se a legislação permite que os gatos vivam em liberdade, e até permite o registo de colónias, porquê, deus meu, porquê enclausurá-los?? Só porque se gastou dinheiro com eles? porque são mansos e é "uma pena", coitadinhos, serem livres?? às vezes parece projecção... "eu não sou livre, eu tenho muito medo da liberdade, e portanto tu não és mais do que eu, ficas melhor seguro". Como as crianças que arrancam as asas às moscas para depois "cuidarem" delas. Não concebo. Se o gato corre perigo onde está - riscos sérios de mutilação, envenenamento, atropelamentos - recoloque-se. Se não, apanhe-se, esterilize-se, trate-se se estiver doente, desparasite-se e deixá-lo seguir a sua vida... faz sentido? Sendo bebés, idem: apanhem-se, tratem-se, vacinem-se, há já muitos veterinários a esterilizar gatinhos. Mas não. Confinem-se, socializem-se à força, ou nem isso, porque metidos em jaulas durante a infância e a curta adolescência, nem se habituam a gente, nem desenvolvem aptidões que lhes permitam viver na rua...
Concordo com a Lumaria, enclausurar um gato com mais uma dezena é matar-lhe a alma. Mas, e depois? Continua a ser bonito, mesmo resignado e adoecendo e perdendo o gosto pela vida... sem ânimo, melhor se sujeita. Bolas, afinal investiu-se imenso naquele animal, houve muita gente a dar dinheiro, há que dar contas. E o respeito pelo direito à felicidade daquele ser, quanto custa? Não importa, porque quem paga o preço é o gato...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!