Babaorum Escreveu:Holanda não é país nórdico ...
Quanto a abortos depende muito da idade gestacional. Até às 4 semanas os embriões são absorvidos e não acontece nada. Depois das 6 semanas é mais complicado mas também não é nada do outro mundo. De qualquer forma a actuação a este nível já seria uma coisa extraordinária, uma vez que a prevenção principal está ao nível de evitar cruzas indesejadas. E dono responsável é aquele que sabe se tem condições para ter cães e cadelas simultaneamente ou só cães ou só cadelas, como é mais do que óbvio.
A chave é donos responsáveis - e são os tais 20%. Criadores serão muito menos do que isso, mas, claro virão desse grupo. Os outros 80% simplesmente não devem ter cães, esterilizados ou não ...
Babaurom, apesar da arrogância com que por vezes se dirige aos foristas encontro.-me a concordar consigo na maior parte das vezes, bem como cm a Nicas (vocÊs e as trocas de nicks

)
Adoptei uma gatinha recentemente, que infelizmente vinha prenha. Estava tão magra que na altura de ser esterilizada achámos que estaria nos «inícios». Afinal não...
Isto tudo para dizer que apesar de concordar convosco acho que a esterilização, pelo menos em Portugal é um mal necessário.
Noutros países (Austrália por exemplo) ela já vem incluída no preço de um animal de loja.
Se deixasse nascer os gatinhos iria ver-me a braços com 4 gatos para oferecer, numa altura em que só no cail onde sou voluntária penso que entre crias e adultos são mais de 40 sem dono. Adoptei a gata directamente á rua, depois de exaustiva divulgação e de ninguém querer ficar com ela, penso que sobretudo por ser uma gata adulta.
Concluindo: Para mim neste momento a solução passa, acima de tudo, por fazer pressão sobre quem «não faz» cumprir a lei, e claro, posteriormente, em quem não a cumpre. Porque quanto melhor forem geridos os canis, mais leve fica a consciência de quem lá vai abandonar.
Neste momento tenho quase 3 anos de experiência nesse campo, e acreditem, podem dizer que o cão vai ser morto á paulada, quem o for abandonar em 70% dos casos... Está-se nas tintas
PS: Não assinei a petição porque nela não vêm discriminadas qualquer tipo de soluções ou e que consiste a nova gestão do canil. E como o «ouvi dizer que» não me convence, espero por uma nova petição, melhor formulada.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»