quinta mar 12, 2009 11:19 pm
Hoje é uma noite muito muito triste, o Zulu faleceu.
O Zulu faleceu e os sentimentos de dor, frustação e impotência são muitos.
Desde há já umas semanas que se observava que o Zulu não engordava apesar de comer muito bem. O facto de mostrar as orelhas com feridas levantou a suspeita de algo muito errado..Leischmaniose. O Zulu foi levado de ao médico pela Lena do hotel e foram feitos testes laboratorais. O resultado deu negativo e o médico avançou de imediato para o teste da febre da carraça e após alguns dias foi reve lado o resultado..positivo e como uma das estirpes pouco simpáticas. Foi também realizado hemograma completo verificando-se não haver mazelas ao nível dos orgãos. De imediato foi colocado a medicação adequada à doença mas o Zulu continuava a mostrar sinais de prostação e problemas ao nível das articulações acompanhado de febres altas.
Desconfiando de algo mais complexo, uma das madrinhas decidiu avançar para uma segunda opinião para se tentar um diagnóstico mais completo. Ontem de manhã fui buscar o Zulu e ficou na clínica onde vou habitualmente com os Yorkies passando a ser acompanhado pela equipa médica.
Ao final do dia lá fomos (eu e a arguida..sua madrinha) saber novidades do Zulu pois ele ficou a fazer novos testes, entre outros a punção medular que determinaria qualquer dúvida sobre o diagnóstico anteriormente realizado. Confirmada febre da carraça e negativo à leishmania..problemas nas orelhas meramente vasculite, de certa forma comum em cães com o tipo de orelhas finas como as do leão da rodésia.
Hemogramas efectuados, mostravam um valor de plaquetas muito baixo..60, mas todas as outras análises, fígado, urina, tudo dentro dos valores normais. A febre mantinha-se alta e estava a fazer o tratamento.
O Zulu ficou internado e estava a reagir bem apesar da forte prostação devido à febre e assim teria de se seguir o tratamento à febre da carraça..estava a comer menos do que seria o normal mas nada que não fosse de esperar nestes quadros de febre da carraça. Teria de fazer um tratamento de pelo menos de 28 dias.
Fui hoje às 14.30 comprar as muitas caixas de vibramicina e medicamentos complementares recomendados e lá fui toda contente para a clínica. Não ouvi as muitas chamadas do telemovel com o barulho da rua.
Cheguei e fui para o gabinete e recebi a notícia de que o Zulu teria falecido por volta das 13.45...acho que deixei de pensar e só devo ter dito disparates sem qq nexo.
Causa da morte..desconhecida pois o Zulu teve uma morte fulminante não se percebendo tal causa..suspeitas ..trombo-embolia ou penso que é assim que se escreve endocardiate..porquê?
O Zulu estava com febre da carraça e nesta manhã tinha reagido bem, comendo, e rosnando aos gatos, bem disposto, apesar da sua prostação da febre da carraça.
Foi consentida e pedida mesmo a autópsia...nada aponta de anormal exceptuando a sintomatologia própria do quadro da febre da carraça...fígado, rins, tudo bem..pancreas com ligeiros sinais de hemorragias devido ao baixo nível das plaquetas.mas nada nada que indicasse uma morte súbita..para além de que o quadro febril tinha estabilizado essa manhã de 40,1 de febre para os valores normais.
Poderá ter sido obstrução de uma veia..algo..mas a autopsia nada revela, ainda que seja de assinalar um quadro de desfesas imunológicas muito baixo despoletado pela febre da carraça. Foram comparados os exames médicos realizados pelo primeiro médico que o viu e diagnosticou e agora esta equipa médica. Resultados idênticos para ambas as doenças.
Leishmania negativo
Febre da carraça positivo
Diferença a assinalar e significativa nnos hemogramas, com diferença de dias..O primeiro hemograma realizado indicou um valor de plaquetas de 320 e ontem apontou para os 60, mau prognóstico pois provou-se que o Zulu não estava a responder ao tratamento, a febre estabilizou, o valores de plaquetas baixou, nem com a medicação estabilizou.
Repito : a autópsia nada revelou em termos do que se poderia de esperar da febre da carraça, avançando-se assim para "algo" que tirou partido das baixas defesas do Zulu..ou mesmo algo que nada estará relacionado.
Resta-me dizer que o Zulu foi assistido dentro do melhor, nada foi poupado para que tivesse o melhor dos melhores em assistência médica.
Como me foi dito e tal deixa-me de lágrimas nos olhos " O Zulu era um mimo de cão e no seu internamento brincou, foi mimado, teve todas as atenções médicas, e dormiu profundamente que até ressonou..de manhã lá se levantou, passou pelas "camas" dos outros pacientes e lá rosnou.
Resta-me a consolação que estive sempre presente para o Zulu e que tudo fiz para lhe dar o melhor enquanto estivesse no meu alcance..não consegui e só Deus sabe o quanto isto me custa..perdi a Azzuzi e agora o Zulu em situações do mais adverso possível..
Tentei ligar a todas as madrinhas. Kikodemo, só não liguei às que faltaram por não ter os números comigo. Á arguida ( Manuela) agradeço do fundo do coração, o que provou ser como madrinha neste momento de grande tristeza.
A todas as madrinhas agradeço em nome do Zulu
Tiabela, obrigado pelo apoio neste momento.
À Lena do hotel, obrigado por ter estado atenta com o Zulu e ter sido a primeira a levá-lo ao vet.
Sobre as despesas, colocarei caso alguém deseje ajudar...
A ti Zulu..tentei..se tentei..estás com a Azzuzi.
Taro ( Mag)