AVISO A TODOS: CUIDADO COM OS NIB!!!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 28, 2008 9:54 pm
Sim sem duvida! Basta reportar a situaçao a empresa que retira o dinheiro, e dessa forma descobre-se quem foi e possivelmente todos os dados.
<a target="_blank" href="http://vimeo.com/8245735">http://vimeo.com/8245735</a>
<strong>>Chocante mas verdadeiro - Adopte um amigo para toda a vida!
"Os animais dividem connosco o privilégio de terem uma alma." (Pitágoras)
http://trapilhicesdanatura.blogspot.com/ </strong>
<strong>>Chocante mas verdadeiro - Adopte um amigo para toda a vida!
"Os animais dividem connosco o privilégio de terem uma alma." (Pitágoras)
http://trapilhicesdanatura.blogspot.com/ </strong>
O que a Bronkas está a dizer é a mais pura das verdades. Convém no entanto clarificar algumas coisas. Desde logo não é possível fazer compras na net através do NIB, o que é possível é fornecer o NIB a empresas para que os pagamentos de serviços sejam prestados com pagamento através do que se chamam domiciliações.
Hoje em dia dispensa-se a conferência de assinaturas pelo Banco porque se passou essa responsabilidade para a empresa com quem se contrata o serviço. Ou seja, na prática é possível usar o NIB de outrem e até que essa pessoa descubra e desencadeie um processo no sentido de ser ressarcido do que lhe foi retirado indevidamente, o 'burlão' vai-se governando à conta. É um perigo muito semelhante ao de facultar-se os números do nosso cartão de crédito a outrém. E para isso, basta durante uma compra alguém ter acesso a eles, e "pimba" pode desde logo usá-lo para fazer compras na Internet, e sem assinaturas e sem conferências do que quer que seja. São os riscos deste tipo de meios de pagamento!!
Ao fim e ao cabo o que isto implica é um controlo apertado das suas contas por parte de quem as tem, para detectar movimentos fraudulentos e denunciá-los desde logo. Aliás, e a propósito de domiciliações e pagamentos, há sempre possibilidade de cancelar as autorizações ou impor limites, não permitindo este tipo de coisas sobre as nossas contas....mas depois ficam-nos vedadas para uso próprio.
Hoje em dia dispensa-se a conferência de assinaturas pelo Banco porque se passou essa responsabilidade para a empresa com quem se contrata o serviço. Ou seja, na prática é possível usar o NIB de outrem e até que essa pessoa descubra e desencadeie um processo no sentido de ser ressarcido do que lhe foi retirado indevidamente, o 'burlão' vai-se governando à conta. É um perigo muito semelhante ao de facultar-se os números do nosso cartão de crédito a outrém. E para isso, basta durante uma compra alguém ter acesso a eles, e "pimba" pode desde logo usá-lo para fazer compras na Internet, e sem assinaturas e sem conferências do que quer que seja. São os riscos deste tipo de meios de pagamento!!
Ao fim e ao cabo o que isto implica é um controlo apertado das suas contas por parte de quem as tem, para detectar movimentos fraudulentos e denunciá-los desde logo. Aliás, e a propósito de domiciliações e pagamentos, há sempre possibilidade de cancelar as autorizações ou impor limites, não permitindo este tipo de coisas sobre as nossas contas....mas depois ficam-nos vedadas para uso próprio.
Obrigada, Paulo por confirmar, com excelente conhecimento dos processos, o que tenho estado a dizer.PauloC1 Escreveu:O que a Bronkas está a dizer é a mais pura das verdades. Convém no entanto clarificar algumas coisas. Desde logo não é possível fazer compras na net através do NIB, o que é possível é fornecer o NIB a empresas para que os pagamentos de serviços sejam prestados com pagamento através do que se chamam domiciliações.
Por isso mesmo é que aconselhei a amiga a fechar essa conta, para invalidar o NIB abusado, e a abrir outra, acabando de futuro com a prática de divulgar o seu número publicamente.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 13, 2009 7:46 pm
- Localização: Rafaela sempre no coração...e todos os k p.cá passaram,cá estão além de todos os k dormem na rua...
Luc Nun após ter estado a divulgar n de mails com pedidos de ajuda tinha que vir aqui dizer-te que "quem mal não cuida mal não pensa..."
é quase impressionante como nos mails que eu divulguei até há pouco as pessoas colocam como se estivessem a dizer "bom dia"o seu Nib...
até eu propria nunca me tinha apercebido de n de situações que podem suceder realmente embora não faça publico o meu Nib para nada de Net mas paramos para pensar onde é que tudo isto pode mesmo chegar
é quase impressionante como nos mails que eu divulguei até há pouco as pessoas colocam como se estivessem a dizer "bom dia"o seu Nib...
até eu propria nunca me tinha apercebido de n de situações que podem suceder realmente embora não faça publico o meu Nib para nada de Net mas paramos para pensar onde é que tudo isto pode mesmo chegar

<p><strong>"Os animais dividem connosco o privilégio de ter uma alma"... - Pitagoras</strong></p>
<p>Cada dia que passa na minha vida mais admiro quem tem realmente coração grande,isso só é efectivamente confirmado através de gestos lindos com os amigos 4 patinhas:quem os ama de verdade nunca pode ser traiçoeiro<strong>...</strong></p>
<p>Cada dia que passa na minha vida mais admiro quem tem realmente coração grande,isso só é efectivamente confirmado através de gestos lindos com os amigos 4 patinhas:quem os ama de verdade nunca pode ser traiçoeiro<strong>...</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm
Kikorahim mandei mp
<p><strong>Adopte um animal do canil, terá um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condições para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condições para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
Exactamente, Vera. Nós somos honestas e absolutamente ignorantes das artimanhas existentes para nos prejudicar, por isso confiamos. E também somos umas ignorantes, pois fiamo-nos que o NIB só dá para depositar e não sabemos que dá para algo mais. Até podemos dizer que o fulano que sacou o dinheiro da conta da nossa amiga foi "bonzinho", que "só" tirou uns reles noventa euritos para pagar umas assinaturas de umas revistas... mas o facto é que é um ladrão, e ainda por cima barateiro.KikoRahim Escreveu:Luc Nun após ter estado a divulgar n de mails com pedidos de ajuda tinha que vir aqui dizer-te que "quem mal não cuida mal não pensa..."

A Net presta-se a muita falcatrua, e nós só temos de nos lembrar disso. Portanto, aqui fica o alerta. Quem quiser que se defenda. Por mim, prezo demasiado a minha vida para andar a espalhar alegre e inconscientemente os meus dados pessoais a troco de uns tostões...
Nem mais! E se por um lado podemos ser quem quisermos graças à net, tambem é verdade que há muitas pessoas que expõem desnecessáriamente a sua vida neste meio, o que as deixa à mercê destes chicos espertos que por cá nadam feitos predadores. Não digo que deviamos andar para aqui todos a mentir e a fazer-nos passar por quem não somos mas que devia muito boa gente aprender a resguardar mais a sua vida, isso devia....LucNun Escreveu: A Net presta-se a muita falcatrua, e nós só temos de nos lembrar disso. Portanto, aqui fica o alerta. Quem quiser que se defenda. Por mim, prezo demasiado a minha vida para andar a espalhar alegre e inconscientemente os meus dados pessoais a troco de uns tostões...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Pois é, Sofia, anda por aí muita cobra com penas de águia...nicasxi Escreveu:Nem mais! E se por um lado podemos ser quem quisermos graças à net, tambem é verdade que há muitas pessoas que expõem desnecessáriamente a sua vida neste meio, o que as deixa à mercê destes chicos espertos que por cá nadam feitos predadores. Não digo que deviamos andar para aqui todos a mentir e a fazer-nos passar por quem não somos mas que devia muito boa gente aprender a resguardar mais a sua vida, isso devia....LucNun Escreveu: A Net presta-se a muita falcatrua, e nós só temos de nos lembrar disso. Portanto, aqui fica o alerta. Quem quiser que se defenda. Por mim, prezo demasiado a minha vida para andar a espalhar alegre e inconscientemente os meus dados pessoais a troco de uns tostões...