Dilema

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta dez 24, 2009 7:58 pm

já me aconteceu encontrar uma cadela gravemente estropiada por um atropelamento. levei-a para o vet era quase meia noite. queriam abate-la. não deixei sem que lhe fizessem exames. no outro dia, a vet ficou muito zangada por não se ter abatido o bicho que estava a sofrer.
soube que era uma cadelinha que estava numa associação. fugiu e veio quase morrer à minha porta :evil:
por enquanto, tenho conseguido dar resposta aos animais que encontro em perigo. no futuro, veremos. se estiver doente como tenho estado, nem com um gato posso pelo rabo. bom...já esteve pior. enfim, tudo depende do estado em que a pessoa se encontrar, mas só em último recurso o deixaria a agonizar
anjjazul
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

quinta dez 24, 2009 8:00 pm

LuluB Escreveu:Felizmente ou não, os veterinários que conhecemos e aqueles com quem a Cristina trabalha não abatem só porque nós lhes pedimos. ...
Nâo se deverá generalizar, duvido que existam veterinários que abatam porque alguém lhes aparece e pede isso, muito menos com animais abandonados, só para mencionar a confusão que seria o abate de um animal abandonado que afinal tinha dono. São de facto afirmações infelizes.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta dez 24, 2009 8:15 pm

mar70 Escreveu:
LuluB Escreveu:Felizmente ou não, os veterinários que conhecemos e aqueles com quem a Cristina trabalha não abatem só porque nós lhes pedimos. Todos eles tentam salvar o animal, e não é só pelo dinheiro que isso lhes pode render, como já tivemos bastantes provas disso.

...

so citando e comentando a parte inicial do seu post - felixmente os meus veterinarios tb nao abatem so porque sim... nao acredito q quem o faça na privada o faça a pedido ou com gosto por isso ate me parece um pouco infeliz.... acho q o fazem pq concordam q sera a melhor solução para o caso q lhes é posto num determinado momento e face a avaliação clinica q fazem...
Pausanias Escreveu:
LuluB Escreveu:Felizmente ou não, os veterinários que conhecemos e aqueles com quem a Cristina trabalha não abatem só porque nós lhes pedimos. ...
Nâo se deverá generalizar, duvido que existam veterinários que abatam porque alguém lhes aparece e pede isso, muito menos com animais abandonados, só para mencionar a confusão que seria o abate de um animal abandonado que afinal tinha dono. São de facto afirmações infelizes.
Infelizmente, tenho encontrado e sabido de quem o faça a pedido, embora não com gosto: ninguém abate um animal com gosto, nem eu alguma vez o disse, por isso não vejo onde é que fui infeliz. E também não generalizei.

O que disse é que conheço veterinários que não o fazem se o animal tiver uma hipótese de recuperação, mesmo que tal seja pedido (ou exigido) aos médicos. E alguns desses animais salvos pelos vets são hoje mascotes das suas clínicas.

É claro que o veterinário é sempre quem tem a última palavra, isto não é só nós olharmos para o animal e acharmos que o melhor para "aquilo" é o abate.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Pausanias
Membro Veterano

quinta dez 24, 2009 8:26 pm

É uma generalização a contrario sensu, a que está a referir e nesse sentido é de facto deveras e liminarmente infeliz. è a sua opinião, mas discordo e acho-a capciosa. Nada de pessoal, note-se.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
LuluB
Membro Veterano

quinta dez 24, 2009 10:02 pm

Como queira, Pausanias. Limitei-me a particularizar, por reacção a esta afirmação, esta sim, generalizadora, pelo menos no meu entender:
O que já fiz mais do que uma vez, levava-o à clínica mais perto para lhe dar descanso.

...
Mas não vou debater mais questões de forma, que me interessam pouco. E nem é esse o assunto do tópico.

Tenham todos um bom Natal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Pausanias
Membro Veterano

quinta dez 24, 2009 11:52 pm

A forma deforma e só não interessa a quem se confirma, já dizia Machado de Assis.

Boas festas a todos.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta dez 25, 2009 8:52 pm

É muito complicado...

Irei expor a minha opinião como pessoa individual e não como uma voluntária de uma associação, nunca levei ou pensei levar um animal para associação da qual faço parte, isto porque, temos de dar animais e não "encaixota-los" em boxes... adiante...

Como infelizmente ando sempre nas lonas e os meus cães não aceitam novos inquilinos está fora de questão trazer animais cá para casa, assim como está fora de questão por exemplo, operar um animal atropelado, estropiado, seja o que for, desculpem mas é a minha triste realidade :(
Já virei a cara animais abandonados, coloquei comida, agua, um cobertor e virei costas e vim embora.

Já apanhei 2 animais em auto-estradas no meio da faixa de rodagem que estavam num estado indescritivel, o meu vet, tem a sensibilidade de ser realista, e nos dois casos a eutanasia seria o melhor a fazer.

Apanhar animais, para colocar em hotel, para "descarregar" em associações para mim não é solução.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Pausanias
Membro Veterano

sexta dez 25, 2009 9:11 pm

Parabéns pela coragem de assumir que virou as costas. Estranho são aqueles que nunca virararam...ou nunca foram confrontados...ou ,com o perdão da palavra mentem com todos seus dentes.
ZAZOR
Membro
Registado: quinta abr 24, 2008 7:25 am

sábado dez 26, 2009 1:42 pm

Bem, o único animal gravemente ferido que encontrei eu trouxe para casa, depois de muito chorar e implorar ao marido, mas porque pensei que ele estava a morrer...O vet foi chamado para avaliar a situação. Mas não, estava apenas muito fraco depois de um acidente que sofreu, actualmente, e embora com limitações é um animal saudável e um grande amigo de todos nós, é parte da família!

Excepto o Kovu, todos os outros foram adoptados em situação crítica
Ás vezes viro as costas a animais abandonados, dou água e comida sempre que posso, mas não tenho como acolher mais, nem tenho sequer nenhuma associação por perto a quem recorrer,(nem colocar para adopção na net, pois estou longe de tudo) só resta virar costas,pois tudo tem um limite!
Mesmo quando eles não saiem do meu portão, só dou àgua e comida, é muito triste para mim, pior para eles, pois acham que os meus carinhos são tudo, ás vezes acho que estou só a enganá-los!
Enfim...penso que sou pior que aqueles que apenas os enxotam, sem dar esperanças...

Mas isto é bem diferente do que deparar com um animal acidentado, não sei, acho que não conseguia fazer de conta que não estava a ver nada e seguir em frente...
Principalmente porque sou egoista e não íria dormir descansada... :(
"O melhor c&atilde;o do mundo &eacute; o c&atilde;o de cada um"
Pausanias
Membro Veterano

sábado dez 26, 2009 4:46 pm

Boa tarde meus amigos.

Penso que o mais grave aqui será efectivamente quem pensa que consegue salvar o mundo. Posso referir um senhor que me deixou um gato nas mãos, foi mal educado, agressivo e só não me bateu por eu ser maior do que ele não me intimidar com a sua berraria. Dizia ele que preferia deixar um animal num veterinário por estar a fazer uma boa acção ao que lhe disse. Boa acção não faz, está a abandonar o animal..nada mais e a passar responsabilidades para outro.Assim também eu.

Não há santos. Quem diz que consegue salvar todos os animais que vê, ou vê muito poucos ou então está a mentir. Ninguem consegue salvar todos.Eu mesmo tenho de olhar para o lado muitas vezes porque não dá. No nosso país o abandono é o pão nosso de cada dia, quem está ligado a animais tem "obrigação" de ajudar todos e as associações de protecção animal, em parte demasiado significativa estão mais interessadas em lutas internas e trocas de títulos e apertos de mão do que realmente fazer algo.
LuluB
Membro Veterano

sábado dez 26, 2009 5:44 pm

Pausanias Escreveu:...Não há santos. Quem diz que consegue salvar todos os animais que vê, ou vê muito poucos ou então está a mentir. Ninguem consegue salvar todos.Eu mesmo tenho de olhar para o lado muitas vezes porque não dá. No nosso país o abandono é o pão nosso de cada dia, quem está ligado a animais tem "obrigação" de ajudar todos e as associações de protecção animal, em parte demasiado significativa estão mais interessadas em lutas internas e trocas de títulos e apertos de mão do que realmente fazer algo.
Ora nem mais.

Só com a ressalva de que aqui não há obrigações, há devoções. Mas percebo o que quer dizer ao utilizar o termo, e entre aspas.
<p>&nbsp;</p>
ZAZOR
Membro

sábado dez 26, 2009 6:23 pm

Desculpe Paulosanias, mas existem aqui alguns membros que não residem em Portugal, nem têm acesso a associações portuguesas de apoio aos animais, alguns usuários residem em países cuja realidade é bem pior para os animais, isto só para constar...
Os Palop cá estão á espera de aprender alguma coisita...Se as perguntas são só para quem reside em Portugal, o melhor é sublinhar isso quando se abre um tópico, neste eu não vi nada!
Pausanias
Membro Veterano

sábado dez 26, 2009 6:31 pm

Boa trde, Deve estar enganada, não fui eu que abri esta discussão...foi o sr Seal.

Quanto a Paplos e outros países. Penso que a pergunta foi sobre Portugal, afinal o site é de Portugal, certo ? Nada impede entrada de outros países, com a devida ressalva julgo eu, de forma a não se desvirtuar.
ZAZOR
Membro

sábado dez 26, 2009 7:16 pm

Pausanias Escreveu:Boa trde, Deve estar enganada, não fui eu que abri esta discussão...foi o sr Seal.

Quanto a Paplos e outros países. Penso que a pergunta foi sobre Portugal, afinal o site é de Portugal, certo ? Nada impede entrada de outros países, com a devida ressalva julgo eu, de forma a não se desvirtuar.
Sei perfeitamente quem abriu o tópico obrigada! mas se me quiser explicar o que é "paplos" eu agradeço!
Muito selectivo o Sr.! 8)
Bem Haja!
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

domingo dez 27, 2009 4:54 am

São decisões sempre complicadas. E, depende muito dos casos.

Comigo já aconteceu aparecer um gato no quintal dos meus vizinhos, mordido. Só soube no dia seguinte, porque ninguém me disse nada, já que suspeitavam que ele tinha morrido logo. Só que o gato afinal não morreu e quando eu me apercebi da situação, andava a arrastar-se, apavorado.
Isto já foi há uns anos, levei-o a um hospital veterinário, expliquei o que tinha acontecido mas que infelizmente eu não tinha como pagar. Um vet veio até à sala de espera e observou-o mesmo ali, não sendo ele o dono do hospital, fez o que podia. Explicou-me que a situação não parecia nada boa. Agradeci, fui a casa colocar apelo na net, não sabia que mais fazer. Felizmente houve quem me viesse ajudar, vieram buscá-lo e levaram ao vet. Não teve salvação e foi adormecido :( Ainda tentei descobrir o dono, mas sem sucesso. A pessoa que me ajudou assumiu os custos, porque percebeu que por muito que eu quisesse, não conseguia pagar :( Mas ainda hoje me sinto mal por isso...

Tive outro caso, de um cão atropelado. Era um cão que eu gostava muito, super simpático que costumava pedir-me festas sempre que me via. Quando me reconheceu, tentou levantar-se para me vir pedir festas como fazia. Mas não conseguiu, arrastava-se. Foi algo doloroso de assistir. Fiquei em pânico sem saber o que fazer. Sem dinheiro nem transporte... mas não queria deixá-lo ali. Corri e fui ter com a minha mãe a explicar-lhe a situação. Ela nas mesmas condições que eu, mas lá fomos ter com ele. Entretanto, fomos sabendo que os "donos" já tinham conhecimento (e mais tantas outras pessoas) mas mesmo assim deixaram-no ali :evil:
Um senhor emprestou-nos um carrinho de mão e foi assim que o levamos até ao vet. Fez raio-x. Estava muito mal, ainda por cima em estado de choque :( Podia ser operado, mas os riscos eram enormes, que mesmo que sobrevivesse, ficaria paraplégico. Foi muito duro. Sem mais dinheiro que pudéssemos usar, sem local para o colocar posteriormente, sem o poder adoptar, sabendo que muito dificilmente alguém o quereria adoptar, tivemos mesmo que pedir que o adormecessem :(
E até hoje é um assunto que me custa, porque penso sempre "e se eu tivesse tido outras condições e tivesse arriscado a operação, talvez tivesse sobrevivido.. "
É inevitável pensar nisso, mas também tenho consciência que fiz o pude e, que ao menos aliviei o sofrimento dele.

Hoje em dia, também já tenho outra consciência. Sei que em primeiro lugar, tenho que pensar nos meus animais. Já tenho mais direito a poder tomar as minhas decisões sobre como gastar o dinheiro, mas também é todo muito contado para os meus animais, pelo que tenho sempre que ter o cuidado de não ter despesas que impliquem prejudicá-los.
Depois, também já tenho consciência que não tendo eu hipóteses de me comprometer a pagar pelo menos parte das despesas que um animal dá, terei mesmo que continuar a virar costas aos que vou vendo pelas ruas.
Já houve situações que acabei mesmo por pedir ajudas, mas serviu-me também para perceber que tenho que evitar fazê-lo, porque para além de não querer passar responsabilidades para cima de ninguém, só dá chatices e às vezes pode prejudicar ainda mais os animais, que depois se veem embrulhados entre confusões feitas por humanos :roll:

Agora, claro, que se me deparar com casos como os que descrevi, possivelmente o que irei fazer é levá-los ao vet para serem adormecidos. Caso não estejam em mau estado, ver do chip, dar uma olhadela no Encontra-me.org e depois deixar no "mesmo local".

Obviamente que por mim todos eram acolhidos, obviamente que por mim tentava-se sempre tudo antes de se optar por se adormecer. Mas a realidade é que se não temos dinheiro para o fazer, nem local para colocar o animal.... que fazer?
Não se pode também colocar apelos na net para todos!
Até porque já é complicado aparecer quem queira ajudar, depois há quem diga que ajuda para salvamos, mas no final desaparece. E depois é preciso haver disponibilidade para se ir visitar o animal, para se tratar de tudo o que isso envolve, assim como continuar a apostar numa futura adopção, que por vezes nunca chega.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”