ASAAST - Campanha "Não compre! Adopte! "

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta fev 16, 2011 8:08 pm

Perante a avalanche de cães de raça, supostamente de criador, que estão a aparecer abandonados ou entregues nos canis municipais, até se entende a consigna.

"Não compre (sem antes ver no canil da sua área se há a raça que pretende), adopte (o cão dos seus sonhos)."

Só que isto tudo não cabe numa T-shirt, claro está.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta fev 16, 2011 8:09 pm

Terug não se abespinhe comigo 8) só disse o que penso.
e repisar também não é a minha panca por isso... tenho dito!!

só para chagar a sua alma vou-lhe oferecer uma camisola!! 8)
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
quarta fev 16, 2011 8:14 pm

Não está em causa a a dita associação ter ou não dinheiro para contactar um marketeer...é puro BOM SENSO..ou melhor neste caso, falta dele.

A pessoa que fez a escolha realmente não pensa bem e a ajudar que vão ter será muito diferente do que se fizessem uma campanha em que estão a apontar dedos às pessoas erradas..porque nada mais é do que isso..apontar dedos. Aliás a mensagem está tão errada como # não deixem que os velhos adoptem cães#
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Gallaecia
Membro Veterano

quarta fev 16, 2011 8:19 pm

LuluB Escreveu:Perante a avalanche de cães de raça, supostamente de criador, que estão a aparecer abandonados ou entregues nos canis municipais, até se entende a consigna.

"Não compre (sem antes ver no canil da sua área se há a raça que pretende), adopte (o cão dos seus sonhos)."

Só que isto tudo não cabe numa T-shirt, claro está.
boa perspectiva.

não tenho nada a opor à compra e venda de animais ( de criação correcta ) , já comprei , já adoptei, já me foi oferecido.... cada um faz como preferir.

só acho que é preciso espirito pratico e matar a fome daquela matilha.

e estimular a adopção, porque não?? claro que sim.

mais um cliché: os fins justificam os meios!

hoje tou embaladinha....
Gallaecia
Membro Veterano

quarta fev 16, 2011 8:27 pm

o slogan:

não compre.... adopte! é falta de bom senso????

oh vasco pela sua rica saudinha... falta de bom senso é sair de casa com este temporal, e comer tostas com queijo!!!

ui... vai acabar o mundo por causa de meia duzia de camisolas, feitas a pensar em matar a fome a uma matilha de quadrupedes sem eira nem beira.

pelo amor da santa.... meus caros quem criar para vender, continua garantidamente a vender.
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quarta fev 16, 2011 10:59 pm

Acho a campanha agressiva....
E a mensagem não passa.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
quarta fev 16, 2011 11:56 pm

Gallaecia Escreveu: pelo amor da santa.... meus caros quem criar para vender, continua garantidamente a vender.
Mas desculpe..pensa realmente que as pessoas que acham isso absurdo é porque querem vender cães e têm medo de uma tshirt que lhes tire negócio ? :lol:

De forma alguma...é por dois factos
1-as pessoas que compram cães não querem essa tshirt...menos vendas de tshirts...menos $$$ para associação.

2-A tshirt podia mandar uma mensagem boa à adopção responsável..em vez disso é factor de discórdia.

Eu francamente lamente que essa associação tenha pessoas à sua frente com uma mentalidade sem visão nenhuma e que desconhecem a realidade..é que os cães não são mais abandonados por serem comprados...são mais abandonados porque as pessoas não têm responsabilidade e cruzam animais pelo milagre da vida ou porque é giro quando pequeno.
Um exemplo que passa mensagem e que é correcto seria por ex a frase"Adopte um cão" ou " Abandonar um animal é cruel e desumano".

Como vê...não é preciso nenhum génio.Mas enfim...o apontar o dedo porque sim...é a maniera tuga
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

quinta fev 17, 2011 10:08 am

Quem não gosta da camisola que diz 'Não compre! Adopte!' pode sempre escolher a que diz 'Adoptei!' ou a que pergunta 'Adoptas-me?'... a única coisa que não faz sentido aqui é fazer uma tempestade num copo de água.

Quem diz que a campanha devia incluir a ordem 'Não abandone' deve ter o hábito de tratar os outros por estúpidos, porque não é por ler 'Não abandone' numa camisola que quem vai abandonar deixa de o fazer, e os que não abandonam não precisam que lho digam...
Eristof
Membro Veterano
Registado: sexta fev 04, 2011 10:39 pm

quinta fev 17, 2011 11:09 am

Agora é que foi!!!
Palavras para que???
Em cima desta mensagem diz tudo!!!
By: Eristoff
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta fev 17, 2011 12:15 pm

Quem não gosta da camisola que diz 'Não compre! Adopte!' pode sempre escolher a que diz 'Adoptei!' ou a que pergunta 'Adoptas-me?'... a única coisa que não faz sentido aqui é fazer uma tempestade num copo de água.

Quem diz que a campanha devia incluir a ordem 'Não abandone' deve ter o hábito de tratar os outros por estúpidos, porque não é por ler 'Não abandone' numa camisola que quem vai abandonar deixa de o fazer, e os que não abandonam não precisam que lho digam
Em suma, escusavam de gastar dinheiro a mandar fazer t-shirts. Como a mensagem não importa e o que importa mesmo é a doação de dinheiro para a associação, bastavam uns cartazes com o NIB a dizer “DEPOSITE” e chegava. Mas como ninguém é estúpido, e quem quer não quer depositar não é uma mensagem num cartaz que o vai fazer depositar e quem quer depositar deposita porque não precisa que lho digam….olha não sei!! Deixem estar!

Os desenhos da campanha são giros, as t-shirts são bonitas, a motivação da campanha é valida, mas uma das frases escolhidas é infeliz. É a minha opinião, e tenho o direito a expressá-la. Não acredito que seja por causa disso que se vão vender mais ou menos t-shirts, mas era bom que as pessoas que estiveram na origem da criação da frase em apreço, mudassem um pouco as suas premissas e em última instância a sua maneira de ver o problema do abandono e da compra de cães. É que se fosse a primeira vez que eu lesse ou ouvisse isto, até nem ligava, mas a verdade é que há muita gente ligada á ajuda animal que pensa exactamente em acordo com o que aquela frase expressa, e isso é triste…e injusto.
Gallaecia
Membro Veterano

quinta fev 17, 2011 1:54 pm

a frase não é feliz... tão pouco ideal.

e não é apelativa.... nem retrata coisa nenhuma de jeito.
e as camisolas deviam ser assinadas pelo Lagerfeld...

over and out.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta fev 17, 2011 2:44 pm

Gallaecia Escreveu:pois deu... e eu dei a minha, que até nem é muito diferente da sua!

com a diferença de que eu levei em linha de consideração as atenuantes para a razão de ser do slogan.

mas pronto... a assast não deve ter verba para contratar a agencia publicitaria que faz os anuncios do pingo doce, para criar um novo slogan.

e por isso veio aqui... ao sitio do costume tentar angariar algum dinheiro para coisas importantes como ração e..... ração!!!

lá saber da t shirt!!!! os animais estão sempre com a corda na garganta!!!
Em tempo de guerra não se limpam armas!
por acaso este slogan já era, e ainda é, originalmente usado pela ABRA, aliás está exposto no site: "não compre, adopte e salve uma vida". Logo eu sinto-me com vontade de deixar os meus two cents.
Como sabem, a ABRA trabalha num canil de abate, onde todos os dias, mediante uma taxa de abate nos são deixados animais, na grande maioria das vezes, pelas mãos dos próprios donos.
Temos imensos animais, não tanto no canil mas nos pedidos externos e outros que foram efectivamente comprados. Comprados em lojas, onde deram em animais doentes, problemáticos, etc... entre as já conhecidas causas de incapacidade dos donos, quer por dinheiro ou falta de paciência, para manter os animais.
Este slogan existe, maioritariamente porque nos dias de hoje há cães e gatos a morrer diariamente numa quantidade astronómica a nível nacional porque o seu antigo dono não os quis, e não há efectivamente alguém que os queira no tempo que dispõem (8 dias no canil municipal de Braga, nos outros menos, e em associações/hotéis podem ficar uma boa parte da sua vida). Muitos foram comprados por 50 até 500 euros em lojas ou ao amigo do amigo do amigo. No dia em que este panorama deixar de ser uma realidade, quem sabe se a ABRA e a ASAAT não mudarão o seu slogan. É que penso que nada nos daria mais prazer.
Neste momento não há uma única justificação para comprar um animal em loja, e é sabido que para a esmagadora maioria dos portugueses comprar animal é em loja, e ainda muito poucos sabem o que é um criador fiável, aliás vê-se nos inúmeros tópico da Arca, e nas pessoas que vão a exposições como se fossem a um circo ou exposição de animais exóticos. É raríssimo falar com alguém que vá ao canil e saiba o que é LOP, um afixo ou um criador de confiança. Respondem-me sempre que era o amigo do pai, o tio da Quinhas, etc e tal.
O LOP para muitos é o recibo da loja, ou o ano de garantia que algumas lojas vergonhosamente dão na compra do animal. E é uma realidade a nível nacional, não tenho qualquer dúvida disso.
Para mim, e é opinião pessoal, atenção, não se justifica dar dinheiro por um animal em lado nenhum, nos dias de hoje. Comprei os meus dois porquinhos-da-índia mas hoje sei que poderia ir ao site do CAPI, por exemplo, e adoptá-los. Há cinco anos não sabia, temos pena.
Ninguém nasce ensinado, e muitos de nós apercebem-se dos erros que cometem quando já os cometeram. Mas a beleza para mim, reside no facto de nos apercebermos desse erro e irmos a tempo de o emendar, em acções futuras. Isto é sobretudo dirigido á user que criticou a menina que aqui postou, e pelos vistos tem animais comprados. Comprou, e agora? Devolve? Não, cuida dos animais que tem e numa próxima já sabe.
Hoje é possível adoptar qualquer animal, desde peixes a hamsters e claro está, a cães e gatos. E o fim da proliferação dos animais em loja (a qual já foi discutida n vezes aqui) começa por aí.
E não se esqueçam também, que nem toda a gente (aliás pouca mesmo) tem condições para adquirir e manter um animal XPTO de corrida, por muito suor e sangue que o criador tenha jorrado no seu trabalho, que é notável, mas não pode ser feito á espera de negócio. Isso qualquer criador deve ter em mente. :wink:
Parem de criticar e ajudem mais, as associações, os animais, e aquela causa que parece ser uma, o amor pelos animais, prolifera. Essa é a única que deve de facto proliferar.
Última edição por Charlie2 em quinta fev 17, 2011 2:58 pm, editado 1 vez no total.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta fev 17, 2011 2:55 pm

Em suma, escusavam de gastar dinheiro a mandar fazer t-shirts. Como a mensagem não importa e o que importa mesmo é a doação de dinheiro para a associação, bastavam uns cartazes com o NIB a dizer “DEPOSITE” e chegava. Mas como ninguém é estúpido, e quem quer não quer depositar não é uma mensagem num cartaz que o vai fazer depositar e quem quer depositar deposita porque não precisa que lho digam….olha não sei!! Deixem estar!
com esta resposta a Terugkeren demonstra que de facto não sabe mesmo. E o melhor é memso deixar estar. Porque com amigos assim os animais realmente não precisam de mais inimigos.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

quinta fev 17, 2011 3:00 pm

Ao contrário de muitas opiniões aqui expressas eu acho que a campanha é boa.
É uma forma de angariar fundos, quem quer compra, quem não quer não compra, e a mensagem "Não compre, Adopte" é excelente.
Todos sabemos que abandonos são aos milhares mas se antes de se ir comprar se fosse ao canil e se adoptasse um animal seria bem melhor.
Os criadores só fazem reprodução de animais pq existe procura.

Fica a msg perante números alarmantes de abandonos: Não compre, Adopte!
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta fev 17, 2011 3:00 pm

Além da angariação de fundos, a campanha também pretende “passar a mensagem”, o que é normal, todas as oportunidades são boas para se sensibilizar e envolver a população nos seus propósitos. Aquilo que se transmite é importante, na minha opinião claro. Se querem acreditar que a frase “não compre, adopte” não é idiota, lamento, mas parece-me teimosia o combate aos alvos errados quando os alvos certos são bem claros.

Se há críticas, não é ao trabalho da associação, mas sim a este tipo de campanhas, não é muito difícil de perceber, mas enfim!
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”