Pergunta às Associações ou a quem tenha conhecimento

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado mar 12, 2011 10:51 pm

Acredito que sim, Drilldown1, atitudes de má fé existem em ambos os lados infelizmente.
Os animais não tem culpa nenhuma coitados, os humanos é que estragam tudo...
Sónia
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mar 13, 2011 4:07 am

Do que sei, os "termos de responsabilidade" estabelecidos entre associações e adoptantes, não têm qualquer valor legal. Uma vez que os animais são encarados como "bens móveis", o único contrato válido (e perante reconhecimento no notário) é o de "cedência de bem". Em caso de "TERMOS DE RESPONSABILIDADE"--- a única obrigação é apenas moral, não legal.

De qualquer modo, fico contente por o cãozito já estar à responsabilidade de alguém e não ser eutanasiado!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo mar 13, 2011 9:03 am

O termo de responsabilidade não tem validade, mas no sitio onde fiz voluntariado durante 8 anos exigiamos que o cão colocasse chip e em nome do dono, por isso para todos os efeitos o cão é do adoptante. Por outro lado nunca negamos receber um cão de volta mesmo depois de muito tempo.
É por causa de situações como a deste tópico que deixei de fazer voluntariado e nunca mais quero fazê-lo numa associação de cães abandonados, cheguei a uma conclusão, obvia... os culpados do abandono de cães não são as pessoas que não gostam de cães, não são as autoridades, não são os politicos, não são os donos, são as pessoas que fazem parte das associações, porque fazem tudo da forma mais mal feita possivel, sem responsabilizar convenientemente nenhum dos outros, ou arranjando esquemas para se safarem, muitas vezes tendo os cães em piores condições do que as pessoas contra as quais supostamente estão a lutar... é uma tristeza.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo mar 13, 2011 9:14 am

doglover80 Escreveu: É por causa de situações como a deste tópico que deixei de fazer voluntariado e nunca mais quero fazê-lo numa associação de cães abandonados, cheguei a uma conclusão, obvia... os culpados do abandono de cães não são as pessoas que não gostam de cães, não são as autoridades, não são os politicos, não são os donos, são as pessoas que fazem parte das associações, porque fazem tudo da forma mais mal feita possivel, sem responsabilizar convenientemente nenhum dos outros, ou arranjando esquemas para se safarem, muitas vezes tendo os cães em piores condições do que as pessoas contra as quais supostamente estão a lutar... é uma tristeza.
Curioso...se fosse eu a dizer isto já tinha aqui umas duas ou três doidas a insultar-me. :lol:
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo mar 13, 2011 9:44 am

Desculpem lá, que as associações fazem muitas coisas mal, fazem sim senhora sem qualquer sombra de dúvida. Mas daí a transferir toda a culpa dos abandonos em Portugal para as associações, já é um disparate.
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

domingo mar 13, 2011 10:01 am

doglover80 Escreveu:O termo de responsabilidade não tem validade, mas no sitio onde fiz voluntariado durante 8 anos exigiamos que o cão colocasse chip e em nome do dono, por isso para todos os efeitos o cão é do adoptante. Por outro lado nunca negamos receber um cão de volta mesmo depois de muito tempo.
É por causa de situações como a deste tópico que deixei de fazer voluntariado e nunca mais quero fazê-lo numa associação de cães abandonados, cheguei a uma conclusão, obvia... os culpados do abandono de cães não são as pessoas que não gostam de cães, não são as autoridades, não são os politicos, não são os donos, são as pessoas que fazem parte das associações, porque fazem tudo da forma mais mal feita possivel, sem responsabilizar convenientemente nenhum dos outros, ou arranjando esquemas para se safarem, muitas vezes tendo os cães em piores condições do que as pessoas contra as quais supostamente estão a lutar... é uma tristeza.
Como voluntária terei que discordar em algumas partes.
Tenho consciência que nem todas as associações são iguais, nem todas têm as mesmas condições e, infelizmente, nem todas têm gente com "cabecinha" para as administrar.

No entanto, a associação tem o dever moral de receber o cão de volta e voltar a divulgar para adopção. A Lei pode não "obrigar", mas aí tem que entrar a boa fé e a moral humana.
Pela parte da associação onde sou voluntária não tenho conhecimento de algum animal cuja devolução tenha sido recusada. Também não escondemos nada dos adoptantes, acabando por perder muitos deles.

Há casos em que os cães nos surpreendem, como por exemplo, temos uma cadela que foi adoptada para guardar a casa porque ladrava imenso mas, quando chegou à casa dos donos, nunca mais deu um latido. Conclusão, o dono devolveu-a porque não lhe servia para guarda. Ela voltou à associação e continua a ladrar como uma desalmada. Nestes casos, não se pode culpar a associação pois o dono não foi enganado, a cadela é que nos surpreendeu a todos.
&#1071; &#1085;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1088;&#1099;&#1073;&#1086;&#1081; &#1080; &#1083;&#1086;&#1078;&#1085;&#1099;&#1093; &#1076;&#1088;&#1091;&#1079;&#1077;&#1081; &#1078;&#1080;&#1074;&#1086;&#1090;&#1085;&#1099;&#1093;. &#1053;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1077;&#1097;&#1077; &#1073;&#1086;&#1083;&#1100;&#1096;&#1077; &#1077;&#1074;&#1072;&#1085;&#1075;&#1077;&#1083;&#1080;&#1089;&#1090;&#1086;&#1074; &#1077;&#1088;&#1091;&#1085;&#1076;&#1072;.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo mar 13, 2011 2:43 pm

MariaChica Escreveu:
doglover80 Escreveu:O termo de responsabilidade não tem validade, mas no sitio onde fiz voluntariado durante 8 anos exigiamos que o cão colocasse chip e em nome do dono, por isso para todos os efeitos o cão é do adoptante. Por outro lado nunca negamos receber um cão de volta mesmo depois de muito tempo.
Como voluntária terei que discordar em algumas partes.
Tenho consciência que nem todas as associações são iguais, nem todas têm as mesmas condições e, infelizmente, nem todas têm gente com "cabecinha" para as administrar.

No entanto, a associação tem o dever moral de receber o cão de volta e voltar a divulgar para adopção. A Lei pode não "obrigar", mas aí tem que entrar a boa fé e a moral humana.
Pela parte da associação onde sou voluntária não tenho conhecimento de algum animal cuja devolução tenha sido recusada. Também não escondemos nada dos adoptantes, acabando por perder muitos deles.

Há casos em que os cães nos surpreendem, como por exemplo, temos uma cadela que foi adoptada para guardar a casa porque ladrava imenso mas, quando chegou à casa dos donos, nunca mais deu um latido. Conclusão, o dono devolveu-a porque não lhe servia para guarda. Ela voltou à associação e continua a ladrar como uma desalmada. Nestes casos, não se pode culpar a associação pois o dono não foi enganado, a cadela é que nos surpreendeu a todos.
Eu sei que estou a exagerar e a generalizar, mas depois de 8 anos ninguém me consegue convencer do contrário. Quando diz que a sua associação faz tudo isto eu pergunto exige à câmara municipal que recolha os cães que andam na rua e que a associação não pode recolher? Quantos cães por box de canil têm? Estão todos assim ou existem alguns em correntes ou com divisões inventadas e provisórias para albergar mais cães? Quantas acções de sensibilização fazem por ano nas escolas a falar sobre o que é ser um dono responsável? Quantas vezes este ano ou nos últimos dois anos é que apresentaram queixa nas autoridades de uma situação ilegal? Quantas dessas situações é que tiveram resultados práticos e efectivos? Quantas vezes contactaram as bases de dados de microchips quando receberam cães com chip? Vêem se têm chip? Quantas vezes devolveram o cão ao dono?

Se me responder que fez estas coisas com frequência eu então terei de concordar que a associação onde faz voluntariado não é como a maioria das que conheço e merece que eu não generalize. Na minha opinião, e repito, na minha opinião, insignificante, os principais culpados são mesmo os dirigentes das associações, porque facilitam a vida de toda a gente, arranjam soluções inuteis a longo prazo e fazem com que o problema do abandono se transforme numa coisa eterna neste país.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo mar 13, 2011 3:41 pm

Este tópico é meramente especulativo. Agarra-se no contrato e vai-se á Liga e eles esclarecem todos os pormenores legais de forma gratuita. Et voilá. Assunto esclarecido.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mar 13, 2011 5:28 pm

Eu, de experiência própria, que a UZ e a Focinhos e Bigodes aceitam devoluções.
Sei que a APCA faz o mesmo.
E deve haver mais.

A UZ veio buscar um dos cães que tinham sido lá adoptados e que os donos abandonaram, passados anos da adopção...
A F&B faz questão de avisar os adoptantes da possibilidade de retoma.
Na realidade, pude colaborar na acção de salvamento e recolha de um cão deles que o adoptante deixou fugir e, depois, rejeitou...

Quanto às acções nas escolas:
As associações não tem meios humanos ou outros para andarem a fazer o trabalho de educação que é, em primeiro lugar, do interesse público.
Debatem-se com problemas de finaciamento para vets e alimentação.

Em que país vive o Doglover ?
Não é aqui, de certeza.

Está muito empenhado em denegrir as associações.
Nem todas são como fala.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
VascoV2
Membro Veterano
domingo mar 13, 2011 5:29 pm

LuMaria Escreveu:Este tópico é meramente especulativo. Agarra-se no contrato e vai-se á Liga e eles esclarecem todos os pormenores legais de forma gratuita. Et voilá. Assunto esclarecido.
É bem visto..mas foi necessário antes e mais meter-se em dúvida a capacidade legal desses "contratos" para se poder falar disso :?
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LuMaria
Membro Veterano

domingo mar 13, 2011 6:01 pm

Não sei qual o peso legal, mas de certeza que o terá para ambas as partes.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TouTeaVer
Membro
Registado: terça dez 21, 2010 10:01 pm

domingo mar 13, 2011 7:28 pm

LuMaria Escreveu:Este tópico é meramente especulativo. Agarra-se no contrato e vai-se á Liga e eles esclarecem todos os pormenores legais de forma gratuita. Et voilá. Assunto esclarecido.
LuMaria

Especulativo ou não, ouvi mais opiniões. Se nada do que os outros escrevem para si presta, lamento. Apenas pedi informação sobre o termo de validade de um contrato de adopção, pois estava em risco a vida de um cão.

As opiniões que aqui foram dadas são úteis, para se poder, com todos os dados possíveis. falar-se com a Liga, não só pela vida do cão (que já não está em risco) mas também para se levantar o véu quanto à legitimidade do tal contrato.

Há certas Associações que fazem sempre um grande alarido para obrigar o adoptante a cumprir escrupulosamente os seus deveres. Deverá também existir a obrigatoriedade das Associações cumprirem os seus. Tão somente isso. Não é uma generalização, pelo contrário, e por isso coloquei a pergunta num fórum onde sei que muitos users ou são voluntários ou são membros de Associações de apoio aos animais.
VascoV2
Membro Veterano
domingo mar 13, 2011 7:31 pm

As suas questões no meu entender são muito válidas..o que se passa muitas vezes é que as pessoas umas vezes sem sabr outras sabendo bem demais andam sempre no limiar da legalidade..ex..qual a capacidade legal com que alguém cobra Taxas de adopção ?
LuMaria
Membro Veterano

domingo mar 13, 2011 9:41 pm

Eu não disse que o tópico não prestava. Não invente. Como se pode calcular, os voluntários muitas vezes nem de animais percebem, quanto mais sobre as obrigatoriedades do contrato.
Pelo que, um advogado é quem melhor pode responder a essa questão.
LuMaria
Membro Veterano

domingo mar 13, 2011 10:00 pm

VascoV2 Escreveu:As suas questões no meu entender são muito válidas..o que se passa muitas vezes é que as pessoas umas vezes sem sabr outras sabendo bem demais andam sempre no limiar da legalidade..ex..qual a capacidade legal com que alguém cobra Taxas de adopção ?
Esta pergunta incorre no risco de ser respondida por reformadas e almas desocupadas.
Mais uma vez sugiro um advogado.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”