Colette tem totalmente razão ......este forum por vezes é uma vergonha...parece mais um Centro Comercial. Quando acho que deveria ser um forum daqueles que gostam de animais independentemente de raças. Mas há aqui mta gente racista ......e que pena eu tenho ......
Sasquatch por acaso leu ... algures .... algo do género "rafeiro é mais meigo, mais educado e mais tudo" que um cão de raça? acho que não .....sim e venho-lhe c/ isso da gratidão quer goste ou não goste. Não sei porque cheira-me que só deve ter caes de raça. Pois eu falo do que sei .......só tenho rafeiros GRATOS. Cada um fala da sua experiência, acho que é o que as pessoas que vêm cá perguntar alguma coisa querem ... certo?
Agora não me venha falar de problemas comportamentais ........porque esses todos têm tanto os de raça como os rafeiros ........Aliás se der uma vista de olhos pelos tópicos relacionados c/ este tema diga-me lá se não há mais problemas comportamentais em cães de raça do que em rafeiros?
Mas isso é como tudo na vida ........depende de mta coisa ......
Pessoalmente conheço uma cadela labradora c/ problemas comportamentais graves, uma yorkshire terrier c/ problemas comportamentais graves, um caniche que se auto mutila (gravissimo) e uma Pit Bull c/ 7 meses c/ problemas comportamentais GRAVISSIMOS e não nunca foi cadela de lutas nem de rua nem de canil. Estes os que conheço ......agora vejo mtos na net pois gosto de ser uma pessoa informada e ler ácerca de tudo ........raças e rafeiros. Agora é como tudo na vida .........o comportamento de um cão, quer tenha raça ou não, tem que ver c/ mta coisa ......
O que vejo é que há pessoas que sabem educar ......e acho bem terem um cão bébé ...........outras há que não sabem educar e depois lá vêm estes comportamentos.
Um dos meus rafeiros foi cão de canil .....e sim tinha vários traumas tipo á noite quando o ia passear ficava no terraço e não entrava, então eu chamava-o c/ mto amor e carinho e ele começou a ver que lhe era permitido. Fugia quando via uma esfregona ou vassoura perto ......fi-lo perceber que nunca lhe iria bater e agora continua deitadinho, etc. Portanto os donos têm um papel fundamental na educação do animal ........quer seja de raça ou quer seja um "ladrador" ......é o que digo que os meus são quando me perguntam qual a sua raça