Obras canil/gatil municipal Lisboa pararam OUTRA VEZ

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta nov 30, 2012 2:04 pm

Não estão a cumprir a providência, não, ccarril, apenas uma ou duas alíneas, se tanto.

Quanto às capturas, o canil pode fazer se houver queixa e se verificar que há risco para a salubridade, higiene, etc.

Parece que neste caso capturaram "apenas" dois gatos e pararam, e que a Animal ia ocupar-se do caso. Oxalá se consiga fazer desta colónia uma colónia CER e salvá-la.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta nov 30, 2012 3:51 pm

A carrinha da recolha continua a circular por Lisboa bem tarde da noite. E ninguém me disse, fui eu que os vi. Um local de eleição é o bairro das Furnas. Vão lá mesmo acima à porta das 2 associações que lá estão, vão ao cheiro dos que lá deixam amarrados na calada da noite :x
ccarril
Registado: terça out 02, 2012 3:31 pm

sexta dez 07, 2012 10:21 am

seal Escreveu:A carrinha da recolha continua a circular por Lisboa bem tarde da noite. E ninguém me disse, fui eu que os vi. Um local de eleição é o bairro das Furnas. Vão lá mesmo acima à porta das 2 associações que lá estão, vão ao cheiro dos que lá deixam amarrados na calada da noite :x
Isto é muito grave, continuam a não respeitar a providência cautelar!
O que concluo desta sua informação, seal, não vou dizê-la porque não tenho provas, mas seria bom ser averiguada.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta dez 07, 2012 11:10 am

Ha 3 ou 4 noites levaram de Alcantara para mais de 30 gatos. Tratavam-se de 2 colónias mais uns quantos que eram nossos protegidos. Alguns estavam lá ha varios anos. Desapareceram simplesmente depois de uma vizinha ter visto a carrinha já a altas horas. Já fui ao Gatil do monsanto nao estão lá. Mataram-nos, nao tenho duvidas e já nao é a 1ª vez que fazem isto.
No ano passado, uma Sra em nome da camara contactou-me para a ajudar a localizar as colónias com o objectivo de os recolher, castrar e devolver. Nao me disponibilizei, mas hove quem o fizesse. A verdade é que dias após dessa visita desapareceram muitos também...

Já enviei ontem uma reclamação para vários endereços de diferentes organismos, vamos ver.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
ccarril

sexta dez 07, 2012 11:54 am

Não sei quem a contactou, LFGomes, mas pessoalmente tenho sempre muito medo desses contactos.

A possibilidade de impedir estas apanhas é inscrever estas colónias no Programa CER (Captura, esterilização, recolocação) do canil. Tem que haver cada vez mais pedidos de inscrição, mas como é evidente, isso implica também pessoas responsáveis por essas colónias e que zelem no futuro por esses gatos.
Na minha freguesia, temos já muitas colónias esterilizadas e legalizadas ao abrigo do CER.
pesquebrados
Membro Veterano
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm

sexta dez 07, 2012 4:46 pm

ccarril Escreveu:Não sei quem a contactou, LFGomes, mas pessoalmente tenho sempre muito medo desses contactos.

A possibilidade de impedir estas apanhas é inscrever estas colónias no Programa CER (Captura, esterilização, recolocação) do canil. Tem que haver cada vez mais pedidos de inscrição, mas como é evidente, isso implica também pessoas responsáveis por essas colónias e que zelem no futuro por esses gatos.
Na minha freguesia, temos já muitas colónias esterilizadas e legalizadas ao abrigo do CER.
Já no período que não podiam fazer capturas uma colónia em Alcântara, inscrita no programa CER, não escapou duma noite aparecer lá a carrinha do canil acompanhada pelo respectivo agente da autoridade para caçarem os gatos dessa colónia.
Até o sr. polícia entusiasmou-se de tal maneira que corria atrás duma gata dócil com o casse-tête em riste...
2 testemunhas presenciaram a cena e foi apresentada queixa.
LFGomes
Membro Veterano

sexta dez 07, 2012 5:04 pm

Na altura não confiei e o meu instinto estava certo.
Nós aos poucos controlámos a situação, com ajuda de todos as coisas iam-se fazendo.

A gata que “alugou” a casa dos meus pais, já foi tirada do gatil 2 vezes. Nas 2, veio nitidamente traumatizada, agressiva, e só aos poucos voltou a aparecer. Esta gata tem uns 8 anos, sempre viveu na rua, de há uns 3 anos para cá dorme na casa dos meus pais. Não gosta de conversas e sempre que se sente fechada fica maluca.

Desta leva soube à tarde que afinal ficou um para trás. É um branco e preto malhado que andava sempre com um amigo amarelo. Parece que tem passado as últimas noites num miar desesperado. Hoje vou à procura dele. Não é dramatizar mas o bicho deve sentir-se sozinho também…já viver na rua é o que é….
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
ccarril

segunda dez 10, 2012 10:51 am

Uma pessoa responsável por uma colónia CER foi contactada via telefone, por uma senhora que se identificou como sendo da PM, e que estaria a fazer um levantamento sobre os gatos já esterilizados e outros novos que entretanto tivessem aparecido.

Alguem de Lisboa sabe alguma coisa?
ccarril

segunda dez 10, 2012 12:43 pm

Pesquebrados, até aposto que terá havido algum engano da parte dos funcionários do canil...

LFGomes, boa sorte para apanhar esse gato que deve andar bem assustado!
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça dez 11, 2012 5:21 pm

seal Escreveu:A carrinha da recolha continua a circular por Lisboa bem tarde da noite. E ninguém me disse, fui eu que os vi. Um local de eleição é o bairro das Furnas. Vão lá mesmo acima à porta das 2 associações que lá estão, vão ao cheiro dos que lá deixam amarrados na calada da noite :x
Seal, falei há dias com uma voluntária de uma destas associações e ela confirmou-me isto mesmo.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 5:23 pm

LFGomes Escreveu:Ha 3 ou 4 noites levaram de Alcantara para mais de 30 gatos. Tratavam-se de 2 colónias mais uns quantos que eram nossos protegidos. Alguns estavam lá ha varios anos. Desapareceram simplesmente depois de uma vizinha ter visto a carrinha já a altas horas. Já fui ao Gatil do monsanto nao estão lá. Mataram-nos, nao tenho duvidas e já nao é a 1ª vez que fazem isto.
No ano passado, uma Sra em nome da camara contactou-me para a ajudar a localizar as colónias com o objectivo de os recolher, castrar e devolver. Nao me disponibilizei, mas hove quem o fizesse. A verdade é que dias após dessa visita desapareceram muitos também...

Já enviei ontem uma reclamação para vários endereços de diferentes organismos, vamos ver.
LFGomes, o canil também não pode fazer isso, tem de manter os animais pelo prazo mínimo de oito dias.

E já teve alguma resposta às reclamações?
LFGomes
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 7:02 pm

Entretanto no domingo apareceu o amarelo..menos mal..já andam os 2 juntos outra vez.

Até agora nao tive qq resposta, nem confirmação que tinham recebido a minha reclamação.

Amanhã caso nao tenha noticias envio novamente.
Isto nao é a 1ª vez q acontece...e depois ninguem sabe de nada, ninguem ouviu nada....
pesquebrados
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 10:16 pm

ccarril Escreveu:Pesquebrados, até aposto que terá havido algum engano da parte dos funcionários do canil...
Não houve não ccarril, eles conhecem pessoalmente a responsável pela colónia assim como os vets municipais.
Tratou-se duma vil vingança por a amiga ter feito uma reclamação no respectivo livro do canil...
e continua a ser uma colónia CER...
pesquebrados
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 10:23 pm

O canil não fica com eles ou volta a ter as jaulas a abarrotar e esse é um sinal de captura.
Já nem há a quarentena dos 8 dias da praxe, os animais capturados entram e rapidamente são eutanasiados e cremados - de colónias ao abrigo do programa CER; capturados às portas das associações de Lisboa que toda a gente conhece; esterilizados/castrados com o devido corte na orelha.
Estão-se a borrifar para o que o tribunal decretou e mostram no terreno que estão acima da Lei, é tão simples como isso.
ccarril

quarta dez 12, 2012 10:59 am

pesquebrados Escreveu:
ccarril Escreveu:Pesquebrados, até aposto que terá havido algum engano da parte dos funcionários do canil...
Não houve não ccarril, eles conhecem pessoalmente a responsável pela colónia assim como os vets municipais.
Tratou-se duma vil vingança por a amiga ter feito uma reclamação no respectivo livro do canil...
e continua a ser uma colónia CER...
Infelizmente conheço bem esse tipo de vingança.... como não se podem vingar nas pessoas, os animais é que pagam!
Estão-se borrifando para as leis do tribunal.... mas até quando? Ninguém é intocável e o "outro" também caíu da cadeira!!
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”