Cão comunitário - Cartaz para divulgação do conceito

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda mai 09, 2011 8:36 pm

Tassebem Escreveu:Existem, portanto, cães comunitários, com mais que um cuidador, de todos, de ninguém, como queiram chamar-lhes. A uns dão-lhes só comida, a outros também abrigo, vacinação, castração, cuidados veterinários, etc. Uns vivem no espaço público, outros em espaços delimitados e até vedados. A maior parte dos exemplos apresentados foram de animais mansos, pacatos, queridos de cuidadores e habitantes, cães que nunca causaram qualquer problema, nem a pessoas nem a bens nem a outros animais.

Aquilo que por vezes é muito difícil (veja-se com a esterilização) conseguiu-se: que a implementação do conceito (entre outros) fosse aprovada, e por unanimidade, na Assembleia da República, e recomendada ao governo.

Falta a divulgação do conceito formal e a sua regulamentação, que poderia permitir a consciencialização de quem não trata ainda esses animais como deve, a responsabilização perante as autoridades, a obrigatoriedade de celebração de seguro, etc.

Não, isso não. Deixe-se estar tudo como está. Os que já existem continuarão a existir, ou porque não incomodam as pessoas ou porque as que se incomodam não têm coragem de chamar o canil. Os que não estão vacinados e castrados continuarão como estão, a procriar descontroladamente. Não terão seguro. E alguns que poderiam levar assim os seus dias até ao fim irão engrossar as muitas dezenas de milhares que são abatidos anualmente nos nossos canis.

Sim senhor.
Exactamente, Tassebem. A recomendação foi aprovada, ainda não há divulgação do conceito formal, etc., mas se me permite o pessimismo, reforçado pelas intervenções neste tópico, morreremos à espera da regulamentação - nós e os desgraçados que todos os anos se vão aos milhares com aquilo que aqui hipocritamente se apelida de "eutanásia". O que dá jeito para deixar a consciência em paz, diga-se. "Abate" é uma palavra muito deselegante e dura.

Tudo em nome da paz e tranquilidade da vizinhança.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 8:39 pm

doglover80 Escreveu:
LuluB Escreveu:
doglover80 Escreveu:
LuMaria Escreveu:E o que faz em relação a cada abandonado que vê doglover?

E permita-me uma correcção, para SI não faz sentido. Não tente ser dono da verdade e muito menos do que é ou não é correcto.
Chamo o canil intermunicipal para ser recolhido, que promove também adopções a par da associação local, não se adoptam todos, alguns são eutanasiados... mas ao mesmo tempo já tive várias reuniões com o vereador no sentido de haver reuniões com as autoridades para que fiscalizem e responsabilizem os donos, em coisas como a licença, o chip, andar preso à trela, etc.
Para além disso estamos a trabalhar no sentido de abrir aulas para cachorros gratuitas e treino para cães adultos gratuito em parceria com o clube cinófilo do alentejo... pela câmara municipal... isto porque a minha perspectiva não é de imposição de verdades e pelo que o senhor entende perfeitamente e está confiante que podemos trabalhar em conjunto... é isto que falava.

E sim para MIM não faz... sempre que colocamos aqui uma opinião é de nós mesmos que falamos.
E ainda dizem que nós, os cuidadores de cães comunitários - ou o que lhes queiram chamar -, é que vemos o mundo cor-de-rosa...
Eu sou de facto utópico, mas as minhas utopias não invadem as liberdades dos outros... estas aulas para cachorros são a coisa mais importante na vida do cão, vai certamente diminuir a percentagem de cães com comportamentos indesejados, pelo que vai dificultar a decisão de abandonar o cão... dá ferramentas aos donos para serem donos... havendo a vontade de todos os vet locais, da câmara, do clube cinófilo e a minha disponibilidade, não será assim tão cor de rosa... é mais cor de terra... :wink:
Quanto às liberdades dos outros não serem invadidas pelas suas utopias, tenha paciência, mas duvido fortemente.

E sim, continuo a dizer que esse mundozinho presunçoso que vocês constróiem à vossa volta é cor-de-rosa, sim.

Com vedações muito giras e festinhas aos cãezinhos que se manda desta para melhor e tudo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 09, 2011 8:51 pm

Curioso, fazer festas a um animal que leva eutasil acordado. Até me faltam as palavras e é raro.

Pelo menos o doglover contribui para o que defende, o que é meritório. Que nunca seja assombrado pelos olhos abertos desses animais a quem param o coração acordados, porque anestesiá-los é caro.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda mai 09, 2011 8:52 pm

LuluB Escreveu:
doglover80 Escreveu:
LuluB Escreveu:
doglover80 Escreveu:

E permita-me uma correcção, para SI não faz sentido. Não tente ser dono da verdade e muito menos do que é ou não é correcto.
Chamo o canil intermunicipal para ser recolhido, que promove também adopções a par da associação local, não se adoptam todos, alguns são eutanasiados... mas ao mesmo tempo já tive várias reuniões com o vereador no sentido de haver reuniões com as autoridades para que fiscalizem e responsabilizem os donos, em coisas como a licença, o chip, andar preso à trela, etc.
Para além disso estamos a trabalhar no sentido de abrir aulas para cachorros gratuitas e treino para cães adultos gratuito em parceria com o clube cinófilo do alentejo... pela câmara municipal... isto porque a minha perspectiva não é de imposição de verdades e pelo que o senhor entende perfeitamente e está confiante que podemos trabalhar em conjunto... é isto que falava.

E sim para MIM não faz... sempre que colocamos aqui uma opinião é de nós mesmos que falamos.
E ainda dizem que nós, os cuidadores de cães comunitários - ou o que lhes queiram chamar -, é que vemos o mundo cor-de-rosa...
Eu sou de facto utópico, mas as minhas utopias não invadem as liberdades dos outros... estas aulas para cachorros são a coisa mais importante na vida do cão, vai certamente diminuir a percentagem de cães com comportamentos indesejados, pelo que vai dificultar a decisão de abandonar o cão... dá ferramentas aos donos para serem donos... havendo a vontade de todos os vet locais, da câmara, do clube cinófilo e a minha disponibilidade, não será assim tão cor de rosa... é mais cor de terra... :wink:
Quanto às liberdades dos outros não serem invadidas pelas suas utopias, tenha paciência, mas duvido fortemente.

E sim, continuo a dizer que esse mundozinho presunçoso que vocês constróiem à vossa volta é cor-de-rosa, sim.

Com vedações muito giras e festinhas aos cãezinhos que se manda desta para melhor e tudo.
Se eu deixar em aberto, gratuitamente, que qualquer dono de um cachorro, sem ter a vacinação completa, com 8 semanas de vida, recomendado pelo vet, possa ter uma socialização e inicio de treino de boas maneiras estou a invadir alguma coisa? Vai quem quer... mas também não tem razão nenhuma para não ir, é recomendado pelo vet e gratuito.

E quem é que disse que não foram sedados antes de ser administrado o eutasil? Eu sei que aos vossos olhos nunca poderei gostar de cães... sou a favor da recolha de cães e a sua eutanasia... mas eu sei o que defendo, tenho ideias muito claras da minha posição e sei que adoro cães.

Hum, agora sou presunçoso porque tenho uma opinião distinta da vossa... isto é um fórum de discussão... é para isso que ele serve. :roll:

E as vedações são exemplo que as pessoas que lá trabalham não têm concepções medievais... e o canil tem melhores condições que o canil da associação...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 09, 2011 9:02 pm

Foram sedados? Duvido. Duvido tanto que prefiro nem pensar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 09, 2011 9:03 pm

doglover80 Escreveu:
LuluB Escreveu:
doglover80 Escreveu:
LuluB Escreveu:
doglover80 Escreveu:

Se eu deixar em aberto, gratuitamente, que qualquer dono de um cachorro, sem ter a vacinação completa, com 8 semanas de vida, recomendado pelo vet, possa ter uma socialização e inicio de treino de boas maneiras estou a invadir alguma coisa? Vai quem quer... mas também não tem razão nenhuma para não ir, é recomendado pelo vet e gratuito.

E quem é que disse que não foram sedados antes de ser administrado o eutasil? Eu sei que aos vossos olhos nunca poderei gostar de cães... sou a favor da recolha de cães e a sua eutanasia... mas eu sei o que defendo, tenho ideias muito claras da minha posição e sei que adoro cães.

Hum, agora sou presunçoso porque tenho uma opinião distinta da vossa... isto é um fórum de discussão... é para isso que ele serve. :roll:

E as vedações são exemplo que as pessoas que lá trabalham não têm concepções medievais... e o canil tem melhores condições que o canil da associação...
Gratuito para quem? Quem financia?

E olhe, espero não o ir chocar com esta revelação mas, se lhes faz festinhas enquanto é administrado o Eutasyl e o animal já está sedado, eles já não sentem, não vale a pena.

Não, a meus olhos não gosta de cães, gosta de alguns cães. Daqueles que são capturados e abatidos com a sua colaboração, não gosta.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 9:11 pm

LuMaria Escreveu:Curioso, fazer festas a um animal que leva eutasil acordado. Até me faltam as palavras e é raro.

Pelo menos o doglover contribui para o que defende, o que é meritório. Que nunca seja assombrado pelos olhos abertos desses animais a quem param o coração acordados, porque anestesiá-los é caro.
Foi feito num vet... seguindo o que está recomendado e foi pago... não disse que estavam acordados, disse que lhe fazia festas... queria apenas tornar o momento o mais pacifico possivel, dadas as circunstâncias... e não se preocupe eu já salvei muitos e muitos mais cães do que aqueles que tive infelizmente de ver eutanasiar por isso não sou assombrado por nada.

Para quem não sabe sou enfermeiro para além de treinar cães, e já fiquei a olhar nos olhos de pessoas enquanto a vida se esvai, porque não pude fazer mais nada... já segui a decisão de parar manobras de reanimação várias vezes. Vivemos num mundo e num país onde os recursos são menores que as necessidades e existem aparelhos e operações que não são colocados e realizadas porque a pessoa em questão já tem uma esperança de vida reduzida, existe uma gestão de recursos, essas pessoas morrem para que outras possam ter acesso à saúde e receber os cuidados que necessitam... é assim todos os dias... o mundo não é perfeito e é muito cruel.

Por isso entre uma eutanasia mal executada e uma morte por atropelamento na rua onde o cão vive... não sei quem vive no mundo cor-de-rosa.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 9:13 pm

doglover80 Escreveu:...Por isso entre uma eutanasia mal executada e uma morte por atropelamento na rua onde o cão vive... não sei quem vive no mundo cor-de-rosa.
:o Espantoso como se consegue dizer coisas destas sem corar...
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 09, 2011 9:29 pm

Esses cães em cujo abate colaborou agradeciam muito mais que os tivesse protegido em vida do que as suas festas depois de sedados.

Mas diga-me, os animais do cail são abatidos num veterinário privado, a pagar?

E tanbém ainda não disse para quem são gratuitos esses treinos de cães. Para os donos, já se percebeu, mas e para o erário público?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 9:34 pm

doglover80 Escreveu:
LuMaria Escreveu:Curioso, fazer festas a um animal que leva eutasil acordado. Até me faltam as palavras e é raro.

Foi feito num vet... seguindo o que está recomendado e foi pago... não disse que estavam acordados, disse que lhe fazia festas... queria apenas tornar o momento o mais pacifico possivel, dadas as circunstâncias... e não se preocupe eu já salvei muitos e muitos mais cães do que aqueles que tive infelizmente de ver eutanasiar por isso não sou assombrado por nada.

Para quem não sabe sou enfermeiro para além de treinar cães, e já fiquei a olhar nos olhos de pessoas enquanto a vida se esvai, porque não pude fazer mais nada... já segui a decisão de parar manobras de reanimação várias vezes. Vivemos num mundo e num país onde os recursos são menores que as necessidades e existem aparelhos e operações que não são colocados e realizadas porque a pessoa em questão já tem uma esperança de vida reduzida, existe uma gestão de recursos, essas pessoas morrem para que outras possam ter acesso à saúde e receber os cuidados que necessitam... é assim todos os dias... o mundo não é perfeito e é muito cruel.

Por isso entre uma eutanasia mal executada e uma morte por atropelamento na rua onde o cão vive... não sei quem vive no mundo cor-de-rosa.
Belo panorama também do serviço nacional de saúde. Muito se aprende aqui na Arca.
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 9:37 pm

Tassebem Escreveu:Gratuito para quem? Quem financia?

E olhe, espero não o ir chocar com esta revelação mas, se lhes faz festinhas enquanto é administrado o Eutasyl e o animal já está sedado, eles já não sentem, não vale a pena.

Não, a meus olhos não gosta de cães, gosta de alguns cães. Daqueles que são capturados e abatidos com a sua colaboração, não gosta.
Pois já esperava essa sua opinião, e aliás tenho a certeza que é a mesma a da lumaria e da lulub.

Gratuito para todos os donos que queiram levar lá o seu cachorro, não é necessário financiamento, ou melhor apenas é necessário o espaço, que será da câmara e uma desinfecção semanal do mesmo, feita pela câmara, mais nada.

Já disse que não sei se sentem ou não, também as pessoas em coma não se sabe se ouvem ou sentem, mas o nosso trabalho passa por agir como se ouvissem e sentissem.
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 9:41 pm

Tassebem Escreveu:Esses cães em cujo abate colaborou agradeciam muito mais que os tivesse protegido em vida do que as suas festas depois de sedados.

E tanbém ainda não disse para quem são gratuitos esses treinos de cães. Para os donos, já se percebeu, mas e para o erário público?
Não sabe em que circunstâncias foram eutanasiados por isso acho que não deveria tecer criticas acerca disso.

Sim os animais referidos forma eutanasiados num vet privado pago pela associação onde fazia voluntariado.

Não me diga que só concorda com as aulas para cachorros se não houver qualquer gasto do dinheiro público... eu pelo contrário acho que se o dinheiro fosse gasto nisto, nas esterilizações, nas adopções e nas responsabilizações dos donos não se gastava dinheiro com eutasil... não sei se me faço entender.
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 9:45 pm

Tassebem Escreveu:Belo panorama também do serviço nacional de saúde. Muito se aprende aqui na Arca.
Lamento desiludir mas não é o panorama do serviço nacional de saúde, as prioridades são internacionais, porque é preciso haver prioridades, os recursos são insuficientes, é esse o problema...
Tassebem
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 9:58 pm

doglover80 Escreveu:
Tassebem Escreveu:Esses cães em cujo abate colaborou agradeciam muito mais que os tivesse protegido em vida do que as suas festas depois de sedados.

Não sabe em que circunstâncias foram eutanasiados por isso acho que não deveria tecer criticas acerca disso.

Sim os animais referidos forma eutanasiados num vet privado pago pela associação onde fazia voluntariado.

Não me diga que só concorda com as aulas para cachorros se não houver qualquer gasto do dinheiro público... eu pelo contrário acho que se o dinheiro fosse gasto nisto, nas esterilizações, nas adopções e nas responsabilizações dos donos não se gastava dinheiro com eutasil... não sei se me faço entender.
Nas esterilizações, nas adopções e na responsabilização dos donos, sim; quando isso estivesse em velocidade de cruzeiro e sobrasse dinheiro, então as câmaras poderiam gastar dinheiro dos contribuintes a financiar aulas para cachorros. Até lá, deveriam ser os donos a pagá-las, podendo contar com a ajuda das entidades privadas que entendessem colaborar.

Há pouco fiquei com a impressão de que estava a falar do canil. Não sabe, portanto, como os animais cuja captura promove são abatidos no canil. Mas dá-me a ideia de que, se soubesse, também não se importaria muito, a julgar pelo modo como fala dos seres humanos. Fique lá com o seu conceito sui generis de eutanásia (ainda por cima, um enfermeiro), que deve servir para lhe sossegar a consciência.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda mai 09, 2011 10:02 pm

Tassebem Escreveu:
doglover80 Escreveu:

Belo panorama também do serviço nacional de saúde. Muito se aprende aqui na Arca.
Mas isto é a realidade do nosso país e não é de agora. Há muitos anos tive um acidente de carro em que o meu namorado na altura ficou entre a vida e a morte e estava num hospital público em Lisboa. Haviam 2 máquinas , uma ocupada por outro doente e outra ainda "empacotada", foram precisas muitas "cunhas" para pôr essa segunda máquina a funcionar. É uma pena , sim mas é mesmo a realidade
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”