Cão comunitário - Cartaz para divulgação do conceito

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda mai 09, 2011 10:11 pm

Tassebem Escreveu:Nas esterilizações, nas adopções e na responsabilização dos donos, sim; quando isso estivesse em velocidade de cruzeiro e sobrasse dinheiro, então as câmaras poderiam gastar dinheiro dos contribuintes a financiar aulas para cachorros. Até lá, deveriam ser os donos a pagá-las, podendo contar com a ajuda das entidades privadas que entendessem colaborar.

Há pouco fiquei com a impressão de que estava a falar do canil. Não sabe, portanto, como os animais cuja captura promove são abatidos no canil. Mas dá-me a ideia de que, se soubesse, também não se importaria muito, a julgar pelo modo como fala dos seres humanos. Fique lá com o seu conceito sui generis de eutanásia (ainda por cima, um enfermeiro), que deve servir para lhe sossegar a consciência.
Acha que vão pagar... ainda por cima sendo um cachorro... sem problemas? Claro que não, depois quando ficar com problemas logo vão e mesmo assim em vez de pagar deixam na rua.

Espere ai, como é que falo de seres humanos? Eu quero apenas dizer que o mundo funciona assim, e que achar que se consegue inventar maneiras para não haver eutanasia é irrealista tendo em conta o mundo em que se vive. Os meus utentes são sempre humanamente cuidados, o feedback do meu trabalho é muito positivo, tando dos utentes como dos familiares.

As eutanasias que são feitas no canil intermunicipal, nunca assisti a nenhuma, mas nem preciso, basta ver a conta dos materiais usados para saber se fazem conforme recomendado.

Em relação à situação referida pela tiabela, é muito triste e completamente diferente daquilo que falava, isso foi incompetência e realmente desumano... nem deveria acontecer aqui nem na china. O que falo são de situações, que também as há, de escolher em quem ligar o ventilador... existindo 2 ventiladores e três pessoas a necessitar deles, em quem ligar? Quem vive e quem morre? Isso tem de ser decidido, a ordem de chegada não é muitas vezes a forma mais justa.

Mas isto são outros assuntos, que só referi para perspectivar a necesidade da eutanasia fazer parte da solução, para mim não é tabu.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 10:17 pm

Se o tassebem ouvisse uma pessoa em sofrimento extremo olhar para si desesperadamente a dizer... "Mate-me por favor!" ficaria a reflectir sobre muitas questões da vida... a enfermagem não me tirou a sensibilidade, ensinou-me a controlar as emoções e reflectir as coisas... custa-me muita coisa... o mundo é imperfeito e as pessoas também.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda mai 09, 2011 10:28 pm

Eu não tinha cães quando vivia na rua dos "comunitários". Vivi lá 2 anos, se tivesse cães e se aquilo da porta se tivesse passado comigo, nesse mesmo dia chamava o canil.
Seria essa a maneira de lidar com a questão e não me parece que houvesse outra maneira.
Penso que foi o que acabou por acontecer
E não aconteceu mais cedo porque eles eram regularmente levados e mantidos algures por alguém que devia ter consciência do incómodo que eles representavam para os outros moradores..

Mesmo assim ninguém se alegrou por ver os animais na estrada ou no lixo.

Admiro-me que não vejam como esta proposta é apenas uma maneira de desresponsabilizar as entidades oficiais e passar a carga para os particulares.

E esqueçam seguros porque nenhum seguro em lado nenhum do mundo segura um cão de ninguém que passa o dia na rua à sua vontade!

Admira-me também como acham mal que se coloquem todas e mais algumas questões. Para mim um animal á vontade na rua é uma coisa séria e grave. Se isso vier a ser lamentávelmente institucionalizado, convém saber todos os detalhes.
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 09, 2011 10:32 pm

moslie Escreveu:Eu não tinha cães quando vivia na rua dos "comunitários". Vivi lá 2 anos, se tivesse cães e se aquilo da porta se tivesse passado comigo, nesse mesmo dia chamava o canil.
Seria essa a maneira de lidar com a questão e não me parece que houvesse outra maneira.
Penso que foi o que acabou por acontecer
E não aconteceu mais cedo porque eles eram regularmente levados e mantidos algures por alguém que devia ter consciência do incómodo que eles representavam para os outros moradores..

Mesmo assim ninguém se alegrou por ver os animais na estrada ou no lixo.

Admiro-me que não vejam como esta proposta é apenas uma maneira de desresponsabilizar as entidades oficiais e passar a carga para os particulares.

E esqueçam seguros porque nenhum seguro em lado nenhum do mundo segura um cão de ninguém que passa o dia na rua à sua vontade!

Admira-me também como acham mal que se coloquem todas e mais algumas questões. Para mim um animal á vontade na rua é uma coisa séria e grave. Se isso vier a ser lamentávelmente institucionalizado, convém saber todos os detalhes.
Precisamente... :roll:
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda mai 09, 2011 11:10 pm

LuMaria Escreveu:BUUUUUUU um comunitário à solta na rua. Um filme de terror. Assustador. Pá, assustem-se com algo que valha a pena. Olha, com o ventilador que está ocupado por alguém com cunha. Até para o ventilador é precisa sorte ou cunha.

Eu concordo e aplaudo as aulinhas para cachorros. Mais houvesse. E umas aulinhas para adultos ía ajudar muitos cães e donos. Boa iniciativa.
Na minha opinião estes animais comunitários só beneficiam se não houver legislação nesse sentido, pois tal como disse a lumaria eles sempre existiram e pelo que dizem, as pessoas sempre se reponsabilizaram e nunca houve problemas

Se houver legislação, vai haver quinhentas mil alineas, as pessoa ficam com medo e deixam de haver pessoas para se responsabilizarem.

Infelizmente a maior parte das pessoas são assim..

Se não incomodarem as minhas cadelas não me incomodam, agora não era capaz de mudar os meus hábitos de vida por causa de outro animal, como com a boxer da vizinha da LuluB, aí sim fazia queixa, pois ela não pode passear a cadela sem trela
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça mai 10, 2011 10:47 am

Mais uma vez pretende-se legalizar e regulamentar uma situação completamente inaceitável e ilegal face à legislação em vigor, mas que por incompetência o Estado e as autoridades não consegue combater eficazmente.
Invocam os defensores deste conceito que esta proposta apenas visa regulamentar algo que já existe, permitindo dar aos animais que já estão nesta situação uma melhor protecção legal, mas eu como já disse desconfio. :? Desconfio que isto vai abrir uma porta a mais um ‘depósito’ de animais errantes. Os hotéis, mesmo os ‘pseudo’, já estão cheios e o espaço e o dinheiro não esticam, por isso agora conta-se também com o espaço público. Faz-se uma ‘selecção’ e os mais problemáticos ficam entre paredes nos “hotéis” e os mais dóceis podem voltar á rua como ‘cães comunitários’. Um ou dois na Rua A, outro na rua B, outros 3 num armazém abandonado, e por aí vai. Não sei se sou eu que sou pessimista, mas é este o filme que estou a ver.

A avançar este conceito é deitar por terra praticamente TODO a trabalho de consciencialização que tem sido feito relativamente à responsabilização dos donos de animais. Toda a argumentação usada para esse efeito cai por terra quando se passar a permitir que um cão comunitário ande solto nas ruas sem qualquer acompanhamento e supervisão. Incomodando pessoas, pondo em perigo veículos, conspurcando as ruas sem que se apanhem os seus dejectos, etc. Que moral tem um Estado, que argumentos tem para dizer a um dono que o seu cão não deve andar sozinho e solto na rua, quando permitir que existam cães comunitários nessa mesma situação? Acho isto desconcertante!!!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 10, 2011 11:21 am

Posso dizer só uma coisa... sobre o Eutasil?

Aquilo não é veneno, é um agente ANESTÉSICO (mais propriamente pentobarbital sódico, substância da classe dos barbitúricos usada largamente na SEDAÇÃO pré-operatória de humanos e animais) administrado numa overdose... portanto não sei a que tipo de sedação se referem antes de se administrar o Eutasil... :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 10, 2011 12:33 pm

Não tenho conhecimento técnico, mas vi dois animais serem eutanasiados e ambos foram adormecidos antes de levar o eutasil.
Talvez o doglover tenha mais experiéncia uma vez que até referiu "má eutanásia"
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça mai 10, 2011 12:37 pm

LuMaria Escreveu:Não tenho conhecimento técnico, mas vi dois animais serem eutanasiados e ambos foram adormecidos antes de levar o eutasil.
Eu tive um cão que foi eutanaziado. Fiquei ao lado dele até ao fim

O cão foi adormecendo, eu estava a pegar na pata dele e senti a pata a ficar mais pesada, sem força. Nem se mexeu, não saí sem ter a cereteza que ele estava mesmo morto. Senti o corpo a arrefecer. O meu cão foi eutanaziado com eutazil no vet e não sofreu

Esqueci-me de dizer que não levou nenhum tranquilizante antes do eutazil

Também não tenho conhecimentos técnicos, apenas posso relatar a minha experiência
dinodane
Membro Veterano

terça mai 10, 2011 12:47 pm

LuMaria Escreveu:Não tenho conhecimento técnico, mas vi dois animais serem eutanasiados e ambos foram adormecidos antes de levar o eutasil.
Foram adormecidos, com uma dose mais pequena de eutasil. E depois levaram outra injecção... de eutasil para provocar a overdose.
A anestesia que deve ser dada e que consta nas leis sobre o assunto refere-se a métodos mecânicos de eutanásia tal como a electrocussão... não tem lógica administrar um agente anestésico antes quanto o próprio eutasil é um agente anestésico. é o mesmo agente usado no suicídio assistido de pessoas.

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 10, 2011 12:51 pm

E acha que nos canis seguem o protocolo correcto? Eu não.
Param-lhes o coração e pronto.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça mai 10, 2011 12:58 pm

Já vi eutanasiar de 2 formas: quer por overdose na veia, quer sedando primeiro e injectando depois a droga directamente no coração.
QUando é feito esse método, tem que haver sedação primeiro, dado a injecção directa no coração ser mais violenta, de resto, não.
dinodane
Membro Veterano

terça mai 10, 2011 1:05 pm

LuMaria Escreveu:E acha que nos canis seguem o protocolo correcto? Eu não.
Param-lhes o coração e pronto.
O protocolo correcto é calcular a overdose em função do peso do animal e injectá-la. :| A droga provoca a depressão do sistema respiratório, em overdose paragem respiratória e paragem cardíaca, supostamente sem dor porque o animal está em coma profundo.

PERAPADO2
Membro Veterano
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

terça mai 10, 2011 1:09 pm

E será que injectam a dose certa? :| Segundo uma veterinária, o eutasil é caríssimo e ela também tem dúvidas :| É melhor nem pensar :(
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

terça mai 10, 2011 1:14 pm

dinodane Escreveu:Posso dizer só uma coisa... sobre o Eutasil?

Aquilo não é veneno, é um agente ANESTÉSICO (mais propriamente pentobarbital sódico, substância da classe dos barbitúricos usada largamente na SEDAÇÃO pré-operatória de humanos e animais) administrado numa overdose... portanto não sei a que tipo de sedação se referem antes de se administrar o Eutasil... :roll:
Sim o EUTASIL é um anestésico que é dado em overdose, o qual faz parar o coração. :cry: :cry:

No meu vet, eles 1º anestesiam o animal (como se fosse ser submetido a uma cirurgia) e só depois é que dão o EUTASIL. :cry: :cry: Apesar de NUNCA ter assistido a uma eutanásia (felizmente), sei que eles lá procedem desta maneira, pois quando foi da Joaninha, várias vezes o tema foi abordado.

Infelizmente foi o que acabou por acontecer com ela, mas, não assisti a nada uma vez que ela tinha tido uma convulsão e estava "sedada". :cry:
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”