Campanha de esterilização arranca em freguesias de Lisboa

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda nov 15, 2010 7:05 pm

«Entrega do abaixo-assinado no Ministério da Agricultura

Por campanhaesterilizacaoanimais

A delegação, em representação de mais de 200 figuras públicas signatárias do abaixo-assinado (em anexo com as 213 assinaturas http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... as.pdf.pdf) composta pela campeã olímpica Rosa Mota, a directora do Museu Casa das Histórias Paula Rego, Helena Freitas, o presidente da Opus Gay, António Serzedelo, a autarca Leonor Coutinho, e por 2 elementos da campanha de esterilização de animais abandonados, foi recebida pela Chefe de Gabinete, Engª Gabriela Freitas , uma vez que o Ministro se encontrava ausente.
Explanadas as razões dos subscritores, a Srª Chefe de Gabinete afirmou que a proposta de lançamento de uma Campanha Nacional de Esterilização de Cães e Gatos, coordenada pela Direcção Geral de Veterinária, vai ser ponderada politicamente pelo Sr. Ministro e tecnicamente pela DGV.
Prometeu, uma vez que estão sensibilizados e apoiam a intenção dos signatários, dadas as razões de bem estar animal e saúde pública subjacentes, dar uma resposta até ao inicio de Dezembro.
Foi ainda referido que a Campanha se poderá vir a iniciar através de projectos piloto nalguns municípios.
A Srª Chefe de Gabinete avançou a ideia de se poderem lançar campanhas de sensibilização da população com a colaboração das figuras públicas em causa.»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Os negritos são meus.

Vamos lá a ver se é desta.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta nov 19, 2010 12:12 am

«Esclarecimento do Grupo de Évora sobre a reunião com a CME, em 9 de Novembro

Novembro 18, 2010 por campanhaesterilizacaoanimais

Carta dirigida pelo Grupo de Évora da Campanha de Esterilização ao Director do Semanário “Registo” , em 18 de Novembro, a propósito de declarações do veterinário municipal , Dr. Flor Ferreira, ao mesmo jornal.

“Exmo. Senhor Director,

Ao abrigo do disposto nos artigos 24º e 25º da Lei de Imprensa, o Núcleo de Évora da CNE, vem comunicar, para publicação, no âmbito do direito de resposta, o seguinte:

Em entrevista publicada na edição n.º 129, de 18-11-2010, a fls. 5, desse semanário, o Sr. Dr. António Flor Ferreira, na qualidade de veterinário municipal e de responsável pelo Centro de Recolha Oficial de Évora (vulgo canil municipal) faz afirmações que, para além de erróneas, são susceptíveis de afectar o bom nome e reputação deste Núcleo, dos seus elementos e, bem assim, da própria Campanha pela Esterilização, enquanto movimento de cidadãos organizados.

O referido senhor faz referência a uma reunião realizada no dia 09-11-2010 entre aquele e o seu directo superior hierárquico, Eng. Joaquim Costa, por um lado, e quatro dos elementos da CNE – Évora, por outro, com vista à definição de uma plataforma comum para implementar a Campanha pela Esterilização em Évora.

Nesse âmbito, a CNE – Évora propôs a aplicação pela Câmara Municipal de Évora do modelo RED (recolha, esterilização e devolução ao meio de origem) de gatos de rua, com vista ao controlo da população das colónias de gatos silvestres, ao abrigo do disposto no art. 21º do DL 276/2001, de 17-10, alterado pelo DL n.º 315/2003, de 17-12, e à semelhança do que tem sido praticado por diversas Câmaras Municipais (Valongo, Oeiras, Olhão, Lourinhã…), conforme extensa documentação entregue ao Eng. Joaquim Costa.

Face a tal proposta, o Sr. Dr. Flor Ferreira declarou que tal prática era “ilegal” e que “essas Câmaras tinham cometido ilegalidades”, porque, no seu entendimento, “todos os animais errantes e vadios, sem excluir os gatos, só podem andar na via pública na presença do detentor e de trela, e se necessário, açaime”, afirmação esta que gerou a perplexidade total por parte das representantes da CNE, no que respeita aos gatos, o que aquele repetiu terem que cumprir os referidos requisitos para poderem andar na via pública; mais declarou que “por ele todos os animais errantes e vadios, gatos e cães, seriam capturados e metidos no “seu”canil” de forma a “não haver nenhum animal errante ou vadio nas ruas”.

As representantes da CNE informaram que a Ordem dos Médicos Veterinários já tinha declarado que não existia qualquer impedimento legal à prática pelas Câmaras de campanhas de esterilização, ao abrigo do citado art.º 21º, parecer que foi exibido, o que o referido Sr. Dr. declarou ser uma “mera opinião”, mas que “ele tinha outra”.

O diálogo mantido entre as representantes da CNE e o senhor entrevistado sobre esse tema decorreu exactamente como se transcreveu.

Face ao exposto, lamentamos e repudiamos com veemência a forma como aquele senhor, ademais veterinário municipal e prestando declarações nessa qualidade, se refere às quatro representantes da CNE, presentes numa reunião oficial, comentando publicamente que a proposta feita “é inadmissível, isto só pode partir de mentes que é melhor nem classificar, porque tudo isto é de uma aberração completa”.

O comportamento descrito é ofensivo e altamente impróprio por parte de alguém com as responsabilidades em causa, o que consideramos, isso sim, inadmissível, e do que também daremos conhecimento à Câmara Municipal de Évora”.»

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta nov 19, 2010 2:11 am

pensei que não era possível aumentar a minha perplexidade e indignação, mas estou de queixo caído... :o :o :o :evil:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sexta nov 19, 2010 8:31 am

Em sentido legal o veterinario municipal de evora tem toda a razão.

Em sentido humano não tem sentido nenhum...e isto tudo parece mais uma disputa pessoal entre ele e outras pessoas...quem sofre ? os animais para variar...

Pena que o facebook não seja usado de forma asisada...leio n comentarios de ódio que deveriam ser apagados, tudo se esclarece mantendo o sangue frio e compustura...linchamentos em publico antes de esclarecer parecem ser a regra...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta nov 19, 2010 2:34 pm

VascoDV Escreveu:Em sentido legal o veterinario municipal de evora tem toda a razão.

.
Não tem, não. Tem em relação aos cães, mas não em relação aos gatos.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 19, 2010 4:08 pm

Bem, então eu gostaria que o dito veterinário municipal aprendesse a expressar-se melhor...
...o Sr. Dr. Flor Ferreira declarou que tal prática era “ilegal” e que “essas Câmaras tinham cometido ilegalidades”, porque, no seu entendimento, “todos os animais errantes e vadios, sem excluir os gatos, só podem andar na via pública na presença do detentor e de trela, e se necessário, açaime”, afirmação esta que gerou a perplexidade total por parte das representantes da CNE, no que respeita aos gatos, o que aquele repetiu terem que cumprir os referidos requisitos para poderem andar na via pública; mais declarou que “por ele todos os animais errantes e vadios, gatos e cães, seriam capturados e metidos no “seu”canil” de forma a “não haver nenhum animal errante ou vadio nas ruas”.
Se os animais errantes e vadios aparecerem de trela e açaimados deixam de ser errantes e vadios?

E como se açaima um gato?

E como explica ele a sua recusa sistemática de deixar adoptar animais por pessoas que vivem em apartamentos, em evidente oposição à lei que o permite?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta nov 19, 2010 4:12 pm

:o açaimar um gato? Inédito :roll:
S&oacute;nia
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 19, 2010 4:16 pm

Também vi algures que a cedência de animais recolhidos pelos canis camarários para experiências médicas em Faculdades foi proibida por decreto-lei, mas agora não o consigo encontrar.

A razão desse senhor parece-me muito desrazoável...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sábado nov 20, 2010 12:23 pm

http://anvetem.com/2010/11/20/esclareci ... -foi-alvo/

FYI.Não concordo com a pessoa mas acho que tem todo o direito de se defender como diz a anvetem..o problema do FB é criarem-se paginas de ataque em vez de esclarecimento:
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 20, 2010 2:40 pm

22 anos a matar animais de estimação não é para qualquer um.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 4:38 pm

«Canil de Oeiras – Programa RED (Recolha, Esterilização, Devolução de animais errantes)

Novembro 22, 2010 por campanhaesterilizacaoanimais

Comunicado do Grupo de Oeiras

Decorridos quatro meses após a última reunião com o Sr. Vereador Eng. Ricardo Barros, o Grupo de Oeiras decidiu, no dia 27 de Outubro, voltar a entrar em contacto com o Sr. Vereador, pedindo-lhe um ponto de situação acerca dos assuntos abordados e actividades propostas.

A resposta que o Sr. Vereador Eng. Ricardo Barros, deu no dia 3 de Novembro, foi a seguinte:
Foi aprovada na última reunião de câmara a adjudicação de o novo canil de Vila Fria.Significa isto que deverá entrar já em obra em Janeiro de 2011, e tem um prazo de execução previsto de 6 meses.Portanto no próximo verão deveremos ter já um novo canil.O Regulamento Animal de Oeiras, está em fase de apreciação preliminar antes de ser levado à consideração do Sr. Presidente, pelo que certamente que ainda este ano o levarei a despacho com o Sr. Presidente.Após esta situação, deverá ser pedido um parecer ao Gabinete Jurídico da câmara com vista a levar o regulamento à aprovação da Assembleia Municipal. (É obrigatório).”»

&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

segunda nov 22, 2010 5:23 pm

mas já nao existe um canil em Vila Fria? ou estou a fazer confusao? :?
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
Chamarrita
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 5:28 pm

Ponky Escreveu:mas já nao existe um canil em Vila Fria? ou estou a fazer confusao? :?
provavelmente com péssimas condições e, como a maioria, nem sequer deve estar licenciado pela DGV... :roll:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Ponky
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 5:32 pm

ah ok, estava a perceber que era um novo, alis até pode ser um novo, mas estava a perceber que ia ser feito por nao existir :wink:

mas tinha conhecimento de que existia um
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
Ponky
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 5:36 pm

"...nomeadamente através da ampliação do canil de Vila Fria, ainda que a título provisório, dotando de maior e melhor capacidade de funcionamento as instalações municipais."

http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/Oeir ... tPage.aspx

estou esclarecida :wink:
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”