Arguida Escreveu:
Miboki nunca menosdesprezei a criança pois como é óbvio esta está à frente do canito. O que me custou no meio disto tudo foi o facto de, segundo o dono, não terem dado mais UMA OPORTUNIDADE ao Dali. Estavam sempre a tempo de se decidirem pela eutanásia ... Quem durante 7 anos deu nnn oportunidades ao animal ... era mais uma. Se não resultasse ... então sim, partia-se para a eutanásia.
Se eu estivésse no lugar do dono deste canito, muito sinceramente iria ficar com remorsos para o resto da vida por não lhe ter dado ... mais uma oportunidade. Seria a útlima ... mas teria dado.

Arguida o dono do Dali deu essa última oportunidade ao Dali, ele chegou a falar com o treinador amigo do Wasp1975, se a conversa não deu o que todos esperávamos, só o dono do Dali é que poderá explicar porque não aceitou as hipoteses que o amigo do Wasp1975 deu.
Aliás fiquei sem saber se o amigo do Wasp1975 queria mesmo adoptar o Dali; pois quando o R3b3l perguntou ao Wasp1975 se o amigo dele queria adoptar ou treinar , a resposta foi "parece ser ambas as coisas" e depois contou que na conversa “das soluções possíveis o amigo treinador deu a opção de treino gratuito” , ou seja será que a adopção era uma das outras hipóteses? Além disso pelo que percebi o R3b3l queria mesmo era tentar mais um vez a adopção do Dali e certamente se o treinador queria mesmo adopta lo , não iria impedir.
Também seria interessante saber se o treinador conheceu o Dali e se sim, o que achou dele.
A Arguida diz que se estivesse no lugar do dono do Dali, ficaria com remorsos, quem lhe garante que o R3b3l não ficou abatido e triste por ter decidido pelo abate?
Arguida aproveito para dizer que louvo a sua coragem e dos seus pais por terem mantido um cão agressivo em casa, até a partida do canito, poderiam ter optado pelo abate, mas não fizeram e estavam conscientes do risco que corriam, e digo que tiveram sorte pois o cão poderia ter atacado alguém e ferido com gravidade. Agora não percebo porque diz que foi "óbvio" essa decisão, ou seja quer dizer que para si é "óbvio" que as pessoas que tenham um cão assim que mantenham o cão com elas até à morte do cão? Muitas pessoas não iriam conseguir ter essa coragem, mesmo que fizessem tudo para mudar o comportamento do cão, mesmo que adorassem o cão , não iriam conseguir por muito tempo viver com medo do próprio cão, que amaram e fizeram tudo por ele.
Nunca tive um cão agressivo, e espero nem ter, e mesmo fazendo de tudo para mudar o cão não iria arriscar a vida de alguém, o seu bem estar por um cão que eu inconscientemente, ignorantemente não eduquei bem.
E sim, já vi um cão agressivo (era um rafeiro) e já estive com um cão que os donos para além de aconselharem a não tocar lo , levaram o cão para outro sitio, e tanto num caso como no outro obedeciam só ao dono.
Não deixo de achar este tópico triste, pela história que é grave e pelo desfecho, por achar que seria correcto o R3b3l ter vindo contar o que decidiu e também falar sobre a conserva que teve com o treinador mesmo que dai chovessem criticas e pedras como aconteceu (ao menos assim defendia se); achei tristes as história que partilharam de casos idênticos, achei curioso como o discurso mudou desde que se soube do abate do Dali, primeiro disseram que a situação era complicada e só os donos é que sabiam o que passavam, depois foi uma chuva de pedras.
Imaginaram que depois da criança nascer que o cão passou para o 3 plano, imaginaram nos possiveis valores que iram transmitir à criança, imaginaram que o abate deu jeito para irem de férias (será que no ano passado não tiveram férias?) , imaginaram que ás tantas as coisas não foram bem como o R3b3l contou; pois eu imagino o desgaste físico e piscologico de ao longo de 7 anos tentarem mudar o Dali, imagino a pressão que devem ter tido quando a dona do Dali ficou grávida, da familia e amigos a avisarem e aconselharem "abatem o cão olhem a criança" , imagino que depois da criança nascer que a pressão aumentou , imagino que deve ter custado muito os donos terem tomado esta decisão.
Podem chamarem me de ingénua, eu simplesmente tentei pôr me no lugar do dono do Dali, e não vejo as coisas ou brancas ou pretas e a verdade é que só os donos é que sabem como era mesmo o cão.
Também ficaram dúvidas na minha cabeça, como por exemplo se antes da criança nascer se tinha tido comportamentos agressivos com outras pessoas, se na família que adoptou o Dali por 4 horas se tinha crianças, se o vet não aconselhou ser ele a adormecer o Dali, e se foi alguém que lhe sugeriu levar o Dali para o canil.
Eu sei que agora não vale nada para o Dali, mas espero que este tópico faça reflectir que nem todas as raças são para qualquer pessoa, e que é importante impor regras aos cães desde pequenos.
Descansa em paz Dali.