Cão comunitário - Cartaz para divulgação do conceito

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 11, 2011 2:05 pm

LuMaria Escreveu:O eutasil mal administrado faz com que o animal morra em convulsões. O doglover seria a pessoa mais abalizada para explicar.
Not true, não sei quem é que lhe vendeu esse peixe e não sei também porque insiste em discutir uma coisa sobre a qual não está minimamente informada.

Eutasil é um nome comercial para PENTOBARBITAL SÓDICO, substância que, curiosamente, entre outros usos em medicina humana e veterinária, é usada em cães com epilepsia para cessa / controlar as convulsões provocadas pelos ataques.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mai 11, 2011 2:51 pm

Tassebem Escreveu:
Terugkeren Escreveu: (...)
Invocam os defensores deste conceito que esta proposta apenas visa regulamentar algo que já existe, permitindo dar aos animais que já estão nesta situação uma melhor protecção legal, mas eu como já disse desconfio. :? Desconfio que isto vai abrir uma porta a mais um ‘depósito’ de animais errantes. Os hotéis, mesmo os ‘pseudo’, já estão cheios e o espaço e o dinheiro não esticam, por isso agora conta-se também com o espaço público. Faz-se uma ‘selecção’ e os mais problemáticos ficam entre paredes nos “hotéis” e os mais dóceis podem voltar á rua como ‘cães comunitários’. Um ou dois na Rua A, outro na rua B, outros 3 num armazém abandonado, e por aí vai. Não sei se sou eu que sou pessimista, mas é este o filme que estou a ver.
(...)
:lol: :lol:

Desculpe lá, ó Terugkeren, mas esta dá vontade de rir.
Sinceramente…vocês vivem mesmo noutro planeta, ou pelo menos lêm a arca de Noé?
Mas é assim uma hipótese tão absurda e que lhe dê vontade de rir aquilo que eu acabei de dizer?
Quanto é que você aposta que se isso for para a frente, não vai apenas ‘regularizar’ os casos de cães comunitários que já existem como vai fomentar o aparecimento de muitos mais ‘cães comunitários’ novos? Quanto é que quer apostar que alguns dos cães em FAT ou pelo menos os que estão em ‘hoteis’ vão ser recolocados como ‘comunitários’ nos mais diversos sítios? Mas você não conhece o tipo de pessoas com quem lida no mundo da ‘ajuda animal’ ? Não lhe chegou para perceber, até por casos menos agradáveis, que em cada 10 que andam nesse ‘mundo’, 2 têm cabeça e os outros 8 são pessoas que não se sabem gerir sequer a elas próprias e à sua vida pessoal, quanto mais às situações dos cães que ‘salvam’ ?! Acorde Tassebem!!

Quanto ao Eutasil, como a Dinodane referiu muito bem, aquilo não é nenhum veneno para matar animais. Trata-se de um anestesiante que ADORMECE os animais. Em determinadas doses, a que chamam insuficientes para provocar eutanásia, limita-se a adormecer os animais e em doses mais altas ou overdose para além de adormecer acaba por provocar a paragem cardio respiratória e a consequente morte. Se acontecer ser dado numa dose “insuficiente”, o resultado disso é que os cães “ressuscitam” depois de “mortos”, como aconteceu recentemente com aquela Rottweiler nos Estados Unidos e que foi até noticia aqui na arca.
Eventualmente podem existir outros métodos de abate (chamam-lhe assim se preferirem) para os quais se pode sugerir que sejam anestesiados antes, mas no caso do Eutasil não parece fazer qualquer sentido.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mai 11, 2011 4:31 pm

Dinodane, eu não estou abalizada para opinar sobre eutanásias, mas também não lhe conheço competências nesse campo.

O doglover mencionou má eutanásia e custos. É enfermeiro. Pelo que a minha questão vai para ele, a quem reconheço competências.

Não são precisas letras gordas a bold. Ou indicações terapêuticas. A questão é, o que é uma má eutanasia e como se controla observando os custos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 4:35 pm

LuMaria Escreveu:Dinodane, eu não estou abalizada para opinar sobre eutanásias, mas também não lhe conheço competências nesse campo.

O doglover mencionou má eutanásia e custos. É enfermeiro. Pelo que a minha questão vai para ele, a quem reconheço competências.

Não são precisas letras gordas a bold. Ou indicações terapêuticas. A questão é, o que é uma má eutanasia e como se controla observando os custos.
Olhe Lumaria, eu praticamente "doutorei-me" em pentobarbital sódico antes de eutanasiar o Ajax cá em casa por isso poupe-me a dislates sem fundo de verdade. Dizer que um medicamento ANTI-CONVULSIVO provoca convulsões é caricato, entre outras coisas disparatadas que tenho lido aqui.

Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

quarta mai 11, 2011 4:35 pm

Terugkeren Escreveu:Eventualmente podem existir outros métodos de abate (chamam-lhe assim se preferirem)
Não é se preferirem, Terugkeren... abate pode ser de qualquer animal, saudável ou não, enquanto eutanásia é só de animais doentes que já não tenham qualquer hipótese de recuperação e que estejam num sofrimento que justifique acabar com as suas vidas, de uma forma não dolorosa!!!!!!!!
LuMaria
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 4:41 pm

dinodane, agradeço o espirito de ajuda, para tais dislates.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 4:43 pm

LuMaria Escreveu:dinodane, agradeço o espirito de ajuda, para tais dislates.
Qual espírito de ajuda, eu só pretendi informar que o eutasil de que tanto falam de boca cheia não é veneno para ratos, pá... é apenas a maneira mais humana de matar um cão.

LuMaria
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 4:58 pm

Obrigada pela informação. Mas que não é veneno para ratos, já eu sabia.
dinodane
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 5:17 pm

LuMaria Escreveu:Obrigada pela informação. Mas que não é veneno para ratos, já eu sabia.
Então é evidente que não sabia de que é feito o Eutasil (e pelos vistos o DogLover e outros intervenientes tb não) senão não teria escrito:
Curioso, fazer festas a um animal que leva eutasil acordado
Foram sedados? Duvido
vi dois animais serem eutanasiados e ambos foram adormecidos antes de levar o eutasil.
E acha que nos canis seguem o protocolo correcto? Eu não.
Param-lhes o coração e pronto.
Não tem que agradecer o esclarecimento. Fico contente que já tenha entendido que a primeira acção do eutasil é provocar a inconsciência e depois a morte por paragem cardio-respiratória. Se dão uma dose insuficiente, o animal acorda do coma, por isso é que a administração é monitorada pela auscultação dos batimentos cardíacos.

LuMaria
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 6:20 pm

Obrigada dinodane. Mas para me convencer seja do que fôr é complicado à brava.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta mai 11, 2011 6:30 pm

as convulsões podem ocorrer, sim, durante ou após a paragem cardio-respiratória, independentemente de ser morte "matada" ou morte "morrida". A mim parece-me que essa primeira sedação é feita quando os donos estão presentes, para não ser tão chocante para eles, e para o animal não se debater quando a injecção é dada na veia. Infelizmente já assisti a várias mortes, algumas das quais resultado da eutanásia, e prefiro a primeira sedação, que deixa o animal adormecido e relaxado. Não está desmaiado, está efectivamente a dormir, e sente as carícias, ouve a voz. Já me sucedeu com um gatinho ele estar tão fraco que a sedação prévia foi overdose para ele; há outros que precisam de doses superiores às recomendadas para o peso, estão muito agarrados à vida e não se entregam, ou o seu corpo reage de forma diferente à substância. Acontece com anticonvulsivos, com ansiolíticos, com antidepressivos... podem provocar aquilo que combatem, usados numa dose superior à recomendada, durante algum tempo. Mas no caso do Eutasil, uma overdose acaba inevitavelmente por provocar a morte.

edito para corrigir a gaffe, as convulsões ocorrem enquanto o animal está vivo. As contracções musculares é que se dão durante ou após a morte.
Última edição por Chamarrita em quarta mai 11, 2011 6:50 pm, editado 1 vez no total.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 6:39 pm

Chamarrita... isso são contrações musculares pós morte. Assim como os esfincteres podem relaxar e o animal defecar ou urinar depois de morto.

Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta mai 11, 2011 6:47 pm

não estou a falar das contracções musculares, devia ter corrigido lá em cima. Queria mesmo referir-me a convulsões e estas, claro, só ocorrem enquanto o animal está vivo. Podem ser "naturais" e conduzir à morte, ou ser provocadas pelo fármaco. E claro que nem sempre ocorrem, felizmente.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 7:29 pm

Desculpa estar a teimar Chamarrita mas isso não ocorre com o pentobarbital sódico pois induz paralisia muscular. Se houvesse a possibilidade de provocar convulsões, nunca poderia ter sido usado durante tantos anos como anestésico nas cirurgias, antes de ser suplantado pelos anestésicos inaláveis de hoje em dia, nem seria um fármaco receitado para controlar convulsões epilépticas ou devido ao tétano tanto em medicina humana como animal.

Chamarrita
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 7:54 pm

não é teimosia, é persistência. :P não estou a afirmar que as convulsões ocorre sempre, mas PODEM ocorrer. Tal como pode ocorrer ataque de ansiedade quando se tomam ansiolíticos, ou ataques epilépticos quando se tomam anti-convulsivos... ou seja, em vez de paralisarem e relaxarem, os músculos podem entrar em "curto circuito", pois o medicamento dá "uma ordem" e o cérebro dá outra, ou "entende mal". Desculpa estar a teimar também! :wink:
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”