Família de Acolhimento Temporário

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

MariaCaxuxa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 10:24 pm
Localização: Kerida, Nieta, Linda, Chico, Pitocas, Mustaffa e Mussulo

quarta jul 22, 2009 3:04 pm

Fitinhas Escreveu:
Fitinhas Escreveu:Eu já me ofereci para FAT aqui no forum por 2xs...

Mas cm a minha designação de FAT n é a mesma que algumas pssoas teem, acabou por ficar em aguas de bacalhau.

Ja agora expliquem me lá o que é ser FAT, timtim por timtim!
Designação, assim em termos "científicos" não sei. Acho que isto é mais pessoal e depende de cada um.

FAT é uma família, ou alguém que se dispõe a receber em casa um animal que esteja em risco, que precise de tratamento ou que pode até já ter dono, mas precisar de um tempo para desparasitar, fazer despistes de doenças, esterilizar, vacinar... etc. Coisas que não é possível fazer se o cão/gato estiver no canil/gatil. A FAT também tem a "obrigação" de socializar e/ou educar o animal que recebe por forma a ser mais facilmente adoptável. Tem o direito de contar com o apoio da Associação ou particular responsável pelo cão, nomeadamente em despesas de alimentação, higiene e saúde. Tem também o dever de informar o responsável pelos avanços/recuos do animal. E fotos são sempre bem-vindas :)

Isto é só a minha opinião pessoal acerca do que é ser FAT.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jul 22, 2009 3:05 pm

A sério ? Aquela amostra?
E dentro do tópico:
Para mim FAT é como o nome indica uma familia que se dispõe a albergar temporáriamente um cão ou qualquer outro animal., até arranjar um dono .
Agora como deveria ser a selecção dessas fats, isso já são outros quinhentos.
Última edição por nicasxi em quarta jul 22, 2009 3:06 pm, editado 2 vezes no total.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
MariaCaxuxa
Membro Veterano

quarta jul 22, 2009 3:05 pm

Ah! Não posso esquecer que tem também a obrigação de deixar ir o animal quando este arranjar dono. A não ser que se ofereça para o adoptar antes que isso aconteça :)
PonkyII
Membro Júnior
Registado: quarta jul 22, 2009 9:18 am

quarta jul 22, 2009 3:07 pm

MariaCaxuxa Escreveu: A FAT também tem a "obrigação" de socializar e/ou educar o animal que recebe por forma a ser mais facilmente adoptável.
Ok :) quem quer a fera?? :lol:
eu sou uma FAT falhada :roll:
NewMoon
Membro
Registado: terça jul 21, 2009 2:24 pm

quarta jul 22, 2009 3:08 pm

....tens foto da fera?....deixaste-me curiosa.....dito popular que os mais pequeninos são os mais agressivos, ao que o meu professor retorquiu, têm que ser pois o tamanha não impressiona os maiores......coitadinho, deve ter passado por muito.....

fitinhas, quando me pedem para ser fat, antes de mais no acto da entrega se ele estiver doente, vai logo de viagem para o vet, no qual pago as despesas a meias com a pessoa que me pediu, como costumam ser as mesma nem é preciso dizer nada......depois fica aqui até arranjar dono, em que eu crio tópicos para o animal nos foruns e sitios que conheço.....tem livre pass pela casa, habitua-se aos animas que aqui vivem.....a alimentação é por minha conta, royal canin, pois é os que de casa comem......amor carinho.....as adopções fica ao critério de quem mos deu.....geralmente nem faço nada, são eles que tratam de tudo e eu entrego depois......mas se houver algo de errado com a pessoa aviso, mas as escolhas costumam ser selectivas.....se é esse o conceito não te sei dizer, mas é isto que proporciono...
NewMoon
Membro

quarta jul 22, 2009 3:09 pm

....lol...ele com o tempo vai lá.....és uma pessoa que não olhou ao tamanho e ao mau feitio....
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

quarta jul 22, 2009 3:11 pm

PonkyII Escreveu:Fitinha por tim tim nao sei...
mas para mim ser fat é uma pessoa que aceita ficar temporariamente com um menino até ser adoptado, depois a forma como o é é uma questao de combinar com quem lhe coloca lá o animal,
por exemplo ja tivemos Fats que nem aceitam a ração enquanto o animal lá esta :wink:
Eu quando me ofereci para Fat, ofereci um lar e muito carinho enquanto o animal n fosse adoptado.

Penso que as despesas de vet, alimentação e outros são da responsabilidade de quem resgatou o animal. ( lógico que na medida das minhas possibilidades contribuiria com alguns euros ou bens)
Isto para mim são fats...

Agora existem as FAR que ao que parece cobram euros, n sei bem do que :|

Tb me podem explicar SFF?
NewMoon
Membro

quarta jul 22, 2009 3:14 pm

....por aquilo que ouvi dizer, cobram pelo tempo, como se fossem hoteis mas em casas......lembro-me de ver no olx qualquer coisa assim.....mas tabém já ouvi dizer que é para despesas do animal.....não concordo, mas também não opino...
Fitinhas
Membro Veterano

quarta jul 22, 2009 3:14 pm

nicasxi Escreveu:A sério ? Aquela amostra?
E dentro do tópico:
Para mim FAT é como o nome indica uma familia que se dispõe a albergar temporáriamente um cão ou qualquer outro animal., até arranjar um dono .
Agora como deveria ser a selecção dessas fats, isso já são outros quinhentos.
Até ai td bem!

A minha duvida é:

A FAT tem despesas?

Qual a diferença entre FAT e FAR?
PonkyII
Membro Júnior

quarta jul 22, 2009 3:16 pm

A Fat tem despesa se quiser assumir as despesas do animal enquanto esta na sua casa.
Uma FAR segundo percebo é uma familia temporaria mas a ser paga por recolher o animal :wink:
NewMoon
Membro

quarta jul 22, 2009 3:17 pm

...bem eu como fat, sai-me do bolso, mas isto por opção, há fats que pedem que lhes dêem a comida ( os bens necessarios ), oferecendo mesmo só a casa.....a far sai do bolso quem lá põe o animal, tal e qual como num hotel.....
Fitinhas
Membro Veterano

quarta jul 22, 2009 3:17 pm

NewMoon Escreveu:....por aquilo que ouvi dizer, cobram pelo tempo, como se fossem hoteis mas em casas......lembro-me de ver no olx qualquer coisa assim.....mas tabém já ouvi dizer que é para despesas do animal.....não concordo, mas também não opino...
Pois a questão é essa...

Qual é a verdadeira designação de Fat?

Para mim n faz sentido as FARs sem saber primeiro o que de verdade é ser FAT :roll:
PonkyII
Membro Júnior

quarta jul 22, 2009 3:19 pm

Fitinhas Escreveu:
PonkyII Escreveu:Fitinha por tim tim nao sei...
mas para mim ser fat é uma pessoa que aceita ficar temporariamente com um menino até ser adoptado, depois a forma como o é é uma questao de combinar com quem lhe coloca lá o animal,
por exemplo ja tivemos Fats que nem aceitam a ração enquanto o animal lá esta :wink:
Eu quando me ofereci para Fat, ofereci um lar e muito carinho enquanto o animal n fosse adoptado.

Penso que as despesas de vet, alimentação e outros são da responsabilidade de quem resgatou o animal. ( lógico que na medida das minhas possibilidades contribuiria com alguns euros ou bens)
Isto para mim são fats...

Agora existem as FAR que ao que parece cobram euros, n sei bem do que :|

Tb me podem explicar SFF?
Fitinhas penso que o teu pensar em relação as fats esta correcto nao é por te-los na tua casa que tens que assumir as despesas de alimentação e veterinário.
Fitinhas
Membro Veterano

quarta jul 22, 2009 3:20 pm

NewMoon Escreveu:...bem eu como fat, sai-me do bolso, mas isto por opção, há fats que pedem que lhes dêem a comida ( os bens necessarios ), oferecendo mesmo só a casa.....a far sai do bolso quem lá põe o animal, tal e qual como num hotel.....
Mas n é um HOTEL, n está licenciado cm tal, ou seja:tem as condiçoes de um hotel, mas n é reconhecido cm tal.

È a minha opinião...

Editei para dizer : Daí que cobrem um preço mais baixo!
MariaCaxuxa
Membro Veterano

quarta jul 22, 2009 3:22 pm

Mesmo que a Associação ou particular assuma as despesas de vet e alimentação do animal, as FAT acabam sempre por ter despesa. Por exemplo: se se dá uma guloseima aos nossos bichinhos, não se vai deixar os outros de fora, até porque estamos sujeitas a levar uma dentada :)

Isso implica que tem que comprar guloseimas em mais quantidade. Eu também não costumo cobrar a alimentação à associação, até é preciso eles ameaçarem-me para eu aceitar a ração. Royal canin também não comem que eu não sou rica, no máximo comem Purina e não é sempre, às vezes lá vão uns Friskies e uns Pedigrees. Eu também não como bifes todos os dias :)

Mas os que não são meus, são tratados como se fossem. Depois quando vão embora, lá fica o coração apertadinho...
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”