Ajudem-me

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 22, 2010 7:38 am

nicasxi Escreveu:Shy,
Não me estava a referir a si. Antes pelo contrário.
Desculpa lá, estás a referir-te a mim?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Prophet
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 8:10 pm

sexta out 22, 2010 8:09 am

Diga-nos lá, então:

Que idade tem o cão?

Tem as vacinas e demais cuidados veterinários em dia?

Já o levou ao veterinário para o possível despiste de uma infecção urinária?

Se percebi bem, o cão vai a rua de manhã, à hora de almoço e à noite. Isso é francamente pouco se for um cachorro, mas se for um animal já adolescente ou adulto pode perfeitamente aguentar, se bem que não é a situação ideal. Já pensou arranjar-lhe uma crate enquanto ele não se acostuma a aguentar o xixi?

Já que referiu os seus pais: haverá alguém da família ou amigo/vizinho que possa passar por sua casa, a meio da manhã ou da tarde, para levar o cão à rua, nem que seja por 5 minutos?

Eu compreendo o que está a passar, realmente parece ser uma situação complicada. Mas disse que tinha um marido e um filho, não sei a idade da criança, mas a sua família pode ajuda-la com o animal. Até pode ser uma boa maneira do seu filho se ligar mais ao cão, que irá ser um bom companheiro pela vida fora.

Longe de mim dizer-lhe para devolver o cão ou para arranjar outra casa para o animal. Mas peço-lhe que, seja qual for a decisão a tomar, tenha os interesses do animal em primeiro plano, porque ele é o único que não tem voz nem voto na matéria.

E tenha em conta o que lhe disse um forista: o cão vai perceber o seu estado de espírito e ficar mais nervoso se a Shy estiver nervosa.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta out 22, 2010 8:50 am

Não assinou um termo de adopção? Nesse termo não diz que não pode "passar" o cão a terceiros sem falar com a associação?

Pondere castrar o cão, pois conheço alguns casos em que resolveu o problema da marcação.
Shy2010
Membro Júnior
Registado: quinta out 21, 2010 8:32 pm

sexta out 22, 2010 10:21 am

A quem não quis ajudar e preferiu condenar, obrigada pelo tempo dispendido e permitam-me, são falsos amigos dos animais pois quem aqui procura ajuda é em primeiro lugar no interesse destes e não no próprio interesse.

Comentários como este "E escusa de berrar mais comigo, pois desisto de continuar a incomodar-me com quem não é capaz de enfrentar as situações que a si própria cria e depois descarrega em cima dos outros. "

Limitem-se a comentar os posts onde podem ser úteis, aparentemente aqui e com estes comentários, não ajudam nada. Eu criei a situação e assumi desde a primeira linha que aqui escrevi! Ou acha que fujo às minhas responsabilidades e mais, que descarrego em cima dos outros????????? Eu ajudei um animal indo buscá-lo a um canil onde o vi sofrer. Dei o meu nome, dinheiro e dediquei o pouco tempo que tenho para dedicar, dei um lar, um tecto e muito carinho a este animal. Estou assutada e por isso escrevi aqui, mas para resolver um problema que o animal tem, ou um instinto, que está a tornar tudo muito dificil. Acha isto condenável? Acha que me devia retirar do forum? Que não deveria incomodar ninguém com o meu estado "psicótico"???? Espero que a vida lhe corra sempre lindamente e que nunca precise de ajuda ou conselhos para resolver um problema seu, se precisar evite pessoas como a senhora pois só a deixarão pior. Escondem-se sobre uma capa, são amigos dos animais de fachada, é o que acho! Sabem muito mais e melhor criticar do que ajudar.

Tenho pouco tempo mas quando estou a trabalhar posso ir aos forums que entender, na net isso não é sinal de ser desocupada e estar aqui a mentir, como querem dar a entender. Continuo a dizer que o vosso comportamento não ajuda a que se tratem bem animais. As pessoas que não têm a coragem de assumir um problema podem pura e simplesmente decidir abandonar um animal em vez de procurar ajuda para o problema (não é o meu caso! mas eu vejo isto acontecer quando surgem pedidos de ajuda no sentido de lidar com o cão no inicio, ou resolver problemas do cão que possam incomodar).

Em relação aos outros que desde logo se disponibilizaram a ajudar-me e a ajudar o animal que adoptei, eu posso responder:

Ele vai à rua 4 vezes por dia, às 8h00, às 13h00, às 19h30 e às 22h30. E faz tudo na rua!

Ninguém sabe a idade dele pois foi deixado no portão de um canil Municipal mas é um cão habituado a mimo e a pessoas, não deve ter sido maltratado pois não dá sinais disso. (A propósito o termo de responsabilidade que assinei refere que sou responsável por ele. Não refere nem poderia, que não o posso passar a ninguém! Claro! Pois isso poderá ser um acto de responsabilidade e não de irresponsabilidade como alguns utilizadores do forum pretendem dar a entender. O que me disseram foi que o devolvesse se entendesse, que eles arranjariam outro dono para o cão. Mas não é a solução ideal para este nem para caso nenhum.

O veterinário disse que ele tem cerca de 1 ano e alguns meses, está na transição entre o cachoro e cão adulto e deu desparasitante, no canil ele levou a vacina da raiva (paga por nós).

Depois disso é que começou a "marcar" território, mas não julgo que seja por ir à rua poucas vezes, como eu referi é um "marcar" território, não se trata de fazer poças no chão... FGaz pequenos pingos em certas zonas só para marcar. O cheiro é muitissimo intenso e´até limpando dificilmente se elimina. Mas o problema não é limpar, é dar com o local de onde vem o cheiro. É dificil identificar.

Consegui chegar a uma "linha de acção". Como sabem, a casa está em obras e isso pode fazer com que o bichinho não se tenha apercebido de onde começa a casa e acabam as obras (é uma casa com 3 pisos)... E por isso terei sempre que terminar as obras (são obras grandes na parte de baixo) e por isso terei que terminar as obras para verificar qual o comportamento dele (porque ele no nosso quarto não faz isto).

E claro, levá-lo ao veterinário. Ele não tem problemas fisicos segundo o veterinário que o examinou, excepto as parasitas mas para isso foi medicado... A castração é um método sobre o qual tenho dúvidas e não sei se valeria a pena tentar (tenho pena do animal)... Mas se for forma de resolver o problema acho que poderia tentar.

A minha falta de tempo, para que se clarifique, não deve ser vista como uma impossibilidade de manter o animal, eu quero o animal e quero mantê-lo cmg. Só aceitaria doar o animal a quem o tratasse melhor que eu por ter mais espaço e mais tempo para ele. Mas quero ser eu a ficar com ele e tentar por todas as formas resolver o problema. (o meu filhote não pode ajudar, nem fez ainda 2 anos... e o pai dele trabalha e a seguir estuda, chega tarde)...
dolfa
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 7:21 pm

sexta out 22, 2010 10:58 am

LuluB Escreveu:
Shy2010 Escreveu:Ajudem-me por favor. Eu sou mesmo amante de animais e sinto-me terrivelmente mal por ter feito isto... só queria ajudar e vejo-me a braços com um problema que não sou capaz de resolver. Nem tenho o apoio de ninguém pois todos me disseram que a ideia não era boa...

O animal é tão doce para crianças... ele protege o meu bebé... ele é tão doce para cães, tudo... mas não sei como será com ele fechado aqui... não sei que fazer mas só quero o melhor para ele e não tenciono devolv-lo ao canil onde o fui buscar!
Acho que a Shy está muito angustiada, excessivamente angustiada, com a situação, o que em nada melhora o cão. :? Sabe que eles sentem a nossa tensão e a tornam sua?

E pelo que conta, o problema é mesmo fisiológico, a acrescentar ao nervosismo em que a dona o põe. Leve-o ao veterinário e acalme-se. Se trabalha doze horas por dia e ainda tem uma casa e uma criança para cuidar, os seus nervos devem andar num frangalho e dentro em breve todos aí en casa pagarão por isso, não será só o cão
.
A Lulu nunca a atacou e foi quem mais a "ajudou" com os conselhos que lhe deu e que pode reler acima.
A partir de certa altura, a senhora deixou de perceber o que ela disse e começou a interpretar mal as palavras dela.
Eu concordo com este conselho que a Lulu lhe deu, acho que está excessivamente ansiosa, tem de se acalmar, se n conseguir, tem de procurar ajuda médica, para bem de todos aí em casa, sobretudo e já n falando no Shy, do seu bébé.
Se se acalmar vai conseguir lidar e resolver as situações muito mais facilmente.
Aqui só há uma coisa que é desconcertante: Porque é que n trata o cãozinho pelo nome? Quando fala dele, o termo que utiliza é sempre: "Ele"...
Tente dizer sempre o nome dele, mesmo quando está a escrever, isso evita que se "afaste emocionalmente dele" e é o que eu penso que inconscientemente está a fazer.
Se procurar primeiro ajuda para si, tudo o resto melhorará seguramente e vai ver que compensa. Boa sorte.
<strong>Se voc&ecirc; for capaz</strong> de perdoar quando descarregam em si,por motivos pelos quais n&atilde;o tem culpa nenhuma, de aceitar criticas e censuras sem ressentimentos,<strong>ent&atilde;o meu amigo voc&ecirc; &eacute; quase t&atilde;o bom quanto o seu c&atilde;o. _______________________________________________________________ Nunca s&atilde;o demais os amigos dos animais&nbsp; By Dolfa :) :) :) Tufinho, meu gatinho querido...a tua aus&ecirc;ncia &eacute;&nbsp; t&atilde;o dolorosa, meu amigo, meu companheiro :((( &nbsp;</strong><a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=mzMW3_M3 ... M3NeU&nbsp; </a> Animais de Barcelos <strong>

Os animais n&atilde;o s&atilde;o como n&oacute;s, mas s&atilde;o...suficientemente parecidos connosco para que sejam inclu&iacute;dos na comunidade moral.</strong>
Shy2010
Membro Júnior

sexta out 22, 2010 11:07 am

Eu só o trato por ele aqui, porque sinto que não o conhecem. Ele é o Shy lá em casa e na minha cabeça. Eu estou apegada a ele, por isso é que me custa que exista este problema... É que há problemas que o dinheiro compra, ou uma dedicação especial, outras não. E claro, mais dificil é solucionar os problemas que o dinheiro não pode comprar. Fiquei assustada quando vi coisas sobre isto na net... Ele é um doce, era impossível eu não me apegar a ele... ele brinca com o meu bebé, cumprimenta-o quando chega, deixa que ele ande nele como um cavalinho... é um cão do melhor que se pode encontrar num canil. Não me parece traumatizado e está muito habituado a fazer tudo na rua (se não estivesse meu Deus é que havia de se bonito).

Eu admito que fui inconsciente por nesta fase da minha vida ter ido buscar um cãosinho... mas não resisti ao Shy, ele estava a tremer e chorava junto às grades enquanto os outros cães no canil ladravam e saltavam... Este estava mesmo infeliz ali, e eu não resisti à diferença dele face aos outros. Achei que podia ajudar. Que qualquer coisa seria melhor que a morte dele... E nem pensei que ele poderia fazer necessidades em casa e etc. confesso que foi um alívio depois ter percebido que essa fase estava ultrapassada... O problema é só este. Com o resto eu lido bem. E isto preocupa-me porque não me imagino a querer "educar" o Shy... a bater-lhe etc. para que não faça xixi por exemplo na roupa do bebé que estava em cima de uma mesa (imaginem a loucura do trapezista)... Eu quero que ele seja feliz acima de tudo! Eu adoro o Shy, se ainda não se percebeu isso. É exactamente isso que me está a angustiar. E estou bem emocionalmente. Só estou a passar uma fase complicada por causa das obras e da falta de tempo (estou a acabar um Mestrado agora, esta semana que vem)...
LuMaria
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 11:11 am

O bla bla bla vai mudando de post para post.

Leve o bicho ao veterinário e aconselhe-se com ele.

Nunca vi ninguém à beira de um ataque de nervos porque um cão faz xixi aqui e ali.

Algumas regras a ter em conta quando se adopta um animal:

Tem tempo?
Tem espaço?
Toda a familia concorda?

Também não percebo porque ataca a lulu, ou antes, até percebo 8)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Shy2010
Membro Júnior

sexta out 22, 2010 11:26 am

Nunca viu? É porque tem pessoas com mais disponibilidade... Eu não estaria, fosse doméstica ou tivesse um quintal...

E por mais que fale, parece que não percebe o que digo... Eu adoptei o animal e fui INCONSCIENTE. O que é que não percebe desta palavra!? Eu expliquei e admiti, porque não tinha tempo e nem um quintal para ele (sei que isso não é requisito mas irá certamente variar consoante o animal, neste caso eu não o poderia conhecer antes de o adoptar).

Vai querer continuar a dizer que deveria ter feito isto e aquilo? Se a minha avó não tivesse morrido ainda hoje era viva. E eu depois de conhecer o Shy não posso concordar que não o devesse ter ido resgatar, mas posso admitir que fui inconsciente porque não tinha condições mas estou longe de me arrepender, porque o conheci e agora quero o melhor para ele e quero resolver o problema.

Os meus posts vão mudando porque hoje estou menos triste que ontem, vejo as coisas com mais distanciamento. Mas o meu amor ao Shy não mudou... Nem a minha vontade de resolver o problema. Mas não deixo de me sentir triste por estar a passar por isto e revoltada por me acusarem sem me conhecerem de lado nenhum nem saberem nada de mim...

Agradeço toda a ajuda que me têm dado e os conselhos! As criticas guardem-nas pois não me podem servir de nada agora... E de um modo geral acho que as criticas fazem com que as pessoas não "arrisquem" adoptar e isso é prejudicial ao animal. Acho que qualquer pessoa deveria tentar adoptar, mesmo que depois não consiga por qualquer razão. De entre 20 que não consigam talvez se salvem 10. O que não se pode fazer é ficar com um cão pequenino porque é lindo e fofinho e depois abandonar em adulto. Não foi isto que fiz e nem sequer tenciono devolvê-lo nem desfazer-me dele!
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta out 22, 2010 12:00 pm

Ok, percebi agora que adoptou a um canil municipal.

Pondere mesmo a castração, pois este procedimento não é nenhum bicho de 7 cabeças. É um procedimento simples e de recuperação rápida.

Assim de repente, conheço 5 cães que deixaram de marcar território quando foram castrados.

E, sim, também andei a bater mal, quando a minha cadela me mijava a casa toda (a minha cama inclusivé). Era desesperante, chegar a casa e ter a dita toda mijada e patinhada (porque tenho gatos), tás a ver o filme né? É que não eram pinguinhas...eram mijas enormes!
A minha cama tinha de ser mudada todos os dias.

Levei-a ao vet e até agora tenho controlado a situação com medicação, pois a desgraçada da cadela é incontinente.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta out 22, 2010 12:11 pm

LuluB Escreveu:
anjjazul Escreveu:os cães marcam território quando não estão castrados. claro que precisam de ser ensinados
E quando o são marcam na mesma. O problema não se resolve tão simplesmente como isso.
a sério? talvez com os seus. com o max resultou :)
anjjazul
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta out 22, 2010 12:14 pm

Acho que qualquer pessoa deveria tentar adoptar, mesmo que depois não consiga por qualquer razão. De entre 20 que não consigam talvez se salvem 10. O que não se pode fazer é ficar com um cão pequenino porque é lindo e fofinho e depois abandonar em adulto. Não foi isto que fiz e nem sequer tenciono devolvê-lo nem desfazer-me dele!
O que não se pode é ficar com um cão, seja ele pequenino ou adulto e depois abandoná-lo. E abandoná-lo não é apenas colocá-lo na rua ou num canil, essas são as formas mais graves, mas descartar para outros um animal que confiou em nós e se afeiçoou a nós também é uma forma de abandono.
Presumo que você não tenha como hábito de passeio dominical ir visitar canis de animais abandonados, por isso a desculpa que não resistiu ao ‘apelo’ do sofrimento desse cão, desculpe mas não cola. Se você foi ao canil, já o fez porque tencionava ir adoptar um cão, fê-lo de forma consciente e premiditada, e por isso não venha para aqui com historias de que foi por impulso gerado pela sua ‘piedade’!!
Dizer-lhe isto a si obviamente que de nada adianta, porque o mal está feito. Mas tratando-se este de um fórum público e como este tópico vai ser lido decerto por muita gente, nunca será demais apontar o erro que você cometeu para que outros não cometam erros semelhantes.
Uma vez o mal feito, e porque parece que é mesmo O MELHOR PARA O ANIMAL ter outros donos, coloque fotos do cão nos diversos sites de adopção e esperemos pelo melhor.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 12:15 pm

Shy2010 Escreveu:Nunca viu? É porque tem pessoas com mais disponibilidade... Eu não estaria, fosse doméstica ou tivesse um quintal...

E por mais que fale, parece que não percebe o que digo... Eu adoptei o animal e fui INCONSCIENTE. O que é que não percebe desta palavra!? Eu expliquei e admiti, porque não tinha tempo e nem um quintal para ele (sei que isso não é requisito mas irá certamente variar consoante o animal, neste caso eu não o poderia conhecer antes de o adoptar).

Vai querer continuar a dizer que deveria ter feito isto e aquilo? Se a minha avó não tivesse morrido ainda hoje era viva. E eu depois de conhecer o Shy não posso concordar que não o devesse ter ido resgatar, mas posso admitir que fui inconsciente porque não tinha condições mas estou longe de me arrepender, porque o conheci e agora quero o melhor para ele e quero resolver o problema.

Os meus posts vão mudando porque hoje estou menos triste que ontem, vejo as coisas com mais distanciamento. Mas o meu amor ao Shy não mudou... Nem a minha vontade de resolver o problema. Mas não deixo de me sentir triste por estar a passar por isto e revoltada por me acusarem sem me conhecerem de lado nenhum nem saberem nada de mim...

Agradeço toda a ajuda que me têm dado e os conselhos! As criticas guardem-nas pois não me podem servir de nada agora... E de um modo geral acho que as criticas fazem com que as pessoas não "arrisquem" adoptar e isso é prejudicial ao animal. Acho que qualquer pessoa deveria tentar adoptar, mesmo que depois não consiga por qualquer razão. De entre 20 que não consigam talvez se salvem 10. O que não se pode fazer é ficar com um cão pequenino porque é lindo e fofinho e depois abandonar em adulto. Não foi isto que fiz e nem sequer tenciono devolvê-lo nem desfazer-me dele!
Ora, assim de repente, parece-me que deixar o canito fechado na cozinha, por exemplo, já lhe diminui o raio de acção mictória. Digo eu. Tem pena de o fechar?
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta out 22, 2010 12:24 pm

anjjazul Escreveu:
LuluB Escreveu:
anjjazul Escreveu:os cães marcam território quando não estão castrados. claro que precisam de ser ensinados
E quando o são marcam na mesma. O problema não se resolve tão simplesmente como isso.
a sério? talvez com os seus. com o max resultou :)
o meu Yorkie foi castrado em 2007, com 2 anos e continua a marcar território!!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Shy2010
Membro Júnior

sexta out 22, 2010 12:41 pm

Fui ao canil com uma pessoa que queria adoptar! Que raio, há gente que só está bem a dizer mal!! Abram os olhos para a realidade. Os cães no canil são mortos e dormem no chão e nas fezes. Antes serem adoptados e passar de mão em mão se isso for a única forma de ter carinho.

De novo e para quem ainda não entendeu, não é o caso do meu Shy, ele está COMIGO! E não foi um erro mas sim uma inconsciência e não quero a piedade de ninguem nem parecer coitadinha. Realmente não há noção nenhuma com os comentários que se fazem.

Para quem continua a tentar encontrar soluções comigo o meu obrigada. E fico feliz por saber que, pelo menos em alguns casos, a cas tração resolve. E sim, o Shy tbm me fez as "pinguinhas" na cama! GRRRR (tive que lavar o colchão).

Quanto a deixá-lo na cozinha agora não é possível porque não há cozinha (está em obras e por isso está a ser reconstruída). Mas antes eu cheguei a tentar deixá-lo lá mas ele chora e fica triste e por isso eu não resisti e deixo-o andar pela casa quando não estamos... Tenho pena de o fechar (já esteve tempo a mais fechado).

E de novo: Não o quero meter para adopção, qual é a parte que alguns teimam em não perceber, disto?

Vou ver se consigo ir com ele ao veterinário na próxima semana e ver o que me diz disto e do que devo fazer, se a castração é uma hipótese ou não...
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta out 22, 2010 12:46 pm

A minha Micas Maria, saidinha do canil de Portimão também me fez umas gracinhas na minha cama :oops: :?

Mas aprendeu com carinho e paciência - pus um jornal na cozinha e ela aprendeu a fazer lá, quando está aflita e por qualquer razão eu me atraso e não chego a tempo.

Mas lá está - é cadela, não marca território :?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”