Diário do Salvamento de um cão

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jan 05, 2011 3:00 pm

LuMaria Escreveu:Então a culpa de meter animais em boxes forever and ever é de quem os abandona? Ok. A culpa mora sempre ao lado.
Ao lado para mim está quem tem o coração nas mãos e enfia os animais em boxes (onde pelo menos são visitados, tem espaço para dar a volta e recebem cuidados mínimos), porque culpa verdadeiramente e o que tem de levar um travão urgente é mesmo quem abandona os animais nas circunstâncias que já descrevi acima.
E se a legislação se cumprisse, tão simples como isso, haveria muito poucos animais encafuados em boxes fosse onde fosse. Este tópico é interessante mas não passa de um apontar de dedo a uma consequência quando aquilo a que deveria realmente apontar-se o dedo e lutar-se contra é a causa, são os donos negligentes e a falta do cumprimento de leis. Poupem-me o resto que são consequências inevitáveis.
Claro que a culpa de haver animais encafuados em boxes é de quem os abandona, não me parece que as pessoas de «coração» na mão partam patas e espinhas aos animais de propósito, ou os obriguem a participar em lutas de cães, ou ainda os acorrentem ad eternum sem comida nem água até serem pele e osso, para depois porem fotos da sua evolução depois de resgatados..
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta jan 05, 2011 3:20 pm

tiabela Escreveu:
LuMaria Escreveu:Então a culpa de meter animais em boxes forever and ever é de quem os abandona? Ok. A culpa mora sempre ao lado.
Não foi isso que eu disse.

O que eu disse, é que não haveria necessidade de resgate de animais se não houvesse abandonos.

O facto de as pessoas os resgatarem e a adopção ser demorada, isso já é outra questão e claro que percebo que existem animais de mais dificil adopção que outros. Também existem boxes e boxes, mas no entanto concordo que uma box para a vida também não é solução, de qualquer das formas eu não teria coragem de abater um animal saudável, por ser dificil a sua adopção.
Para variar, concordo com isto, eu também não teria coragem para isso, nem para decidir qual iria morrer ou qual iria viver.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jan 05, 2011 3:35 pm

Mas alguém aqui abate animais?
Há pessoas é que vão escolher. E quando escolhem, não condenam os outros?
A lulu tem por passatempo ir ao canil buscar animais para os meter em hotel?
:roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 3:35 pm

Charlie2 Escreveu:
Ao lado para mim está quem tem o coração nas mãos e enfia os animais em boxes (onde pelo menos são visitados, tem espaço para dar a volta e recebem cuidados mínimos), porque culpa verdadeiramente e o que tem de levar um travão urgente é mesmo quem abandona os animais nas circunstâncias que já descrevi acima.
São visitados, quando são. Espaço para dar a volta, também. E muitos desses animais não foram simplesmente abandonados, muitos fugiram e perderam-se, alguns são roubados de suas casas pelas tais beneméritas de coração nas mãos que depois os enfiam nas tais boxes, etc., etc.
E se a legislação se cumprisse, tão simples como isso, haveria muito poucos animais encafuados em boxes fosse onde fosse. Este tópico é interessante mas não passa de um apontar de dedo a uma consequência quando aquilo a que deveria realmente apontar-se o dedo e lutar-se contra é a causa, são os donos negligentes e a falta do cumprimento de leis. Poupem-me o resto que são consequências inevitáveis.
Não creio que os campos de concentração sejam consequências inevitáveis de más políticas e más aplicações ou incumprimento das leis. Mas estou de acordo com a luta que se deve travar contra o abandono. Só que essa luta não passa por encafuar animais em boxes e ficar à espera que apareça essa coisa mirífica e indefinida a que se chama "um dono cinco estrelas", sem nada mais se fazer.
Claro que a culpa de haver animais encafuados em boxes é de quem os abandona, não me parece que as pessoas de «coração» na mão partam patas e espinhas aos animais de propósito, ou os obriguem a participar em lutas de cães, ou ainda os acorrentem ad eternum sem comida nem água até serem pele e osso, para depois porem fotos da sua evolução depois de resgatados..
A culpa de haver animais enfiados vidas inteiras em boxes não é só de quem os abandona. É também daqueles que os resgatam emocionalmente e depois se demitem do destino a dar-lhes.

O resto nem comento.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Charlie2
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 3:37 pm

Bem, por aqui me fico também. Acho sinceramente que mais pormenor, menos pormenor, se entendeu a verdadeira causa, que aliás é a mesma há anos, do sofrimento animal. Entenda quem quiser.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
LuluB
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 3:38 pm

LuMaria Escreveu:Mas alguém aqui abate animais?
A lulu tem por passatempo ir ao canil buscar animais para os meter em hotel? :roll:
De maneira nenhuma. Todos os que ajudei a resgatar foram directamente, ou quase, para as mãos de pessoas que os quiseram. Entre os meus passatempos não se conta o resgate compulsivo de animais.

Ninguém os abate, mas há vozes que se levantam a favor disso.
<p>&nbsp;</p>
Charlie2
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 3:38 pm

São visitados, quando são. Espaço para dar a volta, também. E muitos desses animais não foram simplesmente abandonados, muitos fugiram e perderam-se, alguns são roubados de suas casas pelas tais beneméritas de coração nas mãos que depois os enfiam nas tais boxes, etc., etc.
Eu não excluo nenhuma dessas hipóteses, mas vai-me dizer, honestamente, que a maioria dos animais que estão enfiados em boxes em canis e hotéis foram assim lá parar? Não me parece...
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jan 05, 2011 4:36 pm

Charlie,
Seja lá porque razão vão parar ad eternum a essas boxes de hotel...
Em que é que as pessoas , as tais salvadoras santinhas amiguinhas dos animais diferem de quem anteriormente os abandonou ou foi levar ao canil?
Acreditas mesmo nisso destas pessoas irem visitar todos os " afilhados" como carinhosamente lhes chamam? Acreditas que lhes dão, a todos, a atenção, os cuidados e tudo o mais QUE SE PROPUSERAM DAR AO RESGATAR UM ANIMAL DESTES DE UM CANIL ?
Acreditas, mesmo que cada animal retirado de um canil e enfiado numa boxe de hotel volta a ver mais alguma vez a sua "salvadora"?
Acreditas que estas pessoas , com vida própria e tão ocupada, segundo elas mesmas, ou seja, com emprego, casa e filhos para cuidar, ainda tem disponibilidade para visitar E PASSEAR todos os seus numerosos ( e acredita que há casos que têm mais de 10 " afilhados" espalhados por esses hoteis fora )protegidos ?
Já sei que este assunto é incómodo e em questões de misericórdias humanas .... são Francisco só houve um... infelizmente.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta jan 05, 2011 5:12 pm

LuMaria Escreveu:Mas alguém aqui abate animais?
A lulu tem por passatempo ir ao canil buscar animais para os meter em hotel?
:roll:
Por vezes não se trata de um «passatempo» (e sobre isso também haveria algo a dizer).

Ontem fui ao canil por duas vezes, para ir entregar e buscar uma gata de colónia CER que foi lá para ser esterilizada.

De uma das vezes, estava na portaria a preencher um papel quando vem um homem entregar uma cadela. Bonita, aparentemente saudável, um olhar muito meigo e assustado.

Não tenho dinheiro para a colocar sozinha em hotel e já tenho sarna bastante com que me coçar. Mas a cadela tocou-me e não me sai da cabeça. Se não tiver a sorte de ser adoptada, vai ser abatida. E todos os minutos que passar naquele canil vão ser um tormento.

Nem todos os animais que estão em hotel à espera de adopção estão em maus hotéis, nem todos estão abandonados por quem os resgata, nem toda a gente é compulsiva e faz disso um «passatempo». É só isso que quero dizer. E se é certo que muitos animais podem não voltar a ter um dono, o facto é que, assim, muitos conseguem. E têm a sua segunda oportunidade.

Até ao momento em que conseguirmos prever o futuro, vamos ter sempre estes dilemas.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Charlie2
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 5:15 pm

nicasxi Escreveu:Charlie,
Em que é que as pessoas , as tais salvadoras santinhas amiguinhas dos animais diferem de quem anteriormente os abandonou ou foi levar ao canil?
Acreditas mesmo nisso destas pessoas irem visitar todos os " afilhados" como carinhosamente lhes chamam? Acreditas que lhes dão, a todos, a atenção, os cuidados e tudo o mais QUE SE PROPUSERAM DAR AO RESGATAR UM ANIMAL DESTES DE UM CANIL ?
Acreditas, mesmo que cada animal retirado de um canil e enfiado numa boxe de hotel volta a ver mais alguma vez a sua "salvadora"?
Acreditas que estas pessoas , com vida própria e tão ocupada, segundo elas mesmas, ou seja, com emprego, casa e filhos para cuidar, ainda tem disponibilidade para visitar E PASSEAR todos os seus numerosos ( e acredita que há casos que têm mais de 10 " afilhados" espalhados por esses hoteis fora )protegidos ?
Já sei que este assunto é incómodo e em questões de misericórdias humanas .... são Francisco só houve um... infelizmente.
Nicaxsi, claro que não, mas acredito piamente que esta não é a causa do problema e nem sequer é aqui que se deve actuar se queremos parar com este flagelo... mas piamente mesmo. Aliás eu sou e sempre fui contra hotéis, e FARS, ainda antes de começar a ser voluntária num canil de abate. Já visitei um e a minha posição mantêm-se.
E sim, alguns animais vêem as suas salvadoras com frequência, recebem cuidados e tem uma segunda oportunidade. Agora por favor, não me venham dizer que a causa da situação de abandono animal são animais em hotéis, ok? A isso chama-se tapar o sol com a peneira.
LuMaria
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 6:45 pm

Mas qual causa do problema?

A questão é: No ultimo ano apenas vi 2 espaços decentes para albergar cães o minimo tempo possivel. O resto... começando por associações :roll: E os animais vivem lá para o resto da sua, muitas vezes, demasiado longa vida, a comer alimento miserável, a levar trato miserável, a morrer de forma miserável. É isto que se apelida "salvar"?

Pegando nos tópicos da arca posso ir buscar imensos animais que estão para adopção há anos. Outros já nem sabemos como estão, ficaram totalmente esquecidos, convenientemente esquecidos.

Mas a senda dos resgates continua. Salvando os bolsos a uns. Alimentando o ego a outros. Aplacando a fúria da dor a quem não se sabe gerir a si próprio. E, em alguns - poucos - casos, ganhando uma familia e rezar para que lá fique.

Já viram algo mais miserável que um cão ou gato atrás de grades?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quarta jan 05, 2011 10:56 pm

Nicasxi eu acredito que SÓ uma pequena parte dos animais resgatados é que têm direito a tudo isto que escreveu ... infelizmente. :cry: :cry:
Arguida
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 11:05 pm

Charlie2 Escreveu:
Nicaxsi, claro que não, mas acredito piamente que esta não é a causa do problema e nem sequer é aqui que se deve actuar se queremos parar com este flagelo... mas piamente mesmo. Aliás eu sou e sempre fui contra hotéis, e FARS, ainda antes de começar a ser voluntária num canil de abate. Já visitei um e a minha posição mantêm-se.
E sim, alguns animais vêem as suas salvadoras com frequência, recebem cuidados e tem uma segunda oportunidade. Agora por favor, não me venham dizer que a causa da situação de abandono animal são animais em hotéis, ok? A isso chama-se tapar o sol com a peneira.
Charlie o que está aqui em causa não são os abandonos. O que está em causa são os resgates "compulsivos" de animais e o seu destino. :cry: :cry:

Falo por mim e SÓ por mim. Tenho neste momento uma afilhada em hotel. Na medida do possível tenho lá ido todas as semanas. Não me disperso por outros animais pois quando vou ao hotel é para ESTAR com a minha afilhada e, acredite que sinto grandes remorsos pois acho que ela merecia bem mais e melhor. Agora diga-me como é que uma pessoa com inúmeros afilhados consegue dar atenção a todos de igual modo. Por mais que se esforce é impossível. :cry:
LuMaria
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 11:58 pm

Como se eu fosse muito burra, digam-me por favor, quem disse que a causa dos abandonos são os hoteis, fars e afins?
Arguida
Membro Veterano

quinta jan 06, 2011 12:09 am

NINGUÉM ... mas pelos vistos está difícil para alguns entenderem. :o :o :o
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”