Pergunta às Associações ou a quem tenha conhecimento

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda mar 14, 2011 11:10 am

doglover80 Escreveu:
MariaChica Escreveu:
doglover80 Escreveu:....
....
Eu sei que estou a exagerar e a generalizar, mas depois de 8 anos ninguém me consegue convencer do contrário. Quando diz que a sua associação faz tudo isto eu pergunto exige à câmara municipal que recolha os cães que andam na rua e que a associação não pode recolher? Exigir não podemos, mas chamamos o canil sempre que necessário e até vamos nós mesmos lá entregar quando o canil não pode vir recolher, ficando os cães albergados no canil mas sobre a alçada da associação. Quantos cães por box de canil têm? 3, máx 4 quando são pequeninos Estão todos assim ou existem alguns em correntes ou com divisões inventadas e provisórias para albergar mais cães? Já tivemos animais presos com corrente, agora felizmente graças à ajuda de muita gente, já conseguimos eliminar as correntes e dar-lhes boas condições de vida Quantas acções de sensibilização fazem por ano nas escolas a falar sobre o que é ser um dono responsável? Quantas vezes este ano ou nos últimos dois anos é que apresentaram queixa nas autoridades de uma situação ilegal? Terei que perguntar à responsável. Que me lembre, desde que lá estou, nunca o fizemos. Já fomos sim, falar com os donos e resgatar o animal com o seu consentimento Quantas dessas situações é que tiveram resultados práticos e efectivos? Mais uma vez terei que perguntar à responsável Quantas vezes contactaram as bases de dados de microchips quando receberam cães com chip? Sempre. Nenhum cão vai para o abrigo sem passar primeiro no veterinário para leitura do microchip, desparasitação e, caso necessite, tratamento. Vêem se têm chip? Quantas vezes devolveram o cão ao dono? Nunca. os donos não os quiseram de volta...
Respondendo às suas questões, em cima a azul.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda mar 14, 2011 12:29 pm

Tendo em conta que um animal perante a lei é um bem e tem de ter um proprietário e estar registado por ele a atestar a sua propriedade e a ele se aplica toda a legislação relativa ao direito de propriedade, não vejo como no caso de animais sem dono, na posse temporária de um particular que o recolhe para os dar para adopção, ou mesmo uma associação, se possam fazer contratos de adopção que não são vinculativos de nada a não ser a boa fé de ambas as partes!

Em termos legais, esses contratos são o quê, fazem prova de quê? As assinaturas são reconhecidas, a sua redacção é feita por quem, alguma lei os abrange?

Eu posso redigir o que me apetecer e pedir para outrém assinar. E?.....
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 14, 2011 1:33 pm

E? O outrém vai assinar porque sim?
Obvio que há uma responsabilidade legal para ambos no contrato.
Caso não saibam até contratos verbais têm valor na lei.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
moslie
Membro Veterano

segunda mar 14, 2011 2:58 pm

Mostrem-me um caso em que um destes "contratos" tenha tido algum valor perante a lei e tenha valido de algo numa reclamação.

É muito louvável a tentativa de fazer os adoptantes se responsabilizarem mas acho que não é com papelinhos mais ou menos bem redigidos que isso se consegue. É preciso que tudo isso fosse reconhecido perante a lei.

Eu posso ir buscar uma cadela a uma associação e digo que sim senhor a vou esterilizar, assino o papel e tudo.
Chipo-a e registo-a na junta em meu nome. Faço-lhe seguro e abro ficha no vet. Tudo em meu nome.
Amanhã digo que não senhor, não esterilizo. E a associação vai protestar onde e com o quê na mão?

E vai-me buscar a cadela como?

A partir do momento que se regista um cão (um bem) como propriedade nossa....

Se acho mal isto ser assim, acho, mas sem lei, não inventem que não vale a pena...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda mar 14, 2011 3:39 pm

Mas, moslie, se o contrato for de cedência de um bem, em vez de um "termo de responsabilidade", quem cede (logicamente tem de ter esse bem registado em seu nome) fá-lo sob determinadas condições, que têm de estar especificadas. Se alguma das partes quebrar o acordo, o contrato é denunciado. Sei que existem associações que efectivamente registam os animais em seu nome, são chipados e, aquando da adopção, é feita a cedência de propriedade, atestada pelo médico veterinário - há um local próprio para o efeito, no boletim de saúde, e é também o veterinário que altera os dados do chip. O problema é que a maioria das associações não têm advogados entre os seus voluntários ou não procura/sabe informar-se. Lei, há...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda mar 14, 2011 4:19 pm

moslie Escreveu:Tendo em conta que um animal perante a lei é um bem
moslie, penso que a lei ainda não mudou.
Um animal é uma coisa sem qualquer valor atribuído.
Uma cadeira, um electrodoméstico, uma janela vale mais, perante a lei, do que um cão ou um gato
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
moslie
Membro Veterano

segunda mar 14, 2011 4:29 pm

Desculpem, é um bem quando tem dono.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda mar 14, 2011 4:32 pm

moslie Escreveu:Desculpem, é um bem quando tem dono.
Ok, eu estava a referir-me aos que estão no processo de adopção e ao Termo de Adopção :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda mar 14, 2011 4:48 pm

moslie Escreveu:Desculpem, é um bem quando tem dono.
E continua a ser um bem quando não tem; simplesmente, é pertença e responsabilidade do estado, que criou os CROs e outras entidades, licenciadas ou não, bem, ou, na sua maioria, mal geridas, para a recolha de animais errantes ou abandonados.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 14, 2011 5:06 pm

Mia gente, as associações devidamente registadas como tal, têm acesso juridico gratuíto, nem custas pagam.
Quanto aos contratos, já que ninguém pergunta a quem de direito, preferindo o papel de advogado farinha amparo, eu própria vou questionar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta mar 18, 2011 8:31 pm

aisd Escreveu:Quanto às acções nas escolas:
As associações não tem meios humanos ou outros para andarem a fazer o trabalho de educação que é, em primeiro lugar, do interesse público.
Debatem-se com problemas de finaciamento para vets e alimentação.

Em que país vive o Doglover ?
Não é aqui, de certeza.

Está muito empenhado em denegrir as associações.
Nem todas são como fala.
Nem todas são de facto. Mas a maioria são. Não estou empenhado em nada estou desiludido em ter percebido que os principais responsáveis pelo problema são as pessoas que deveriam estar a desenvolver esforços e a fazer pressão para o resolver.

Vivo em Portugal, não tem a ver com recursos, porque se falar em recursos tem de dizer que o número de cães numa associação tem de estar de acordo com os recursos e isso não é assim, aparecem constantemente pedidos de urgência porque estão em apuros, isto é má gestão e falta de noção da realidade. Uma pessoa a gerir uma associação sabe que existem imensos cães abandonados mas também sabe quantos voluntários tem, quanto dinheiro tem e que tamanho têm as instalações do canil, logo ter cães por todo o lado sem condições, sem dinheiro para o vet, sem se esforçarem em aplicar leis porque andam muito acupados em arranjar dinheiro e em apagar fogos constantes, não é uma pessoa com condições para estar nesse lugar... na minha opinião.

E o exemplo perfeito de que a mentalidade é o mais importante é o caso dos EUA e Inglaterra, os americanos nas associações para promover a adopção dizem "apenas 10% dos cães abandonados são adoptados os restantes são eutanasiados, salve um cão adoptando!"... é importante contextualizar isto. Os canis na américa têm um cão ou no máximo dois por box, com enriquecimento do ambiente, com imensos voluntários, que passeiam e dão banho aos cães sempre que necessário, funcionários, recepcionistas, veterinários da própria associação, fazem todo o tipo de tratamentos, fazem montes de publicidade e têm muita angariação de fundos, mas não têm mais cães por isso, apenas salvam 10% dos cães. Não optam por ter mais em piores condições, até porque as autoridades não lhes permitiriam isso, se querem ter associações têm de cumprir os minimos para assegurar o bem-estar animal e se pensarmos bem concordo, acho que estas associações devem ser os exemplos a seguir e não os exemplos tristes, não está em causa o dinheiro, os voluntários ou seja o que for, está em causa a mentalidade.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mar 18, 2011 9:03 pm

Há bons exemplos neste país - infelizmente são poucos...
Mais valor temos de dar às pessoas que, sacrificando vida pessoal e social, se empenham em gerir BEM, os seus canis.

Temos de pensar que estamos num país onde o canil de Lisboa - que devia ser um exemplo - dá animais por esterilizar, é um verdadeiro foco de doenças caninas e felinas, tem uma ala fechada que lembra as masmorras da inquisição, que não aceita voluntários nem fotografias por medo que se saiba cá fora o que aquilo é, lá dentro.
Estamos num país onde os animais estão no departamento do lixo, onde (ainda há pouco tempo) se mata à paulada.

Não acha que o estado devia dar o exemplo ?

Eu chamar o canil ?
É um matadoro.
Admira-se que as associações vão além dos seus limites, sabendo o destino dos animais entregues às camaras ?
Eu todo o dia encontro cães abandonados - nunca chamei a camara.

Talvez chamasse se vivesse no Seixal ou Sintra (onde existem políticas de não abate), assim não chamo.
Os animais merecem uma hipótese.
Mesmo doentes ou muito mal, prefiro que sejam abatidos por mim num vet a serem abatidos depois de 1 semana de sofrimento e desprezo.

Temos de viver e actuar na nossa realidade.
Se lá fora é melhor de nada me serve.
Eu estou aqui.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta mar 18, 2011 9:41 pm

aisd Escreveu:Há bons exemplos neste país - infelizmente são poucos...
Mais valor temos de dar às pessoas que, sacrificando vida pessoal e social, se empenham em gerir BEM, os seus canis.

Temos de pensar que estamos num país onde o canil de Lisboa - que devia ser um exemplo - dá animais por esterilizar, é um verdadeiro foco de doenças caninas e felinas, tem uma ala fechada que lembra as masmorras da inquisição, que não aceita voluntários nem fotografias por medo que se saiba cá fora o que aquilo é, lá dentro.
Estamos num país onde os animais estão no departamento do lixo, onde (ainda há pouco tempo) se mata à paulada.

Eu chamar o canil ?
É um matadoro.
Admira-se que as associações vão além dos seus limites, sabendo o destino dos animais entregues às camaras ?

Talvez chamasse se vivesse no Seixal ou Sintra (onde existem políticas de não abate), assim não chamo.
Mesmo doentes ou muito mal, prefiro que sejam abatidos por mim num vet a serem abatidos depois de 1 semana de sofrimento e desprezo.

Eu estou aqui.
Concordo com tudo o que disse em relação às autoridades, apenas acho que a principal culpa é das associações porque não conseguem colocar as autarquias e autoridades a fazer isso tudo, porque acredite que se não forem exigidas acções dessas entidades elas nunca as tomarão, ainda para mais que lhes vão custar dinheiro, por isso considero que resolver o problema por outro meio e não exigir nada não é o caminho correcto e vai só piorar as coisas... não sou irrealista, pelo contrário é irrealista quem acha que fazendo as coisas como estão a ser feitas na maioria dos sitios o abandono vai desaparecer um dia... não vai.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
ritafc
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2008 6:22 pm

segunda mar 21, 2011 12:16 pm

doglover80 Escreveu:
aisd Escreveu:Há bons exemplos neste país - infelizmente são poucos...

Eu chamar o canil ?
É um matadoro.

Eu estou aqui.
Concordo com tudo o que disse em relação às autoridades, apenas acho que a principal culpa é das associações porque não conseguem colocar as autarquias e autoridades a fazer isso tudo, porque acredite que se não forem exigidas acções dessas entidades elas nunca as tomarão, ainda para mais que lhes vão custar dinheiro, por isso considero que resolver o problema por outro meio e não exigir nada não é o caminho correcto e vai só piorar as coisas... não sou irrealista, pelo contrário é irrealista quem acha que fazendo as coisas como estão a ser feitas na maioria dos sitios o abandono vai desaparecer um dia... não vai.
Desculpe, mas tendo em conta o país em que vivemos e a classe política que o governa, acho completamente injusta esta sua afirmação!
<p>Rita</p>
<p><a href="http://www.caes-de-ninguem.blogspot.com">www.caes-de-ninguem.blogspot.com</a></p>
<p>"O verdadeiro rei dos animais &eacute; o homem, pois a sua brutalidade supera a de todos"</p>
<p>"Sou um s&oacute;, mas ainda assim sou um. N&atilde;o posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por n&atilde;o poder fazer tudo, n&atilde;o me recusarei a fazer o pouco que posso".</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal">&nbsp;</p>
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
segunda mar 21, 2011 11:43 pm

LuMaria Escreveu:[Mais uma vez sugiro um advogado.
Sugere bem... :wink:
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”