e depois de adoptado?

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda ago 15, 2011 4:33 pm

LuMaria Escreveu:É isso. Perdigota. Não bate a bota ka perdigota.
pois não não! :wink:
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

segunda ago 15, 2011 7:15 pm

omegaa Escreveu:há uma questão que volta e meia me surge, e que gostava de saber as vossas opiniões!

quando um animal é adoptado, deixa de ser da responsabilidade de quem o deu para adopção e passa a ser responsabilidade do dono, certo? na minha opinião devia ser assim, mas acho que não é sempre isto que acontece!

muitas vezes as pessoas que dão os animais para adopção querem continuar a ter noticias deles até alguns anos depois. não tenho nada contra isso, mas nessa situação, as pessoas que deram o animal já não estão em posição de exigir o que quer que seja. temos pessoas que exigem visitar a casa dos donos regularmente, que exigem fotografias/noticias dos animais regularmente... isto para mim não dava! e para vocês?

Omegaa, quero fazer uma singela observação em relação á questão que colocou.

Não sou de todo contra que o animal adoptado seja vigiado, pois todos nós já tivemos conhecimento de historias de adopção com finais menos felizes.
Concordo sim com o que foi dito por um forista, que esse período "de vigia" deve ser até uns 8/15 dias.
Uma fotografia por email, uma noticia até nem me parece mal, provavelmente que deu para adopção seja particular ou associação, até ficará envaidecido por ver que o seu/sua menino/a está bem e feliz.

Em relação a visitas.... talvez um encontro na rua, no jardim...agora essa de "quem não deve não teme" e irem a nossa casa, para mim é descabido! Creio que qualquer pessoa tem o direito de preservar a intimidade do seu lar e partilha-la apenas com quem desejar.
Essa de vir fazer visitinhas a casa para mim realmente não dava, seria entrarem demais na minha vida!

Esta minha opinião foi reforçada por uma situação que me aconteceu á cerca de 2 para 3 anos, tentei num canil adoptar um cachorrinho para levar para o Alentejo, para os meus sogros e tiveram o desplante de me pedir alem de B.I, NIF, comprovativo de morada, que mostrasse fotos da minha casa para ver se eu tinha condições para ter o cãozinho!!!!!!! Foi RIDÍCULO!

Era um caozinho de porte pequeno tipo pelo de arame, agora pergunto:
Por mais pequena ou pobre que fosse a minha casa, o caozinho estava melhor naquela cela minúscula que partilhava com mais não sei quantos cães e privado de carinho e afecto humano? De um doninho só para ele?
Coloquei estas questões e disseram-me que havia mais pessoas interessadas nele e que cumpriam os requisitos, se tal era verdade porque ainda estava ali???

Não o adoptei...adoptei outro em outro canil, ainda esteve connosco 2 meses antes de ir para o Alentejo, é um caozinho feliz, mas a felicidade dele é maior, quando lá vamos! Nunca nos esqueceu :D
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda ago 15, 2011 7:22 pm

e a desconfiança pode ser recíproca. quem dá um animal pode ficar desconfiado com o adoptante que não conhece. e este? não pode revelar desconfiança? nos tempos que correm, arranjam-se muitos estratagemas para roubar, assaltar, etc. quem diz ao adoptante não é um desses?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 15, 2011 8:09 pm

É perfeitamente normal querer conhecer o local em que vai ficar o animal. O contrário é estranho. Mas se as pessoas têm tanto receio de mostrar a casa, olha, não adoptem, comprem!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

segunda ago 15, 2011 8:36 pm

Partilhar a intimidade do lar?
Que tem isso a ver com o facto de permitir que a pessoa ou representante da associação, a quem adoptei um animal entre em minha casa, esporadicamente, e veja que ele está a ser bem tratado?
Eu partilho a intimidade do meu lar com o meu marido e outros familiares chegados.
Não faço confusões.
Claro que se a pessoa quiser cá vir todos os dias e adesivar em minha casa, não o permitirei. Mas uma vez por outra, não vejo nada contra. Não partilho intimidades nenhumas. Quando muito, se estiver para aí virada, ofereço umas bolachinhas e um chazinho. Quais intimidades, qual carapuça!

(Editado pela moderação - desrespeito por outros foristas)
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

segunda ago 15, 2011 8:51 pm

colette Escreveu:Partilhar a intimidade do lar?
Que tem isso a ver com o facto de permitir que a pessoa ou representante da associação, a quem adoptei um animal entre em minha casa, esporadicamente, e veja que ele está a ser bem tratado?
Eu partilho a intimidade do meu lar com o meu marido e outros familiares chegados.
Não faço confusões.
Claro que se a pessoa quiser cá vir todos os dias e adesivar em minha casa, não o permitirei. Mas uma vez por outra, não vejo nada contra. Não partilho intimidades nenhumas. Quando muito, se estiver para aí virada, ofereço umas bolachinhas e um chazinho. Quais intimidades, qual carapuça!
E se fosse possível, porque fico muito mal disposta, quando o não fazem, gostaria que, quem aqui escreve, conseguisse fazer a destrinça entre "" do verbo "haver" e "à" contracção da preposição "a" com o artigo definido masculino singular "a". Ou seja: "há cerca de dois ou três anos, etc., etc."
Se não fosse pedir muito, como é óbvio. Mas ficava mesmo contente e até era... sei lá... capaz de partilhar intimidades gramaticais.
LOl......sem comentários... enfim!
AnaNuno
Membro Veterano

segunda ago 15, 2011 8:58 pm

A Omegaa gentilmente abriu um tópico de discussão, quem gosta responde, quem não gosta finja que não o viu!

E que eu saiba, estamos aqui neste forum para debater assuntos relacionados com animais os quais inclui: adopções, questões de saúde, partilhas de experiências, etc., NÃO QUESTÕES GRAMATICAIS OU AFINS!!

Reportado! Por conteúdo fora do contexto do tópico!
Última edição por AnaNuno em segunda ago 15, 2011 9:14 pm, editado 1 vez no total.
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

segunda ago 15, 2011 9:07 pm

Pois eu cá fico sensibilizada quando me contactam por e-mail ou por telefone para saberem notícias do animal que lhes adoptei.Quando adopto, tento obter o máximo de informação sobre o animal (não adopto cachorros mas sim adultos que têm historial) para saber lidar com ele e entender certas reacções. Normalmente, sou eu que convido a virem visitá-lo; nunca ninguém me impôs nada. Quanto a adoptar a Associações ou particulares, tenho a dizer, que os particulares mostram mais interesse se o animal está bem (ou não) do que as Associações.
Nunca dei animais para adopção mas não o faria, sem primeiro ir ver o local onde iriam ficar e não o entregaria, nem na rua, nem logo à primeira...

Cada qual, tem a sua maneira própria de ver as coisas.
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

segunda ago 15, 2011 9:12 pm

Com certeza, minha senhora. A senhora manda.
Mas olhe que é feio confundir o "há" e o "à". Não estou a discutir nada, porque nunca discuto.
Tenho esperança que a senhora não seja professora. E se o for que não seja do meu neto, se bem que nos tempos que correm já não se dê importância ao assunto.
E como já se vai fazendo tarde para mim, vou partilhar a intimidade do meu lar com o travesseiro e o Morfeu, esse desavergonhado.
E ler os Lusíadas, não só para me ajudar a adormecer, mas também para que nunca cometa tal pecado (o tal de confundir o há com o à, porque para outros o Camões não serve de exemplo - parece que cometeu quase todos).
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Franquin
Membro
Registado: segunda ago 15, 2011 5:30 pm

segunda ago 15, 2011 9:42 pm

Vejamos..até um senhorio não pode visitar a casa onde está o inquilino sem se fazer anunciar.Penso que isto se refira ao facto comprovado de que há quem abuse nas visitas, chegando a ser quase provocação e invasão da privacidade:J

(Editado pela moderação - desrespeito pelos foristas)

colette Escreveu:Partilhar a intimidade do lar?
Que tem isso a ver com o facto de permitir que a pessoa ou representante da associação, a quem adoptei um animal entre em minha casa, esporadicamente, e veja que ele está a ser bem tratado? .
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda ago 15, 2011 9:48 pm

Friso a palavra esporadicamente!! esporadicamente e quando eu quero! só assim permitiria que entrassem na minha casa para ver um animal que eu adoptei. esporadicamente, quando eu quero e quando sou eu a convidar! :wink:
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 15, 2011 9:50 pm

AnaNuno Escreveu:A Omegaa gentilmente abriu um tópico
É verdade sim senhor. Quanta gentileza. Desde já obrigada.

Abriu foi no forum errado. Este forum é para animais que estão para adopção. Para outros debates, deve-se ter a gentileza de utilizar o forum, pedidos e outros tópicos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Franquin
Membro
Registado: segunda ago 15, 2011 5:30 pm

segunda ago 15, 2011 9:51 pm

Eu não conheço nenhum local onde após uma adopção bem feita haja um grupo de aspirantes a funcionarias da PIDE_DGS a visitar as casas des adoptantes
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

segunda ago 15, 2011 9:51 pm

[
Editei porque usurpei um texto que não me pertencia. Mea culpa mea maxima culpa. :(
Última edição por perapado em segunda ago 15, 2011 10:09 pm, editado 1 vez no total.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda ago 15, 2011 9:59 pm

Por acaso, é verdade. 8) O que aqui não falta é "compadres" criticando nos outros aquilo que eles próprios fazem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”