Gatinho vítima de abandono - O Carapau Turista!

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta jul 11, 2012 1:32 pm

sxmota Escreveu:Falei agora com o vet, o Carapu não foi lá ontem, o que poderá sr um bom sinal - se stivss na msma ou pior, tinham-no levado, portanto deduz-se que esteja a reagir bem ao tratamento. :)

Ainda bem... Obrigada, sxmota, se não fosse você eu nunca mais tinha sabido nada dele....
RS
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta jul 11, 2012 9:27 pm

Coitadas, tb não têm mãos a medir...
Notícias do Carapau: já come muito bem e a diarreia passou! :D
kelinhapbl
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 10:48 pm

sxmota Escreveu:Coitadas, tb não têm mãos a medir...
Notícias do Carapau: já come muito bem e a diarreia passou! :D
Sim, claro, eu sei disso, já tinha referido isso mesmo, por isso é que não insisti mais. Coloquei-o nas mãos delas pq confio nelas, e sei que infelizmente o que não faltam são animais a precisar da ajuda delas!

Ainda bem que o miúdo está a melhorar :) AH, CARAPAU!
RS
sxmota
Membro Veterano

terça jul 17, 2012 12:10 pm

O Carapau já está recuperado, mantém a alimentação específica até ao fim do saco por precaução mas em breve será gradualmente introduzida a ração "normal" - que, para ele, vai sr a RC weaning, para a engorda e estimulação do sistema imunitário. Vem hoje comigo para casa, ao fim da tarde. Logo que possível tirarei fotos e a AjudAnimal começará a divulgação. Vamos precisar de ajuda financeira para a castração e para o teste FIV/FELV, qum puder dar uma ajudita...

http://www.facebook.com/ajudanimal.pombal

http://ajudanimalpombal.blogspot.pt/

Contactos:
Direcção
914 278 258 Carla Simões
918 295 853 Elsa Silva
919 305 570 Sandra Diniz

[email protected]
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça jul 17, 2012 12:58 pm

sxmota habitualmente muitas pessoas incluindo associaçoes fazem os testes rapidos Fiv/Felv que não são fiaveis a 100%,os de laboratorio são um pouco mais caros mas esses são os correctos,tente que lhe façam esses pois se o rapaz for adoptado e houver mais residentes pode haver problema.

boa sorte a este amigo de quem tenho seguido a historia e a odisseia da Kelinha :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
kelinhapbl
Membro Veterano

terça jul 17, 2012 7:06 pm

sxmota Escreveu:O Carapau já está recuperado, mantém a alimentação específica até ao fim do saco por precaução mas em breve será gradualmente introduzida a ração "normal" - que, para ele, vai sr a RC weaning, para a engorda e estimulação do sistema imunitário. Vem hoje comigo para casa, ao fim da tarde. Logo que possível tirarei fotos e a AjudAnimal começará a divulgação. Vamos precisar de ajuda financeira para a castração e para o teste FIV/FELV, qum puder dar uma ajudita...

http://www.facebook.com/ajudanimal.pombal

http://ajudanimalpombal.blogspot.pt/

Contactos:
Direcção
914 278 258 Carla Simões
918 295 853 Elsa Silva
919 305 570 Sandra Diniz

[email protected]

aaaawwwww!! Boa, Carapauzinho!!

Vou contactar alguem de la pa saber como posso fazer donativo pro meu rico Carapau! :) Quero mt ver fotos dele!
RS
sxmota
Membro Veterano

terça jul 17, 2012 11:00 pm

Ora bem, há boas notícias e outra não tão boa, mas podia ser pior. Começo pela menos boa: o vet estava com um palpite de que haveria ali algum retrovírus. Intuição... apesar de lhe dever umas centenas de euros, pôs-me à vontade para fazer o teste de kit. Se apresentasse resultados duvidosos, fariamos então o teste de laboratório. Confio bastante no "meu" vet, e portanto tive a certeza d que haveria resultado positivo nalgum deles... só não queria que fosse FELV, porque estaria condenado ao isolamento (nem todos os meus gatos estão vacinados contra FELV, ainda... vai aos poucos) e também porque teria quase certamente uma vida curta, sendo tão novo (ainda não deve ter um ano). Fiz figas até com os dedos dos pés... e deu FIV +. Claramente negativo a FELV. Ainda assim perguntei se não poderia estar em "período de janela", mas o dr descansou-me, sendo seropositivo e no estado em que estava, o FELV manifestava-se. Respirei de alívio, com FIV posso eu bem... e ele tb :) Tirei fotos ao teste, mas não ficaram nada de jeito, amanhã volto a tentar. Vai estar de quarentena uns dez dias, até o pequeno Julinho estar completamente recuperado da coriza (e recomeçar o plano de vacinação... grrr)

As boas notícias: está a recuperar muito bem, já não tem diarreia e posso já começar a fazer a transição para a RC weaning. É um gato muito, muito meigo e carente, claramente tinha donos mas não foi procurado... e não srá divulgado como encontrado, porque donos assim não merecem um gatinho tão bom. Prefere festas a comida, tal como disse a Raquel... mas quando pus uns grãos da weaning, esqueceu as carências afectivas lol :P Ainda está com o pêlo muito feioso. É de pêlo curto, mas para curto é comprido, não sei se me faço entender... Kelinha, fotos só amanhã, hoje n o vou chatear com "flashadas".

Já informei um dos membros da direcção da associação, a Carla Simões, antes mesmo de postar aqui. Irei dando conta da sua evolução, e quando estiver recuperado e castrado será a AjudAnimal a divulgar, que eu não tenho jeito para isso. Para quem quiser e puder ajudar monetariamente, o NIB está na página do Facebook (eu ainda não o vi, por isso não o coloquei aqui). É uma associação idónea, legalmente constituida.

Neste momento está a tomar doxiciclina. Foi recomendado um tratamento com um estimulante do sistema imunitário, que tem como princípio activo um extracto de uma planta indiana e tem apresentado muito bons resultados. Uma das minhas gatas, cotinha e FIV+, está a fazer este tratamento com resultados supreeendentes - no bom sentido. Poderei indicar o nome por MP, apesar de muita gente conhecer, mas não se pode aqui divulgar nomes de medicamentos...

Donativos em géneros também são aceites, ainda que não revertam a favor deste gatinho de forma directa, mas ajudando outros torna possível uma melhor ajuda ao Carapau, que precisa de alimentação de qualidade. Infelizmente, como mais de metade do país, tb eu estou nas lonas e só me é possível ser FAT deste gatinho com o auxilio da AjudAnimal.... acho que é a primeira vez que faço um pedido de ajuda aqui e custa-me, acreditem ou não. Mas não peço para mim, peço para a associação, que ainda assim está pior que eu e, ao contrário de mim, não viram a cara aos muitos casos que lhes surgem.

Para terminar, e porque foi alvo de galhofa na clínica, quando o Carapau ficar robusto, passará a chamar-se Robalo... 8) :lol: Kelinha, venha daí um nome bonito para o rapazola!
kelinhapbl
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 9:47 am

sxmota Escreveu:Fiz figas até com os dedos dos pés... e deu FIV +.
Suponho, portanto, que a gatinha do meu avô necessite de uma ida ao veterinário, uma vez que teve contacto com ele...
sxmota Escreveu:Para terminar, e porque foi alvo de galhofa na clínica, quando o Carapau ficar robusto, passará a chamar-se Robalo... 8) :lol: Kelinha, venha daí um nome bonito para o rapazola!
Ahahahah! Ai que eu morro... Vou pensar em nomes porreiros e depois sugiro!! :) Mas gosto de Carapau, devo dizer! Ele neste momento está tipo Carapau Enjoado, lá dos lados da Praia da Vieira, mas breve será um Carapau gordo, mesmo bom prá brasa! ahahah :D
RS
sxmota
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 10:52 am

contacto, como? se n houve truca truca, não há problema. O FIV só se transmite através do ato reprodutivo e do sangue (lutas), mas se fivas mais descansada, espera 2 mesitos e depois testa-a.

Eu estou muito aflita... hoje de manhã cedo a porta da casa de banho estava aberta e o Carapau não estava lá... ando a procurá-lo desde as 8 da manhã... n sei como é que abriram a porta, é de maçaneta e ainda pus um arame. Mas nem sempre o trinco sai para fora (daí o arame) e se algum dos meus gatos meteu a pata numa frestazinha... Dentro de casa ele não está, já revirei tudo. Também não o vi no pátio, nem na garagem. Lá fora, ao pé de casa, pode estar deitado numa sombra, camuflado pelas ervas da cor dele... Vou agora tomar um duche e vestir roupa decente, procurar ao pé da casa da minha senhoria, q tem uma gata q pariu há 3 meses, pode ser q ele tenha ido lá ter. Estou desesperada e é difícil manter a calma, embora acredite q ele não esteja longe... A minha Feijoca tb não me aparece desde ontem à noite, mas com ela estou mais tranquila. Agora o Carapau tm de sr medicado, tem d ser tratado... bolas, m****, odeio as quartas feiras, tudo de mau acontece!!! Sinto-mee horrivelmnete irresponsável, podm ralhar e bater que têm toda a razão... mas desejem-m sorte, por favor... :(
kelinhapbl
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 11:15 am

sxmota Escreveu:contacto, como? se n houve truca truca, não há problema. O FIV só se transmite através do ato reprodutivo e do sangue (lutas), mas se fivas mais descansada, espera 2 mesitos e depois testa-a.

Eu estou muito aflita... hoje de manhã cedo a porta da casa de banho estava aberta e o Carapau não estava lá... ando a procurá-lo desde as 8 da manhã... n sei como é que abriram a porta, é de maçaneta e ainda pus um arame. Mas nem sempre o trinco sai para fora (daí o arame) e se algum dos meus gatos meteu a pata numa frestazinha... Dentro de casa ele não está, já revirei tudo. Também não o vi no pátio, nem na garagem. Lá fora, ao pé de casa, pode estar deitado numa sombra, camuflado pelas ervas da cor dele... Vou agora tomar um duche e vestir roupa decente, procurar ao pé da casa da minha senhoria, q tem uma gata q pariu há 3 meses, pode ser q ele tenha ido lá ter. Estou desesperada e é difícil manter a calma, embora acredite q ele não esteja longe... A minha Feijoca tb não me aparece desde ontem à noite, mas com ela estou mais tranquila. Agora o Carapau tm de sr medicado, tem d ser tratado... bolas, m****, odeio as quartas feiras, tudo de mau acontece!!! Sinto-mee horrivelmnete irresponsável, podm ralhar e bater que têm toda a razão... mas desejem-m sorte, por favor... :(
Não vou ralhar porque incidentes acontecem! Ele manteve-se perto de casa do meu avô perto de 3 meses, sem nunca sair da zona... Sempre se mostrou muito calminho... Portanto pode ser que esteja aí perto, olhe o meu avô disse que ele costumava ir para a garagem dele dormir (era um sítio sossegado).

E quando eu o chamava ele aparecia logo a miar. Portanto fingers crossed e vamos esperar que ele apareça!

PS: Não houve truca-truca, mas não sei se não se pegaram... A gata do meu avô tinha ciumes dele quando eu estava a dar-lhe festinhas, e ia ao pé dele soprar-lhe! Se isso já tinha acontecido antes, podem muito bem ter-se pegado...
RS
sxmota
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 1:35 pm

mas a gata apareceu com mordidas ou ferimentos profundos? porque umas arranhadelas não fazem mal, e possivelmente foi ele que levou porrada, não é comum os machos baterem nas fêmeas. Na minha humilde opinião, a gatinha do seu avô não foi contagiada, e temos de nos lembrar que os gatos saudáveis tamb´m têm um bom sistema imunitário. S assim não fosse, todos os gatos de rua seriam FIV. At´pode ser que, com o tratamento, el venha a negativar, o seu corpo consiga liminar o vírus... é raro mas acontece! Mas se assim não for, que já seriam milagres a mais, que o FIV s mantnha adormcido por muitos e muitos anos. Ele está assintomático e que assim se mantenha! Vou voltar a ligar à Carla, tentei antes d scrver aqui mas não pôd atender.

Obrigada, Raquel, pelas palavras de conforto... mas contnuo a sentir-me culpada, ora eu que nem uma coleira lhe pus :( a minha consolação é que aqui não há riscos de envenenamento, atropelamento, enfim, é um lugar seguro.

off topic, a minha Feijoca já apareceu.

on topic: pensei em chamar-lhe Miguel ou Micael, mas estou mesmo sem inspiração, estou mesmo desconsolada, até os bravos, soltos no primeira dia e logo após a castração, ficaram aqui, nunca uma coisa assim me sucedeu... espero que volte ao fim da tarde, le tem de continuar o tratamento... :?
kelinhapbl
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 1:51 pm

sxmota Escreveu:mas a gata apareceu com mordidas ou ferimentos profundos? porque umas arranhadelas não fazem mal, e possivelmente foi ele que levou porrada, não é comum os machos baterem nas fêmeas. Na minha humilde opinião, a gatinha do seu avô não foi contagiada, e temos de nos lembrar que os gatos saudáveis tamb´m têm um bom sistema imunitário. S assim não fosse, todos os gatos de rua seriam FIV. At´pode ser que, com o tratamento, el venha a negativar, o seu corpo consiga liminar o vírus... é raro mas acontece! Mas se assim não for, que já seriam milagres a mais, que o FIV s mantnha adormcido por muitos e muitos anos. Ele está assintomático e que assim se mantenha! Vou voltar a ligar à Carla, tentei antes d scrver aqui mas não pôd atender.

Obrigada, Raquel, pelas palavras de conforto... mas contnuo a sentir-me culpada, ora eu que nem uma coleira lhe pus :( a minha consolação é que aqui não há riscos de envenenamento, atropelamento, enfim, é um lugar seguro.

off topic, a minha Feijoca já apareceu.

on topic: pensei em chamar-lhe Miguel ou Micael, mas estou mesmo sem inspiração, estou mesmo desconsolada, até os bravos, soltos no primeira dia e logo após a castração, ficaram aqui, nunca uma coisa assim me sucedeu... espero que volte ao fim da tarde, le tem de continuar o tratamento... :?
Pode-se ter dado o caso de ele se ter assustado com os outros gatos que aí tem e ter-se afastado um pouco mais. Continue a chamá-lo e esteja atenta ao miado. Ele mia baixinho!
RS
sxmota
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 2:01 pm

Quando o instalei na casa de banho, entraram 3 cuscos, entre os quais a Chamarrita, Não houve sequer uma bufadela, eles estão habituados a receber visitas/hóspedes e são pacíficos. Se não se tornam amigos, toleram muito bem outros gatos, e o Carapau não se mostrou minimamente assustado, sentou-se a observar, tranquilo, muito zen. Quando tirei os cuscos, voltou a ir comer, apenas interrompendo para ronronar, estava satisfeitinho...

Estou muito inclinada para que tenha ido fazer explorações e se tenha aproximado da casa dos meus senhorios, porque a gata deve ter entrado no cio outra vez (teve 3 bebés mas morreram dois passados poucos dias, o que ficou está um latagão e já vejo a gata cá fora, enquanto amamentou não largava o filhote...

Fingers crossed, já amarrei uma fita vermelha à perna de uma mesa se preciso for, rezo um responso a santo António!
kelinhapbl
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 2:03 pm

sxmota Escreveu:Quando o instalei na casa de banho, entraram 3 cuscos, entre os quais a Chamarrita, Não houve sequer uma bufadela, eles estão habituados a receber visitas/hóspedes e são pacíficos. Se não se tornam amigos, toleram muito bem outros gatos, e o Carapau não se mostrou minimamente assustado, sentou-se a observar, tranquilo, muito zen. Quando tirei os cuscos, voltou a ir comer, apenas interrompendo para ronronar, estava satisfeitinho...

Estou muito inclinada para que tenha ido fazer explorações e se tenha aproximado da casa dos meus senhorios, porque a gata deve ter entrado no cio outra vez (teve 3 bebés mas morreram dois passados poucos dias, o que ficou está um latagão e já vejo a gata cá fora, enquanto amamentou não largava o filhote...

Fingers crossed, já amarrei uma fita vermelha à perna de uma mesa se preciso for, rezo um responso a santo António!
Se a gata está com o cio, é capaz de estar por lá. Como não está castrado, é o que o instinto o manda fazer! Pelo menos não corre risco de atropelamento, menos mal. Provavelmente vai encontrá-lo por lá, deitado à sombra, esperemos! Se ele volta, isso já não sei, porque ele não deve gostar muito de estar fechado, e é capaz de fazer "birra"!
RS
sxmota
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 3:46 pm

Se ele voltar, vai ser fechado sim, com ou sem birras, até terminar o tratamento. Mas vai ficar no meu quarto, que a porta é seguríssima e ainda posso fechar mais umas quantas portas pelo caminho até ao pátio. Estava mesmo quase a terminar o antibiótico... Tenho fé que volte, que ande por aí a explorar e tenha ido ter com a gatita. Passei agora junto à casa dos meus senhorios, mas não estava ninguém, de modos que não entrei no armazém, onde a gata gosta de dormir... E a esta hora está tudo à sesta. Ele ainda por cima fica perfeitamente camuflado, por causa da cor. Metade dos meus gatos está no pátio, a outra metade está por aqui à volta, não se vê vivalma, nem as cigarras cantam.

Comprei atum de lata e lá para as 6, 7 horas vou aquecê-lo um bocado, a ver se o cheiro lhe chega ao nariz.

Lembrei-me que há quase dois anos recebi uma gata de rua, tb com diarreia e inteira, e essa partiu o vidro da janela e fugiu rua acima. Várias pessoas a viram, menos eu. passado um mês, entrou calmamente pela janela e lá foi finalmente esterilizada. Tentou novamente fugir pela chaminé, não conseguiu, mas um dia enganou-me (ela era mestra em fugas, 7 anos de rua...) e conseguiu pisgar-se, 3 dias depois da cirurgia. Antes da fuga, arrancou o colar, nem sei como não se magoou. E passados dois dias lá estava ela no telhado, já com metade do penso arrancado (pusemos penso já a prever uma fuga, o tempo que demorava a arrancá-lo daria tempo a cicatrizar. Aos poucos começou a entrar em casa e agora é uma melga de primeira, passa a vida a vir para o meu colo...

E também o Mcleod, um siamês "tigrado" (manchas tabby clássico), que passou vários meses em jaula, foi colocado na sala do forno, onde há saidas para a rua, que ele encontrou passados 2 dias. Durante muito tempo só o via à noite, de vez em quando. Agora não falha e aparece mesmo durante o dia, apesar de não gostar que lhe mexa. Ora, o Carapau é mansinho e adora humanos, o que é uma vantagem.

Ainda não consegui falar com a Carla Simões, mas já contei o sucedido ao Dr Daniel e ele recomendou que mantivesse a calma, q são coisas que podem acontecer (só me apetece esbofetear-me...) e acredita que ele vai regressar mais logo.

Vou agora a mais uma ronda. Já falei dele no café e na mercearia, embora não creia que fosse para tão longe mas pelo menos as pessoas ficam avisadas e, como é aldeia e há calhandrice, a notícia vai espalhar-se depressa.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”