URGENTE - Já tentei tudo

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

tENaTEC
Membro Veterano
Registado: quinta dez 11, 2008 3:39 pm
Localização: Os meus e todos os que, de uma maneira ou de outra, se vão cruzando no meu caminho

quarta jul 07, 2010 9:21 am

Garfield2010 Escreveu:Curiosamente, os meus pais têm uma cocker (com 12 anos agora) que sempre, sempre foi muito agressiva no sentido em que bastava ralhar com ela, nomeadamente a minha mãe a quem está mais ligada, para rosnar de forma agressiva, paracendo que iria atacar a qualquer momento. Confesso que, embora adore a menina, e ela seja bastante doce tirando essas situações, nunca consegui confiar a 100% e tenho algum receio de deixar os meus filhos por perto, agora menos porque estão mais crescidos. Houve uma altura, em que um deles era bebé, em que ao tentar fazer-lhe uma festa o cão quase lhe mordeu na cara, valeu o facto de o pai estar perto e ter puxado a criança a tempo. Tirando isso, apenas agora, com 12 anos, mordeu violentamente a minha mãe num pé (que só não foi ao hospital porque tinha medo que ao contar o motivo do ferimento, lhe levassem e abatessem o cão e eu só soube uns dias depois) porque ela ralhou com ela e não a deixou apanhar um pedaço de peixe que tinha deixado cair no chão. Lembro-me de ler há uns anos atrás, que os cockers teriam tendência para a agressividade (na altura até se fazia uma comparação com a instabilidade da raça doberman) derivado aos cruzamentos efectuados ao longo do tempo para apuramento da raça. Ao ler os vossos relatos, dou-me conta que não é só este cão que tem este tipo de problemas, infelizmente. Preocupa-me que, tenha mais episódios de agressividade deste género e que possa magoar ainda mais sériamente alguém. Apesar de a minha mãe ter ficado bastante ferida com este ataque poderia ter sido pior...

De facto, nunca achei normal o facto de bastar a minha mãe chamar a atenção para começar a rosnar e a ladrar violentamente e sempre avisei a minha mãe para ter cuidado, porque um dia poderia realmente perder as estribeiras...
O meu cocker reage exactamente da mesma maneira e isso faz-me ter um certo receio de não conseguir educá-lo, porque agora já sei o que me espera. Ou seja, é uma agressividade natural. No caso do husky a atitude dele foi mesmo pontual, levado a cabo por uma situação extrema para ele : o cio de uma cadela.
Só os animais conseguem conhecer o que o próprio Homem não consegue: o ser humano.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta jul 07, 2010 9:43 am

tENaTEC Escreveu:
Garfield2010 Escreveu:Curiosamente, os meus pais têm uma cocker (com 12 anos agora) que sempre, sempre foi muito agressiva no sentido em que bastava ralhar com ela, nomeadamente a minha mãe a quem está mais ligada, para rosnar de forma agressiva, paracendo que iria atacar a qualquer momento. Confesso que, embora adore a menina, e ela seja bastante doce tirando essas situações, nunca consegui confiar a 100% e tenho algum receio de deixar os meus filhos por perto, agora menos porque estão mais crescidos. Houve uma altura, em que um deles era bebé, em que ao tentar fazer-lhe uma festa o cão quase lhe mordeu na cara, valeu o facto de o pai estar perto e ter puxado a criança a tempo. Tirando isso, apenas agora, com 12 anos, mordeu violentamente a minha mãe num pé (que só não foi ao hospital porque tinha medo que ao contar o motivo do ferimento, lhe levassem e abatessem o cão e eu só soube uns dias depois) porque ela ralhou com ela e não a deixou apanhar um pedaço de peixe que tinha deixado cair no chão. Lembro-me de ler há uns anos atrás, que os cockers teriam tendência para a agressividade (na altura até se fazia uma comparação com a instabilidade da raça doberman) derivado aos cruzamentos efectuados ao longo do tempo para apuramento da raça. Ao ler os vossos relatos, dou-me conta que não é só este cão que tem este tipo de problemas, infelizmente. Preocupa-me que, tenha mais episódios de agressividade deste género e que possa magoar ainda mais sériamente alguém. Apesar de a minha mãe ter ficado bastante ferida com este ataque poderia ter sido pior...

De facto, nunca achei normal o facto de bastar a minha mãe chamar a atenção para começar a rosnar e a ladrar violentamente e sempre avisei a minha mãe para ter cuidado, porque um dia poderia realmente perder as estribeiras...
O meu cocker reage exactamente da mesma maneira e isso faz-me ter um certo receio de não conseguir educá-lo, porque agora já sei o que me espera. Ou seja, é uma agressividade natural. No caso do husky a atitude dele foi mesmo pontual, levado a cabo por uma situação extrema para ele : o cio de uma cadela.
Agradeço a sua resposta, tirando o tal artigo que li há uns anos não metinha deparado com outros donos de cockers que tivessem o mesmo problema. A verdade é que sempre achei estranha esta agressividade que só se mostra se for contrariada sobretudo. Afinal não é só ela :lol: . De qualquer forma, depois deste incidente de há umas semanas, tenho receio que, devido à idade e a problemas de saúde que já tem (diabetes, coração, alguma perda de visão e audição, ouvidos, etc) que a agressividade tenha tendência a exacerbar-se... O pior é que toda a gente se habituou a este comportamento e sempre pensou que não passasse daí (excepto eu, que parecia do contra :roll: ) e a minha mãe, sobretudo, não consegue detectar os sinais que possam mostrar que ela vai mesmo passar ao ataque. Não sei até que ponto ficarão sequelas a nível físico do ataque, o pé ficou bastante negro e talvez devesse ter levado alguns pontos, se eu estivesse presente na altura, teria-a levado ao hospital, nem que inventasse uma história para o ataque, ninguém quer que o cão, que faz parte da família e sempre foi tratado dessa forma (mais um motivo para não compreender estas atitudes) seja levado ou abatido, isso é ponto assente. Aliás, devido aos inúmeros problemas de saúde, já se colocou a hipótese (a nível veterinário) de se adormecer o animal, o que foi sempre recusado por nós. Enquanto tiver qualidade de vida e não estiver em sofrimento, ficará connosco, apesar dos sacrifícios que implica para os meus pais, que vivem em função dela em termos de tempo e do esforço financeiro, já que as contas mensais a nível veterinário rondam os 200 euros (exames, medicação e afins). Talvez devesse ter pensado na opção do treino quando era a cocker era mais jovem mas, como disse antes, acabámos por nos habituar ao mau feitio e a pensar que não passasse daí. Saliento que também sofre de ansiedade da separação e os meus pais nunca podem ausentar-se muito tempo ou depois do anoitecer porque moram em apartamento e o barulho que ela faz é indescritível, o que incomoda os vizinhos, claro. E sempre foi assim, não piorou nem melhorou com a idade, pensei que acalmasse com a velhice, mas nada feito....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta jul 07, 2010 9:52 am

Não é por acaso que há cockers e huskies com fartura nos canis municipais! E também não é por acaso que ambos são raças que estiveram na muito na moda. E se calhar também não é por acaso que são raças com funcionalidades muito próprias (caça no caso do cocker e tracção no caso do husky) e que se viram depois adaptadas a outra função.
Acho que tudo isto junto mais a ignorância das pessoas acerca das características próprias de cada um, fez uma mistura explosiva que deu no que deu: animais abandonados, agressivos, desequilibrados e ainda por cima montes de cães mestiços porque toda a gente se meteu a criador!
Pessoalmente não acho o husky um cão particularmente inteligente. Foi aperfeiçoado durante séculos para ser leve, resistente e rápido, não para interagir com humanos. A desgraça dele é ser lindo. As pessoas querem por força um bocadinho de Ártico dentro de casa, no sofá....
Nunca tive porque não aprecio raças nórdicas apesar de as achar lindíssimas, mas uma vizinha minha teve uma cadela que vinha muitas vezes para o meu terreno e que era a coisa mais estúpida que já vi, até fazia impressão! Rápida era, quando se metia a correr ninguém a parava, agora aprender algo...estava escasso!
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quarta jul 07, 2010 10:39 am

TENaTEC eu das vezes que fui mordida pelo Buggy e mais recentemente pelos dois velhotes que estão em casa dos meus pais (têm de estar separados) e tive de recorrer ao hospital :cry: :cry: nunca tive problemas em relação aos meus cães e também sempre os defendi com unhas e dentes. A única coisa que me perguntaram foi se estavam vacinados e se eram meus. Claro que viéram os comentários de que se os animais fossem deles eram de imediato abatidos :evil: :evil: :evil: pois eram incapazes de viverem com animais assim.

Em relação aos dois velhotes, como é óbvio, a responsável por ter sido mordida fui sempre eu, uma vez que eles se pegavam de tal maneira que se não fossem separados as coisas acabariam duma forma bem pior do que algumas aconteceram. Fiz aquilo que NUNCA se deve fazer ... meti-me no meio deles e, como não se largavam, abri-lhes a boca para se soltaram. O que poderia eu esperar desta atitude? O que aconteceu como é óbvio. :cry: :cry:
tENaTEC
Membro Veterano
Localização: Os meus e todos os que, de uma maneira ou de outra, se vão cruzando no meu caminho

quarta jul 07, 2010 11:20 am

moslie Escreveu:Não é por acaso que há cockers e huskies com fartura nos canis municipais! E também não é por acaso que ambos são raças que estiveram na muito na moda. E se calhar também não é por acaso que são raças com funcionalidades muito próprias (caça no caso do cocker e tracção no caso do husky) e que se viram depois adaptadas a outra função.
Acho que tudo isto junto mais a ignorância das pessoas acerca das características próprias de cada um, fez uma mistura explosiva que deu no que deu: animais abandonados, agressivos, desequilibrados e ainda por cima montes de cães mestiços porque toda a gente se meteu a criador!
Pessoalmente não acho o husky um cão particularmente inteligente. Foi aperfeiçoado durante séculos para ser leve, resistente e rápido, não para interagir com humanos. A desgraça dele é ser lindo. As pessoas querem por força um bocadinho de Ártico dentro de casa, no sofá....
Nunca tive porque não aprecio raças nórdicas apesar de as achar lindíssimas, mas uma vizinha minha teve uma cadela que vinha muitas vezes para o meu terreno e que era a coisa mais estúpida que já vi, até fazia impressão! Rápida era, quando se metia a correr ninguém a parava, agora aprender algo...estava escasso!
Permita-me que discorde de si. Considero o meu husky o cão mais inteligente que já tive. Procura sempre soluções para um novo obstáculo e descobre-as. Só que é muito independente, o que faz com que seja teimoso e goste de fazer apenas o que quer. Isto não significa que o faça, claro! Tem que ser levado com muita subtileza, desviando-lhe a atenção do seu alvo. E já li algures a confirmação disso mesmo, não só em termos de inteligência como de temperamento.
S&oacute; os animais conseguem conhecer o que o pr&oacute;prio Homem n&atilde;o consegue: o ser humano.
tENaTEC
Membro Veterano

quarta jul 07, 2010 11:31 am

Arguida, a mim também me perguntaram o mesmo e não chegaram a formular uma opinião verbal sobre o que deveria ser feito ao animal porque eu desviei-lhes logo a vontade, dando uma de conhecedora desta espécie. :) Mas apercebi-me que se a vítima levantasse a mínima acusação sobre o animal, chamariam a polícia de imediato.

Quanto à sua actuação com os cães dos seus pais, louvo-lhe a coragem. A coisa poderia ter corrido muito pior! :evil: Mas nós temos sempre uma tendência natural para nos metermos no meio, não é? Só que uma pessoa também vai aprendendo, ou pelo menos condicionando as suas reacções com as diversas experiências que vamos tendo. Depois do ataque com o cocker, quando os vejo a pegarem-se por causa da cadela com cio, desato a fugir para bem longe. É que as dores de uma mordidela são terríveis e se eu ficar incapacitada o que será deles todos? :lol: :lol:
S&oacute; os animais conseguem conhecer o que o pr&oacute;prio Homem n&atilde;o consegue: o ser humano.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta jul 07, 2010 11:41 am

tENaTEC Escreveu:Arguida, a mim também me perguntaram o mesmo e não chegaram a formular uma opinião verbal sobre o que deveria ser feito ao animal porque eu desviei-lhes logo a vontade, dando uma de conhecedora desta espécie. :) Mas apercebi-me que se a vítima levantasse a mínima acusação sobre o animal, chamariam a polícia de imediato.
Quanto à sua actuação com os cães dos seus pais, louvo-lhe a coragem. A coisa poderia ter corrido muito pior! :evil: Mas nós temos sempre uma tendência natural para nos metermos no meio, não é? Só que uma pessoa também vai aprendendo, ou pelo menos condicionando as suas reacções com as diversas experiências que vamos tendo. Depois do ataque com o cocker, quando os vejo a pegarem-se por causa da cadela com cio, desato a fugir para bem longe. É que as dores de uma mordidela são terríveis e se eu ficar incapacitada o que será deles todos? :lol: :lol:
pena é que não façam o mesmo quando aparecem mulheres e crianças vitimas de violência doméstica - claro que não generalizo, pois há excepções :evil:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quarta jul 07, 2010 11:56 am

sofiaabreulopes Escreveu:
tENaTEC Escreveu:Arguida, a mim também me perguntaram o mesmo e não chegaram a formular uma opinião verbal sobre o que deveria ser feito ao animal porque eu desviei-lhes logo a vontade, dando uma de conhecedora desta espécie. :) Mas apercebi-me que se a vítima levantasse a mínima acusação sobre o animal, chamariam a polícia de imediato.
pena é que não façam o mesmo quando aparecem mulheres e crianças vitimas de violência doméstica - claro que não generalizo, pois há excepções :evil:
Pois, os mesmos felizmente que já não se pegam há uns 3/4 anos pois como já disse estão sempre separados mas, quando se pegavam, as coisas ficavam mesmo muito feias ... e se eu não tivésse intervido tenho a certeza de que acabariam por se matar, pois os ataques deles foram-se tornando cada vez mais violentos. Nada os separava ... nem mesmo àgua, o que quer que fosse. Enfim ... foram momentos mesmo muito maus que desejo sinceramente que nunca mais se repitam :cry: :cry:
tENaTEC
Membro Veterano

quarta jul 07, 2010 12:45 pm

sofiaabreulopes Escreveu:
Será que as vítimas de violência doméstica se apresentam como tal? É que na maior parte das vezes a tendência é esconder qual a origem...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 07, 2010 1:01 pm

reex Escreveu:eu também editei Alexandre .
os donos podem po-lo num hotel uns tempos para ver se ele muda de comportamento , ou até arranjarem novo dono , o ideal era alguém com quintal pu um terreno
Reex, para si o HOTEL é a cura para todos os males. Como se o cão mudasse sem treino, sem a ajuda de um profissional, muda o comportamento por mudar de ares? :roll: Por isso existem animais meses e meses a fio sem dono à vista com problemas de comportamento que não são sanados, repense essa filosofia que só é boa para quem mantém os hoteis já que não há tópico nenhum em que não venha prontamente sugerir isso.
Quanto a arranjar novo dono, só mesmo alguém muito empenhado é que se dispõe a acolher um cão com 7 anos e a recuperá-lo. Se os donos não estão dispostos a recorrer a ajuda profissional e a aprenderem a lidar com o animal é muito complicado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 07, 2010 1:36 pm

se algum cão meu tivesse o azar de mostrar o dente, ou ser agressivo, havia de laprender a não repetir a façanha. por vezes, a d.carlota faz a gracinha de rosnar. leva no focinho e acaba-se a rosnação. era só o que faltava :o
anjjazul
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quarta jul 07, 2010 1:41 pm

tENaTEC Escreveu:Permita-me que discorde de si. Considero o meu husky o cão mais inteligente que já tive. Procura sempre soluções para um novo obstáculo e descobre-as. Só que é muito independente, o que faz com que seja teimoso e goste de fazer apenas o que quer. Isto não significa que o faça, claro! Tem que ser levado com muita subtileza, desviando-lhe a atenção do seu alvo. E já li algures a confirmação disso mesmo, não só em termos de inteligência como de temperamento.
Concordo plenamente.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

tENaTEC
Membro Veterano

quarta jul 07, 2010 1:41 pm

anjjazul Escreveu:se algum cão meu tivesse o azar de mostrar o dente, ou ser agressivo, havia de laprender a não repetir a façanha. por vezes, a d.carlota faz a gracinha de rosnar. leva no focinho e acaba-se a rosnação. era só o que faltava :o
:lol: :lol: :lol: Convido-a a fazer isso com o cocker que tenho cá em casa... :D
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta jul 07, 2010 2:07 pm

anjjazul Escreveu:se algum cão meu tivesse o azar de mostrar o dente, ou ser agressivo, havia de laprender a não repetir a façanha. por vezes, a d.carlota faz a gracinha de rosnar. leva no focinho e acaba-se a rosnação. era só o que faltava :o
Nem sempre é assim, se a minha mãe responder dessa forma e, no início, quando era ainda cachorrinha ainda tentou, aí o animal "passava-se" mesmo. Como disse antes, só desta vez atacou físicamente mas quando é contrariada a reacção dela impõe respeito. E quanto mais enervada a minha mãe estiver, mais agressiva ela fica.... embora passado algum tempo regresse para perto da minha mãe em total submissão e a pedir mimo.... mas na altura da "zanga", é assustador...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 07, 2010 2:14 pm

tENaTEC Escreveu:
:lol: :lol: :lol: Convido-a a fazer isso com o cocker que tenho cá em casa... :D
se calhar agora é tarde. devia ter feito isso logo na 1ª tentativa de dominancia
anjjazul
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”