Petição por uma nova gestão no canil de Lisboa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Sim, lembro-me perfeitamenteTassebem Escreveu:Não sei, mas parece que finalmente o canil abriu as portas ao voluntariado. Segundo um post da cockinhas lá para trás neste tópico, estava a ser preparado um projecto de voluntariado, como informou uma deputada municipal (que penso ser uma deputada com quem reunimos, como reunimos com todos os grupos, antes de a Assembleia Municipal fazer uma série de recomendações ao executivo, não cumpridas, e que tomou o assunto a peito, tendo ido na altura visitar e fotografar o canil e que ficou muito sensibilizada. Lembra-se? A Tiabela estava lá connosco.)
-
- Membro Veterano
Babaorum, uma das questºões importantes para o não abandono é a sensibilização junto das comunidades. E multas, multas muito fortes para quem abandona. Mas as multas existem , é pena que não as façam cumprir e aí eu também acho que o meu dinheiro é mal empregue para pagar a autoridades que não fazem cumprir a lei.Babaorum Escreveu:Para vocês as respostas que não lhes agradam são "arrogantes" e "prepotentes"O problema não está nos CRO (que parece continuarem a não perceber que se destinam fundamentalmente a recolher os animais abandonados na via pública), está bem a montante, e é aí que se tem que actuar. Quando se actuar sobre a raiz do problema e se estancar a fonte, os 20 ou 30 lugares ou whatever que o canil de Lisboa tem para ter os cães em condições hão-de chegar e sobrar. Entretanto, lamento, mas acho que o meu dinheiro é mais bem empregue em outros serviços que não a alimentar cães sem hipótese de adopção durante anos e anos
O canil TEM que entregar os animais esterilizados
E depois , como diz, que as 20 ou 30 boxes (são mais) devem chegar, mas tªêm que ter condições, ou não concorda? Conhece o canil de Lisboa?
Se os CRO não aceitarem os cães que os donos querem entregar, eles vão parar à via pública, dahTassebem Escreveu:Acaba de responder a si própria.Babaorum Escreveu:Para vocês as respostas que não lhes agradam são "arrogantes" e "prepotentes"O problema não está nos CRO (que parece continuarem a não perceber que se destinam fundamentalmente a recolher os animais abandonados na via pública), está bem a montante, e é aí que se tem que actuar. Quando se actuar sobre a raiz do problema e se estancar a fonte, os 20 ou 30 lugares ou whatever que o canil de Lisboa tem para ter os cães em condições hão-de chegar e sobrar. Entretanto, lamento, mas acho que o meu dinheiro é mais bem empregue em outros serviços que não a alimentar cães sem hipótese de adopção durante anos e anos

Quanto a condições, concordo plenamente. Mas não é para manter cães às centenas anos a fio ...
E porque é que um CRO TEM que entregar os cães esterilizados?

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Pois é assim que as autoridades camarárias sensibilizam a população e a responsabilizam: aceitando os animais que os donos já não querem sem pedidos de justificação nem sanções de qualquer espécie. Mais: mentindo-lhes, ao dizer que os animais são encaminhados para adopção. Sim senhor, belíssima maneira de lutar contra o abandono.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Não esterilizar os animais que são dados em adopção também é uma excelente maneira de lutar contra a sobrepopulação e o abandono. Quantas mais crias os animais tiverem, mais vão parar ao canil. Dão a cadela por esterilizar e depois têm de recolher cadela e descendência. Boa!
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Custa muito, por uma vez , aceitar que outras pessoas têm razão?
Ou será que a Babao ao dizer que é preferivel um cão ficar no canil, ainda que com más condições que entregue á sua sorte na via publica, na melhor das hipoteses, está a dizer algum grande disparate? Segundo relatos que se vêm por aqui, a moda agora é ir abandoná-los nas auto estradas.... sinceramente não sei onde se consegue achar preferivel uma situação destas.
Quem vai á porta do canil com ideia de o deixar lá é porque já não gosta dele, porque o animal já perdeu o encanto. Esta pessoa quer lá saber se o cão vai ficar amarrado, fechado numa boxe ou seja lá o que for. Esta pessoa quer é livrar-se do animal o mais depressa possivel.Os que ainda tem um resto de compaixão pelo bicho fazem-no com a esperança que apareça um adoptante, mas se não aparecer.... paciência.Portanto ninguem lhes mente porque pura e simplesmente não querem saber.
E se ao chegar ao portão do canil, se recusassem a aceitar o animal, o " problema" era resolvido logo a seguir. Praí na A5 ou mesmo ali nas matas do Monsanto.
Editei: Falta de palavras.
Ou será que a Babao ao dizer que é preferivel um cão ficar no canil, ainda que com más condições que entregue á sua sorte na via publica, na melhor das hipoteses, está a dizer algum grande disparate? Segundo relatos que se vêm por aqui, a moda agora é ir abandoná-los nas auto estradas.... sinceramente não sei onde se consegue achar preferivel uma situação destas.
Quem vai á porta do canil com ideia de o deixar lá é porque já não gosta dele, porque o animal já perdeu o encanto. Esta pessoa quer lá saber se o cão vai ficar amarrado, fechado numa boxe ou seja lá o que for. Esta pessoa quer é livrar-se do animal o mais depressa possivel.Os que ainda tem um resto de compaixão pelo bicho fazem-no com a esperança que apareça um adoptante, mas se não aparecer.... paciência.Portanto ninguem lhes mente porque pura e simplesmente não querem saber.
E se ao chegar ao portão do canil, se recusassem a aceitar o animal, o " problema" era resolvido logo a seguir. Praí na A5 ou mesmo ali nas matas do Monsanto.

Sofia
Qualquer pessoa com os pés assentes na terra percebe isso, não é nicas?
Quanto às esterilizações, é assim: por mim não faço quaisquer tenções de adoptar animais seja em CRO seja noutro lado mas se só me dessem animais esterilizados dava meia volta imediatamente. É que estariam desde logo a passar-me um atestado de mau dono, de dono incapaz de controlar os seus animais de modo a não ter ninhadas indesejadas
Se alguém é considerado mau dono, o melhor mesmo é recusar a adopção, mas, enfim, o pessoal gosta é de despachar e depois logo se vê ...

Mania que alguns têm de generalizar.Babaorum Escreveu:Qualquer pessoa com os pés assentes na terra percebe isso, não é nicas?Quanto às esterilizações, é assim: por mim não faço quaisquer tenções de adoptar animais seja em CRO seja noutro lado mas se só me dessem animais esterilizados dava meia volta imediatamente. É que estariam desde logo a passar-me um atestado de mau dono, de dono incapaz de controlar os seus animais de modo a não ter ninhadas indesejadas
Se alguém é considerado mau dono, o melhor mesmo é recusar a adopção, mas, enfim, o pessoal gosta é de despachar e depois logo se vê ...

Pois a mim se me dessem um animal já esterilizado eu ficaria muito contente pois assim estariam a poupar-me a despesas e trabalho.

Como lida com as pessoas SEMPRE com duas pedras nas mãos, encara sempre as situações pelo lado mais negativo. Enfim ... posturas.

LOL vocês é que ao esterilizarem os bichos já estão a ver as coisas pelo lado pior
Dono responsável não precisa de bichos esterilizados. Já agora, estou sempre a dizer isto mas há gente que continua sem saber, sabia que há países onde a esterilização sem motivos médicos é proibida? Essa de que a sobrepopulação se controla com esterilizações já era 

-
- Membro Veterano
Não me custa nada, quando é o caso. Neste caso, não é absolutamente o caso.nicosa Escreveu:Custa muito, por uma vez , aceitar que outras pessoas têm razão?
Se houvesse fiscalização até das leis já existentes, não haveria tanto abandono. Mas isso dá «muito» trabalho. Mais vale resolver-se o problema no fim da linha, abatendo milhares de animais que «perderam o encanto»... para não haver abandono na via pública, nem responsabilização dos detentores, nem animais a vaguear que nos despertem a compaixão e a indignação. Assim, são entregues no canil, onde permanecem em condições indescritíveis até serem abatidos... mas assim Nicasxis, Babaoruns e muita gente não vê (ou não quer ver), e olhos que não vêem, coração que não sente. O que importa são os belos cãezinhos e gatinhos que temos em casa, que alimentamos bem, que levamos ao veterinário a pagar bem, etc. Esses são os animais de primeira, os nossos. Os outros, bem podem reproduzir-se à vontade, sofrer martírios e ser abatidos em cada vez maior número, que se lixem.
Pois, mas até excelentes donos têm ninhadas indesejadas ou desejadas, sei lá.Babaorum Escreveu:É que estariam desde logo a passar-me um atestado de mau dono, de dono incapaz de controlar os seus animais de modo a não ter ninhadas indesejadasSe alguém é considerado mau dono, o melhor mesmo é recusar a adopção, mas, enfim, o pessoal gosta é de despachar e depois logo se vê ...
Parece-me uma condição perfeitamente lógica, ainda para mais num país como o nosso, esterilizar o animal a dar para adopção. Nem vejo onde está o problema disso.
Onde está o problema babaorum?
Enquanto se educa o povinho e não educa... e o nosso povinho é dificil de educar...
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
Diria a Babaorum que somos um país de donos maioritariamente responsáveis? Conhece os números de animais abandonados e abatidos?Babaorum Escreveu:LOL vocês é que ao esterilizarem os bichos já estão a ver as coisas pelo lado piorDono responsável não precisa de bichos esterilizados. Já agora, estou sempre a dizer isto mas há gente que continua sem saber, sabia que há países onde a esterilização sem motivos médicos é proibida? Essa de que a sobrepopulação se controla com esterilizações já era
Diga lá então quais são esses países e qual a sua realidade, e depois diga se se comparam com Portugal.
Em países como Portugal a esterilização é uma das principais medidas, sim, está muito mal informada.
Tassebem ... não diga isso da nossa "estimada colega" pois ela é a detentora da verdade e do saber absoluto. Os "ignorantes" somos nós.Tassebem Escreveu:Diria a Babaorum que somos um país de donos maioritariamente responsáveis? Conhece os números de animais abandonados e abatidos?Babaorum Escreveu:LOL vocês é que ao esterilizarem os bichos já estão a ver as coisas pelo lado piorDono responsável não precisa de bichos esterilizados. Já agora, estou sempre a dizer isto mas há gente que continua sem saber, sabia que há países onde a esterilização sem motivos médicos é proibida? Essa de que a sobrepopulação se controla com esterilizações já era
Diga lá então quais são esses países e qual a sua realidade, e depois diga se se comparam com Portugal.
Em países como Portugal a esterilização é uma das principais medidas, sim, está muito mal informada.

-
- Membro Veterano
Acredito que isso aconteça daqui a alguns anos em Portugal. Mas de momento é impossível.Babaorum Escreveu:LOL vocês é que ao esterilizarem os bichos já estão a ver as coisas pelo lado piorDono responsável não precisa de bichos esterilizados. Já agora, estou sempre a dizer isto mas há gente que continua sem saber, sabia que há países onde a esterilização sem motivos médicos é proibida? Essa de que a sobrepopulação se controla com esterilizações já era
Aliás, vi no sábado uma reportagem na Tv sobre as horas de ir à praia. Entrevistam uma m~es com um b´bé de cerca de 10 ou 12 meses ao colo, que ia para a praia ao meio dia. E diz a dita mãe, eu ponho proteção de duas em duas horas e foi só hoje que vim a esta hora.
Se é assim com os filhos...
Para haver dono responsável, antes de ser dono responsável tem que ser um cidadão responsável e educado.
E como muito bem diz a Bobaorum se os cães não forem entregues no CRO vão parar à via pública. Acha que isto são donos responsáveis?