[Regressou a casa] URGENTE - precisa-se casa temporária!

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jan 02, 2013 12:05 am

Ouça,Filipa_lpg. Vou ser sincero.

Lá pelo cão ficar 9 horas sozinho no apartamento,penso que seja o normal para todos nós.
Pelo menos no meu caso era essa a regra e não a excepção (até há pouco tempo).
E não vem mal ao mundo,desde que as necessidades de um cão de ser cão sejam satisfeitas (não só as voltas higiénicas).
Mas também parece-me que não seja esse o problema,do que li e do que me apercebi (corrija-me se tiver errado) , ajudou esse cão num impulso não tendo maneira,nem logística para o abrigar, pelo menos por uns tempos, até arranjar alguém temporário ou definitivo. (nem que seja você).
Nem está preparada para o ajudar (saber como agir nesses casos).
Agravado por motivos externos (falta de independência,oposição de terceiros, certeza que quer ficar com o cão, etc.) e quer agora resolver tudo em "cima do joelho".
Pelo menos é esta a impressão que me dá.
Iniciou o tópico a pedir uma FAT (temporário) mas depois revela-se pouco segura em relação ao futuro. E tem que compreender que isso deve pôr pouco à vontade quem se disponibilize, pois pode ficar "entalado" com o cão para sempre.
Confesso (talvez por incapacidade minha), não percebi nada dos seguranças, Aroeiras, pais, canis,matilhas e as suas intenções. (e já estou desde ontem a tentar deslindar este tópico).
O que lhe posso disser é:
Respire fundo, vá espairecer se necessário, clareie a cabeça e depois decida e mantenha o que decidir. Quer o cão ou não?
Se quiser, peça uma FAT.
Se não quiser,peça uma FAD.
Decisões apressadas são sempre más decisões.

p.s.- A única coisa que percebi é que o cão já está para o entradote,pois cães com essas marcações e configuração não têm três cores.

Mais sobre o cão!
Luanova34
Membro Veterano
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

quinta jan 03, 2013 1:04 am

Filipa_lpg Escreveu:Encontrei este cão na Aroeira a importunar a cadela dos vizinhos...
Não tenho maneira de manter o rapaz nos próximos tempos pelo que amanhã vai para o canil municipal caso os donos não apareçam :(
Se houver alguém nesta zona que possa acolher o cão temporariamente por favor digam qualquer coisa! (É muito simpático e sociável)

Caso não possam, divulguem por favor:
www.encontra-me.org/anuncio/26054
Se me permitem a observação creio que se está aqui a pressionar/exigir e até a censurar uma postura que do meu ponto de vista é de louvar.

A questão inicial é que a forista encontrou o cão, teve pena do bichano e tentou arranjar-lhe alternativas. Saiba ou não explicar a situação dos seguranças é indiferente. Os pais não querem o cão em casa e a forista caso já tivesse a casa própria pronta poderia tentar arranjar uma alternativa para impedir o cão de ir para o canil. Visto não ter essa possibilidade creio que a mais não é obrigada e muito menos tem que se estar a justificar. Muito menos terá que ir ao vet com o bichinho e desembolsar valores que não estava à espera, não tem, não pode e até mesmo não quer. Não tem também que pagar hotel.
Encontrou o patudo e tentou arranjar-lhe uma oportunidade. Não conseguiu? A mais não é obrigada. E muito menos tem que se estar a justificar dos porquês de não não conseguir ficar com o bichinho.

Desculpem mas acho cruel o que se está a fazer.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta jan 03, 2013 1:06 am

Luanova34 Escreveu:[
Encontrou o patudo e tentou arranjar-lhe uma oportunidade. Não conseguiu? A mais não é obrigada. E .
Qual é exatamente a oportunidade indo ele para um canil de abate onde será eutanasiado em sete dias? Escapa-me um bocado...
Filipa_lpg
Membro
Registado: domingo jun 05, 2005 9:02 pm
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:
Salema (hamster sirio) Luna, Ch

quinta jan 03, 2013 1:12 am

AQuartelmar Escreveu:
Encontrou o patudo e tentou arranjar-lhe uma oportunidade. Não conseguiu? A mais não é obrigada. E .
Qual é exatamente a oportunidade indo ele para um canil de abate onde será eutanasiado em sete dias? Escapa-me um bocado...
Já que você tem possibilidades, mora numa moradia com um quintal suficientemente grande (como acontece em praticamente todas as casas na aroeira) e não está satisfeito com a situação, porque não vai você falar com os seguranças e fica com o cão?

Não estou a perceber qual continua a ser o seu problema, mas visto que está pronto a atirar pedras, porque não olhar para si e para a sua consciencia e ir buscar o coitado do bicho em vez de me continuar a culpar por algo que estava (e continua a estar) completamente fora do meu controlo?
Luanova34
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 1:19 am

AQuartelmar Escreveu:
Ter-se dado ao trabalho de iniciar um tópico a pedir ajuda, ter contactado associações....Eu acho que tentou ajudar...O facto de não ter conseguido apenas é lamentável mas não podemos culpabilizar a forista.
botas96
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 1:56 am

Ninguém está a culpabilizar ninguém pelo que fez,mas podia ter feito de maneira diferente,melhor.
Eu não quero saber da vida de ninguém (nem sentenciar sobre), a user é que se perdeu em explicações balbuciantes,talvez fruto de uma grande incerteza ou insegurança de como proceder agora...olhe, esqueça.

Um tópico sobre um cão,que afinal é sobre uma pessoa. É bom e bonito!

p.s. talvez seja do meu perfume,não sei...
botas96
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 2:53 am

E desculpe lá, Luanova34 mas eu discordo consigo.

O que diz.

" ...Visto não ter essa possibilidade creio que a mais não é obrigada e muito menos tem que se estar a justificar. Muito menos terá que ir ao vet com o bichinho e desembolsar valores que não estava à espera, não tem, não pode e até mesmo não quer. Não tem também que pagar hotel.
Encontrou o patudo e tentou arranjar-lhe uma oportunidade... "

Não faz sentido nenhum,não tem pés nem cabeça, auxiliar alguém e fazer meio serviço, é uma falácia para confortar consciências pesadas.
No exacto momento em que resolve interferir na vida de alguém(pessoa ou animal) está a chamar a si a responsabilidade , de ir ao vet, de ver se tem chip e de desembolsar dinheiro se necessário e se não tiver como ficar com ele,arranjar alguém que fique.
Qualquer que seja o motivo/o percurso que o cão levou para estar ali, certamente que tinha já arranjado uma rotina.
Ninguém tem o direito de perturbar a vida de ninguém (pessoa ou animal) e se o fizer que o faça até ao fim, porque senão só está a destabilizar a vida de alguém (pessoa ou animal) e a forçar esse alguém (pessoa ou animal) a readaptar-se a uma nova realidade que poderá ser pior.
Quando fizer o serviço todo, "all the way!", aí sim poderá afirmar.
E a mais não é obrigado!
Ai,Ai, como vão esses princípios, e o pior é que mais gente partilha da sua opinião.
Se não tem como, ou arranja como ou estão,o melhor é ficar quieto.
AQuartelmar
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 9:02 am

Vamos ver então. Eu considero que a arcadenoe é um local para troca de ideias de animais para nos divertirmos e sabermos como tratar dos nossos amigos de 4 patas.

No entanto , começou a tirar-me do sério, que a arca se tornou local para pedir conselho veterinario, para dar falsas indicações e para pedir uma espécie de apoio psicológico quando se perde um animal para casos de incúria, burrice, ou mesmo má fé.

E fico pior que estragado quando um animal sofre em consequência destas ultimas situações e surgem as palmadas nas costas e o " fez o que podia" ou "não teve culpa".

Tenho por hábito tratar os adultos como tal..ou seja, como pessoas responsáveis pelos seus atos. Por isso mesmo perguntei a idade á forista pois pensei que podia ser uma criança e como tal limitada no que podia fazer e na capacidade de raciocinar.

Afinal era uma adulta ( diz ela) de 24 anos. Que meteu os pés pelas mãos. às sugestões dadas por vários, eu inclusivé, de ficar com o animal num hotel barato um mês, recusou-se a responder até não ter outra alternativa. E foi para dizer que afinal, apesar de se ir mudar para casa própria, não tinha meios de ter o cão, nem de pagar os 80 ( dados dela) euros que custaria o dito hotel. Nesse entretanto do responde não responde o cão terá sido levado ao canil municipal, e pelas contas normais dentro de 2 ou 3 dias ou é abatido ou não se sabe.

A partir daqui, aliás, já bem antes o cão deixou de interessar e era a coitadinha da miúda que fez o que põde e a mais não era obrigada.

Não é assim. O que se passou foi que UM ADULTO Pediu para meter um cão num canil da herdade da aroeira, não quis procurar nem deixou que os outros procurassem uma solução e agora um cão vai morrer por causa dessa atitude.

Por quem tenho pena ? pelo cão, porque com a confusão aqui criada pela user que abriu o tópico, ele vai sofrer. palmadinhas nas Costas ? não. A sugestão que da próxima, para não fazer um animal sofrer...olhe não se meta. Essa é a melhor sugestão para um adulto e para proteger outros cães de cegadas destas.

e concluo com o seguinte. Foi supostamente esta sra que pediu aos seguranças da herdade para meter o cão num canil da herdade e depois referiu que não lho devolviam. Algém aqui com dois neurónios acredita que a segurança não devolvia o cão à pessoa que pediu para o meter lá ?

e ainda tem a lata de dizer para os outros o irem buscar ao seguranças ? mas esperem lá, afinal o cão segundo ela já tinha ido para o canil, lembram-se ? Parece é que andam a brincar com a nossa boa fé.

pensem nisto.:mas pensem de forma isenta e com o cérebro.
AQuartelmar
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 9:13 am

Vou fazer umaalerta aproveitando o botas e a comparação de ajudar até ao fim.O que vou dizer é real, infelizmente. No inicio desta semana, foi encontrado um gato atropelado no feijo. ao que parece esteve uma data de horas encostado ao passeio. Alguém lhe colocou um trapo em cima para ficar quentinho.. e seguiu á sua vida deixando-o na rua. Para a Lua e outros, isso é uma boa ação.
ARibeiro1990
Membro
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm

quinta jan 03, 2013 9:55 am

Tótótótó...TÓÓÓÓIIIIIIINNNNG! 8)
AQuartelmar
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 9:57 am

infelizmente um animal vai morrer, por isso não vejo a piada, quando o pobre cão levar a injeção letal vai fazer mais toinngs ? :roll:

Imagem
Luanova34
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 1:03 pm

Boa tarde,

Então comecemos falando do seguinte:

“Ai,Ai, como vão esses princípios, e o pior é que mais gente partilha da sua opinião.”

Conhece-me, priva comigo, sabe o que sou para estar a emitir juízos de valores acerca da minha pessoa e das que pensam como eu? Não…da mesma forma que não o fiz a seu respeito. Até porque a minha educação não me permite ajuizar os princípios de ninguém.

Cingindo-me à questão inicial emiti uma opinião que é passível de não ter a concordância de todos os intervenientes deste fórum. É um direito que assiste a todos.

Concordo com quase tudo o que disse botas96. Não tinha visto as coisas nessa perspectiva ,daí, estarmos num fórum de entreajuda e discussão de ideias e opiniões.

Agora o que penso é o seguinte: A forista num impulso decidiu ajudar o cão e não soube levar o seu intuito até ao fiml. Não sabemos a vida financeira de ninguém e não temos que saber. O que eu vi, desde o inicio, foi uma pressão dissimulada para a forista assumir uma responsabilidade que envolvia gastos que a mesma ao que parece não tem como suportar ou não quer. Mas, é dado adquirido que teve bondade no coração e tentou dar uma oportunidade ao animal. Fê-lo da forma correcta? Não…Mas creio que não somos ninguém para estarmos aqui a “perseguir” a forista. Quem nunca errou que atire a primeira pedra.

“Para a Lua e outros, isso é uma boa ação.”

Aquartelmar respeito imenso as suas opiniões, mesmo que as mesmas, do meu ponto de vista, claro está, às vezes possam ser um pouco bruscas. Esta é uma situação diferente. Eu se visse um animal prostrado no passeio não lhe colocaria uma manta por cima e deixava-lo à sua sorte. Mas lá está…isso sou eu. Mas se formos pela ideia do forista Botas96 a partir do momento que eu pegasse no animal já estaria a chamar a mim a responsabilidade e portanto teria que arcar com os custos da situação. E agora questiono:
Era má porque tinha deixado o animal na estrada, certo? Mas quem disse que ao tirá-lo desse mesmo sítio para nada lhe acontecer eu teria dinheiro para me responsabilizar por despesas de vet, hotel, etc?

Com o meu comentário acima o que pretendi transmitir é que as coisas não são sempre brancas ou pretas…por vezes são cinzentas. Só isso. E às vezes pensamos que estamos a fazer bem e no final colocámos os pés pelas mãos.
AQuartelmar
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 2:13 pm

Luanova34 Escreveu:. Mas se formos pela ideia do forista Botas96 a partir do momento que eu pegasse no animal já estaria a chamar a mim a responsabilidade e portanto teria que arcar com os custos da situação. E .
Não o que ele disse é que tem que seguir a situação até ao fim. Não falou de suportar todos os custos:podia ter feito um peditorio, podia ter feito n coisas. A verdade é que se realmente fez alguma coisa, foi simplesmente pegar o animal, pedir a outros( seguranças) para ficarem com o cão e criar um anuncio e depois ficar aqui a meter os pés pelas mãos...

Isso nem sequer é meia boa ação. O cão agora vai ser abatido.

Uma boa ação para o ser tem de ser completa. Por essa ordem de ideias que usa apanhar um atropelado, meter o mesmo na valeta ao invés de o deixar no meio da estrada, já é boa ação. ;).

concordo que existem graus de cinzento ..não é o caso disto.O animal MORRE e é por causa do curso de ação desta pessoa..agradeço que não tentem branquear o que não pode ser branqueado. Porque senão qualquer ação de maus tratos de animais pode ser justificada.
botas96
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 2:18 pm

Filipa_lpg.

Sem fazer qualquer juízo sobre a sua pessoa (não é meu costume) e de uma forma extremamente pragmática...
Isto tudo espremido e o facto, é.

A sua intervenção, não fez mais nada a não ser encurtara vida de um cão, ainda por cima um que possui várias características recessivas, ou seja, um que não aparece todos os dias.
Espero que para a próxima caso não tenha recursos logísticos,nem saiba o que fazer, por favor não interfira com a vida de terceiros.

Mais uma vez lhe pergunto.

[b]Quer ficar com o cão ou não?[/size][/b]
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta jan 03, 2013 2:41 pm

O cão tem caracteristicas recessivas? :o
Quais?
É um cão castanho, super, hiper comum.

Lamento muito que não tenha melhor destino que o canil mas não me parece que seja diferente de dezenas de outros cães rafeiros, castanhos, porte médio.

E já agora: conheço bem a Aroeira, conheço o espaço ao redor e essa zoma está cheia de cães abandonados. Cheguei a ver matilhas a descer a arriba e ir até à praia, para lá da F telha.

Não invento histórias, falo do que vejo e do que conheço directamente.
Posso descrever cada um dos cães que vi, havia até uma fêmea de grande porte, muito jovem, já com crias e parecida até com um cruzamento de RA. Cães de grande porte pretos, uma ninhada de cachorros com uns 3 meses.
Bloqueado

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”