Testemunho na 1ª pessoa (para ler e refletir)

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

sábado out 09, 2010 12:06 pm

LuMaria Escreveu:Mj a pessoa que escreveu o texto sabe que o texto está aqui?
Lu Maria pq acha q eu tirei o post? pq cai em mim, como disse já e achei q não estava a ser correcta para ela, embora o email q ela mandou foi para muitas pessoas. Já houve uma forista q o colocou aqui tb, eu já o recebi reencaminhado.
Conheço a pessoa e sei q não percisa de afagos, escreveu o q sentia e principalmente apelou à esterilização. Foi essa a base do email dela, mais nada, mas acabou por desabafar.

Não entendo nada disto. Porra é mau no meio de um email dizer q se fez isto ou aquilo???
Pq acham q há pessoas com a corda na garganta??? pq cairam na asneira de ir a um canil e nunca mais conseguiram ter sossego nem dormir uma noite tranquila. É mau dizer q se salvou da morte dezenas de cães e gatos? q se deram todos esterilizados??
Vejo pessoas aqui na arca a gabarem-se e ninguém lhes cai em cima, pelo contrário. Enfim.... :lol: mais vale cair em graça do q ser engraçada, seja a q titulo e com q pretexto for 8)
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado out 09, 2010 12:12 pm

Então se a pessoa em questão não sabe, peça á moderação para apagar o tópico e assunto encerrado.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sábado out 09, 2010 12:27 pm

Pois eu quando li o mail ... arrepiei-me e não por apelar às esterilizações para evitar o que todos sabemos. Arrepiei-me porque li um testemunho escrito na 1ª pessoa ... sobre como deu cabo da sua vida ... ao ajudar os animais e ... como já afirmei ... sem pensar muito, lembrei-me de 5 ou 6 pessoas.

Acho que este mail ... tem muito para além do apelo às esterilizações ... é um alerta para que, tal como a Maria João disse e bem ... abrir os olhos pois, para aqueles que ainda não caíram neste "abismo" ... evitarem cair nele e, para aqueles que infelizmente já caíram ... tentarem sair dele.

Pelo "abanão" às consciências ... mais uma vez, PARABÉNS!!!

Maria João ... a ti dou-te também os parabéns por teres reconhecido que "caíste neste abismo" e por teres a coragem para tentares sair dele. Lamento que nem todos o reconheçam e ... quando são alertados para esse facto fiquem "melindrados e ofendidos" :cry:
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

sábado out 09, 2010 1:09 pm

LuMaria Escreveu:Então se a pessoa em questão não sabe, peça á moderação para apagar o tópico e assunto encerrado.
Se é um email privado e o expuseram é deveras errado e mais uma mostra de que cada vez menos as pessoas t~em noção do que se deve e não se dev divulgar.... No entanto parece ser mais um daqueles emails que são enviados para toda a gente.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 09, 2010 3:50 pm

drilldown1 Escreveu:
Tassebem Escreveu:
aisd Escreveu:Achei este testemunho muito sentido.

Já tinha ouvido semelhantes por parte de muitas voluntárias e responsáveis de
associações.
Concordo que a esterilização é a base de tudo.

Toda a ajuda a animais deve começar nesta preocupação : esterilizar.

Não sei que diga de canis municipais que dão animais inteiros - como o de Lisboa. :evil:

Sei que qualquer medida com pés e cabeça devia passar por esterilizações gratuitas para toda a gente que a isso se disponha.
Que devemos fazer propaganda às esterilizações em todo o lado.

Que é o dinheiro mais bem gasto que podemos gastar nesta luta.

Obrigada por voltar a lembrar.
Nunca é demais.
Muito sentido, sim. E fazendo todo o sentido.

Não o entendi nada como uma automassagem ao ego.

É um apelo às consciências para a necessidade da esterilização, vindo de uma pessoa que narra a sua muita experiência no terreno (esterilizando ela também) e, a partir daí, conclui que a solução passa pela dita esterilização.

O facto de ter visto e vivido muita desgraça confere um peso e uma emoção a este apelo que, de outro modo, não teria.
Nem esperava outra coisa :)
Ah sim? Então porquê?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 09, 2010 3:56 pm

VascoMV Escreveu:
LuMaria Escreveu:Quem faz o bem não conta a quem o quê? Mas é alguma vergonha? É alguma coisa secreta?
Já Cristo fazia propaganda por amor da santa.
È um proverbio. Não, não é uma coisa secreta, mas curiosamente, é na "ajuda aos animais" que vejo esta coisa das medalhas do "ajudei X animais", "fiz isto e mais aquilo" e, quando se zangam as comadres, " eu fiz isto e tu não".

Cai sempre mal uma pessoa gabar-se da caridade...pelo menos foi assim que aprendi.

E não, Cristo não fazia propaganda, os outros faziam alarde das Suas obras e não era Ele que andava de um lado para o outro a dizer que fazia isto e aquilo .
Mateus 6:3-5 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Mas enfim..hoje o que interessa é fazer ou dizer que se faz e gabar-se muito...exactamente o contrário do que preconiza a Bíblia.
É extraordinário como se consegue fazer juízos de valor tão pouco cristãos de quem não se conhece e extrapolações absurdas enchendo, a mesmo tempo, a boca com a Bíblia.
Enfim, fariseus. Sempre houve e há-de haver. Mas o próprio Cristo os combateu.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 09, 2010 4:06 pm

De facto o ´mail´ é enviado para toda a gente.
E não sei porque não o seria - não há nada de que se envergonhar, nada da vida intíma e pessoal da autora.
Comenta a sua vida pública como voluntária.
Como outros poderiam ter feito - de resto são impressões sentidas por muita gente, não só por voluntárias, nem só cá em Portugal.

Existe, porque dá jeito, muita confusão sobre a privacidade.
Nem tudo é privado.
Blogs, notícias saídas nos jornais, comentários publicados, não são privados a partir do momento em que o seu autor está consciente de que serão lidos pela massa pública.
Pex, os textos escritos aqui na Arca não são privados.
Para isso, existem as pm, as quais tenho visto aqui reproduzidas e essas, sim, são privadas.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 4:22 pm

aisd vai desculpar-me mas um mail é privado. Nem que o envie para 1000 amigos, nenhum tem o direito de o reenviar ou publicar, a menos que eu autorize. Regras básicas de respeito pelos outros, coisa em extinção, diga-se.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 4:44 pm

É óbvio que este mail se destinava a ser divulgado o mais amplamente possível. É uma espécie de carta aberta sem destinatário, é um apelo à consciência geral, desde as autoridades competentes aos donos, passando pelas pessoas que reservam uma parte maior ou menor da sua vida a ajudar animais.

Este é o meu entendimento deste texto, já o disse: a autora diz que já viu (e sentiu) muito sofrimento, empenhou-se, nas várias acepções da palavra, em minorá-lo mas, apesar de tudo, é como tirar água de um oceano à colher. E aponta a esterilização como solução.

Que me desculpem os foristas que respeito e que expressaram opinião contrária, mas ver nisto alguma forma de autocomprazimento e autopromoção é... muito retorcido, digamos assim.

A pessoa já será conhecida e apreciada por um círculo próximo, necessariamente restrito. Não precisava disto para nada para obter maior reconhecimento. Pelo contrário, ela quer chegar a quem não a conhece e, com toda a probabilidade, nunca virá a conhecê-la. Este mail é um grito de alma e um apelo emocionado, «apenas» isso.
LuMaria
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 4:55 pm

Os destinatários do mail são apenas os seleccionados pela autora. A menos que ela tenha autorizado a divulgação, o mail não é para divulgar. Nem que o mail comece por: dirijo-me ao mundo, arredores e suburbios e já agora galáxia e universo. Um mail é confidêncial.
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

sábado out 09, 2010 6:10 pm

LuMaria Escreveu:Os destinatários do mail são apenas os seleccionados pela autora. A menos que ela tenha autorizado a divulgação, o mail não é para divulgar. Nem que o mail comece por: dirijo-me ao mundo, arredores e suburbios e já agora galáxia e universo. Um mail é confidêncial.
Exactamente..mas enfim esta gente tem grandes dificuldades ems aber o que é privado e o que é publico...é publico tudo o que interessa e privado tudo que não lhes interessa.

E mais uma vez se vê que nada mais é que automassagem ao ego.
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

segunda out 11, 2010 12:06 pm

VascoMV Escreveu:
LuMaria Escreveu:Os destinatários do mail são apenas os seleccionados pela autora. A menos que ela tenha autorizado a divulgação, o mail não é para divulgar. Nem que o mail comece por: dirijo-me ao mundo, arredores e suburbios e já agora galáxia e universo. Um mail é confidêncial.
Exactamente..mas enfim esta gente tem grandes dificuldades ems aber o que é privado e o que é publico...é publico tudo o que interessa e privado tudo que não lhes interessa.

E mais uma vez se vê que nada mais é que automassagem ao ego.[/quote]

Se o assunto não fosse tão sério diria q esta frase é para nos fazer rir.
Tomara a algumas pessoas q andam na arca a mostrar os seus animais, a falar dos cães do sr. a e b, a dizer q fizeram isto e aquilo, etc, etc, incluindo aquelas q se sentem realizadas a denegrir a imagem de terceiros, serem como a autora do email.
Mais uma vez se vê q não vale a pena falar de coisas sérias na arca. Para q???
:D :D :D
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça out 12, 2010 1:20 pm

mjoaocunha Escreveu:
VascoMV Escreveu:

E mais uma vez se vê que nada mais é que automassagem ao ego.[/quote]

Se o assunto não fosse tão sério diria q esta frase é para nos fazer rir.
Tomara a algumas pessoas q andam na arca a mostrar os seus animais, a falar dos cães do sr. a e b, a dizer q fizeram isto e aquilo, etc, etc, incluindo aquelas q se sentem realizadas a denegrir a imagem de terceiros, serem como a autora do email.
Mais uma vez se vê q não vale a pena falar de coisas sérias na arca. Para q???
:D :D :D
pois... para quê? alguns vêem com a treta que a arca é um forum de discussão. andam mesmo distraídos. ou a querer fazer dos outros, parvos. se dissessem que é um espaço de escárnio e maldizer, estavam mais perto da verdade. mas a moderação gosta assim. :o
anjjazul
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça out 12, 2010 3:17 pm

Tenho de falar de uma experiência pessoal que começa a assemelhar-se a algumas atitudes que aqui vejo.

Faz-me lembrar quando andei uns anos a lutar contra um cancro. Achava-me a maior, nos primeiros tempos, até que comecei a aperceber-me que havia pessoas que lutavam contra a doença há 25 anos ou mais, e crianças que no curto espaço de quatro ou cinco anos de vida já tinham passado pelo mesmo e mais que eu, e estavam ali mudos e quedos, comendo a sua sopa e viendo um dia de cada vez, sem embandeirar em arco nem esperar uma medalha de mérito ou bravura. Alguns deles hoje já não estão vivos.
Então percebi que afinal nunca serei mais nem menos que os outros, e aplico essa mesma filosofia ao voluntariado. Li o texto e concordo que quem faz as coisas por amor, por dedicação, não precisa de se expor ou ser exposta, que me parece mais o caso aqui. Se não aguenta que desista enquanto vai a tempo, se quer ser uma madre Teresa de Calcutá, observe bem a vida da madre Teresa antes de querer ser uma.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta out 13, 2010 10:44 pm

tenho pena de não ter lido o post original ... como tal não comento a forma do mesmo.

se era ou não ego booster, parece-me irrelevante no momento.

independentemente da forma , até porque nem todos temos as mesmas ferramentas e capacidades de expressão escrita.... o conteudo esse sim, penso que seria relevante.

qualquer apelo à esterilização massiva, despertador das consciencias, é sempre útil.

parece-me também que a intenção da Mjoão foi apenas e somente abrir espaço à reflexão... pelo que a pressão exercida sobre ela para retirar o mail tendo em vista o respeito pela privacidade alheia foi, para mim, incorrecta.

todos sabemos que este tipo de mensagens é enviada e reenviada até à exaustão para milhentas pessoas dos nossos contactos.... provavelmente chegou à minha caixa de correio e foi para o lixo, não se trata aqui de privacidade.... nem de inflar egos... mas apenas de tentar estancar uma miseria que cresce diariamente.

cada vez sinto mais que é uma tentativa frustrada porque aqueles que têm os meios para mudar o cenário , simplesmente não estão nem aí.

hoje lia-se assim na primeira pag. dum dos maiores jornais nacionais:
camaras não tem dinheiro para as refeições escolares!

sensacionalismo ou não... estamos assim tão na penuria?!
quem se vai preocupar com os animais, quando nem dinheiro há para dar um prato de sopa aos miudos da quarta classe?
após decadas de extorsão ... de impostos muitissimo legais mas tão imorais... nem para o basico há!

desculpem o desabafo mas estou mesmo farta desta mediocridade toda e cada vez mais me vejo embaraçada do povo brando, encolhido que somos.
não reconheço isto....
Última edição por Gallaecia em quinta out 14, 2010 2:18 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”