e depois de adoptado?

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça ago 16, 2011 1:50 am

Desculpem mas não li o tópico todo, apenas a 1ª página. Sendo assim cá vai a minha opinião:

Dos animais que passaram por mim e dei para adopção, que por minha opção, foram poucos, mantenho o contacto com as pessoas. E mantenho porquê? Porque foram pessoas que após a adopção ficaram minhas 'amigas', pessoas que de sua livre e espontânea vontade, me enviam emails com as fotos dos cães. Um deles por exemplo, e para quem se lembra, é o Midas :twisted: .
Isto é possível quando por nós passaram poucos animais, mas sublinho que nada disto se passa por minha exigência, ou seja, eu nunca exigi a ninguém que me fosse dando notícias dos animais, as pessoas fazem-no porque acham que o devem fazer.
No entanto quando são pessoas que tiram N cães de canis e os conseguem dar a donos definitivos, não acredito que consigam manter o contacto com todos os donos, ainda que queiram.

Agora se acho bem que essa seja uma "exigência"? Não, não acho. As pessoas são adultas, têm a sua vida, as suas responsabilidades, e não devem ter de prestar contas a ninguém, essas prestavam-nas aos pais, quando tinham idade para isso.

Esta é também uma razão que leva N gente a NÃO adoptar animais a particulares mas ir a um canil. Há N pessoas que não querem estar sujeitas a este tipo de controle nas suas vidas, não querem ter de responder a inquéritos por vezes mais complexos do que para adoptar uma criança, não querem ver a sua vida vasculhada.

Relativamente às visitas em casa, eu nesse aspecto sou extremamente "anti-social", adoro o meu cantinho, adoro ter a casa como me apetece, se me apetece arrumar arrumo, se não me apetece não arrumo, se me apetece limpar limpo, se não apetece não limpo, e por isso mesmo só cá entra QUEM eu quero, QUANDO eu quero e quem merece o meu respeito. Só entram em minha casa pessoas que sei de antemão que vêm por bem, que não vão comentar com os outros, à primeira oportunidade, o que tenho, como tenho, se a casa é grande ou pequena, etc... etc... Há aqui pessoas que já vieram a minha casa, portanto sabem que eu sou assim, não para esconder nada, mas porque prezo a minha privacidade.
Portanto, visitas "impostas" por uma adopção, para mim estão completamente fora de questão. Se quiserem ver o animal, combina-se um café, um almoço, dependendo da força da crise, e vamos todos confraternizar.

Também já me enganei, e já cá deixei entrar pessoas erradas, mas todos aprendemos com os erros :wink: .

Dos animais que adoptei através de pessoas, mantenho o contacto da pessoa que me deu o meu gato tigrado, e mantenho uma amizade com a pessoa através da qual me chegou a Krishna. Com o Criador da minha Catarina, que também foi adoptada mas através do Criador que a recuperou de maus tratos, também mantenho uma relação de amizade. Todos os outros que passaram na nossa vida, foram adoptados por mim, da rua.

Portanto, e em jeito de resumo, as coisas devem ser feitas principalmente com ponderação, civismo e boa educação, jamais como uma "ditadura".
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça ago 16, 2011 7:55 am

TheOne Escreveu: Esta é também uma razão que leva N gente a NÃO adoptar animais a particulares mas ir a um canil. Há N pessoas que não querem estar sujeitas a este tipo de controle nas suas vidas, não querem ter de responder a inquéritos por vezes mais complexos do que para adoptar uma criança, não querem ver a sua vida vasculhada.
Mais do que isto, não querem que aconteça como a uma colega minha, que adoptou numa associação um cão traumatizado, que nunca tinha saido de lá, e, numa visita ao fim de 15 dias acharam que o cão não estava a ser bem tratado, porque estava muito encolhido no canil aberto no quintal (quando a minha colega avisara que ele estaria boa parte do tempo no exterior) e levaram-no.
Como se 15 dias fossem suficientes para a adaptação de um animal que viveu sempre numa associação e que por isso se refugiava no canil!!! E a pessoa em causa é super amorosa e cuidadosa, tem filhos gemeos pequenos e só deixava ir um de cada vez ao pé do cão ou até ia sozinha para tentar cativa-lo melhor!

Quando soube, fiquei chocadissima! Claro que ela agora disse que preferia ir ao canil, não quer sujeita-se (a ela e aos filhos) a que a situação se repita!
Franquin
Membro
Registado: segunda ago 15, 2011 5:30 pm

terça ago 16, 2011 8:57 am

Perdoem o que digo..mas são pessoas desiqulibradas que pensam ter PODER de exigir isto e aquilo aos outros. Acho cada vez mais que esta anarquia assustadora que há deveria ser regulada pelo Estado:para criar uma associação ou meter-.se nisto teria de haver normas rígidas e formação. Todos os canis municipais devem ser legalizados e seguir as normas que o próprio estado criou senão é uma vergonha, uma imoralidade e uma desautorização de quem cria normas, mas não as cumpre para si mesmo.. E de igual forma todos os canis associativos ou seguem as mesmas normas..ou fecham e seus gerentes, presidentes e outros serão responsabilizados por atentado á saúde pública e processados judicialmente
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça ago 16, 2011 1:02 pm

tocou num aspecto interessante. Há cada vez mais associações, nascem como os cogumelos e são geridas por pessoas que têm coração e pouco mais... Não têm qualquer experiência, muitas vezes não são muito equilibradas, e sofrem de um radicalismo causado por esses e outros factores que as leva a ter atitudes pouco coerentes e racionais que ultimamente prejudicam os animais.
Tenho pena que em vez de haver mais voluntários nas muitas associações já existentes (que bem precisam), mais participações activas na mudança/cumprimento das leis, haja cada vez mais particulares armados em bons samaritanos que são incapazes de por o pézinho num canil, pesudo-manifestações que são perda de tempo e pouco mais e animais abandonados em barda ou a apodrecer numa associação que é tão cool que prefere ver um animal em sofrimento até á morte em vez de lhe dar o descanso antecipado que com dignidade, merece.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 16, 2011 1:12 pm

E que tem este tema a ver com o tema do tópico?

Tomam divagação em comprimidos?

Divague Plus! Para divagar sem limites :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça ago 16, 2011 1:15 pm

Olá Lumaria, como está neste magnifico dia de nuvens e quase chuva! cheirou-lhe a tópico de discussão e decidiu vir meter o narigão? bem vinda querida, sente-se e beba um chá. pode ser de roybos? é o que a pérapado tb gosta!

pronto, fim de off topic!

podem continuar! :D
Última edição por omegaa em terça ago 16, 2011 1:56 pm, editado 1 vez no total.
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
LuMaria
Membro Veterano

terça ago 16, 2011 1:16 pm

omegaa Escreveu:
LuMaria Escreveu:E que tem este tema a ver com o tema do tópico?

Tomam divagação em comprimidos?
Olá Lumaria, como está neste magnifico dia de nuvens e quase chuva! cheirou-lhe a tópico de discussão e decidiu vir meter o narigão? bem vinda querida, sente-se e beba um chá. pode ser de roybos? é o que a pérapado tb gosta! :D

pronto, fim de off topic!

podem continuar! 8)
Posto neste tópico desde a primeira página. Não era para postar?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça ago 16, 2011 1:43 pm

Desde que adoptei a Pucca, que me dá gosto mandar fotos e novidades à dona da mãe dela.
Nunca me fez uma visita para ver a Pucca, nem eu lhe fiz a casa da mesma senhora.
Mas um dia, quando me for possível, pretendo com muito gosto lá ir e mostrar a minha pequena para verem ao vivo como ela está tão bnoita e bem tratada, para me gabar dela :D

Eu até gosto deste genero de convivência, e aceito qualquer visita dos amigos dos animais a verem a Pucca e brincar com ela(desde que não lhe façam mal ora :wink: :P ).
TheOne
Membro Veterano

terça ago 16, 2011 1:46 pm

Editado pela moderação - Provocação
Esta moderação anda muito esquisita.... :roll: Acho que tenho de mudar algo no meu login.... :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça ago 16, 2011 1:50 pm

Eu envio fotos, não me dá trabalho nenhum.
Faço porque quero e posso, mas isso de obrigar os adoptantes é que já não me parece tão bem.
S&oacute;nia
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

terça ago 16, 2011 2:01 pm

omegaa Escreveu:há uma questão que volta e meia me surge, e que gostava de saber as vossas opiniões!

quando um animal é adoptado, deixa de ser da responsabilidade de quem o deu para adopção e passa a ser responsabilidade do dono, certo? na minha opinião devia ser assim, mas acho que não é sempre isto que acontece!

muitas vezes as pessoas que dão os animais para adopção querem continuar a ter noticias deles até alguns anos depois. não tenho nada contra isso, mas nessa situação, as pessoas que deram o animal já não estão em posição de exigir o que quer que seja. temos pessoas que exigem visitar a casa dos donos regularmente, que exigem fotografias/noticias dos animais regularmente... isto para mim não dava! e para vocês?
Há uma questão que volta e meia me surge: custa assim tanto abrir os tópicos nos fóruns certos????????
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça ago 16, 2011 2:03 pm

e qual seria o sitio certo, ó espertinho? :lol: :lol:
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

terça ago 16, 2011 2:05 pm

Sabe ler, não sabe???????? Este fórum chama-se "Animais para adopção"!!!!!!!!
TheOne
Membro Veterano

terça ago 16, 2011 2:06 pm

Fogo Mega... :( Tu não vês que este tópico devia estar no fórum dos répteis? :(

LuMaria
Membro Veterano

terça ago 16, 2011 2:10 pm

omegaa Escreveu:e qual seria o sitio certo, ó espertinho? :lol: :lol:
Pedidos e outros tópicos. Não é preciso ser grandemente inteligente para lá chegar.
Pedidos e outros tópicos - Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo
Última edição por LuMaria em terça ago 16, 2011 2:12 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”